28/05/2013

Resenha: O Pessegueiro - Sarah Addison Allen

Título original: The peach keeper
Gênero: Romance
Páginas: 248
Editora: Planeta
Classificação: 5/5
O livro O Pessegueiro, de Sarah Addison Allen, se passa na  tradicional cidade de Walls of Water, na Carolina do Norte, e nos conta a história de Willa Jackson, uma mulher de 30 anos, descendente de uma família falida e que luta, dia após dia, para esquecer seu passado inconsequente. A família de sua ex-colega de escola, Paxton, os Osgood, estão reformando a Blue Ridge Madam, uma antiga mansão que foi construída pelo trisavô de Willa, e a convidam para a festa de 75 anos do Clube Social Feminino, que ocorrerá neste mesmo local.

Willa fica receosa quanto a aceitar ou não o convite, já que há muito tempo não pertence mais a esse mundo de excentricidades. Porém, durante uma escavação no terreno da Blue Ridge Madam para a retirada de um antigo pessegueiro, uma série de objetos, juntamente com um esqueleto, são encontrados, fazendo com que uma nuvem de mistério paire sobre as famílias Jackson e Osgood. Tal descoberta será a chave para elucidar segredos que envolvem os dois clãs, e mostrará que existem laços inseparáveis, que nem mesmo o tempo e as circunstâncias são capazes de desatar...

"A densa névoa matinal de Walls of Water, comum por conta da proximidade das cataratas, era famosa por si só. Não havia uma única loja na National Street que não vendesse os Potes de Neblina turística, potes de vidro cinzento, para que os visitantes pudessem levar para casa uma lembrança de sua estada. Willa achava que era muito parecido com morar perto do mar. Quando você vê a mesma coisa diariamente, às vezes se pergunta o que tem de mais."
O Pessegueiro é um romance incrível e bem elaborado, que consegue interligar magia com realismo de uma forma envolvente e delicada. Narrado em terceira pessoa, a autora consegue nos transportar para Walls of Water como num passe de mágica, nos deixando completamente absorvidos pela trama e pelos seus personagens,  por sua vez muito bem construídos e intercalados na história, com seus conflitos pessoais e anseios.

O mistério dado ao enredo, no que concerne aos segredos entre as famílias Jackson e Osgood, deu um toque todo especial ao livro, e conseguiu me comover de uma forma impressionante.
"(...) Quando você fica sabendo o segredo de alguém, seus próprios segredos já não estão mais seguros. Ao desencavar um, todos vêm à tona (...)"
Willa se recrimina pelo seu passado rebelde e sente como se fosse uma mácula no seio dos Jackson; uma espécie de ovelha negra da família. Ela abandonou todas as suas características de outrora e agora leva uma vida pacata, como dona de uma loja de artigos esportivos e cafeteria. Porém, não percebe que tudo aquilo do qual não se orgulha de seu passado, é exatamente uma das virtudes que as pessoas enxergam nela. O fato dela ter sido peralta só ressalta para os que a cercam a sua desenvoltura, sinceridade e a forma enérgica e original com a qual encarava a vida. E uma das pessoas que enxergam qualidade onde ela vê defeito é Colin Osgood, irmão gêmeo de Paxton e seu ex-colega de colégio, que parece estar cada dia mais interessado pela moça.

Paxton é perfeccionista ao extremo, e cobra muito de si mesma em tudo o que faz. Ela desempenha todas as funções que sua mãe, Sophia, pede e com maestria, mas no fundo, isso não a faz feliz. Paxton morre de amores pelo seu melhor amigo, Sebastian, a quem acredita, assim como os demais moradores da cidade, que seja gay e isso a corrói por dentro. O medo de arriscar e dar com os burros n' água é algo que a impede bruscamente de declarar sua paixão platônica.

Em suma, O Pessegueiro foi um livro que me encantou. Um romance regado à magia, tal como um conto de fadas, com um toque sutil e delicado. A capa do livro é linda e consegue passar toda a sutileza da história e a diagramação está excelente, com uma revisão caprichada e ilustrações de flores de pêssego no começo de cada capítulo. Amei a narrativa de Sarah Addison Allen, peculiar, doce e suave, e recomendo o livro, com certeza!

45 comentários:

  1. Acho que há tempos quero ler um livro dessa autora, o A Menina Que Perseguiu a Lua (algo assim) e ainda não tive a oportunidade, já que o livro não é tão barato assim, mas após ler sua resenha e ver essa capa lindíssima, acho que outro livro dela entrará para a minha lista. Beijos! - Felipe (A Hora do Livro)

    ResponderExcluir
  2. Que resenha linda! Esse livro me deixou curiosa pela capa e pela sinopse, ele parece ser encantador, e as histórias são instigantes. Quero muito ler para ver toda essa magia e o romance que falaste, e fiquei muito curiosa a respeito de Sebastian, se ele é gay mesmo ou não haaha Espero ler em breve.

    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente, gostaria de dizer que estava com saudade de visitar o seu cantinho. :p

    Bom, já ouvir falar sobre essa autora, coisa pouca, mais ouvi. Pelo que dizem ela escreve bem, porém ainda não tive a oportunidade de ler nenhum de seus livros. Quanto a sinopse, eu gostei. Você conseguiu despertar minha curiosidade e não só isso, fiquei com vontade de ler. Sem contar, com o que a capa desperta, não é mesmo? Além de ser linda, da vontade de abrir e ver o que nos espera lá dentro! (:

    http://exploradoradelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Resenha maravilhosa! Adorei!! Com certeza irei ler mesmo! A capa é linda! E você falou as palavras mágica: conto de fadas! Definitivamente entrou para a lista!

    ResponderExcluir
  5. Resenha linda de mais, Nessa.
    Quero muito ler O Pessegueiro. Parabéns.
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie Nessa
    esse livro parece ser muito bom, adoro esses toques de conto de fada e magia em uma obra, e certamente irei apreciar a leitura.
    ótima resenha
    bjo

    ResponderExcluir
  7. Olá Nessa!
    Nossa me encantei pelo livro.Tanto pela capa dele que é magnifica como pela sua resenha,que me fez adiciona-lo em minha lista de leituras.
    Bom eu adoro romance,e mais ainda quando ele carrega uma magia(hahahaha).
    Então porque não ler,não é!

    Parabéns pela resenha.Ela esta maravilhosa!

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa!

    Nossa, achei este título e capa perfeitos.
    Sua resenha me deixou muito curiosa, gostei demais da temática do livro, parece ser ótimo e gostoso de ler.
    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  9. Fiquei doida assim que vi a Planeta divulgar o lançamento, adoroo os livros da Sarah! Foi amor à primeira lida, com A menina que perseguiu a lua *----* Depois disso virei fã e sempre que tiver algo novo dela vou querer, hahaha
    Só tem uma coisa: achei a sinopse um pouco parecida com Encantos do Jardim, já leu? Me lembra, por isso falei. Mas aposto qualquer coisa que deve ser uma delícia de ler, como os outro livros dela. Mal posso esperar pra ter o meu!
    ;*

    ResponderExcluir
  10. Parabens pela resenha, Vanessa!
    Desde qdo vi essa capa já fiquei super curiosa!
    Tá na lista de desejados

    Bjokas!

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa,

    Como sempre uma bela resenha, gostei de saber que o romance consegue interligar a magia com o realismo, gosto muito das estórias que nos dão e sensação de realidade.

    Bjos
    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  12. Ah, tô superempolgada pra ler esse livro, fui comprar no submarino e acabou.
    Adorei o outro livro dela, Encantos do Jardim.

    ResponderExcluir
  13. Resenha muito boa. Fiquei curiosa em saber o que se passa nessa história que parece ser bem intrigante. Vou ver se posteriormente eu leio este livro, pois realmente me deixou curiosa.

    ResponderExcluir
  14. Adorei a capa e a estoria é bem legal.

    ResponderExcluir
  15. Oie amiga
    Além de a capa ser linda,a história parece ser perfeita.
    Quero muito ler esse livro.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela resenha, nessa!
    A capa do livro é linda, super delicada e muito atrativa.
    Fiquei bem interessada no livro, porque pelo visto a história é muito boa, e a parte em que você disse sobre lembrar contos de fadas me incentivou mais ainda a ler a obra.
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. A capa desse livro é linda, e a história retratada parece bem envolvente e interessante.
    A dica está anotada.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  18. Qndo vc mostrou o lançamento dele, fiquei realmente louca pra ler.
    Adorei a resenha e esse livro é o tipo de estória que eu amo. Meio conto de fadas, com muita magia. #adoro
    Resenha #89 - Beautiful Bastard - Christina Lauren.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Fiquei encantada por essa capa, acho que um dos principais motivos que me levam a comprar vários livros sem necessidade é o fato das capas serem muito bonitas. Sem contar que a estante fica linda, cheia de capas assim né? Adoro história com um pouco de magia e com certeza vou querer ler esse livro! Adorei a resenha amore.

    Tem post novo lá no blog: Resenha - Liberta-me
    Beijinhos.
    @escrevendomundo

    ResponderExcluir
  20. Bela resenha, parabéns! A capa é linda e a história parece ser interessante! Por mais que não tenha lido nada da autora, estou muito curiosa para ler o livro agora

    ResponderExcluir
  21. Também adorei a capa, ela é sutil, encantadora! Julgando o livro pela capa, rs, com certeza seria um livro que eu leria, acho legal quando a capa realmente tem relação com a estória.

    ResponderExcluir
  22. Que capa linda! Obvio isso.
    O melhor é o fato de não ser só isso, do livro também ser lindo pow só tem lido ótimos livros, e eu não.... Tu sabes! shuhuhsush
    Beliscões doloridos!

    ResponderExcluir
  23. Antes de mais nada "que luxo de capa"!
    Estava procurando uma resenha dele, pois na minha última compra fiquei na dúvida se o comprava ou não rsrs acabei não comprando mas na próxima irei me divertir com esqueletos e mistérios \o/ Quero conhecer o jeitinho rebelde de ser de Willa também, obrigada pela resenha viu?!
    Beijos
    Jhey :)
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  24. Qualquer livro dessa autora eu compro de olhos fechados. A narrativa dela é sempre encantadora e mágica.

    ResponderExcluir
  25. Adorei a resenha e estou com mais vontade ainda de ler!! :-)
    Achei a capa lindinha de mais.

    ResponderExcluir
  26. Oie,
    já ouvi falar desse livro e só comentários positivos. Acho que deve ser uma ótima leitura. Amo um bom romance.

    bjos

    ResponderExcluir
  27. Quero muito ler os livros dessa autora mas ainda não tive a oportunidade de compra-los.
    Gostei de ter duas histórias no mesmo livro e com uma pitada de sobrenatural, mais um desejado pra minha lista enorme.
    A capa é tão bonita.

    ResponderExcluir
  28. Adoro a capa desse livro!!!
    E sou doida pra ler A garota perseguiu a lua e quando vi o lançamento desse, fiquei muito interessada!!!

    Adorei sua resenha .......parece ser um romance muito bom!!!!!
    Pretendo lê-lo em breve!

    ResponderExcluir
  29. adorei a resenha e estou louca pra ler o livro!
    adorei o blog, espero que possamos interagir mais ^^

    beijos beijos e bom restinho de semana ;*
    http://manualdosvinte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi Vanessa,
    Gostei da capa e o livro pareceu ser bastante interessante.Fiquei curiosa!
    Bjos

    ResponderExcluir
  31. Lendo a resenha fiquei ainda mais ansiosa pra ler.

    :)

    ResponderExcluir
  32. Boa Tarde Nessa,

    Gostei da sinopse desse livro e pela a sua resenha irei gostar dele com certeza....vai para a listinha...kkk..abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oi , essa é a primeira promoção que estou participando, eu to DOIDA para ler esse livro. Eu sou dessas que às vezes se deixam levar pela capa e nesse caso não tem nem o que falar, né? Ficou maravilhosa! Quando li a sinopse eu senti que seria um livro do qual eu ia gostar, mas li a sua resenha não tive dúvidas. Torcendo para ganhar!!!! :)

    ResponderExcluir
  34. Amiga... não é muito mamão com açucar?? Amo romances , mas gosto de um drama épico na estória se me entende!! enfim... vou ler e depois eu volto pra fala o que achei!!!

    ResponderExcluir
  35. Oi,eu estava louca pra ler este livro,e agora apareceu a oportunidade de tentar a sorte e consegui-lo.Adorei e fiquei encantada com sua resenha.Uma das melhores até agora.Beijos

    ResponderExcluir
  36. Eu me apaixonei pela capa e agora que li sua resenha sei que vou me apaixonar pela história também... romance e magia tem tudo para me agradar.

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Nessa!
    Interessante quando um romance envolve mistério, principalmente entre famílias de uma sociedade. Pode parecer banal, por ser corriqueiro, mas a meu ver é bem interessante.
    Gosto de livros em terceira pessoa porque a visão é geral.
    Muito boa a resenha.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  38. Nossa que legal!Tomara que eu ganhe a promoção,assim leio o livro.
    Ótima resenha!Vc têm talento...
    Beijos:)

    ResponderExcluir
  39. Agora gosto e quero mais ainda o livro, deliciosa resenha! Adoro personagens ricas assim e que a narrativa seja inteligente e bem elaborada, que me conduza nas ideias do autor e me deixe com aquela sensação de q valeu a pena!

    ResponderExcluir
  40. Oiii!!
    Não conhecia a história, mas pela capa do livro percebe-se uma história bem sutil e delicada mesmo!
    Parece uma trama com bastante mistério ^^
    Beeijos

    Elidiane Ferreira

    ResponderExcluir
  41. Adorei a resenha! Não conheço nada da autora, mas pelo o que estou lendo deste livro, ele me parece ser bem interessante. Definitivamente entrou para minha lista (imensa) de próximas leituras.

    ResponderExcluir
  42. Parece ótimo estou louca pra ler esse livro *--*

    ResponderExcluir
  43. Eu já estava com vontade de ler esse livro, agora estou com mais vontade ainda

    ResponderExcluir