15/07/2013

Resenha: Os Segredos de Landara - Bruna Camporezi

Edição: 1
Ano: 2013
Gênero: Fantasia
Páginas: 440
Editora: Novo Século
Classificação: 3,5/5
O livro Os Segredos de Landara, de Bruna Camporezi, se inicia em um cenário estranho, quase que surreal. A protagonista da história acorda em um local sujo e diferente, e percebe que está dentro de uma prisão. Ela não se recorda do próprio nome e percebe que está mais perdida do que nunca. Tentando desvendar sua identidade e o modo como foi parar ali, ela faz amizade com um dos encarcerados do local, o pirata James, que parece conhecê-la muito bem.

Logo a garota descobre que está em Landara, uma ilha mágica que abriga seres fantásticos, dentre outras criaturas incríveis, incluindo os Homeáras, Mitceáras e Nínfilas. Para descobrir como foi parar ali, ela precisa encontrar o cientista Klaus Leone, responsável por uma descoberta sem precedentes e que, de algum modo, contribuiu para que a moça fosse aprisionada pelo vilão Patrick. Para isso, ela conta com a ajuda de James e também de Thomas - uma espécie de metamorfo, que possui o dom de se transformar nos mais variados corpos - dentre outros companheiros que conhece ao longo de sua jornada, e acaba por descobrir a paixão ao lado de um deles.

Conforme vai avançando em sua caminhada, a garota descobre fatos de seu passado, além de adentrar cada vez mais no universo de Landara. Ela passa por situações que fogem completamente do convencional e embarca em uma aventura cheia de fantasia e magia, descortinando novos horizontes e vivendo situações que nunca imaginou serem reais.

Os Segredos de Landara é o primeiro volume de uma trilogia que mistura suspense e fantasia de uma forma bem criativa e que nos revela o quanto a autora é talentosa. Bruna conseguiu criar um reino mágico repleto de elementos sobrenaturais, bem heterogêneos entre si, e que chamam a atenção desde o primeiro instante em que surgem na história. Porém, achei o começo do livro um pouco lento e me incomodei com a narrativa que oscila entre infantil e adulta na maior parte do tempo. Narrado em primeira pessoa pela "protagonista sem nome" temos clara noção do que ela está enfrentando, além de acompanhar os seus anseios e os seus momentos de coragem, que foi um ponto bem positivo no decorrer do enredo.
"Não sei o que esperar daqui para frente. Sinceramente não sei. Pelo que entendi, sou apenas um peão no meio de dois reis. Um peão inútil que nem sabe seus poderes... Se é que eu realmente tenha algum (...)"
A protagonista da história, mesmo não se recordando nem ao menos de seu nome e sem saber como foi parar em um local tão surreal, se mostra muito corajosa. Admirei muito seu senso de justiça e sua bondade nata. Ela pensa em todo mundo, e faz o possível para proteger os seus amigos, características essas que me ganharam desde o início da trama.

Gostei muito do James também. Ele tem um senso de humor incrível e suas tiradas sarcásticas me divertiram bastante durante a leitura. Achei o Thomas meio que recluso, e não simpatizei muito com ele e com as suas atitudes. Dylin, o doce pitélis que foi ofertado a protagonista e que acaba criando uma ligação mais do que especial com ela, me encantou demais! Pensem numa criaturinha fofinha, delicada e cheia de amor pra dar? Impossível não se apaixonar por ele!

Em suma, gostei muito de Os Segredos de Landara, mas creio que se a narrativa fosse um pouco mais conduzida e centrada, o livro seria bem melhor. A autora mostrou que tem potencial de sobra e que esbanja de uma mente muito criativa, e acredito que nos próximos livros da trilogia, teremos uma linguagem mais caracterizada. Achei a capa do livro muito bonita e a diagramação está favorável. A revisão deixou passar alguns errinhos ortográficos e de concordância verbal, mas nada que atrapalhe a leitura. Vale a pena conferir =)

24 comentários:

  1. Não conhecia o livro mas gostei do enrendo, parece ser uma história bem original. Pena que seja uma trilogia, o que me desanima de ler. Ótima resenha!

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. Hummm estou tão parada com a leitura nacional, que devo voltar em breve, gostei do contexto do livro. Muito interessante!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oie!

    Gostei muito da temática do livro, parece ser bom.
    Essa capa é instigante.

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Ainda não conhecia esse livro, mas parece ser bem interessante. A capa é bem bonita mesmo. Gostei. Boa resenha.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  5. Oi Vanessa,
    Estou precisando dar mais atenção a livros nacionais. Muitos autores estão parecendo com trabalhos bastante elogiados e bons.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um livro legal Vanessa, não o conhecia ainda. Gostei de sua resenha :)

    Beijos, www.rayramii.com

    ResponderExcluir
  7. Ótima resenha, me deixou bastante interessada em procurar saber mais um pouco do trabalho da autora e ler o livro. Já vai para minha lista de leitura nesses férias! ^^

    xx
    Gabee
    Hangover at 16 - hangoverat16.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nessa que loucura seria vc acordar em um lugar desconhecido, sem nem lembrar quem vc é ou como foi parar lá! acho que ia enlouquecer!!!!
    gostei da sua sinceridade ao conduzir a historia, apontando seus pontos positivos como a criatividade da autora que é inegavel, mas tambem aquilo que ela precisa melhorar, agora é só esperar a continuação!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu já li algumas resenhas sobre esse livro e a sua foi a mais sincera,tenho vontade de ler para poder conhecer a mente criativa da autora.

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  10. gostei da resenha, o livro deve ser muito bom
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Oii!
    Nunca tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, mas o gênero da leitura faz o meu estilo! ^^
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  12. Olha só...mais um obra nacional vou adquirir bacana a história e parabéns pela resenha Nessa Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Oie amiga
    Já li o livro é gostei muito.
    Como você não gostei muito de Thomas não. Achei ele muito chato.
    Agora quero ler a continuação.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. pow nao suporto quando vejo errinhos sabe

    ResponderExcluir
  15. O enredo do livro me agrada bastante... Fantasia e sobrenatural sempre terão vem comigo, seja nacional ou internacional. A capa me chamou a atenção... Logo vai pra listinha...

    ResponderExcluir
  16. Oi, nessa! Parabéns pela resenha! Tenho parceria com a autora e estou com este livro aqui para ler, e não vejo a hora de fazer isto. Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Nessa,

    Li e resenhei esse livro no blog e gostei muito e concordo com voc~e a autora tem muito potencial....abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. esse livro parece ser muito bom e tem uma capa linda!!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  19. Li muito comentários positivos sobre o livro, espero um dia poder conferi-lo.

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha, e a capa é realmente muito bonita!

    ResponderExcluir
  21. Curto muito livros nacionais e dou o maior valor, pena que são tão caros nas livrarias!
    Estou de olho nele tem um tempinho e algumas resenhas que li, foram positivas!
    Adoro literatura fantástica! *-*

    Beijos!
    soueupri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Acontece muito de o primeiro livro de uma determinada serie ser mais parado, mais introdutório, então é muito difícil analisar se a serie tem futuro ou não baseando-se no primeiro volume. Mas achei bem interessante a resenha e o enredo do livro.

    ResponderExcluir
  23. Li alguns comentários e resenhas sobre esse livro, parece ser bem interessante, com uma leitura agradável e intensa, vale a pena dar uma conferida

    ResponderExcluir
  24. Oi,nossa adorei o Blog,a resenha está maravilhosa e parabéns pela divulgação de autores nacionais que ultimamente estão conquistando espaço com muito talento,criatividade e dedicação em suas obras.
    Interessante a personagem acordar em um lugar desconhecido e sem memória,tentando descobrir quem é e porque está nesse local.
    Adorei a mistura de fantasia e suspense!

    ResponderExcluir