12/04/2013

Resenha: Fazendo Meu Filme - Paula Pimenta

Edição:
Ano: 2011
Gênero: Romance
Páginas: 336
Editora: Gutenberg
Classificação: 5/5
O livro Fazendo Meu Filme, de Paula Pimenta, nos conta a história de Fani, uma garota de 16 anos. Mineira de Belo Horizonte, Fani leva uma vida normal ao lado de seus amigos, passeando no shopping, indo ao cinema, dentre outras atividades. Sua vida dá uma guinada de 360º quando sua mãe resolve inscrevê-la em um programa de intercâmbio, do qual ela é contemplada.

A partir daí, a cabeça de Fani entra em parafuso. Ela sabe o quanto é importante esse intercâmbio, e todos os benefícios que ele trará para a sua vida, e posteriormente, para a sua carreira profissional, mas não quer ir para um país estranho e ficar longe dos seus amigos e da sua família. E, nesse meio tempo, os seus sentimentos vão ficando cada vez mais intensos, e quando menos espera, ela vivencia o seu primeiro amor.

"Hoje eu sei que nenhum filme é melhor do que a própria vida. Infelizmente, as cenas não podem ser filmadas para que eu possa revê-las, decorar as falas e copiar as melhores frases, mas o melhor DVD já inventado é a nossa memória, uma vez que podemos visitá-la sem precisar de nenhuma aparelhagem."
O que dizer de Fazendo Meu Filme? Um livro simplesmente maravilhoso! Descontraído, divertido, descolado, com personagens próximos ao real, vivendo situações típicas do cotidiano jovem, com um toque leve e sutil. Narrado em primeira pessoa pela Fani, acompanhamos todos os seus anseios, seus medos, suas dúvidas e os seus sentimentos conflitantes.

"Eu lembrei a ela que 'esta única noite' foi a mesma coisa que ela falou nas últimas 78 vezes que tentou me convencer a sair, que essa era a 79ª vez que ela dizia que esta noite ia ser única e que, se o amor da minha vida estivesse em um bar desses, com certeza ele não seria o amor da minha vida. O verdadeiro amor da minha vida naquele momento deveria estar em casa, lendo, ou quem sabe aproveitando a véspera do feriado, para fazer alguma pesquisa importante na internet ou nas enciclopédias que ele deve ter..."
Fani é uma adolescente normal. Apaixonada por filmes, ao ponto de ir ao cinema até mesmo sozinha, e pela sua família e seus amigos. Os diálogos entre ela, Gabi, Natália e Léo são bem humorados, cativantes. Suas conversas pelo MSN e pelo telefone foram muito bem conduzidas e é praticamente impossível não nos identificarmos com os personagens do enredo. Todos foram muito bem construídos, de forma quase que palpável, despertando a nossa estima. Acompanhamos as festinhas do grupo, seus primeiros envolvimentos amorosos, de uma forma coloquial e divertida.

"A festa, como toda festa da minha família (por que minha família não pode ser legal como a da Gabi?) foi um saco. Aqueles meus tios mais velhos sempre reparando como eu cresci (com os olhos fixos nos meus peitos!), as tias perguntando se eu ainda não estou namorando (sim, estou, o nome dele é Gasparzinho, você não está vendo ele aqui do meu lado?), a criançada correndo e trombando na perna da gente..."
Acompanhamos também a paixão platônica que Fani sente pelo seu professor, o que acontece com frequência nesse período estudantil, e todas as peripécias que circundam este momento da sua vida. Porém, o momento mais bonito e esperado durante todo o livro é quando ela genuinamente encontra o seu primeiro amor. Não tem como não se derreter em meio a tanta sutileza e fofura.

"Como descrever algo indescritível? Aquele beijo pra mim foi tão perfeito que, por mais que eu tentasse, não conseguiria explicar. Começou suave, mas aos poucos se tornou profundo, quente, sintonizado e eu não conseguia pensar em nada, só que tinha nascido pra beijar aquele menino."
Em suma, Fazendo Meu Filme é um livro apaixonante e envolvente. Amei a escrita da Paula Pimenta, que não deixa a desejar em nada em vista de várias autoras internacionais de renome deste gênero. A narrativa é fluída, leve e gostosa, proporcionando uma leitura mais do que prazerosa em suas 336 páginas. A capa é linda e charmosa, mostrando bem o cotidiano de Fani e a diagramação é linda e caprichada, com pouquíssimos erros. No início de cada capítulo, tem um quote dos filmes favoritos da protagonista, dentre eles Moulin Rouge - O Amor em Vermelho, Efeito Borboleta, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, dentre outros. Amei demais o livro e é claro que eu recomendo ☺

18 comentários:

  1. Pelo que vi este livro faz parte de uma série e já li ótimas recomendações.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa :)

    Nossa a Paula é de aplaudir mesmo né ? como você disse ela detonou muito mais do que essas autores de renome dos E.U.A muita gente disse que essa série é melhor do que a rainha da fofoca de Meg Cabot u.u eu particularmente amo essa série , beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa,
    Que resenha hein?!
    Esse livro, ou melhor, série é todo elogio né?
    Não tive a oportunidade de ler ainda, mas a cada resenha só aumenta mais a minha vontade.
    Beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, Nessa! Fiquei muito feliz de saber que você gostou da Fani! Tomara que você goste dos outros da série também! :)

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha e confesso que to louca pra ler essa série, já li o livro "Minha vida fora de série" da Paula Pimenta e achei maravilhoso!!

    ResponderExcluir
  6. Eu nem vou me delongar... Porque só leio resenha positiva sobre essa série da Paula Pimenta e uma outra também... Eu não sei como ainda não criei vergonha na cara e não li os livros dela! Adorei a resenha! E eles estão na minha lista faz tempo, só preciso parar de passar livro na frente!

    ResponderExcluir
  7. Parabens pela resenha e recomendo essa serie é muito boa .

    ResponderExcluir
  8. Oi Amiga!
    Quero muito ler esse livro! Muito mesmo.
    Após ler sua resenha, percebi que você amou e que há grandes chances de eu amar também.
    A Fani parece ser adorável. E os dilemas vividos por ela parecem ser interessantes.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Vanessa!!

    Adorei a sua resenha.o livro será o próximo da minha lista de leituras. Todas as resenhas que li falam bem do livro e estou super empolgada.

    ResponderExcluir
  10. Eu quero muito ler esse livro, não só pelas resenhas super positivas mas também pelo fato de ser um livro brasileiro. Em breve pretendo comprar.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
  11. eu sou doida pra ler esse livro *u*
    nessa uma dica, pq vc nao coloca os quotes no final da resenha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice! Obrigada pelo comentário e pela dica! Então, já vi várias pessoas colocarem no final da resenha, mas prefiro ir alternando com a mesma, até porque tem alguns quotes que se encaixam bem com as críticas feitas. Beijo!

      Excluir
  12. Oi Nessa, tudo bom?
    Sou louca para ler algum livro da Paula, ela é tão diva *-* Nacionais sempre arrasando, amei a resenha.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Oie amiga.
    Ainda não li nada da Paula Pimenta, mas tenho super vontade.
    O livro parece ser bem interessante mesmo.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Awwn, sou louca pra ler toda a série de "Fazendo meu filme" a Paula é uma linda e muito talentosa. Parabéns pela resenha, parceira, está linnnnnnnnda!

    [Tem promoção lá no blog, participa?]
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/2013/04/promocao-de-dia-das-maes.html
    Xoxo

    ResponderExcluir
  15. OLá Nessa,

    Tenho muita vontade de ler essa série e pela sua resenha irei gostar...parabéns...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu amo amo amo essa série!!!!!
    Eu devorei os 04 livros.......a escrita da Paula é apaixonante!!
    Revivi minha adolescência com a Fani...o Léo é fofo demais...a Gabi é hilária é uma ótima amiga....enfim, não tenho o que falar dessa série de tão encantada que sou!!!
    Leia os outros Vanessa...vc vai se apaixonar mais ainda !!!!

    ResponderExcluir
  17. Tanta gente fala bem dessa série que eu já estou curiosa pra ler... E sua resenha foi a cereja do bolo! Ficou tão boa que me convenceu a comprar o livro! Espero que eu goste tanto quanto todo mundo! kkkkkk

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir