26/06/2013

Resenha: A Linhagem - Camila Dornas

Edição: 1
Ano: 2013
Gênero: Romance histórico/sobrenatural
Páginas: 336
Editora: Novo Século
Classificação: 5/5
O livro A Linhagem, de Camila Dornas, se passa na Londres do século XVIII e nos conta a história da jovem Evangeline Bennet. Filha de um poderoso e cruel marquês, Julian, Evangeline possui poderes sobrenaturais e tem o dom de manipular os quatro elementos, porém, precisa manter isso em absoluto sigilo.

O rei é vítima de um atentado provocado por praticantes de magia, e a cidade fica em alvoroço. Após o ocorrido, a Igreja dá ainda mais ênfase à Inquisição, que condena as pessoas acusadas de exercerem bruxaria à morte. Como Evangeline possui dons especiais, precisa mais do que nunca ocultá-los para se manter à salvo.

O seu pai, Julian,  a promete em casamento para Hector, parente do rei, mesmo contra a sua vontade. Nessa época, como é do conhecimento de todos, as mulheres eram totalmente subjugadas e não tinham liberdade de escolha. Seus casamentos eram firmados pelos seus pais e desprovidos de qualquer sentimento pelos cônjuges, e as únicas tarefas que lhe eram impostas eram serem mães e donas de casa. Evangeline sempre foi uma mulher forte e decidida, à frente de seu tempo, e é claro que não quer esse destino para si. Por isso ela luta com unhas e dentes para que esse matrimônio não se concretize. Nesse ínterim, ela acaba por descobrir o amor verdadeiro ao lado de Henry, o cocheiro da sua família. Dono de um olhar azul penetrante e de um corpo muito bem esculpido, ele arrebata o coração de Eva fazendo com que ela vivencie uma intensa e ardente paixão.

Além de lutar pela sua liberdade de escolha, Evangeline se vê envolta em uma rede de mistérios e se empenhará em descobrir quem é o responsável por trás das artimanhas que ameaçam a vida do rei e, com isso, acabará se confrontando com o seu passado, que tanto a persegue.
"Acredito que todos nós somos como vulcões dormentes. Que, a cada novo problema, vamos acumulando pressão até atingir um ponto de colapso e entrar em erupção."

A Linhagem foi um livro que me agradou bastante e que cumpriu as minhas expectativas. Com um romance bem construído, personagens fortes e cativantes, e uma dose proporcional de magia, foi uma leitura muito prazerosa. A minha única ressalva, no entanto, foram acerca de alguns aspectos incrementados à história que não condizem com a época que a mesma se passa, século XVIII. Locais, objetos e algumas formas de expressão não foram coniventes com o período histórico da trama, e alguns leitores mais observadores perceberão isto. No entanto, tais fatores, pelo menos pra mim, não prejudicaram tanto o enredo, visto que a autora, Camila Dornas, o conduziu com maestria e intensidade. Narrado em primeira pessoa pela Evangeline, temos uma história de época sobrenatural, muito bem arquitetada, e com um romance de tirar o fôlego.
"Ter um dom não significa que eu seja uma aberração, meu pai, e sim faz de mim especial."

Evangeline, como disse anteriormente, é uma mulher à frente de seu tempo, forte, impetuosa e dona de uma personalidade firme e marcante. As suas características em uma época em que o sexo feminino era subjugado e obrigado pela sociedade a viver de forma pudica e submissa, foram o que mais me encantaram ao longo da leitura. Ela enfrenta tudo e todos em prol dos seus objetivos, incluindo o seu cruel pai, que muitas vezes utiliza de força bruta, tentando em vão, persuadi-la de seus propósitos. Ele considera o dom da filha uma verdadeira aberração, e ameaça até mesmo matá-la, caso alguém descubra a respeito. Em casa, ela só conta com o apoio de sua dama de companhia, Morgana, que é a única que a entende, e na medida do possível, a defende da fúria de Julian. Sua irmã mais nova, Margaret, e sua madrasta, Eleanor, além de serem insuportáveis e fúteis, são o retrato típico das mulheres do século XVIII, e repudiam o comportamento de Eva.

O romance foi muito bem construído ao longo da história, e as cenas sensuais protagonizadas por Eva e Henry são de tirar o fôlego. O relacionamento dos dois foi conduzido de forma natural, porém intensa e me agradou bastante em virtude desses aspectos. Outro casal que também ganhou o meu afeto foram Genevieve e Albert, amigos de Evangeline. Donos de personalidades cativantes, e por vezes, sarcásticas, se mostraram fiéis escudeiros dos protagonistas e se destacaram bastante na trama.

Em suma, A Linhagem é um ótimo livro, que soube abordar romance e magia de uma forma bem costurada e gostosa e, apesar dos pontos negativos no que concerne a alguns termos que destonam com a época em que se passa a história, conseguiu me agradar bastante. Achei a capa do livro linda, apesar de notar que na história, a Eva tem cabelos dourados, o que não condiz com a característica apresentada na ilustração. A diagramação está favorável, com poucos erros de digitação e fonte em bom tamanho. Recomendo.

23 comentários:

  1. Oi Vanessa ótima resenha fiquei louca para ler o livro.
    Já me encantei pelo casal. Faz alguns meses que não leio romance sobrenatural, vou começar com esse!!!
    Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  2. Oie Tampinha:)
    É uma livro que quero ler, já estava de olho nele assim que vi pela primeira vez, a capa é bonita.
    E o melhor a história é boa, pena que tenha esses pequenos detalhe que não condiz com a época, eu não ligo com isso desde que a estória seja boa, coisa que segundo você é, contido tem algumas pessoas que não gostam, tenho amiga que é leitora e bem observadora creio que pelo fato de ser professora, rsrsrs...
    É só uma pena, por ser uma editora que crescer a cada dia, deveria ter mais cuidado com isso na hora de sua revisar, o outro livro que teve o mesmo erro foi dessa editora também.
    Enfim, pelo menos isso não tirou o brilho do livro, quero ler.
    Beliscões

    ResponderExcluir
  3. Oie amiga
    Parabéns pela resenha, gostei muito.
    Já li o livro é gostei muito.
    Apreciei muito com a história desenvolveu a história, principalmente
    a magia.
    Com os pontos negativos do livro concordo perfeitamente com você,
    todos esses pequenos erros foram o que eu achei lendo o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Para mim é uma estoria bem interessante.Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    já vi várias resenhas desse livro e gostei bastante, mas ainda não tive a chance de ler.
    Os pontos negativos me deixou preocupada, mas acho que leria assim mesmo rs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Hahahaha Vanessa, Vanessa... Nem preciso falar né? Ou preciso? Adorei! Histórico, sobrenatural e romance com cenas segundo vc sensuais de tirar o fôlego? Ah, eu queroooooooooo... Eu já achava essa capa linda! Fiquei no receio por ser nacional e sobrenatural... Mas com a sua resenha me decidi que quero ler!

    ResponderExcluir
  7. oi Vanessa, eu não conhecia o livro nem a autora, porém gosto de de romances históricos e pelo que você conta em sua resenha esse é brilhante, escrito com perfeição! Uma otima dica!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Um livro muito bem falado por ai, só que não me deixou assim tão' instigado a ler. Mesmo pela sua resenha ... acho que de fato, não estou com "vibe" para ler este tipo livro no momento.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  9. Adorei este livro e recomendo a todos e com certeza com essa resenha maravilhosa vcs tambem vão concordar comigo .

    Parabéns Nessa

    ResponderExcluir
  10. Olá Nessa,
    Só leio boas criticas desse livro e acho que gostaria de lê-lo, apesar de não gostar da capa...parabéns pela resenha....abraços.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Nessa, passando para dizer que li e gostei da resenha.
    Parabéns :)

    ResponderExcluir
  12. Oi, nessa!
    Parabéns pela resenha! Tenho parceria com a autora e estou esperando o meu livro chegar. Em breve estarei com ele em mãos, e espero curtir!
    Estou ansiosa.
    Beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Visite!

    ResponderExcluir
  13. Oi Amiga!
    Já li "A Linhagem" e curti muito a leitura, assim como você.
    Percebi que tivemos opiniões bastante parecidas a respeito do livro. Eu gostei muito da Evangeline também. É realmente uma personagem marcante.
    E o romance é intenso mesmo! Hehe
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  14. Romance e magia! aahh, vou gostar.
    estou com esse livro para ler, irei em breve
    adorei a resenha
    e essa capa desse livro é lindaaa

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  15. Adoro um bom livro sobrenatural e ainda por cima A Linhagem é nacional :D Já me ganha com esses dois fatos, só leio elogios a obra e fico cada vez mais e mais curiosa para ler. A protagonista já tem meu respeito por lutar por aquilo que quer mesmo que as mulheres não tenham essa opção (Quero conhecer Henry também cof cof)

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  16. Evangeline parece, sem dúvida, uma personagem de muita personalidade!
    Fico pensando se me identificarei com ela...
    Também é cativante o cenário em que se passa, Londres sec. XVIII
    Ansio por lê-lo...
    http://vanille-vie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Vanessa,
    O livro parece ser bem interessante, gostaria de ler.
    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Olá! Parabéns pela resenha, ficou ótima, estou morrendo de vontade de ler o livro!

    Beijooos

    ResponderExcluir
  19. Resenha bem escrita, nos dando uma boa ideia sobre o enredo do livro, despertando o interesse dos leitores.

    ResponderExcluir
  20. Já me encantou só pela história ser em Londres, e o século...
    Adorei a história...
    Parabéns pela resenha...

    Beijos
    Lylu - http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. A história parece ser bem interessante e eu estou muito curiosa. Por ser sobrenatural, já me ganhou totalmente
    Loondres *--*

    Ótima resenha ;D

    ResponderExcluir
  22. Oi, Vanessa, tudo joia? Menina, estou bem curiosa pra ler A Linhagem, mas ainda não tive a oportunidade. Adorei a sua resenha e só me deixou com mais vontade de conferir!
    Parabéns!

    Dani Vilela.

    ResponderExcluir
  23. To louca por esse livro, parece uma historia interessante, alias amo historias sobrenaturais. rs

    Beijos

    ResponderExcluir