Edição: 1O livro Adolescente Alguém Te Entende, de Renata Martins, nos narra fatos típicos que permeiam a adolescência, de forma clara e concisa. A autora utiliza de sua própria experiência nesta fase da vida para aconselhar e abordar diversos tópicos do mundo juvenil, tais como relacionamentos amorosos, família, amigos, dentre outros, dando um toque a mais a cada tema ao fazer o uso da religião, de uma forma delicada, e até mesmo, universal.
Ano: 2012
Gênero: Jovens e adolescentes, religião
Páginas: 72
Editora: Primil
Classificação: 3/5
Apesar de ser um livro direcionado para os adolescentes, creio que a leitura será extremamente útil para vários públicos, principalmente para os pais, que recordarão alguns detalhes dessa época áurea em suas vidas e aprenderão a ter mais maleabilidade em alguns aspectos com o seu filho.
Renata demonstra maestria e muito domínio com o tema abordado, e o fato dela permear a trama com a sua própria experiência de vida a torna ainda mais próxima e "amiga" do leitor. Ela nos conta como conheceu a sua religião e se sentiu tocada por Deus, e acima de tudo, como isso foi importante para a construção de seu caráter e de seu lado emocional.
Me identifiquei bastante com a parte em que a autora fala sobre relacionamentos amorosos. Praticamente, todos nós tivemos "amores platônicos" na época da juventude, apesar de termos reações diferentes nesse aspecto. Algumas pessoas arriscam e correm atrás do ser amado, enquanto outras apenas se contentam em admirar de longe e sonhar com os momentos especiais. Assim como Renata, fui uma dessas pessoas que permaneceram no anonimato, e claro, não me arrependo das minhas atitudes, já que o que era realmente meu, estava muito bem guardado ☺
Outro aspecto que me chamou bastante atenção é o que aborda a família. A autora elucida a importância de respeitar e honrar os pais, por mais que suas atitudes não sejam condizentes com o que queremos naquele momento, e também, de forma delicada e sutil, fala diretamente aos pais, afirmando que não somos perfeitos, e que sim, eles também podem errar, e quando perceberem isso, devem pedir perdão aos seus filhos também.
A princípio, julgando pela sinopse, pensei que Adolescente Alguém Te Entende fosse um livro extremamente religioso e repleto de doutrinas nesse aspecto, mas me surpreendi com a narrativa e sobretudo, com o conteúdo nele abordado. Como eu disse anteriormente, a autora utiliza de religião em sua escrita, mas esse não é tema central do livro, pelo menos, ao meu ver. Ela atua no universo adolescente, mostrando ter domínio nesta área e nos auxiliando com situações bem típicas dessa fase, de forma abrangente e amiga. Gostei da capa, que é bem teen e reflete perfeitamente o tema abordado e a diagramação está ótima e notei apenas um errinho, quase que imperceptível na narrativa. Recomendo.
Olá Nessa...apesar de eu não gostar muito do genero adorei sua resenha a admiro muito vc pelo fato de ter essa capacidade polivalente em gostar de todos os tipo de livros.
ResponderExcluirOi Amiga!
ResponderExcluirNão fiquei interessado nesse livro. Sinceramente, a leitura não parece ser interessante e provavelmente não me envolveria.
Fico contente que tenha gostado. (:
Parabéns pela resenha!
Abraço!
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com
Nossa, não conhecia esse livro, mas gostei muito de sua resenha. Assim como o Edilson comentou acima, não sou muito fã desse tipo de gênero mas ...
ResponderExcluirUm beijo.
http://livrodagarota.blogspot.com.br/
Apesar de não ser um livro do meu gênero, como mãe de um futuro adolescente me interessei e acho válido! Entender os nossos jovens é o primeiro passo para se relacionar bem cm eles né? Boa resenha!
ResponderExcluirOi Nessa,
ResponderExcluirNão curto muito os livros desse gênero, mas pelo que vi na sua resenha você gostou bastante.
Vou coloca-lo em minhas leituras.
Beijos
Mari - Stories And Advice
Não sei se leria esse livro, sabe?
ResponderExcluirTenho experiências não muito boas com o tema religião, infelizmente!
Mas eu gostei bastante da sua resenha, soube expor os pontos negativos mas sem que nos passe uma ideia feia do livro.
Beijos,
Carol e seus livros.
Oi Vanessa, já tinha visto o livro, mas não tinha interesse, mas agora sabendo que fala sobre a família eu quero ler, pois creio que vou aprender algo importante com a leitura dele.
ResponderExcluirParabéns pela resenha.
Beijos!
Oi Nessa.
ResponderExcluirInteressante esse livro, mas eu não sei se o leria pois não aprecio muito gênero, no entanto fiquei curiosa pois quase não leio livros deste tipo.
Beijos.
Oi, Nessa!
ResponderExcluirA sua resenha, como sempre, está fantástica! O livro me agradou, contudo, não se leria. A capa é lindíssima, e os pontos sobre o enredo que você ressaltou na resenha me fizeram, sem dúvida, pensar muito. Estou saindo da minha adolescência, mas as suas palavras me fizeram refletir e muito.
Um beijo, http://umleitoramais.blogspot.com.br/.
boa resenha, nunca havia achado este livro interessante
ResponderExcluiragora gostei ^^
bjo
MM
Tampinhaaa, nutriu paixão secreta hein? rs
ResponderExcluirQuem não? rsrsrs
Gostei da tua opinião a respeito do livro, antes de ler aqui creio que o ivro não me chamaria atenção, mas agora daria uma oportunidade para ele.
Beliscões
Oi Nessa!
ResponderExcluirNão curto muito esse tipo de livro,mas acredito que seria muito esclarecedor para muitas mães por aí,uma forma de tentar entender o universo adolescente. Graças a Deus não tenho problema com a minha filha que já está na pré-adolescência.
Bjos
www.roubandolivros.com
Amo livros juvenil, e esse me agradou muito. Parabéns pela resenha.
ResponderExcluirbeijos
Olá, Vanessa.
ResponderExcluirO gênero de Adolescente Alguém te Entende (que eu não conhecia) não costuma me agradar, mas por não esperar que o livro tratasse da religião, posso dizer que foi interessante conhecê-lo. Deve ser uma leitura bacana para todos os públicos.
Beijos.
Ricardo - www.blogovershock.com.br
Oie amiga
ResponderExcluirEu conhecia esse livro, mas não tinha lido nenhuma resenha.
Parece ser um bem interessante, onde gostei muito da proposta do livro.
Parabéns pela resenha.
Beijos