15/03/2013

Resenha: Canções para Paula - Blue Jeans

Título original: Canciones para Paula
Gênero: Literatura infantojuvenil, romance
Páginas: 496
Editora: Rai
Classificação: 4/5
O livro Canções para Paula, do espanhol Francisco de Paula Fernández, vulgo Blue Jeans,  nos conta a história de Paula, uma adolescente de 16 anos. Dona de uma beleza inocente e estonteante, ela encanta a todos por onde passa. Em um fórum de música, a garota conhece o jornalista Àngel, de 22 anos. Após dois meses de muito papo pela internet, os dois decidem marcar um encontro.

No dia programado para se conhecerem, Àngel precisa ficar na redação até mais tarde para entrevistar a cantora teen do momento, Kátia, e se atrasa para seu encontro. Iludida e achando que levou um bolo do rapaz, a garota resolve espairecer um pouco em uma cafeteria, a Starbucks, e lá acaba vivendo grandes momentos. Ao sentar ao lado de um rapaz incrivelmente sedutor e misterioso, o jovem escritor Àlex, ela percebe que ambos estão lendo o mesmo livro, Desculpa Se Te Chamo de Amor, de Federico Moccia e, apesar de conversarem brevemente, fica evidente a forte química entre o casal.

Quando Paula está saindo da cafeteria, esbarra em Àngel, que se desculpa pelo seu atraso e explica os seus motivos para o mesmo. A garota se encanta pelo rapaz, ao mesmo tempo em que está extasiada por ter conhecido em poucos minutos o romântico Àlex. E para completar o emaranhado em sua pequena cabecinha, Mário, irmão de sua melhor amiga, Miriam, se declara perdidamente apaixonado por ela...

Paula se vê envolta em um triângulo amoroso delicado e complexo, que mexe a fundo com suas emoções. As coisas se tornam ainda mais complicadas devido a Kátia, a pop star que se encantou por Àngel no ato da entrevista, e a Irene, a meia-irmã de Àlex, que nutre uma paixão avassaladora - e não correspondida - pelo rapaz. As garotas, completamente obcecadas pelos seus objetos de desejo, deixarão Paula em parafuso.

Em uma trama norteada por amizade, amor, encontros, desencontros, música e muitas confusões acompanhamos a trajetória de uma garota de dezesseis anos de uma forma bastante cômica e divertida, e torcemos para que ela faça a escolha mais adequada...

Canções para Paula foi lançado primeiramente na internet e difundido em várias redes sociais, e após obter grande sucesso por parte do público, foi publicado e já vendeu mais de 50.000 exemplares. O livro gira em torno de Paula e suas primeiras conquistas amorosas, sua relação com a família e o seu círculo de amizades. Narrado em terceira pessoa, acompanhamos o seu dia-a-dia na escola, o seu relacionamento com as suas melhores amigas, intituladas sugus - Miriam, Cris e Diana -, e as suas dúvidas acerca das questões pertinentes ao coração, e também, à sexualidade. A narrativa é doce e sensível e faz alusão a várias músicas contemporâneas, de Maná à Coldplay, o que só tornou a obra ainda mais encantadora. Algo que atrapalhou um pouco foi o excesso de personagens na história. Apesar deles serem bem introduzidos, creio que tirou uma parte do foco nos protagonistas, e acabou deixando o enredo levemente cansativo em alguns pontos.

"Há olhares de todo tipo: os que matam, os que apaixonam, os curiosos, indecisos, inocentes, descarados... Olhares que escapam para onde não se deve olhar e aqueles que sucumbem a outro olhar."
Paula, como eu disse no início da resenha, é uma garota encantadora e linda. Ela é muito bonita e possui um jeito bastante doce e meigo, que conquista todos ao seu redor, principalmente o sexo oposto. O seu charme e brilho próprio acabam atraindo Àlex, Àngel e Mario, que faltam beijar o chão por onde ela pisa. Os rapazes, além de terem que controlar o seu sentimento e forte apreço pela garota, enfrentarão inúmeros obstáculos por parte de terceiros, muitos deles, até mesmo mal intencionados.

"(...) Em nossa vida surgem pessoas de algum lugar que a marcam profundamente. É um jogo do destino que coloca em seu caminho gente que, em um passe de mágica, ou não, influi em seu comportamento e até o faz mudar seu jeito de ser. Jogam tamanha rede que você fica preso por sua essência, seja qual for (...)"
Um romance doce, fofo e cativante. Alguns pontos poderiam ser melhores trabalhados, como por exemplo, enxugar a quantidade de personagens, que no meu ponto de vista, foram desnecessários a trama, mas nem mesmo isso tira o brilhantismo do livro. A capa é bem juvenil e condiz bastante com o enredo e a diagramação está excelente, sem quaisquer erros e com gravuras de coração no início de cada capítulo. Canções para Paula é meigo e encantador, e nos faz recordar uma época áurea e marcante em nossa vida. Recomendo.


                                        Booktrailer:




24 comentários:

  1. Deve ser cômico e trágico encarar um amor por três pessoas diferentes ao mesmo tempo. Ainda mais quando outras mulheres também os disputam. Fiquei encantada com o tipo de narrativa e espero um dia ser rica o suficiente pra comprar os livros que tenho vontade. Este vai pra pequena/ grande lista ^^

    ResponderExcluir
  2. Ihhh muito homem pra pouca mulher kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk A moça parece que tá o cio kkkkkkkkkk

    Ótima resenha, mas realmente não faz meu estilo.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro livros juvenis,e esse parece que vou gostar bastante.. tem todos os elementos que eu amo em uma narrativa e com toda certeza sua resenha mais que me conquistou.... Quero muito ler!!!

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  4. A capa do livro é muito fofa, adorei a resenha. Principalmente por ser juvenil!

    ResponderExcluir
  5. Oie Tampinha =)
    O blog está de carinha nova, eeeeeeeee, ficou uma graça!
    Sobre o livro é a primeira vez que leio a respeito e gostei bastante, gosto de livros simples e cativantes como esse parece ser, quero ler! s2

    ResponderExcluir
  6. A historia é legalzinha... a resenha ficou ótima, deu até pra imaginar a cena na cafeteria...rsrrs

    ResponderExcluir
  7. Nessa, você classificou como um romance fofo e cativante, a capa já transmite isso...achei bem bacana sua opinião.
    Beijocas
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa, adorei a resenha!

    O livro parece ser muito bom, mas não sou muito fã de protagonista quando ela é 'venerada' pelos homens hahaha' Mas talvez eu dê uma chance ao livro, quem sabe.

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  9. Boa resenha... Mas essa coisa de triângulos e YA não fazem muito mais a minha cabeça... A não ser que sejam livros mais adultos. E esse fala de uma adolescente. Parece ser até uma história fofa, bonita... Mas não ando na vibe de livro asim.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela resenha, nessa! Não imaginava que o livro era tão interessante assim - apesar de saber que não se deve julgar um livro pela capa -. O que matou mesmo foi essa questão de muitos personagens... realmente é um pouco chato isso.
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia esse livro. Essa é a primeira resenha que estou lendo e gostei muito. Pretendo ler o livro.

    ResponderExcluir
  12. Ta ai um livro que estou bastante interessado em ler ^^ Um romance fofo <3

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  13. Oi Nessa,

    O livro parece ser muito bom e a capa, por mais que simples, é fofa. Mas isso de muitos personagens faz com que eu faça maior confusão na história e não entendo nada. Porém, fiquei curiosa para com esse livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Vanessa.
    Ótima resenha, não conhecia este livro, parece ser mesmo muito fofo.
    Me interessou bastante, fiquei super afim de ler.

    Beijos, beijos
    =D

    ResponderExcluir
  15. Estou na onda de ler livros sobre adolescentes ultimamente, este parece uma ótima pedida!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Vanessa.
    Ótima resenha, não conhecia este livro, parece ser bom vou dar uma chance para ele rsrssrs bjs

    ResponderExcluir
  17. OLá Nessa,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, achei bem interessante e sua resenha me deixou curioso....parabéns...abçs.



    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ótima resenha.
    http://moove-onn.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Com uma capa bem simples e uma história interessante, acho que daria uma chance à ele...gostei muito, Nessa!
    http://foolishhappy.blogspot.com/
    Passa lá?
    Xoxo

    ResponderExcluir
  20. Gostei da premissa do livro, parece ser bem interessante ;)
    Parabéns pela resenha ;)

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  21. Até que eu gostei da capa e o livro me pareceu ser bom mas não tive vontade de lê-lo!

    Beijos.
    Páginas na Estante
    @alyneadriana

    ResponderExcluir
  22. Nunca tinha ouvido falar desse livro, que capa linda!
    Parece ser um livro super fofo!

    Beijos!
    Livros e Tsurus

    ResponderExcluir
  23. Nem li o livro, aliás nem conhecia o livro, conheci aqui no blog, mas já sinto que vou gostar, isso graças á sua resenha haha Com certeza lerei esse livro, a capa é muito fofinha! *-*

    ResponderExcluir
  24. Oie amiga.
    Não conhecia esse livro, mas parece ser bem interessante mesmo.
    Agora fiquei com uma vontade de ler, parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir