21/03/2013

Resenha: Cisne - Eleonor Hertzog

Edição: 1
Ano: 2012
Gênero: Literatura infantojuvenil
Páginas: 832
Editora: Dracaena
Classificação: 3/5
Os critérios de avaliação da Escola Avançada de Champ-Bleux, conhecida por formar os melhores cientistas do mundo, são uma verdadeira incógnita. A cada semestre, dentre milhares de candidatos, apenas duzentos e cinquenta alunos são selecionados.

O casal de cientistas Doris e Henry Melbourne são formados pela Champ-Bleux. Além de cientistas, também são biólogos marinhos e vivem à bordo do barco Cisne, uma espécie de laboratório móvel, juntamente com os seus oito filhos: Ted, Teo, Tim, Tom, Lis, Pam, o caçula Bobby e a filha adotiva Peggy, que está há pouco tempo no seio da família Melbourne.

Seguindo os passos dos pais, todos os oito filhos prestam exame para ingressar na Champ-Bleux, e claro, aguardam o resultado cheio de expectativas. Em meio a esse clima de esperança e agitação para saber quem foram os selecionados, eles acabam envolvidos em um embate entre a Terra e Tarilian, um mundo alienígena diferente de tudo o que eles conheceram até aqui. Conflitos, divergências de opiniões e claro, muitas aventuras, acontecem à bordo do Cisne, resultando em muitas emoções, adrenalina pura e também, altas doses de comédia envolvendo os Melbourne.

"Olhou o céu negro, pontilhado de estrelas sem fim. Parecia poeira luminosa. Olhou o mar, tão negro quanto o céu. Não havia limite entre céu e mar. Não havia distância naquele negrume. Não havia nada. Era como estar fora do mundo... ou nem haver mais mundo. Só o Cisne."
Começo essa resenha dizendo o quanto Cisne nos traz uma história criativa. Sim, já li vários livros, de temáticas variadas, e nunca vi nada parecido a trama arquitetada por Eleonor Hertzog. Narrado em terceira pessoa, embarcamos em uma verdadeira aventura à bordo do Cisne. O começo do livro é um pouco lento e só depois de alguns capítulos é que a história começa a ter os seus momentos de ação. Outro fato que me atrapalhou um pouco também foi o excesso de personagens. Apesar de muito bem colocados na trama e de terem características peculiares entre si, me deixou um pouquinho confusa em algumas passagens.

A família Melbourne, como vocês puderam reparar, é bem numerosa, e acompanhar o relacionamento entre eles é muito gostoso. Cada um tem um perfil psicológico diferente, mas ambos possuem personalidades fortes, e muitas vezes, até mesmo conflitantes entre si. O mais pentelho da família é o Tim, e ele consegue deixar os seus irmãos de cabelo em pé, e claro, arrancar muitos risos do leitor. Peggy é um tanto misteriosa e foi uma das personagens que mais despertaram a minha atenção.

"E, devagarinho, seus olhos se fixaram no brilho do Sol ondulando com as águas, transformando a superfície do oceano em uma colcha de diamantes. Era lindo. Ela amava o mar."
Tarilian, o mundo alienígena habitado da história, foi descrito de uma forma peculiar e bastante interessante. Gostei de todos os traços que o compõe, e achei a culinária apresentada, no mínimo, exótica. Outro tópico que vale a pena ressaltar é o que concerne à fauna marinha. Apesar de não ter tanto espaço ao longo da trama, não tem como não se apaixonar pelo simpático casal de golfinhos e pela linda foquinha intitulada Douradinha. Eleonor, please, aguardo mais novidades a respeito desses seres fofinhos nos próximos volumes, ok?

Em suma, Cisne é um livro inteligente e criativo. Apesar de ter achado o início lento e de ter me atrapalhado com o número de personagens apresentados na trama, foi uma leitura muito bacana. Achei a capa linda, principalmente por destacarem os lindos golfinhos, mas senti falta das orelhas na mesma. A diagramação está muito boa, e só achei um errinho bobo de ortografia, quase imperceptível. Cisne é um prato cheio para quem gosta de uma boa aventura e não deixo de recomendar.

                                                  Booktrailer:




31 comentários:

  1. Oi Vanessa, tudo bom?
    Só vejo elogios para esse livro e para a Eleonor, então estou começando a me interessar por ele! Mas gostei da sua resenha, que também não deixou de pesar os pontos negativos...
    Então, virei colaboradora de filmes no blog Refúgio das Palavras
    e ficaria muito feliz se você pudesse prestigiar o post dessa semana!
    Vê lá e comenta!


    Beijão

    Sarah - Endless Poem

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Esse é um livro que vem sendo resenhado bastante...e a cada resenha vou ficando mais interessada. Apesar de vc alguns pontos negativos, mais pelo jeito não altera a leitura e isso é bom, vou dar mais uma pesquisa e quem sabe ler :)
    Beijos
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse livro não me chama muito a atenção, a capa é bem sem graça, mas tem sido bem comentado, tantos personagens também me deixariam confusa. Parece que a historia não é ruim.

    ResponderExcluir
  4. Oie Tampinha :)
    sim, me interessei pelo livro, mas 832 página oO"
    Tô fora mal tenho tempo para está lendo um com 400 pág :P
    porém, considerarei a leitura.

    ResponderExcluir
  5. OLá Nessa,

    Achei interessante esse livro e gostaria de lê-lo, faz meu estilo...parabéns pela resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adoro a Eleonor, já conhecia á algum tempo o livro.

    ResponderExcluir
  7. Boa resenha... Mas esse lance de distopia, fim de mundo e mundo alienígena quero longe de mim por um bom tempo...

    ResponderExcluir
  8. Oi.

    Vou começar a ler o livro dela por estes dias é foi bom ler a sua resenha,pois já vou ler ele mais preparada. Gostei de sua resenha e da sinceridade, pois gosto quando as resenhas são sinceras.

    Beijokas!

    Fê!

    ResponderExcluir
  9. Olá Nessa!
    Meu Deus, que resenha perfeita, fiquei até com vergonha das minhas rsrs. O livro parece ser legal, mas é enorme né? Não sei se teria coragem de lê-lo. Seu blog é lindo demais, parabéns =)
    Beijo, Joyce.

    http://rosa-amarelo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nessa!
    Já gostei por ser um mundo alienígena, pois sou estudiosa dos OVNIs e ETs, e com tantos personagens de personalidades diversificadas e fortes, fiquei muito curiosa.
    Achei realmente um enredo bem criativo e su resenha veio na medida certa para sabermos apenas o necessário e nos deslumbrarmos com o livro, parabéns!

    Ah! Que alegria receber sua visita no blog. Agradeço de todo coração e espero que volte sempre que desejar! Obrigada!
    Espero que seu final de semana seja iluminado e que descanse muito!
    Blogueiras Unidas 1275!
    Luz , paz e amor no coração!
    Cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha... o livro é enorme..kkk mas, com uma estoria bem interessante.

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa.
    Adorei a resenha.
    Parece ser bem interessante e envolvente. E o fato da história se passar em um mundo alienígena foi o que mais me chamou a atenção. Se eu tiver oportunidade lerei com certeza.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Vanessa. Gostei bastante da sua resenha, mas confesso que o livro me deixa um pouco temeroso para lê-lo devido ao seu tamanho a lá Stephen King, rsrs. Mas me deixou bem curioso. Obrigado pelo comentário lá no blog e assim que puder leia mesmo 'cruzando o caminho do sol', é esplêndido. Abração!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Vanessa!

    Apesar da sua boa resenha e dos pontos positivos apresentados, não tô mt a fim de ler o livro não... Ainda mais por ser enorme, rs.
    Beijos, linda!

    Gleice
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  15. esto apaixonada para ler e é de animais amo

    ResponderExcluir
  16. Oi, nessa! Parabéns pela resenha! Estou com Cisne aqui para ler, mas preciso adiantar outras leituras mais "rápidas" primeiro. Espero gostar tanto quanto você!
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oie amiga.
    Parabéns pela resenha
    Em breve eu vou ler Cisne.
    É uma pena que o começo é meio lento, mas que bom que ele melhorou.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha. Parabéns, amiga!!!

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  19. Nessa, gostei de saber que é um livro bem criativo. Adoro o diferente. Tenho vontade de conhecer essa grande aventura.
    Beijocas e bom final de semana para você.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho o kit de Cisne aqui, é lindo. O livro está na minha meta, em breve o lerei. Tomara que eu goste tanto quanto você!

    Beijos.
    Páginas na Estante
    @alyneadriana

    ResponderExcluir
  21. Oi, Nessa.
    O livro parece ser legal, apesar de que o titulo e a capa não me chamaram muita atenção, mas ja vi vários comentários positivos sobre ele.

    Beijos, beijos
    =D

    ResponderExcluir
  22. Resenha ótima. Não gostei muito da capa do livro.

    ResponderExcluir
  23. Eu me interessei por esse livro desde que alguns blogs começaram a recebe-lo no lançamento....... parece ser uma história bem diferente das que costumamos ver ....adorei a capa e espero poder ler em breve !

    ResponderExcluir
  24. Oi Vanessa
    Achei o livro bem interessante. Coloquei na minha lista de desejados.Parabéns pela resenha.
    Bjos

    ResponderExcluir
  25. Esse livro tem me perseguido... xD
    Muitos conhecidos já leram ou estão lendo e recomendam muito.
    Espero poder ler em breve também.
    Parabens pela resenha!

    ResponderExcluir
  26. Nossa, que história linda. Adoro esses tipos de livros e não ligo de ele ser enorme.
    Amei sua resenha, parabéns!!! Estou louca para ler.
    Também não gostei nada da capa :(

    ResponderExcluir
  27. Oi Nessa!
    Quando vi o banner achei que se tratava apenas de um livro sobre marinheiros e piratas. :-P
    Sua resenha realmente me surpreendeu e a estória parece ser muito boa!
    Muito Legal!!

    ResponderExcluir
  28. Gostei da resenha! e eu conheci a autora pessoalmente, uma simpatia. Mas não tive como adquirir o livro no momento.
    Mas estou por aqui e quem sabe, eu ganhe?
    A história me lembrou Jacques Cousteau, e também me deixou curiosa pelas questões científicas.

    Bem legal!

    ResponderExcluir
  29. ótima resenha!! =)
    Parece ser um bom livro, a trama é bem interessante..
    Adoro aventuras..
    Quero muito ler.. *u*

    ResponderExcluir
  30. Adorei a resenha, estou querendo ler esse livro um tempao.

    ResponderExcluir