24/03/2013

Resenha: Um Mundo Brilhante - T. Greenwood

Título original: This glittering world
Gênero: Ficção norte-americana
Páginas: 336
Editora: Novo Conceito
Classificação: 4/5
O livro Um Mundo Brilhante, da autora T. Greenwood, nos conta a história do professor Ben Bailey. Em uma manhã coberta de neve, Ben sai de casa para apanhar o jornal e se depara com o corpo agonizante de um jovem navajo, Ricky. O rapaz é levado ao hospital, mas não resiste e acaba falecendo. No hospital, o professor conhece a irmã do garoto, Shadi Begay, e percebe que o rapaz foi vítima de um crime e resolve ajudá-la a descobrir quem foi o responsável.

Enquanto está no encalço de pistas, Ben passa por uma auto-análise de sua vida. Ele passa a divagar sobre o seu passado, seu presente e seu futuro, e chega a conclusão de que está imerso na mais profunda e dolorosa infelicidade. Ben questiona sua vida profissional e sua vida amorosa, ao lado de sua noiva, a enfermeira Sara, e chega a conclusão de que não a ama mais como outrora.

"Entretanto, em vez disso, ele a decepcionara. Fora a primeira e única decepção na vida de Sara. Ele era o leite azedo na geladeira. As ervas daninhas no jardim. A nuvem de tempestade que cobria o Sol."
Quando menos percebe, Ben se vê envolvido pela presença de Shadi e passa a nutrir uma intensa paixão pela jovem garota. Ele está em uma situação complexa e delicada: a busca pela sua felicidade ou o cumprimento de suas responsabilidades, e ambas as escolhas mudarão a sua vida drasticamente.

"Ben pensou em acordar no trailer de Shadi, pensou na maciez dos cobertores dela sobre a pele nua de seu corpo. Na luz do Sol filtrada pelo véu escuro dos cabelos dela. Pensou no cheiro de café da noite anterior que ainda perfumava o ambiente. Pensava na geometria das clavículas dela, dos quadris. Felicidade. Aquela fora a última vez em que se sentira feliz, a última vez em que sentira a promessa de que uma vida estava para começar."

Um Mundo Brilhante nos traz uma história intensa e repleta de indecisões e escolhas. No enredo de T. Greenwood refletimos sobre as nossas obrigações para com o próximo, para com nós mesmos, e acima de tudo, os frutos que colhemos de cada uma de nossas semeaduras. Narrado em terceira pessoa, com riqueza de detalhes e de forma fluída, acompanhamos o presente e o possível futuro de um homem, que carrega em seu peito mazelas do passado, e uma indecisão que compromete todo o seu viver. Apesar de termos uma história dinâmica e narrada com maestria, o protagonista não conseguiu me agradar. Achei Ben fraco, imaturo e egoísta, e esperava que ele tivesse atitudes sábias e coerentes com a situação, o que infelizmente não aconteceu.

"(...) Com a água cobrindo-lhe os ouvidos, ele prestou atenção e conseguiu ouvir o coração batendo nas suas têmporas. E pensou na sua vida. Sobre como ela era limpa e brilhante. Como tudo era cintilante. E dourado."

Ben fica em cima do muro o tempo todo e tenta justificar a sua indecisão com fatos que ocorreram em sua infância, o que não tem coesão alguma. Sim, ele perdeu a irmã caçula Dusty em um atropelamento e viu sua família desmoronar e sua felicidade escorrer pelo ralo, mas a vida lhe deu uma nova oportunidade. Sara é amorosa, carinhosa, otimista e extremamente confiante. Uma mulher muito especial, a qual ele não sabe valorizar. Não consegui sentir piedade dele em momento algum, e afirmo que ele é fraco, covarde e egoísta, características essas que eu abomino.

Em suma, Um Mundo Brilhante é um bom livro, com uma narrativa rica e bem arquitetada, resultando em uma leitura fácil e fluída. Não gostei do Ben, do início ao fim da história, e as justificativas para a construção de seu caráter não me convenceram. A capa é linda, repleta de glitter, e a diagramação também está ótima, sem quaisquer erros. Apesar das minhas ressalvas contra o personagem principal da trama, não deixo de recomendar.

                                       Booktrailer:




34 comentários:

  1. Sua resenha me instigou a ir procurar saber um pouco mais sobre essa história! Com certeza Um Mundo Brilhante vai para a minha lista de leitura.
    Obrigada pela dica!
    Beijos,
    Gabee
    http://hangoverat16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie :)

    Nossa eu quero ler esse livro agora sinceramente ... eu li sua resenha e a sinopse vendo o book trailer então nossa com certeza vou ler , valeu Nessa :)

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  3. Que louco, adorei o livro, adoro suspense e assassinato junto rsrs

    ResponderExcluir
  4. Nessa, gosto quando um livro me faz refletir...quando me toca. Eu ganhei esse livro no meu aniversário do ano passado e ainda não li, mas foi por falta de tempo, mesmo! Está na fila, aguardando. Também achei a capa linda, várias vezes fiquei admirando-a.
    Beijinhos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi! Li esse livro no começo do ano passado e gostei muito dele. Tem uma narrativa gostosa e muito bem empregada. Concordo com os adjetivos dados ao Ben por você, mas de alguma forma tive simpatia por ele. Não sei se por ter ficado totalmente apaixonado pela Dusty! Boa resenha e eu também indico o livro! - Felipe (A Hora do Livro)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nessa.
    Ótima resenha.
    O livro parece ser muito bom, tenho vontade de lê-lo desde que lançou.
    Acho que vou coloca-lo na minha meta desse ano.
    Beijos, beijos =D

    ResponderExcluir
  7. Eu li Um mundo brilhante mais de uma ano atrás e foi um livro que me marcou muito, concordo com você que o Ben não é o cara dos sonhos de ninguém, ele é cheio de falhas, mas eu achei a Sara extremamente manipuladora e mimada.

    ResponderExcluir
  8. Não sei porque mas não tenho nenhuma vontade de ler esse livro!

    Beijos.
    Páginas na Estante
    @alyneadriana

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca me interessei pelo livro,minha mãe e também não gostou do Ben...

    A capa realmente é muito lindo,mas o livro não me conquistou,quem sabe no futuro.

    beijos

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, Nessa! Eu já li o livro, mas não consegui gostar tanto quanto você.

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa : )
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas queria muito. A capa é linda e a história me pareceu bem interessante.
    Beijos e boas leituras!

    The Serial Reader

    ResponderExcluir
  12. Me pareceu ser um bom livro, espero em breve poder lê-lo.

    ResponderExcluir
  13. Nessa!
    Confesso que já li há uns dois anos e ainda tenho a imagem do Ben em mente e ele também não me conveceu muito, mas o livro é um aprendizado e vale a pena.

    Ah! Que alegria receber sua visita no blog. Agradeço de todo coração e espero que volte sempre que desejar! Obrigada!
    Espero que sua semana seja iluminada e que o sucesso acompanhe seus dias!
    Blogueiras Unidas 1275!
    Luz , paz e amor no coração!
    Cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  14. Oie Nessa
    tmb gostei bastante do livro, embora tenha sentido ódio do Ben em algumas partes, e não ter gostado do final.
    ótima resenha
    bjos

    ResponderExcluir
  15. Bem, eu gostei desse livro, mas muitas atitudes do protagonista me revoltaram bastante e lendo outras resenhas, vi que algumas pessoas não gostaram da Sara, mas no livro todo, a única pessoa com quem me importava era com ela e ficava muito chateada com as atitudes de Ben a respeito ela, não que ela seja mimada, só queria salvar seu casamento.

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Já vi esse livro muitas vezes nas livrarias e não tinha me despertado o interesse .... nem sequer li qualquer resenha sobre ele !

    Mas achei muito interessante a sua resenha........agora gostaria de le-lo pra entender o porque vc não gostou do Ben e afinal de contas o que acontece com ele !!! Ótima resenha.....me despertou o interesse no livro e acho que nem todas as resenhas conseguem isso!!! Muito bom !

    ResponderExcluir
  17. Oi Vanessa!
    Já li esse livro e também gostei.
    Foi uma leitura interessante, bem escrita e que me proporcionou bons momentos de reflexão. Eu entendi você não gostar do Ben, mas eu acho que essa foi a intenção da autora. Ela criou uma personagem TOTALMENTE humana, com falhas, erros e acertos.
    Enfim, parabéns pela resenha! (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  18. Oie amiga.
    Eu ainda não li o livro, mas sempre li ótimas resenhas dele.
    Estou muito animada para ler.
    Parabéns pela resenha :D
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá Nessa,

    Li e resenhei esse livro no blog e gostei bastante, confesso que o Ben é um idiota...parabéns pela resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi,
    Ainda não li esse livro, mas confesso que não faz mt meu estilo quem sabe um dia me animo e leio?rs

    bjs!!

    http://viciadospelaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Irei ler! http://moove-onn.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. eeeeee
    Tenho esse livro aqui, ainda não li, mas arei isso ainda esse ano. Rsrs

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pela resenha, nessa! Estava querendo ler este livro há algum tempo, mas não sei se vou comprá-lo. É uma pena que não tenha gostado do protagonista! Mas eu entendo os seus motivos. Essas características são bem chatas mesmo.
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Ainda não tinha lido nenhuma resenha do livro! E... gostei MUITO da história! Não vejo a hora de lê-lo e tirar minhas próprias conclusões sobre Ben!
    E a capa é cheia de glitter? Deve ser linda! (tenho essa fixação por capas! haha)

    ResponderExcluir
  25. Já tive a chance de ler o livro, mas não pude e a sua resenha não me animou muito não, pra min os protagonistas tem papéis enormes nas histórias e tem o papel de nos prender a ela, não sei se ao ler terei uma opinião diferente da sua, mas espero que sim.

    ResponderExcluir
  26. Oi Nessa, eu tinha muitas ressalvas sobre ler esse livro, mas sua resenha deu uma "positividade" sobre o livro que muitas pessoas não deram.
    Gostei !
    Beijos
    http://descobrindolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Acho a capa belíssima, tenho esse livro e por falta de tempo ainda não li, mas quero fazer em breve, parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  28. Gostei da sua resenha, vou colocar o livro na minha listinha de leituras
    bjkasss
    Leila

    ResponderExcluir
  29. Nossa, desde o lançamento deste livro fiquei doido para ler, mas nunca fiz.
    Mas gostei muito da sua resenha, fez me reanimar. :D

    ResponderExcluir
  30. Parece ser muito bom esse livro, a capa é linda, chama a atenção, vai pra lista dos livros q eu quero ler!!

    ResponderExcluir
  31. Nossa, nunca pensaria que este livro tivesse algo a ver com assassinato!!
    Gosto bastante da capa dele

    ResponderExcluir
  32. Sou apaixonada por esse livro faz tempo, tá na minha lista de leitura, mas nunca comprei :// adoro a história parece ser aquele tipo que te prende e surpreende no final, um dia irei ler ele :D

    ResponderExcluir
  33. Esse livro parece ser ótimo e o autor escreve historias bem interessantes! Estou bem entusiasmada pra começar a ler ele! Adorei o Booktrailer e a resenha! *--*

    ResponderExcluir
  34. Vou ler esse livro. Ouvi críticas negativas, mas tentarei começar sem grandes expectativas. Adorei a resenha e o book trailer também. Beijos!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir