09/07/2013

Resenha: Estação Jugular - Allan Pitz

Edição: 1
Ano: 2011
Gênero: Romance
Páginas: 98
Editora: Desfecho Romances (Multifoco)
Classificação: 4/5
O livro Estação Jugular, de Allan Pitz, se inicia em um ritmo bem frenético e misterioso. Conhecemos Franz, um técnico de informática que está fugindo de algo, mas não sabe exatamente do que, e não faz ideia de qual será o seu destino. Em meio a uma estrada desértica, ele embarca em um ônibus sem itinerário, com um motorista deveras desconhecido, e aparentemente, nada simpático.

Durante esta viagem misteriosa e sem rumo algum, vamos conhecendo um pouco mais sobre o motorista e o passageiro, e o que esperávamos ser mera ficção, vai se transformando em nada mais do que traços da nossa realidade. O percurso percorrido por ambos se mostra uma verdadeira descoberta no aspecto humano e espiritual.

"(...) A vida é basicamente isso: um livro misterioso onde escrevemos páginas a cada dia vivo, e depois de poucos anos como matéria sólida, confusos na superfície de uma grande civilização, viveremos milhares de anos em resgate, redenção, buscando ser uma energia restaurada e amplificada de nós, erguida sobre as experiências do tempo em que estivemos na grande criação. O grande laboratório. Para depois seguirmos no rumo de outras civilizações."
 Estação Jugular é um livro inteligente e muito reflexivo. Construído basicamente sob metáforas, podemos afirmar que a viagem ficcional vivida pelos protagonistas nada mais é do que o percurso - ora suave, ora árduo - traçado pela humanidade ao longo dos anos. Empregando uma certa dose de dramaticidade ao enredo, o autor soube compor uma trama heterogênea e deveras, reveladora, enaltecendo os verdadeiros valores da vida que, em muitos momentos, passam despercebidos por nós, sendo subjugados na nossa caminhada. Narrado em primeira pessoa por Franz, nos surpreendemos com as suas descobertas e também com fatos ocorridos no seu cotidiano, que se tornam o ponto de partida desta sua trajetória.

A narrativa de Allan Pitz é poética e ao mesmo tempo, surreal. A história consegue nos impactar de uma forma intensa, conforme vai se deslanchando, e o final é extremamente surpreendente. Uma leitura cabeça, empolgante e repleta de sensações.

Em suma, Estação Jugular foi um livro que me impressionou e me fez refletir sobre vários ângulos da vida, tamanha a dimensão de seu enredo. A narrativa é intensa e fluída, e conclui a leitura em poucas horas. A capa retrata bem o teor do livro, com um panorama vasto, dando a sensação de infinito. A diagramação está excelente, com uma revisão de qualidade, fonte em bom tamanho e frases de personalidades célebres em quase todos os capítulos. Recomendo ☺

23 comentários:

  1. Não conhecia esse livro e sua resenha me deixou intrigada, ele não parece o tipo de livro que eu escolheria para ler, mas parece ter boas palavras para refletir e gosto de livros que nos fazer pensar na vida de uma forma diferente do que vemos no dia-a-dia.

    Abraços, Raquel.
    Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  2. Olá Nessa como sempre suas resenhas arrebentam com a nossa curiosidade ,eu adoro este estilo de história.Eu já li este livro e não tive o mesmo ponto de vista como o seu e que me fez ter vontade de ler o mesmo novamente conforme as suas palavras Estação Jugular é um livro inteligente e muito reflexivo.

    ResponderExcluir
  3. Já tinha lido alguns comentários do livro, mas depois de ler a resenha fiquei bem interessada, estou querendo leituras diferentes, e essa é uma grande opção.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da tua visão sobre o livro,parece o livro que eu gostaria de ler,conheço o autor e quero conhecer o trabalho dele.

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Pela capa pensei que fosse um livro de suspense, mas gostei de saber que é um romance e parece ser bem interessante. A leitura dele deve ser muito rápida, pois ele é bem curtinho (98 páginas)
    Parabéns pela resenha, ficou ótima e me deixou com vontade de ler o livro ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  6. Oie Nessa
    estou vivendo um período de amar "leituras cabeças" e este seria uma ótima pedida.
    Ainda não conhecia o livro e o autor, mas sua resenha sucinta exaltando os pontos que mais chamaram atenção, me deixaram com vontade de lê-lo.
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa, tudo bem?
    Eu não acho que esse livro seria um livro para mim sabe? Eu achei a história interessante, mas no momento eu estou para romances mais bobinhos haha. Adorei a resenha.

    beijos, Lu
    www.lendoaoluar.com

    ResponderExcluir
  8. Olá,querida!
    Eu não conhecia o livro,eu não conhecia o autor e muito menos a obra,mas a sua resenha me deixou curiosa.
    Bjs!
    http://pocketlibro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro
    Mas parece ser interessante
    Mas não leria agora

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oie!

    Ainda não tinha visto o livro, mas pelo que vi na sua resenha o livro parece ser interessante. Apesar que não faz muito meu estilo.

    Beijos*

    ResponderExcluir


  11. Adorei o seu blog querida, tudo muito bem feito por aqui,ótimas resenhas, posts e fotos.
    Adoro ler posts com esse assunto.

    Tenha certeza que irei indicar o seu blog para as minhas leitoras e amigas.

    Também sou blogueira do Não Vivo Sem Esmaltes, um blog que fala sobre maquiagem, perfumes, cosméticos e tendências.

    JÁ ESTOU SUPER SEGUINDO AQUI, SE VOCÊ QUISER VISITAR E SEGUIR O MEU BLOG TAMBÉM:

    BEIJOOOS


    WWW.NAOVIVOSEMESMALTES.COM

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha, quero muito leeeeeeeer
    seu blog é um amor, adorei!
    beijos
    diario-demim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oie Tampinha, olha quem apareceu aqui |õ| rsrs
    então li a resenha, gostei das tuas palavras, mas além de ser um gênero que eu não sou muito chegada o livro não me interessou ( surreal, metafora, ficcional.. oO ), porém como sou uma leitora se o tiver em mão claro que leria, até mesmo para sabe se minha impressão estava errada ou não rs
    beliscões

    ResponderExcluir
  14. Oi Amiga!
    Parabéns pela resenha!
    Não sei se leria esse livro no momento. Ele não me deixou curioso e nem me interessou, mas pelo o que você citou, parece ser um bom livro.
    Caso tenha oportunidade, lerei e espero gostar assim como você. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  15. Oie Nessa =)

    Eu acabei de ler um livro que me fez refletir bastante. Eu sempre fico na dúvida se isso é bom ou ruim rs...

    Pela sua resenha ele me pareceu um livro um pouco triste demais para o meu gosto ... interessante mais triste.

    Ótima resenha!

    beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  16. Nessa, não conhecia o livro assim como o Leandro não foi um livro que me cativou em primeiro momento, talvez seja um livro pra daqui uns meses
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Van!!
    *-*
    Eu não conhecia esse livro apesar de ter lido "A morte do cozinheiro", do Allan! Não gostei muito, talvez por não ter entendido a proposta dele com o livro. Mas esse parece bem bacana!
    Ainda não é o meu foco literário mas quem sabe um dia? ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi, nessa! Não conhecia o livro, mas já ouvi falar do autor. Pude perceber que a leitura te deixou refletindo bastante e acho isso bacana. Achei a dica interessante! Parabéns pela resenha!
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oie amiga
    Não conhecia esse livro, mas me pareceu bem interessante.
    Gostei da proposta dele e vou ler em breve;
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Fiquei curiosa para saber o motivo da fuga, eu não sei se entraria em um ônibus que tenha só o motorista e ainda por cima mal encarado ahahahaha brincadeira a parte eu gostei de conhecer o livro. E como você adorou a escrita do autor, preciso ler e vê se gosto também.

    Beijos
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  21. Você faz ótimas resenhas, viu?
    Esta também ficou maravilhosa!
    ADOREI!!!

    ResponderExcluir
  22. OLá Nessa,

    Não conhecia esse livro e pela sinopse e pela sua resenha fiquei interessado....boa dica...abraços.



    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Adorei essa resenha! Esse eu não conhecia, mas fiquei mega interessada!!! Livros que nos fazem refletir e com temas um pouco diferentes fazem meu estilo, vou ter de adquirir!

    ResponderExcluir