21/06/2013

Resenha: O Portal - Eliane Raye

Edição: 1
Ano: 2010
Gênero: Romance
Páginas: 206
Editora: Vermelho Marinho (Usina de Letras)
Classificação: 4/5
O livro O Portal, de Eliane Raye, nos conta a história da jovem Elizabeth Macwood, de 19 anos. Filha de um grande empresário americano, Robert Macwood, Lizzie foi criada em Nova York, mas decidiu acompanhar o pai em um de seus compromissos no Rio de Janeiro. Após uma noite na balada, em companhia do seu amigo italiano Marcello, ela acorda com alguns sinais incrustados em suas costas, e não tem recordação alguma sobre os últimos acontecimentos. Tentando desvendar como tal símbolo foi parar em sua pele, ela acaba embarcando em uma grande aventura, repleta de perigos, lendas e paixões.

Lizzie conta com a companhia dos seus amigos brasileiros, Flávia e Leonardo, para tentar desvendar este mistério que cerca a sua vida. Tudo o que ela sabe a respeito é que tais símbolos são da escrita fenícia e estão relacionados ao seu namorado americano, Steve, que está desaparecido há um bom tempo. As descobertas se mostram cada vez mais intrigantes, e podem, até mesmo, mudar o rumo da História...

O Portal é um romance intrigante, repleto de mistérios e enigmas até a última página. A autora soube incrementar o suspense a trama de uma forma magistral, mexendo até mesmo com a história da humanidade. Narrado em terceira pessoa, acompanhamos as descobertas de Lizzie e seus amigos, e também vivenciamos junto com ela uma grande e intensa paixão. Apesar de toda a magnitude do enredo, a personagem principal deixou um pouco a desejar.

"(...) Certa vez, leu em um livro onde Edward Lorenz afirmava que o simples bater de asas de uma borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e talvez provocar um tufão do outro lado do planeta. Sendo assim, com relação à história do mundo, percebeu que todos estávamos ligados num elo mágico e invisível, e que tudo que acontecia em qualquer lugar do mundo afetaria de alguma maneira todas as pessoas na terra. Éramos tripulantes da mesma nave."
A trama foi muito bem construída, e conta com momentos eletrizantes. Acompanhamos não só as aventuras de Lizzie como também, um pouco da história de seu pai, que me sensibilizou bastante. O pano de fundo é magnífico, nos detalhando belos cenários e cartões-postais do Rio de Janeiro e de Nova York. A autora trabalhou em cima das lendas que cercam a Pedra da Gávea, um dos pontos turísticos carioca, e construiu uma história inteligente e bem alicerçada, de prender o fôlego.

Lizzie do dia para a noite tem a sua vida transformada. Aparece com uma marca de origem estranha arraigada em suas costas, e não se recorda nem ao menos de onde estava quando tudo aconteceu. Buscando pistas que a levem a descobrir o ocorrido, acaba se deparando com Flávia e Leonardo, que se mostram dois companheiros fiéis e muito solícitos. Leo, por sua vez, adquire uma extrema importância em sua vida. Entendo que Lizzie é bombardeada de emoções e mistérios numa dose cavalar em menos de 24 horas, porém, achei algumas de suas atitudes irritantes. Ela fica se sentindo vulnerável a maior parte do tempo e chorando constantemente, e confesso que isso não me agradou. Esperava que ela tivesse mais compostura e firmeza ao longo da história, que por si só é eletrizante.

Em suma, O Portal é um romance bem construído, cheio de mistérios e enigmas, e que com certeza será bem-visto pelos leitores mais curiosos, assim como eu. Apesar da protagonista não ter me agradado tanto ao longo da trama,  tal fato não chega a tirar o brilho da história, por sua vez, muito bem elaborada. Gostei da capa, que tem tudo a ver com o tema abordado, e a diagramação está favorável, com pouquíssimos erros de digitação, fonte em bom tamanho e gravuras de borboletas no começo de cada capítulo. Recomendo.

Booktrailer de O Portal:




25 comentários:

  1. Nessa, esse é um livro que eu quero ler um dia. Tenho curiosidade e parece realmente um bom tema. Pela sua nota no skoob o livro é maravilhoso, e mesmo se a personagem não me agradar e o enredo sim...vou gostar.
    Beijinhos noc oração.


    Tem novidade do meu segundo livro lá no blog: http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, nessa!
    Parabéns pela resenha! Gostei bastante.
    Fiquei bem curiosa para ler O Portal, livro este que conheci quando entrei no Skoob.
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Nessa.

    Aí eu quero ler, pois fiquei curiosa ao chegar ao final da leitura da sua resenha.Além de romance, também gosto de histórias com mistérios e enigmas!

    Beijos e Até o próximo post!
    Lu Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha ouvido falar desse livro,mas não imaginava um romance...

    apesar de você não ter gostado muito da protagonista,acho que vale a leitura...

    gostei da resenha Nessa!!

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha! Gosto deste tipo delivro, então com certeza fiquei curiosa para ler. Mas ando em outra vibe... Mais ligada em romances históricos e contemporâneos tb, sem sobrenatural... Então darei um tempo para ler...

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha...além de romance, também gosto de histórias com mistérios e esse livro faz parte de estilo adorei.bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa*

    Faz tempo que tenho curiosidade em ler este livro, ele me deixa intrigada. Assim que tiver oportunidade o lerei.

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  8. Oii! :)
    Não conhecia esse livro ainda, mas gostei muito da sua resenha e me deixou bastante curiosa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nessa!
    Achei o livro bem intrigante e interessante, carregado de enigmas, mistérios e muito suspense. Se é bem construído o romance como diz, vale a pena mesmo uma leitura, é do tipo que gosto, valeu a resenha.

    Ah! Que alegria receber sua visita no blog. Agradeço de todo coração e espero que volte sempre que desejar!
    Obrigada!
    Desejo um FINAL DE semana cheio de bençãos e muita iluminação!
    Blogueiras Unidas 1275!
    Paz, amor e muita luz!
    cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  10. Oi esse livro deve ser muito bom....
    Estou louca para ler ele!
    BJs, me segue por favor?
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/06/anjo-de-quatro-patas.html

    ResponderExcluir
  11. Oi, é legal conhecer novos livros, esse eu nunca tinha ouvido falar.
    Gosto de romances misteriosos.

    P.S: Estou seguindo. Passa lá no meu? =)

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa, esta foi a primeira resenha que leio, já namoro este livro a um tempo.. gostei, adoro enigmas e surpresas..
    Espero que se eu ler eu goste da protagonista..
    Adorei

    beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie amiga
    Já conhecia esse livro, mas não sabia muito sobre a história.
    Eu gostei da proposta do livro, mas uma pena que a protagonista foi um pouco irritante.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oii!!
    É ruim quando um personagem não nos agrada,mas a história em si parece ser ótima cheia de mistério! Gosto desse tipo de leitura! ^^
    Beeijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  15. Oie,
    ja tinha visto a capa por ai, mas não tinha lido uma resenha.
    Não sei se leria... Personagens irritantes acho que são normais, mas tem que ter outros personagens que compensem rsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Nessa,

    Li e resenhei esse livro no blog e gostei bastante, também li o primeiro capítulo da continuação e estou bem curioso....parabéns pela resenha...abraços.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Nessa, gostei bastante da resenha do livro não sabia muita coisa sobre ele apesar de ter visto a capa por ai, gosto muitos de livros com mistérios e enigmas, vamos ver o que a leitura me reserva.

    ResponderExcluir
  18. Nossa esse eu ainda não conhecia!!
    Adorei a resenha e já vou procurar para comprar :-)
    Bjss bjss

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia esse livro
    E gostei bastante da resenha
    Mas esse não é o tipo de leitura que me chama atenção agora

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Li ele ano passado e gostei bastante, me lembro que o único porém foi o final, eu achei muito apressado (E a menina até que não me desagradou tanto). Um bom livro nacional :)

    Beijos
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  21. Adicionado a minha lista de vou ler :)

    ResponderExcluir
  22. Oi Amiga!
    Ai, a protagonista parece ser bem irritante! Assim como você, não gosto de protagonistas vulneráveis demais. Isso me incomoda.
    Exceto a personagem principal, a história parece ser interessante e intrigante. Alguns pontos que você citou me deixaram curioso. Espero ter a oportunidade de ler este livro algum dia.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Nessa,
    Não conhecia e me interessei, vou pesquisá-lo mais e quem ler um dia ^^
    Parabéns pela resenha
    Brubs

    ResponderExcluir
  24. Oie Nessa
    falou em mistério e enigma, falou minha lingua rs
    estou louca para ler. Bjos

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pela resenha, eu não conhecia o livro, a pesar do enredo parecer interessante não chamou muito a minha atenção.

    Bjs

    Amanda Nery

    leituraentreamigas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir