18/03/2013

Resenha: A Escolha - Nicholas Sparks

Título original: The choice
Gênero: Romance
Páginas: 304
Editora: Novo Conceito
Classificação: 4/5
 O livro A Escolha, de Nicholas Sparks, nos conta a história de Gabby e Travis, duas pessoas bastante distintas entre si. Gabby é médica pediatra e sempre foi muito certinha e obediente à sua família, e Travis é o veterinário da região e possui um espírito livre e aventureiro, além de se dedicar a esportes bastante radicais.

O que ambos tem em comum? Bem, os dois são vizinhos e completamente apaixonados por cachorros. Travis tem um boxer enorme chamado Moby e Gabby a border collier Molly. O primeiro encontro dos dois se dá justamente por causa dos seus cães: Molly está prenha e Gabby acredita que Moby seja o responsável.

Gabby logo vai tirar satisfações com o dono do cachorro irresponsável e acaba por descobrir que Moby é castrado. Tal fato a deixou bastante desconfortável e acabou criando um clima de antipatia entre os dois.

Em um determinado dia, Travis propõe que os dois se conheçam melhor, já que tiveram primeiras impressões nada boas um do outro. Eles decidem começar a amizade através de um singelo "oi" e quando menos esperam o relacionamento entre os dois alcança outro patamar...

A Escolha, mais um dos romances do aclamado Sparks foca bastante no início dos relacionamentos, com todos os seus sabores e dissabores, e por conseguinte dá pauta ao casamento e a família. A história é singela, emocionante e muito delicada, mas não conseguiu me agradar por completo. Por mais que a temática abordada seja extremamente sensível, não consegui me afeiçoar aos personagens e nem notar traços de carisma em Gabby e Travis. Gostei muito da história, narrada em terceira pessoa, mas confesso que os protagonistas não me cativaram.

Gabby sempre foi uma moça simples e obediente aos pais, e em muitas vezes, acabou se anulando e abrindo mão de um tempo para si mesma pelos outros. Ela não faz nada de muito excêntrico, e leva uma vida bastante pacata. Quando sua border collier aparece prenha, a primeira coisa que lhe vêm a mente é Moby, o cachorro de Travis, que vive zanzando pra lá e pra cá. Mas ao se confrontar com o dono do animal, percebe o julgamento errado que fez e não sabe onde enfiar a cara. Desse inconveniente é que surge o ápice do relacionamento dos dois, que acaba por descarrilhar um pouco o regrado cotidiano da moça.

"(...) Eu te amo, Gabby, mais do que você imagina. Você é tudo que eu sempre quis em uma esposa. Você é cada esperança e cada sonho que eu já tive, e você me fez mais feliz do que qualquer homem poderia sonhar em ser. Não quero ter de abrir mão disso. Eu não posso. Você me entende?"
Travis, por sua vez, é dono de um espírito aventureiro. Ele gosta de curtir a vida e de vários esportes radicais, que requer muita adrenalina e alma destemida de quem os pratica. A princípio, fica evidente as suas investidas para cima de Gabby, mas a moça ruiva parece não gostar nem um pouco dele. Com muito carinho e jogo de cintura, ele vai conquistando-a, dia após dia. O relacionamento vai se construindo aos poucos e se fortificando cada vez mais.

Em suma, A Escolha é um livro bom, com uma história que te leva a reflexão e nos mostra os limites ( e não limites) do amor. Também nos mostra a importância das nossas escolhas e as suas consequências. O livro tinha tudo para me conquistar, mas não consegui me sintonizar com os personagens. Apesar de toda a singeleza e sensibilidade da trama, eles não conseguiram passar toda a magnitude do enredo, e pra mim, soaram meio que superficiais. A capa do livro é simples e não me atraiu muito. Acho que se tivessem destacado os cachorros na ilustração, ficaria mais legal e centralizada com a história, já que tudo se inicia por intermédio deles. A diagramação está boa, sem erros e com fonte no tamanho ideal, características marcantes da editora. Apesar da obra não ter me agradado por completo, não deixo de recomendar.

                                                       Booktrailer:




20 comentários:

  1. Eu tô lendo esse livro e tô gostando muito! *-*

    ResponderExcluir
  2. Já esse livro já faz tempo, lembro que gostei dele, cheguei a chorar por culpa dos animais ^^ Mais foi só isso. Eu enjoei dos livros do Tio Nic, muito meloso pra mim, tenho que estar preparada para ler.
    Beijos
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu achei um pouco enrolão, mas gostei. Achei muito bonita a história em sim.

    ResponderExcluir
  4. Olá Vanessa,

    Li e resenhei esse livro no blog e gostei bastante, achei uma história interessante...parabéns pela resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Nessa gostei muito da historia desse livro e recomendo a todos bjs

    ResponderExcluir
  6. Adorei todas as obras que já acompanhei do autor, porém, muitos dizem que ele já tem uma fórmula pronta para seu livros, não posso falar nada porque só li dois livros e assisti a dois ou três filmes mas gosto bastante dele e um dia lerei todos os que ele tiver publicado!

    Beijos.
    Páginas na Estante
    @alyneadriana

    ResponderExcluir
  7. Oi Van... Eu li e gostei... Tipo assim, para um livro do Sparks até que foi legal... E eu acho que vou dar uma parada com Sparks, porque estou meio assim com livros muito dramáticos. Gostei da resenha...

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro os livros do Nicholas Sparks,eles sempre me emocionam de alguma forma,ainda não li esse,mas acho que os livros são mesmo recomendados a todos!!

    Linda resenha Nessa!!!

    beijos

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ah, eu AMO o tio Nich!
    Todos os livros. Esse é apenas um dos que ainda ão li,mas que no próximo mês já está na lista...
    Os livros dele sempre me fazem chorar...
    =D

    http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Este livro me fez perder o folego . É um daqueles que tem um final horrivel embora nos estivessemos a espera de um final feliz e amoroso de Nocholas Sparks. Amei *-*
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  11. Ah que pena que você não gostou muito Nessa.
    Eu ainda não li. Está na meta de leitura desse ano.
    Vamos aguardar... rsrsrs...
    Todos os livros do Nicholas que li até agora eu adorei, mas sabe quando você involuntariamente dá um tempo com o autor? Pois é, tô nessa.
    Ótima resenha.
    Bjos!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  12. Sempre gostei dos livros do Nicholas, apesar das tragédias, as estorias em sim são boas e A Escola parece ser uma boa estoria.

    ResponderExcluir
  13. Oi,

    Já li esse livro e confesso que chorrei muito! hahahaa Pensando bem chorro com qualquer livro do Nicholas Sparks rsrs
    Bjs!

    Iris Pereira
    http://viciadospelaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Gosto do Sparks, mas às vezes tb tenho essa sensação que não me envolver tanto quanto gostaria na história... Mas acaba valendo pelos conflitos e dramas românticos, o que adoro.
    Aqui temos dois opostos e uma história que espero que me envolva. Não tenho pena de largar uma leitura que não me apaixone logo, mesmo que seja o queridinho Sparks.

    ResponderExcluir
  15. Parece que o Nicholas Sparks tem mudado um pouco o ritmo dos livros, mas desse em particular eu gostei, achei no começo a historia um pouco parada,mas depois foi melhorando, e os últimos capítulos não conseguia largar o livro.

    ResponderExcluir
  16. Oi Vanessa!
    Entendo sua opinião.
    Achei esse livro do Sparks fraco. Curti o início da história, mas não gostei da segunda parte. Achei dramática DEMAIS. E foi desnecessário.
    Enfim, gostei muito da resenha. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela resenha, nessa! Tenho A Escolha aqui para ler, mas não sei quando isso poderá ocorrer. Muitas resenhas que li trouxeram comentários não muito animadores para que eu pudesse lê-lo também. Espero gostar!
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. aaah eu to louca para ler esse livro. Me tornei uma fã de Nicholas, depois de decobrir que, na verdade, eu não tenho nada contra romances. Quando vi ele na prateleira da biblioteca(o unico) eu e minha amiga nos olhamos e logo em seguida começamos a disputar o livro, como se fossemos loucas. No final a bibliotecaria disse que, diferente dos outros, ele era pesquisa publica e que não poderia sair de la (vai saber :s)
    Combinamos de passar um dia todo lá sentada na biblioteca para lermos.kkkkkk
    Adorei a resenha, so me fez querer ainda mais !

    Bjos,
    @faabiola_karina
    Blog Gota d'explosão

    ResponderExcluir
  19. Oi amiga.
    Já eu li A Escolha é amei. Apesar que os personagens deixam a desejar mesmo.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Sou super fã das historias do Nicholas Sparks, totalmente apaixonado por cada livro dele que eu já li. Agora estou lendo esse livro e até o momento estou amando (assim como os outros). Espero terminar ele logo para começar outros o mais rápido possível. Adorei seu blog, já está nos favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com
    Meu canal: youtube.com/umcontainer

    ResponderExcluir