07/04/2013

Resenha: Nada é Para Sempre - Ali Cronin

Título original: No Such Thing as Forever
Gênero: Literatura juvenil
Páginas: 272
Editora: Seguinte (Companhia das Letras)
Classificação: 4/5
A série Garota <3 Garoto nos narra o último ano escolar de um grupo de sete amigos, formado por quatro meninas e três rapazes. Neste primeiro volume, Nada é Para Sempre, conhecemos a história de Sarah, conhecida por ser a certinha do grupo. Ela não é muito de aprontar, e é considerada até meio careta pelas suas atitudes. Durante suas férias em Barcelona, ela conhece Joe, um garoto mais velho do que ela e incrivelmente atraente, e em poucos dias, acaba perdendo a virgindade com ele.

Quando retorna para à Inglaterra e para a companhia dos seus amigos, Sarah faz de tudo para oficializar essa paixão de verão, acreditando que pode manter um relacionamento à distância com Joe. Ele, ao contrário, se esquiva cada vez mais da garota, demora a responder suas mensagens de texto e seus telefonemas, dizendo estar ocupado com o trabalho, a faculdade, dentre outras desculpas e quando a procura, é pura e exclusivamente para sexo. Ela está iludida e cada vez mais apaixonada, e não percebe tal comportamento por parte de Joe. Seus amigos, ao contrário, percebem muito bem quem Joe é de verdade e alertam que ele não a merece, mas Sarah ignora todos os conselhos deles e resolve investir alto neste relacionamento, alegando que eles estão com inveja da sua felicidade.

Nada é Para Sempre transcreve bem o cotidiano juvenil e retrata com maestria suas primeiras experiências amorosas, com todas as suas desilusões, anseios e dores. Narrado em primeira pessoa pela Sarah, com uma linguagem bem coloquial, acompanhamos o seu despertar para o amor, e por conseguinte, para a sua sexualidade. Os personagens são tecidos de tal forma que nos parecem reais, e conforme vamos avançando na leitura, conseguimos nos identificar com algumas de suas ideias e também enxergar nossos amigos através deles. A autora soube criar uma narrativa fluída e gostosa, que retrata muito bem o período da adolescência, de uma forma atemporal. Porém, me irritei bastante com a Sarah e com sua ingenuidade desenfreada...
"Foi muito gostoso andar de mãos dadas pela multidão e pelas luzes até o barzinho onde encontraríamos os amigos dele. Este pode ser nosso futuro, pensei. Dividir um apartamento em Londres, passear nos fins de semana e sempre ter um carinho especial por aquele lugar, onde passamos nosso primeiro fim de semana juntos."
Sarah é a certinha do grupo, mas perde as rédeas quando se apaixona. Achei que, pra quem se guardou tanto para a primeira vez, ela perdeu a virgindade muito rápido. Joe deixa bem claro que não quer nada sério, tanto com palavras quanto com atitudes, e ela insiste em continuar, acreditando que vive uma relação especial. Creio que o fato dela ter se entregado a ele fez com que surgisse tal dependência e apego, fazendo com que ele seja único em sua vida. Me irritei com ela, porque fica bem claro a personalidade de Joe e a sua forma de enxergar a vida, e ela parece ser avessa a tudo isso e acreditar que está vivendo um conto de fadas. Outro aspecto que também não gostei foi a renúncia dela ao amigos e o fato de pensar que eles nutriam inveja do seu relacionamento. Enfim, Sarah foi extremamente patética, porém realista. Enxerguei nela uma amiga que tive há alguns anos atrás, e apesar de ter ficado relutante quanto ao comportamento da personagem, é impossível negar o quanto isso acontece, e com bastante frequência.

Apesar de não ter morrido de amores por Sarah, gostei muito do olhar abrangente e realista da autora, e da narrativa tão bem descrita e coloquial. A capa é bonita e possui um toque aveludado, e a diagramação está boa, com poucos erros e com a gravura de um coração flechado em cada capítulo. Nada é Para Sempre é um livro extremamente juvenil, e que faz com que identifiquemos nossos amigos e também com que nos identifiquemos em suas entrelinhas. Recomendo.

31 comentários:

  1. Vanessa, pela sua resenha achei que o livro parece ser interessante, e mesmo antes de terminar de ler pensei que a estória é bem juvenil... e no último parágrafo da resenha vc tbm disse isso, sinal de q a sua resenha está tão bem escrita q me passou o teor da estória perfeitamente.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. opa fiquei animada com a sua resenha essa *-*

    ResponderExcluir
  3. Oie :)

    Nessa como sempre uma resenha maravilhosa parabéns , não posso negar que morro de vontade de ler esse livro mas falta dinheiro né kkkkk , beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muito ler esse livro, desde que li o conto 0.5-Noite das garotas! A história cabe perfeitamente pra mim, sou adolescente e estou bem nesse momento da minha vida e acho que vou aprender muito com esse livro. Sem falar que adoro livros que tratam exatamente o que acontece na vida dos adolescentes *-* Achei legal também o fato de cada livro ser narrado por uma pessoa, o que torna a leitura talvez, mais agradável. Quanto a você ter achado a protagonista muito ingênua, realmente é chato, mas infelizmente existem muitas pessoas assim =/

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  5. Oie amiga.
    Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro. Já tinha visto a capa, mas nunca me interessei.
    Em uma história que eu leria sim, parece ser interessante, apesar de você não ter gostado da protagonista. E como você escreveu, infelizmente, tem pessoas assim,já vi muitas ingênuas,que não conseguem ver a realidade na sua frente.
    Parabéns pela resenha amiga.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. ola adorei seu blog se possível de uma passadinha lá no meu blog também,e se puder siga ele desde já agradeço por sua atenção.
    http://donskedar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Sua resenha ficou super bacana, a história parece ser legal e a capa é bem bonita, mas não me empolguei muito com a trama.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  8. Me parece que a série é bacana, mas confesso que não me chama a atenção e não pretendo lê-la apesar de gostar de livros com romances e problemas juvenis !

    ResponderExcluir
  9. Me deixou com vontade de ler o livro, a resenha.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Realmente sua resenha está maravilhosa e que nos deixa a sensação de quero mais...parabéns Nessa .BJS

    ResponderExcluir
  11. OLá Nessa,

    Já li boas resenha sobre esse livro e a sua não é diferente, fiquei curioso e com vontade de ler...parabéns pela resenha...abçs.



    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie sua Tampinha de coca cola!!
    gosto de ler infantos juvenis,e apesar das tuas palavras sobre o livro e ter dado 4|5 não fiquei com curiosidade de ler esse livro, mesmo como vc falou e sei que ainda existem muitas garotas que vivem da forma da Sarah, que quando ficam iludida conselho algum para elas #Sad isso.
    beliscões

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela resenha, nessa! Tenho um pouco de curiosidade em ler este livro e seus outros volumes, mas não tenho certeza se irei gostar. Me parece ser juvenil demais, sabe?
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, gostei muito da resenha, e gostei mais ainda do livro, a começar que ele é narrado pela primeira pessoa, adoro livros em primeira pessoa, o leitor sente na pele o drama, sentimentos, raiva, felicidade... enfim tudo que envolve o personagem, que por vista é mais raiva pela as atitude de Sarah... Fiquei curiosa, e com vontade de ler.
    #Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Vanessa,
    Adorei sua resenha.Fiquei com muita vontade de ler este livro.
    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Olá,de cara já gostei do livro(hahahaha).Porque veja a realidade de muitos jovens.
    Os acontecimentos do primeiro amor,de renegar aos amigos por causa dele,e fora o sofrimento de tudo isso,sim porque sempre a consequências de atitudes grosseiras.E a Sarah provavelmente passara por isso.
    Bom adorei a resenha.Não digo que ele é o meu preferido que vou coloca-lo na frente de minha lista enorme.Mas com certeza eu o acrescentei na lista.Pois me interessei pela estoria.

    Parabéns pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  17. Lindo tudo aqui, Adorei a resenha.Pela escrita !! Quero muito o Livro rs :DD

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Realmente o livro parece ser bem juvenil, porém eu gostei dele, de vez em quando é bom uma leitura bem leve. Ok, eu tenho 14 anos mas prefiro livros um pouco mais complexos hahaha. Ótima resenha, beijo :*

    Joyce,
    http://rosa-amarelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Me parece um romance light,bem leve.Gosto mais dos misteriosos e com ação.

    ResponderExcluir
  20. O que mais me chamou a atenção na resenha e em seus comentários é que não importa quanto centrada vc seja, quando se apaixona pode perder o eixo e a razão. Fiquei curiosa para saber como e quando Sarah cai na real e percebe que tudo não passou de ilusão.

    ResponderExcluir
  21. Adorei esse clima adolescente nos livros deles, só por isso fiquei querendo ler. É fofo, uma história gostosa com um clima delicioso pra ler. Adorei mesmo.

    ResponderExcluir
  22. Quando eu recebi uns brindes da editora fazendo a divulgação deste livro, posso dizer que logo me despertou a curiosidade, quero muuito ler o livro!! *_*

    ResponderExcluir
  23. Ótima resenha! Estou ansiosa para ler o livro.

    ResponderExcluir
  24. Parece interessante, proxima aquisição! hahaha

    ResponderExcluir
  25. Me deixou com extrema vontade de ler o livro todo. =)....

    ResponderExcluir
  26. Super curti sua resenha, me deixou com muita vontade de ler o livro, parece um romance bastante legal... Vou ler quando tiver tempo e oportunidade :D

    Beijos!

    Visitem meu blog: http://books-and-owls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi, Nessa.
    Ótima resenha.
    Sou louca para ler este livro, parece ser bem legal.

    Beijos, beijos
    =D

    ResponderExcluir
  28. Gosto muito de livros juvenis , ano escolar ... Sempre acabo participando da história ! Me deixou com vontade de ler o livro, minha meta de leitura !!!

    ResponderExcluir
  29. Wow.

    Não gosto muito desse estilo, mas me interessei bastante!

    ResponderExcluir
  30. O livro parace ser interessante, apesar de ser uma história nem tanto incomun, mas parece ter uma mensagem válida.

    ResponderExcluir
  31. Sou meia receosa para ler Nada é Para Sempre, justamente por conta da protagonista. Eu sei que ela representa bem a realidade da maioria... Mas é da maioria! Já existe tantas ilustrações da maioria. Existe aquela mísero restante que é diferente (tem que existir esse restante!), então não custava nada a autora ter mudado a abordagem do livro nesse sentido...
    MAS, minha curiosidade é maior que isso u.u

    ResponderExcluir