22/07/2013

Resenha: Minhas Lembranças - Juliana Ferreira

Edição: 1
Ano: 2011
Gênero: Romance
Páginas: 154
Editora: Lexia
Classificação: 3,5/5
O livro Minhas Lembranças, de Juliana Ferreira, nos conta a história de Ônix, uma jovem que acabou de perder os pais em um acidente automobilístico na Dinamarca. Melancólica e triste, ela se culpa por não ter sido uma filha melhor para eles.

Assim que tomam conhecimento do ocorrido, os seus tios Joanne e Josh a convidam para morar com eles no interior de Londres. Por mais que Ônix esteja receosa, ela aceita a proposta, afinal, a vida continua.


Chegando em Londres, ela se reencontra com seu amigo de infância, Calebe, e se encanta pelo rapaz. Calebe consegue fazer com que Ônix esqueça da sua própria dor e vivencie momentos mágicos e especiais.

Porém, nem tudo é perfeito e Calebe também tem os seus próprios problemas. Apesar de não revelá-los, percebe-se que são graves e lhe causam uma profunda dor. Somente o amor que um sente pelo outro pode confortá-los e suplantar as mazelas de suas almas...

Minhas Lembranças é um romance doce, singelo e delicado. Os protagonistas se reencontram em momentos cruciais de suas vidas e descobrem um sentimento intenso e avassalador, que se mostra mais forte do que tudo. Porém, o que atrapalhou a história foi a sua narrativa, que não foi tão bem conduzida. O excesso de detalhes na construção da história, e a repetição excessiva das mesmas palavras em um único parágrafo tiraram um pouco do brilho de seu enredo.

Narrado em primeira pessoa por Ônix, acompanhamos toda a sua dor e melancolia ao se tornar órfã, e também o amadurecimento que isso lhe desencadeou. Ela aprendeu - da pior forma possível - a dar mais valor para as pessoas que lhe são especiais e viver a vida em toda a sua plenitude, sem medo de ser feliz.
" (...) Não culpo Deus por ter me feito viver essas perdas, nem pergunto 'Por que eu?', simplesmente vivo. E sei que no final só nos restarão lembranças."
Calebe surge na trama de uma forma bem misteriosa e com o decorrer da leitura conhecemos um pouco mais sobre ele. Gostei muito de suas atitudes e do seu modo de encarar a vida. Ele é muito espontâneo e meigo, e logo ganha o coração da protagonista.

Em suma, Minhas Lembranças é um lindo romance, que nos lembra -e muito - o estilo de escrita do Nicholas Sparks. Me emocionei bastante com o livro, sobretudo com o seu final. O que me incomodou foi a construção da narrativa e a demasia de características, que acabaram por poluir a trama. A capa é bem singela e traz todo aquele clima de recordação. Infelizmente, a editora pecou bastante na revisão da obra, com diversos erros ortográficos e de concordância verbal, mostrando que não teve o cuidado necessário ao publicar o livro da autora. Gostei da história, apesar das minhas ressalvas, e não deixo de recomendá-la =)

13 comentários:

  1. Não conhecia essa obra, mas a história me deixou curiosa por ser simples e por ser um romance doce. A menção do Nicholas Sparks me deu ainda mais curiosidade. Deve ser uma ótima leitura, tirando os errinhos que incomodam sim.

    Abraços, Raquel.
    Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto dos livros do titio Nicholas então devo gostar desse livro,claro que os elementos que você ressaltou negativamente as vezes deixam a leitura enfadonha,mas no fim vale a pena...

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa,
    Como sou fã Nicholas acredito que vou amar esse livro. Uma pena uqe o livro e cheio desses detalhes e a editora pecou nessa revisão..
    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com.br/2013/07/minha-opiniao-lua-de-mel.html

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Nessa,

    Não conhecia o livro, mas a resenha me deixou curioso....boa dica...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Ainda não tinha visto o livro, mas parece ser bom.
    Você o comparou com o Nicolas, fiquei curiosa.
    Eu gostei da capa.

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse eu passo... Ainda mais com erros de revisão... Eu gosto de Sparks... Gosto de livro desse tipo, mas estou em outro momento... Digamos que estou fujindo um pouco de livros melancólicos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Amiga!
    Tenho vontade de ler esse livro, apesar de você ter falado que a narrativa não flui. Acredito que os autores deviam ficar mais atentos com esses excessos de descrições. São sem necessidade quase sempre.
    É uma pena que a editora não tenha feito uma revisão decente. Acho isso essencial. :/
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Adoro suas resenhas Nessa, pois sempre traz sinceridade nas palavras sempre bem colocadas e que nos faz refletir sobre as historias dos livros. bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, nessa!
    Não conhecia o livro, mas pude perceber que ele é bem interessante. Fiquei com vontade de ler.
    Parabéns pela resenha!
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oie Nessa
    eu li o livro e minha opinião foi bem parecida com a sua. Tmb achei um pecado aquela revisão, tinha muitos erros, e frases desconexas, mas a história é muito boa.
    bjos

    ResponderExcluir
  11. nessa não conhecia o livro, acho que ia gostar de ler, pena que a revisão peca, pois não tem nada pior do que livro com erros :/

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Sparkisson?!?!?!?!? Nãooooooooooo kkkkkk Sem brincadeira mesmo falando que lembra o dito cujo, gostei muito da história do livro. Culpa da tua resenha.

    ResponderExcluir
  13. Oie amiga
    Parabéns pela resenha.
    Apesar dos erros ortográficos que foi uma pena, eu quero ainda
    ler esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir