06/05/2013

Resenha: Dizem Por Aí - Ali Cronin

Título original: Rumour Has It
Gênero: Literatura juvenil
Páginas: 280
Editora: Seguinte (Companhia das Letras)
Classificação: 5/5
Em Dizem Por Aí, segundo volume da série Garota <3 Garoto, de Ali Cronin, conhecemos a história de Ashley, a personagem mais descolada da turma. Diferente das outras garotas, ela não sonha com o príncipe encantado e quer mais é se divertir, seja em festas, baladas e até mesmo em relacionamentos casuais. Porém, sua rotina de bon vivant muda de figura quando ela vai ao cinema com a sua amiga Donna e conhece Dylan. Dylan é um garoto muito bonito, de olhos verdes e poucas palavras, causando profunda atração em Ashley.

Ashley não tira Dylan dos seus pensamentos, e quando menos percebe, se vê completamente encantada pelo rapaz. Porém, os encontros entre os dois acontecem de forma bastante diferente: quando eles estão sozinhos, ele é extremamente simpático, atencioso e demonstra bastante interesse pela moça; quando estão em um grupo de amigos, parece evitá-la a todo instante. Tais atitudes colocam a cabeça de Ashley em parafuso. Ela não sabe se Dylan age assim por timidez ou por ter vergonha dela, já que ela sempre teve (e ainda tem) uma vida sexual desregrada, sendo considerada como fútil por algumas pessoas.

Essa situação acaba trazendo insegurança e confusão para a vida de Ashley, que passa a tomar atitudes precipitadas, e na maioria das vezes, erradas. Tentando esquecer Dylan, ela acaba se envolvendo com outros garotos, na busca por sexo casual, e acaba se arrependendo depois. Ela nunca gostou de ninguém antes, e não sabe como lidar com isso...

Confesso que gostei muito mais de Dizem Por Aí do que de seu volume anterior, Nada é Para Sempre. Neste livro temos mais ritmo, mais aventuras e uma personagem divertida, descolada, totalmente sem pudor.  Nos deparamos com os seus conflitos, tanto no campo amoroso quanto no campo familiar, e a sua necessidade de ser amada, de receber atenção daqueles que lhe são especiais. Narrado em primeira pessoa pela Ashley, de forma bastante coloquial, temos uma vasta dimensão do seu cotidiano, dos seus anseios e de suas mazelas.

Ashley nunca quis saber de compromisso sério e sempre prezou mais do que tudo a sua liberdade. No que concerne a sexo, ela sempre o classificou como uma relação espontânea, desprovida de sentimentos e envolvimento; apenas prazer casual. Tal atitude fez com que sua imagem não fosse muito benquista por algumas pessoas, principalmente no colégio onde estuda. O seu relacionamento com a família é meio complicado também. Sua irmã mais velha, Sasha, passa a imagem de ser toda certinha, indefectível, atraindo todos os holofotes para si, enquanto Ashley é vista como a "ovelha negra" da casa. Fica evidente o quanto ela sente uma carência afetiva nesse âmbito, e o quanto ela quer chamar a atenção, ter um pouco mais de carinho dos seus entes queridos, e isso, por si só, justifica muitas das suas atitudes irrefreáveis. A sua irmã caçula, Frankie, é uma fofa e me conquistou logo de início, pelo seu jeitinho doce e meigo e sua maturidade em diversas ocasiões.

A  autora descreve o universo adolescente com clareza e exatidão, de forma nua e crua. Ao contrário de muitos livros juvenis, que maquiam muitas coisas para soarem suaves, aqui tudo acontece de forma bem natural, muitas vezes com  um linguajar bem agressivo, norteado por gírias e palavrões. Creio que o fato da autora trabalhar muitos anos diretamente com os adolescentes contribuiu bastante para que a sua visão a respeito fosse bastante apurada e lúcida.

Em suma, Dizem Por Aí é um livro que retrata com maestria a época juvenil, com todos os seus sabores e dissabores, e que nos traz uma personagem marcante e forte, apesar de todos os conflitos sentimentais que a cercam. A capa segue o mesmo padrão da anterior, com um leve toque aveludado e uma imagem bem teen. A diagramação foi bem caprichada, com pouquíssimos erros de digitação e com ilustrações fofas no início de cada capítulo. Recomendo.

Confiram a resenha do volume anterior da série Garota <3 Garoto:

NADA É PARA SEMPRE


12 comentários:

  1. Nem conhecia o primeiro, interessante a história, mas não é a minha praia este tipo de leitura, muita neura kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. E eu jurando que era volume único!
    ahauahauhau
    Sei nem como é "a cara" do Nada é para sempre =/ (que acabei de ver ali do lado nas Promoções... Vou ali participar, um minuto!)

    Beijos
    Isa
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha! Por ser juvenil surpreende! Gosto de livros jovens que mostram a real da adolescência! Acho que leria ele, não agora, que estou em outra vibe, mas tenho momentos que adoro os livros assim, jovens!

    ResponderExcluir
  4. Oie :)

    Nossa estou louco para ler essa série, a editora me mandou os 2 primeiros capítulos do primeiro livro o que me fez ficar ainda mais com vontade de ler, beijos :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei o primeiro livro dessa série e depois de ler sua resenha sei que vou adorar mais ainda o segundo...

    livro leve e bom demais para deixar a gente mais feliz!!

    bjsss

    Bianca


    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua resenha essa série eu vou comprar bjs

    ResponderExcluir
  7. Oie amiga
    Essa série está me conquistando cada vez mais.
    Só leio resenha positivas delas e estou muito ansiosa para ler ela.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu quero eu quero eu quero *-*
    Adorei a resenha, e sinceramente não esperava que os livros fossem tão bons. Eu estava meio que fugindo de livros juvenis e só estava lendo por indicação mesmo, mas com certeza vou dá uma chance a essa série.

    Beeeijos (:
    http://literarioecultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Também não conheço o primeiro, talvez tenha lido resenha dele por aqui, rsrs, as meninas estão gostando pelo comentários, se tiver a oportunidade de ler espero gostar também.

    ResponderExcluir
  10. Gostei da resenha livro bacana vou ler .Valeu Nessa

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha, nessa! Gostei bastante de saber que o livro tem um enredo bem adolescente, sendo este em sua forma mais "sincera" possível. Parece bom!
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Mais um livro que vai para a minha lista de desejados :/ rs

    ResponderExcluir