16/04/2013

Resenha: A Elite - Kiera Cass

Título original: The Selection 2
Gênero: Literatura infantojuvenil, distopia
Páginas: 360 (aproximadamente)
Editora: Seguinte (Companhia das Letras)
Classificação: 5/5
Em A Elite, segundo volume da trilogia A Seleção, de Kiera Cass, a disputa entre as candidatas à coroa está ainda mais acirrada. Agora restam apenas seis garotas - America, Marlee, Celeste, Kriss, Elise e Natalie - que fazem de tudo para conquistar o coração do príncipe Maxon. America vai sucumbindo cada vez mais as investidas do príncipe e os momentos entre os dois vão se tornando ainda mais especiais. Porém, o seu ex-namorado, Aspen, está trabalhando como guarda no palácio e o coração da jovem ruiva ainda parece bater forte por ele.

Uma forte indecisão toma conta do peito de America, ao mesmo tempo em que ela se vê envolta sob um clima de competição feroz, e ainda enfrenta com frequência os ataques dos rebeldes contra o palácio e também a fúria de Celeste, que está ainda mais detestável e empenhada em conquistar o jovem príncipe, usando para isso de todos os artifícios.

"Sem hesitar nem um segundo, ele se inclinou e me beijou. Foi um beijo terno e suave, que me deixou com a sensação de ser adorada, e com vontade de outro. Eu poderia ter ficado ali por horas, só para ver se conseguia  aplacar aquela sensação, mas Maxon recuou cedo demais."

Posso definir A Elite em uma única palavra: apaixonante! Tudo que ficou faltando no volume anterior, A Seleção, encontramos de forma acentuada aqui, ou seja, personagens bem construídos, determinados e bem caracterizados dentro da trama. A história se torna mais tensa e agitada, devido aos ataques cada vez mais assíduos por parte dos rebeldes, e também ao romance, que vai tomando maiores proporções no enredo de Kiera Cass. O clima distópico está a todo vapor também, e conhecemos um pouco mais sobre as guerras que aconteceram antes da fundação de Illéa, e por conseguinte, da divisão de castas. Narrado em primeira pessoa pela America,  acompanhamos os seus sentimentos cada vez mais aflorados, assim como a sua determinação pelo que o que é certo, independente das consequências que isso possa lhe trazer.

America se mostra uma verdadeira guerreira, e luta muito pelos seus ideais, que são bem maiores do que a vaga de princesa de Illéa. Gostei muito das suas atitudes e da sua garra e determinação. A carga emocional que ela tem que suportar é forte, e os ataques externos estão cada vez mais violentos e implacáveis. Conforme o seu conhecimento vai se expandindo acerca das leis e regras que imperam o palácio, ela percebe que nem tudo é tão perfeito como dizem e se choca bastante com isso.

Maxon está ainda mais cativante neste livro. A autora não ficou tratando-o como indefectível e perfeito, e abordou bem o seu lado humano. Ao contrário do outro livro, onde o achei contido e acomodado, aqui ele ganha mais garra e atitude, o que, claro, me conquistou ainda mais. Quanto a Aspen, os meus sentimentos não mudaram muito, apesar dele se mostrar arrependido e tal. E por mais que ele mostre ter tomado uma atitude errada e queira se redimir, não adianta chorar pelo leite derramado...

Me emocionei bastante com o livro, em especial com uma cena envolvendo a Marlee, a ponto de verter lágrimas. Não sei se sou sensível demais ou se a cena é que foi de grande impacto mesmo, mas esse momento foi um dos mais tensos e também corajosos do livro.

Em suma, A Elite supriu todas as minhas expectativas e mais, me surpreendeu. A narrativa continua fluída, proporcionado uma ótima leitura, e nos extasiando ao longo da história. Gostaria de agradecer a editora por ter a oportunidade de ler a prova antecipada do livro em primeira mão, o que me deixou imensamente feliz. A capa continua belíssima, assim como a anterior, e nos fascina à primeira vista. Por dentro e por fora um excelente livro, e é claro que eu recomendo!

Vale ressaltar que o livro será lançado no próximo dia 23 de abril e que também já se encontra em pré-venda nos seguintes sites: 
SARAIVA (com esmalte) 
SARAIVA (sem esmalte) 
SUBMARINO 
LIVRARIA CULTURA

Confiram resenha do volume anterior:

A SELEÇÃO


53 comentários:

  1. Oiii Nessa
    Nossa, tanta gente fala bem desta série e ainda não li nem A Seleção... preciso resolver isso logo..hehe
    Adorei sua resenha, vi que você gostou bastante e é tão bom quando a gente termina de ler um livro com aquela sensação de satisfação né...

    Beijão

    TeLa
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela resenha, Vanessa!
    Eu tb amei A Elite!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. OIIiiiii Nesssssa! adorei sua resenha, amei ler A Seleção e pelo que to percebendo vou amar mais ainda A Elite! Meu Deus como estou ansiosa!!!!!
    Bjinnn!

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa! Esta série é excelente mesmo. Embora eu tenha ficado irritada com America neste segundo livro, eu não conseguia largar por nada. Parabéns pela resenha. Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Puxa vida, como eu disse anteriormente eu não esperava ser isso que as resenhas estão falando! Não tinha me chamado a atenção, mas agora com tantas críticas positivas está crescendo no meu conceito e acho que vou encarar ler o primeiro vulume, mesmo não sendo exatamente o tipo de trama que gosto. Excelente resenha!

    ResponderExcluir
  6. Isso não é de Deus, Nessa!!! Faltam 6 dias pro lançamento hahauahu tô contando! Marlee... Já saquei que o drama vai ser em torno dela! Se eu já estava com vontade de ler... Parece impossível, mas dobrou minha vontade ao ler sua resenha ♥.

    Obs: Acredita que não consegui me decidir entre o Aspen e o Maxon?

    ResponderExcluir
  7. Oie amiga
    Nossa.. estou cada vez mais interessante nessa série.
    Vou vê se compro os livros.
    Parabéns pela resenha linda amiga.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Li muitas resenhas ótimas de A seleção e fiquei com muita vontade de le-lo, mas, agora com a sua resenha de A Elite entrei num estado de necessidade...hahaha

    ResponderExcluir
  9. Olá Nessa Otima resenha,essa serie é muito boa já está na minha lista .

    ResponderExcluir
  10. Oi Nessa,

    Estou louca para ler A Seleção, de tão bem que todos falam dele. Mesmo não gostando muito de séries, acho que vou ler essa. Parabéns pela resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nessa.Parabéns pela resenha.

    Sou louca para ler esta série, sempre vejo tantos comentários positivos sobre ela que só aumenta a minha curiosidade.
    Vou colocar A Seleção e A Elite na minha meta de férias.

    Beijos, beijos
    =D

    ResponderExcluir
  12. Olá Nessa,

    Esta ai uma série que quero muito ler, a cada resenha que leio fico com mais vontade....parabéns pela resenha....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Sou louca pra ler A Seleção, gosto de histórias com mais de uma "camada", além do romance, e distopia é uma coisa tão diferente de amor que me faz ter uma enorme curiosidade em ler! Mais uma vez, parabéns pela resenha, que não revelou detalhes que comprometeriam a leitura. ^-^

    www.sucessoparaseublog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Por favor, a pergunta que não quer calar: A ELITE TEM UM FINAL OU FICA INACABADO COMO EM A SELEÇÃO??? acho que não aguentaria esperar um terceiro livro rs bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelli! O final de A Elite deixa um gancho para a sequência sim. Aguenta coração...rs. Beijo!

      Excluir
  15. Oi Vanesssa eu estou me corroendo para ler este livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  16. Oi Nessa!
    Eu ainda não li nenhum dos livros da trilogia, porém vontade não falta!
    Gosto do fato dessa distopia ser mais romantizada, e a premissa da história chamou minha atenção! Gosto quando a protagonista tem personalidade forte! e a história fica bastante agitada pelo jeito! estou super ansiosa para ler!
    Bejos!

    ResponderExcluir
  17. Oi, nessa!
    Tenho A Seleção aqui para ler, que ganhei nas cortesias do Skoob, mas ainda não o li. Acho as capas dessa série ou trilogia, lindas! Fico feliz em saber que curtiu A Elite, sua continuação, porque aí já tenho algum estímulo para ler A Seleção e comprar A Elite.
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. A sua resenha só me deixou mais ansiosa para ler a seleção, espero lê-lo em breve

    ResponderExcluir
  19. O livro é bom pelo visto! Gostei de ver o primeiro, apesar de nem ter lido ainda, e esperava ver desse segundo pra saber como ia a trama. Pelo visto vai bem, a história continua sendo bem boa *-*

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pela resenha, Nessa!
    Eu amei A Seleção e espero gostar tanto quanto de A Elite!
    Beijoooos

    ResponderExcluir
  21. Espero em breve ler A seleção... A Elite parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
  22. Falam tanto desse livro que estou super interessada em começar a série ! Temática diferente e interessante! Curti !

    ResponderExcluir
  23. Quero muito ler e ver de perto Maxon e saber todos o detalhes de nossa guerreira America.
    Ótima resenha.

    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  24. Vixe to atrasada!!! Preciso ler A seleção porque fiquei com vontade de ler este, assim não da!!!

    ResponderExcluir
  25. Eu já li a seleção e agora tô lendo a elite, e realmente é muito legal a história. A Elite parece ter sido bem desenvolvida, não perdendo o ritmo do primeiro livro.

    ResponderExcluir
  26. Estou lendo o primeiro volume, só que o tão famoso Maxon ainda não apareceu u.u coisa triste, estou no início ainda rsrs fiquei feliz em saber que a América cresce mais ainda em A Elite, preciso correr para terminar minha leitura ahauah
    Beijos
    Jhey,
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  27. Estou com os dois livros para ler, mas tô só adiando. Detesto morrer de esperar pela continuação :( Acho que depois da resenha, resolvi ler logo. :)

    ResponderExcluir
  28. Parece ser muito bom, necessito *-*

    ResponderExcluir
  29. Ainda nao tive a oportunidade de ler nenhum livro dessa trilogia, mas estou louca para ler, sua resenha me empolgou ainda mais.

    Parabens, ela estava muito boa.

    beijos

    ResponderExcluir
  30. Parabéns pela resenha!
    Amei a seleção, esse deve ser melhor ainda.

    ResponderExcluir
  31. Esse livro está fazendo tanto sucesso nos blogs e páginas do Facebook que é quase impossível não ter vontade de lê-lo.
    Parabéns pela resenha, só aumentou minha vontade!
    Bjs

    ResponderExcluir
  32. Tenho ouvido falar muito deste livro. Parece ser excelente. Sua resenha deixou-me com mais vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  33. Deve ser uma história realmente linda. Quero conhecer mais a Marlee e o Maxon!
    Amo esse mundo de príncipes e princesas *-*

    ResponderExcluir
  34. Eu aindaa não li esse livro mas to louca pra ver, quero tanto esse livro que to com os dedos cruzados para poder ganhar *-*

    ResponderExcluir
  35. Ainda não comecei a ler a serie tenho o primeiro mas quero ter tudo pra ler logo de uma vez , não gosto de ficar esperando a continuação sair me da gastura rsrsrs.
    Mas estou lendo as resenhas e estou gostando muito do que estou lendo espero ler ela assim que sair toda, estou doida pra saber o desenrolar da história.

    ResponderExcluir
  36. Amei a resenha. Esse livro é muito bom, ele também me surpreendeu.

    ResponderExcluir
  37. Eu li várias críticas mais ou menos sobre A seleção, o que me desanimou de comprar o primeiro livro da série, mas depois do lançamento de A elite e de não ver nenhuma crítica ruim dele e classificações sempre de 4 ou 5 eu definitivamente preciso ler essa série (além da minha "pequena" queda por distopias hehe).
    Até!

    ResponderExcluir
  38. Vi algumas resenhas sobre A seleção, mas ainda não li o livro. Estou bem curiosa quanto aos dois livros, parecem ser bem interessantes, ainda mais pelos elogios que eles receberam =)

    ResponderExcluir
  39. Ótima resenha, me deixou com muita vontade de ler esse livro!

    ResponderExcluir
  40. Parabéns pela resenha! Fiquei com mais vontade ainda de ler.

    ResponderExcluir
  41. Acabei de ler A Seleção e estou apaixonada pela escrita cativante da autora Kiera e pelos personagens America e Maxton (claro) ♥ Confesso que fiquei com medo de A Elite pq lendo diversas resenhas me falaram que Maxton muda bastante e não sei se gostarei disso :S Outro receio tbm é esperar até ano que vem por The One /o\

    ResponderExcluir
  42. Adorei.O livro é muito bom pelo que pude ler em sua resenha.Sei que é uma série que está fazendo muito sucesso e quero conferir se realmente é assim tão bom como dizem.Não querendo desmerecer sua resenha que está ótima,mais gostaria de comprovar se é o que dizem.Beijos.

    ResponderExcluir
  43. Infelizmente não consegui adquirir A Seleção. Que ao me ver é muito boa. Pelo que li até a gora é uma série que veio para marcar.
    Muito boa tua resenha, como citado acima não compromete o entusiasmo e não revela mais que o necessário.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  44. adorei a resenha .... parabéns!

    ResponderExcluir
  45. Resenha muito bem escrita abordando pontos importantes do livro, despertando o interesse do leitor para essa obra que parece ser bem cativante.

    ResponderExcluir
  46. Oi Nessa amei a resenha e amei a capa do livro também. Fiquei muito interessada pela história, e se você gostou isso é sinal de que é bom mesmo.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  47. A capa do livro está maravilhosa! Li o primeiro e fiquei na fissura para ler o segundo desde então. Maxon é o meu amor maior desse livro, então quando falam que ele está mais apaixonante, nem consigo imaginar como ele seria capaz de se tornar melhor ainda e talvez seja por isso que minha vontade de ler a continuação seja tão grande.

    ResponderExcluir
  48. Adorei a resenha, me interessei bastante pelo livro (:

    ResponderExcluir
  49. Então... não curti A Seleção, mas espero entender melhor a série com A Elite. O Aspen não me passa, de jeito nenhum, acho que por isso não gostei muito. Enfim, preciso ver essa mesma característica apaixonante que vc viu e quem sabe, dessa vez, a série me conquista? :)

    ResponderExcluir
  50. Muito bom saber que a Elite não sofreu a maldição do segundo livro, porque eu gostei bastante da história em A Seleção, mais até do que eu imaginava. A ideia da história é bem interessante e se tem cenas que chegou a emocionar você ... bem, deve ser uma excelente história.

    ResponderExcluir
  51. Adorei a resenha...Me deixou com vontade de ler muito esse livro..

    ResponderExcluir