10/06/2013

Resenha: O Futuro de Nós Dois - Jay Asher e Carolyn Mackler

Título original: The Future of Us
Gênero: Literatura juvenil
Páginas: 384
Editora: Galera Record
Classificação: 5/5
O livro O Futuro de Nós Dois, de Jay Asher e Carolyn Mackler se passa no ano de  1996 e nos conta a história dos vizinhos Emma e Josh. Eles sempre foram amigos muito próximos, porém, durante uma sessão de cinema, se distanciaram bastante.

Emma acaba de ganhar um computador de seu pai e está toda eufórica com o presente. Josh aparece em sua casa a mando de seus pais e lhe oferta um CD-ROM da America Online, o qual contém 100 horas de internet grátis para que ela e sua família possam navegar pela rede e criar suas contas de e-mail.

Quando Emma está se cadastrando na AOL para ter acesso ao seu benefício, acaba acessando, automaticamente, a página do Facebook...Porém, o ano é de 1996 e a rede social ainda não havia sido criada... Ela recorre a Josh e, a princípio os dois imaginam que caíram em alguma pegadinha, já que o misterioso site lhes proporciona uma cadeia de perfis - incluindo os deles próprios e de seus amigos e familiares - e se passa dali há quinze anos. Informações sobre família, emprego e estado civil bombam na rede, dentre outras atualizações que vão sendo feitas de acordo com o status de cada perfil.

O futuro apresentado à Emma e Josh não é nada do que eles imaginavam e eles ficam completamente intrigados ao vislumbrá-lo através da tela do computador. Conforme vão atualizando a página, vários detalhes de suas vidas vão se modificando. À medida que tomam conhecimento de como será o seu futuro, Emma e Josh passam a fazer pequenas mudanças no seu presente, interferindo assim no destino, e o resultado apresentado nem sempre é satisfatório...

O Futuro de Nós Dois é um livro muito interessante, que soube trabalhar um tema atual através de um ponto de vista nostálgico. Somos convidados a embarcar ao ano de 1996, onde a internet começava a dar os primeiros passos e não era nem de perto tão popular e funcional como nos dias de hoje. Acompanhar a rotina de Josh e Emma se mostra uma grande aventura e para quem nasceu na década de 80, assim como eu, nos faz recordar muitas coisas vividas em nossa infância e pré-adolescência, de uma maneira mágica e gostosa. O livro é narrado em primeira pessoa por Emma e Josh, de forma intercalada, e nos mostra o boom de acompanhar como será suas vidas num futuro próximo, mais precisamente dali há quinze anos.

Eles se chocam bastante com o que vêem pelas lentes do Facebook. O fato das pessoas utilizar a rede social como uma espécie de "diário virtual" e desabafar seus problemas, angústias e sentimentos os assustam bastante, ao ponto de imaginarem que o futuro não é tão grandioso e bem desenvolvido como esperavam.

"Sempre achei que viagem no tempo devia ser uma coisa tão grandiosa que mudaria a vida da gente. (...) Como Uma Dobra no Tempo ou De Volta Para o Futuro. Mas, aqui, a maior parte das pessoas só se importa com fotos de férias sem graça e com coisas triviais."
Conforme percebem o que o destino lhes reserva, eles tentam alterar algumas coisas do seu presente para modificá-lo. Tais partes me lembraram do filme Efeito Borboleta, no qual o protagonista tinha o dom de voltar no tempo  e tentar ajustar o seu presente/futuro, com a diferença de que Emma e Josh tem acesso ao tempo vindouro através da tela do computador, do Facebook. Nos dois casos, quanto mais os personagens tentam interferir na lei natural da vida, mais se atrapalham e se prejudicam.

Os personagens foram bem construídos, e tem personalidades bastante distintas entre si. Gostei muito deles e de como foram intercalados na história, apesar de, algumas vezes, me irritar um pouquinho com determinadas atitudes de Emma. Apreciei bastante as referências da década de 90 incrustadas na trama, tanto as que se referiam aos seriados (Friends, Um Maluco no Pedaço) como as de bandas (Green Day, Oasis, Dave Matthews Band) e, por um momento, pude sentir como se fosse transportada ao passado remoto, e recordei de muitas coisas boas que me sucederam naquela época, mesmo ainda sendo bastante jovem.

Em suma, O Futuro de Nós Dois nos traz uma temática muito interessante, que nos leva até mesmo a refletir a respeito do nosso cotidiano. Será que toda essa auto-exposição  na internet é saudável? Será que não estamos perdendo um tempo demasiado relatando fatos triviais de nossa vida quando podemos aproveitá-la ao máximo, em toda a sua plenitude? O livro levantou muitos questionamentos consideráveis, e creio que foi exatamente esta a mensagem dos autores ao escrevê-lo.  Achei a capa bem descolada, além de retratar com precisão o teor abordado na obra, e a diagramação está excelente, com fonte em bom tamanho e uma revisão impecável. Recomendo ☺

20 comentários:

  1. Oi, nessa! Parabéns pela resenha, gostei muito.
    Me interessei pela história e por essa questão dos personagens buscarem mudanças no presente com o intuito de mudar o futuro. É bem bacana e atrativo. Acho que gostaria dessa história e acredito também que este livro vá para a minha lista de desejados.
    Friends? Li direito? Amo Friends!
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie Tampinha :)
    Caramba que legal esse livro parece ser, gostei bastante do que li e que doideira isso de sabe o futuro. A lógica e que tentemos mudar nossas ações, o que seria ótimo por um lado, afinal quem não penso em mudar algum ato tira s primeira pedra rsrs mas a verdade é que temos que assumir nossos atos e atitudes e se foram ruins que ela sirva de lição para o futuro.
    Realmente rede social e principalmente o facebook tira muito tempo, e nós expõem muito, por isso desativei o meu, sim tenho sentido saudades de algumas pessoas e pretendo reativar um dia....
    Enfim ja não estou falando nada com nada rsrsrs
    Quero ler esse livro. Beliscões

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    já vi muito o pessoal falando desse livro por ai, mas não tinha parado para ler uma resenha.
    Ele parece ser bem fofo, e bem louco tb, e com isso bem diferente. Eu quero lê-lo!

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa
    Eu tenho que comprar este livro rapido.Já estava curiosa por que eu gostei do titulo e da capa do livro, agora que li sua resenha aumentou mais ainda minha curiosidade.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Tenho visto muitas resenhas positivas deste livro, o assunto é interessante mesmo.
    Quero muito ler.

    Beijos*

    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi vanessa!

    Pois é, só de ler a sua resenha já fiquei aqui pensando, refletindo. E esse livro deve ser maravilhoso. Só de pensar nas coisas daquela época, relembrar, ia ser muito bom. Já vou adicionar aos desejados!

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.net

    ResponderExcluir
  7. Olá,tudo bem?
    Estou com muita vontade ler este livro,vou pedir para alguém me dá de presente de aniversário ;)
    Amei a sua resenha!
    http://pocketlibro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Vi esse livro num perfil de uma amiga e, fiquei bem curiosa com o título.
    Ouvi gente comentando que esse livro é muito bom, parabéns pela resenha.
    Ficou muito boa.
    Esse livro com toda certeza vai pra minha listinha de compras do próximo mês rs.
    Resenha do Leitor #03 - Meu Sangue Aprova, de Amanda Hocking.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa!
    Estou com esse livro aqui na estante, mas ele vai ficar só para o fim desse mês. Tenho outros na frente dele.
    Eu não estou esperando muito dele, mas agora que li sua resenha, quero passar ele na frente dos outros. Haha

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, nessa! Parabéns pela resenha, gostei muito.

    ResponderExcluir
  11. Demorei mais cheguei! Não conhecia o livro! Acho que isso é um tema bem atual e me interessei em ler... Fora que colocam o futuro, no presente, mas tb com o passado envolvido! Adorei! Porque acho que a maioria das pessoas usam redes sociais né e acabam se expondo, muito ou pouco, mas é difícil fazer parte e não argumentar, expor nada intimo né? Gostei da resenha!

    ResponderExcluir
  12. Oi Amiga!
    Não sei se ainda quero ler esse livro. Essa foi a primeira resenha que eu li do livro, mas mesmo assim continuo não muito interessado, apesar de você ter elogiado a história.
    Enfim, gostei da resenha. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  13. Interessante não imaginava que ele fosse assim, até pensei que fosse uma história bobinha, mas mesmo assim ele não me interessou muito. A fila é tão grande de livros que agente desiste de vários pelo caminho.

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bom?
    Nossa, muito legal esse livro, parece muito bom mesmo!
    Sua resenha está perfeita!
    Passando pra te avisar que meu blog, em parceria com a autora FML Pepper e outros 3 blogs, está sorteando um KINDLE!
    Vai perder?
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  15. Eu amei o kit que chegou aqui em casa e depois de ler sua resenha fiquei com mais vontade ainda de ler,parece exatamente o tipo de narrativa que me agrada.

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  16. oi, Nessa =)

    Eu ainda não li esse livro. Há pouco li uma resenha desse mesmo livro em outro blog, e fiquei ainda mais curioso. Interessante essa abordagem com as redes sociais, exposição virtual e tudo mais. ótima resenha =)

    Pedro Almada
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Quero muito ler esse livro, logo que vi já me interessei pela sinopse! Sem contar que a capa é linda... ^^

    ResponderExcluir
  18. Oie amiga
    Parabéns pela resenha.
    Achei a história bem bacana e fiquei super ansiosa para ler.
    Já está na minha lista de desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi :) A cada vez que leio uma resenha sobre o livro fico com a consciência pesada :P é que acho que ainda não aprendi a dividir meu tempo (Não que eu fique postando fotos de férias sem graça e pensamentos triviais como um dos personagens falou ahaha) mas sinto que ainda posso modificar muita coisa...
    Quero muito ler o livro, Jay Asher me conquistou em Os 13 Porquês ^^
    Bjs,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  20. Apesar de não ser muito fã de histórias de amor, este livro me intrigou, ainda mais após a leitura da resenha. Parabéns (:

    ResponderExcluir