17/06/2013

Resenha: Sabor de Sangue e Chocolate - Helena Gomes

Edição: 1
Ano: 2011
Gênero: Literatura fantástica
Páginas: 280
Editora: Escrita Fina
Classificação: 5/5
O livro Sabor de Sangue e Chocolate, de Helena Gomes, nos conta a história do adolescente Alex, de 17 anos. Apesar de ser constantemente rejeitado pela mãe, a vida de Alex é normal e bem típica dos jovens de sua idade. Porém, quando acontece um assalto na porta da escola, e o garoto se joga na frente do irmão mais novo, Gabriel, para protegê-lo, ocorre algo aterrorizante. Uma estranha e súbita sede de sangue se apossa dele.

Tal problema se agrava ainda mais quando a mãe de Alex o obriga a viajar com o motorista da família, Brandão, para o município de Nova Guanaja, no interior do Rio Grande do Sul. Brandão tem um forte apreço pelo rapaz e se compadece muito com a forma de tratamento que ele recebe por parte da mãe. Em Nova Guanaja, Alex fica hospedado na casa da ex-esposa do motorista, Miranda, uma chocolateira de prestígio pela cidade.

O ritmo aparentemente bucólico da cidade dá lugar a uma série de assassinatos macabros. Um rapaz foi decapitado e uma garota teve todo o sangue de seu corpo extraído. E isso é apenas o começo das mortes pelo local...

"(...) O medo foi se tornando mais forte; transformou-se em terror quando sombras estranhas brotaram do caldeirão de ferro e ganharam volume e estatura de quatro homens grandes e poderosos. No mesmo instante, uma energia pesada, quase irrespirável, dominou a clareira. Trazia o mesmo cheiro de sangue e morte que Alex farejara antes, ao se aproximar do quarto de Claudia no hospital."
Alex conta com uma secreta proteção angelical, mas isso não impede que o garoto corra perigos. Ele terá que enfrentar a fúria e ambição desenfreada de uma bruxa que enxerga nele um forte oponente ao seu propósito, além de criaturas sobrenaturais terríveis que espalham morte e destruição por onde passam...

Sabor de Sangue e Chocolate foi um livro que correspondeu perfeitamente as minhas expectativas. Gostei muito da trama sobrenatural e repleta de mistérios criada por Helena Gomes, que prendeu a minha atenção do início ao fim. Narrado em terceira pessoa de uma forma concisa e clara, acompanhamos uma história bem escrita e envolvente, que nos surpreende capítulo após capítulo.

Alex é um personagem intrigante. Aparentemente, ele é um adolescente normal, que não entende o porque de ser tão menosprezado pela mãe, Anabel. Ela não disfarça o quanto despreza o rapaz e prefere o caçula em vista dele, mesmo sem alegar os seus motivos. Após levar um tiro de raspão para proteger seu irmão, Alex sente uma sede avassaladora por sangue emergir de seu interior e se aterroriza. Em Nova Guanaja, ele fica ainda mais assustado com a série de crimes que paira pelo local e se assombra ao perceber a existência de figuras sobrenaturais que até então julgava serem ficcionais, como bruxas, anjos, íncubos, entre outros. Ele percebe que a neta de Brandão, Claudia, não é nem um pouco confiável e que não tem limites para concretizar seus objetivos, usando até mesmo de magia e afins para isso.

A cidade corre um imenso perigo, e várias vidas são ceifadas. Tal situação aguça toda a coragem e destreza de Alex para desvendar o mistério, mesmo se mostrando uma tarefa árdua e mortal. Ele encontra em Indiana, uma das funcionárias de Miranda, uma amiga inestimável, que aos poucos, vai lhe despertando outros sentimentos...

"O beijo surgiu após o alimento, como os dois ansiavam. E tinha sabor de sangue e chocolate."

Em suma, Sabor de Sangue e Chocolate é um livro interessante, que nos apresenta uma história muito bem escrita, repleta de elementos mágicos e sobrenaturais, encaixados na trama de forma magistral. Os personagens também foram muito bem construídos e intercalados ao longo do contexto, com uma vazão minuciosa as suas peculiaridades. Gostei da capa e amei a diagramação do livro, com fonte em bom tamanho, revisão impecável e páginas confeccionadas por um material de qualidade, se assemelhando um pouco a papel cartão. Recomendo ☺

16 comentários:

  1. Todos os livros da Helena são bem construídos mas me incomoda tanto quando a narrativa se passa no Brasil, é difícil unir sobrenatural com ambientação brasileira. kkkkk é sou louca pode ter certeza disso kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    nossa eu não conhecia o livro, mas não sei se conseguiria ler, esse conflito de famílias já me cansou :(

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Não conhecia o livro e é primeira resenha que leio dele. Achei interessante a temática, mas gostei mesmo foi da capa.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa
    Adoro livro sobrenaturais.Eu já tinha lido um pequeno comentário sobre ele mas detalhado como vc deixou não.Ate coloquei na minha lista, pois fiquei muito interessada no livro.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa então, eu não curti esse livro da Helena Gomes porque achei que faltou aos personagens desenvolvimento, mas como opinião é opinião nada melhor do que cada um ler o livro e tirar as próprias conclusões.
    Enfim, também escrevi uma resenha para Sabor de Sangue e Chocolate, caso você queria dar uma conferida, abaixo, segue o link.
    Valeu e beijocas :)

    http://conformealetra.blogspot.com.br/2012/04/resenha-sabor-de-sangue-e-chocolate.html

    ResponderExcluir
  6. Parece beeeeeeeeeeeeeem interessante.
    O nome em si, a resenha então, me aguçou mais ainda.
    Quero ler :)

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha Van! Não conhecia o livro, mas claro que faz muito meu estilo, adoro romances sobrenaturais e fantásticos! E ele parece bem fofo. E o fato de ser nacional dá mais vontade ainda de ler quando é bem escrito! Adorei!

    ResponderExcluir
  8. Oie.
    Já digo não gostei desse nome, que coisa!
    mas, gostei da resenha, de sabe que o livro é bem escrito e que ele prende na leitura, confesso que estou um pouco saturada no sobrenatural, terminei de ler um ontem, vou até pegar um romance de banca tá na hora de ler um água com açúcar, que amo, rsrs, ^^
    Mas, se tiver a oportunidade irei ler esse sim!
    belisões

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    nossa eu não conhecia o livro a história é muito boa acho que dar uma chance para ele bjs.

    ResponderExcluir
  10. Separei este livro para do Desafio Literário deste ano. Sou fã da autora e estou na maior expectativa.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Olá Nessa,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog....achei interessante, mas a capa mais ou menos...parabéns pela resenha...abraços.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Gostei do livro logo de cara. Não seie explicar bem o porquê, mas gostei muito da capa e do título.
    Estou meio que correndo de protagonsitas femininas, gosto de sobrenatural misturado a romance, e mais ainda quando o autor sabe o que tá fazendo e não deixa essa junção e o desenvolvimento dela forçados, então acho que Sabor de Sangue e Chocolate é mesmo uma boa pedida.
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oie amiga
    Parabéns pela resenha.
    Eu já tive a oportunidade de ler um outro livro da Helena Gomes em parceria com a Rosana Rios - Sangue de Lobo - é amei.Amei,amei.
    Por isso , estou muito ansiosa em ler Sabor de Sangue e Chocolate.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, nessa!
    Parabéns pela resenha! Não conhecia o livro, e me interessei muito por ele, após ler as suas impressões. Parece realmente muito bom, ainda mais com o fator dos seres sobrenaturais.
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Já conhecia o livro e seu enredo, e já está na minha lista de desejados :) É nacional \o/ Uma das minhas paixões e ainda por cima toda resenha que leio dele é bem empolgada, pra quê melhor?? Só me falta comprar ou ganhar kkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Eu estou morrendo de vontade de ler esse livro

    ResponderExcluir