12/07/2013

Resenha: A Vez da Minha Vida - Cecelia Ahern

Título original: The time of my life
Gênero: Romance/ficção
Páginas: 384
Editora: Novo Conceito
Classificação: 5/5
O livro A Vez da Minha Vida, de Cecelia Ahern, nos conta a história de Lucy Silchester, uma mulher que, literalmente, vai empurrando a vida com a barriga. Um dia, quando acaba de chegar do trabalho, ela se depara com um envelope dourado jogado no chão do seu apartamento. Dentro dele, tem um convite propondo a Lucy que se encontre com a Vida - sua própria vida.

Apesar de soar um tanto surreal, Lucy já tinha visto um artigo em uma revista a respeito disso. Porém, de qualquer forma, ela não poderá ceder aos encantos da "Vida", já que está estupidamente ocupada desprezando seu emprego, seus amigos e sua família.

A vida de Lucy não é o que parece ser. Tentando desviar dos problemas, ela acaba se tornando uma mentirosa compulsiva. Quando ela conhece o homem que se autointitula sua "Vida", todas as meias-verdades que sustentou ao longo dos anos, vem à tona, com força total. "Vida" propõe um acordo com a moça: se ela passar a trilhar um caminho de retidão e ser sincera, seus segredos permanecem no mais absoluto sigilo. Caso contrário, para cada mentira que ela disser, uma dura e massacrante verdade será revelada.

Lucy acaba se comprometendo com "Vida", mesmo sem querer, e acaba por ter uma oportunidade áurea que pode mudar seu cotidiano para melhor.

A Vez da Minha Vida foi um livro que me surpreendeu bastante. Me decepcionei um pouco com P. S. Eu Te Amo, uma das obras mais aclamadas da autora, e confesso que comecei a ler A Vez da Minha Vida com um certo receio. Felizmente, a leitura foi ótima e empolgante, além de trazer uma temática super original e envolvente. Narrado em primeira pessoa pela Lucy, encontramos um verdadeiro brinde à vida - tanto a dela, como a nossa.

"A Vida. Ora, era óbvio.
Minha vida precisava de mim. Ela estava passando por um momento difícil e eu não estava prestando atenção suficiente nela. Tinha tirado os olhos da bola, me ocupei com outras coisas: vida de amigos, questões de trabalho, meu carro se deteriorando e sempre quebrando, esse tipo de coisa. Havia completa e totalmente ignorado minha vida. E agora ela tinha escrito para mim, me convocando, e havia apenas uma coisa a fazer. Tinha que me encontrar com ela, cara a cara."
Lucy é uma personagem engraçada, e apesar de bem atrapalhada e mentirosa, tem o seu carisma peculiar. Ela é um exemplo, ou melhor, um espelho do que pode acontecer com qualquer um de nós, caso deixemos de prestar atenção no que realmente é importante em nossas vidas. Ela mentiu demasiadamente - tanto para contornar os seus problemas, quanto para agradar aqueles que lhe são caros - e acabou por se envolver em uma bola de neve. Mesmo que tente falar a verdade, devido ao emaranhado de mentiras lá atrás, opta pela segunda opção. E isso vai lhe desgastando dia após dia, e a afastando das pessoas especiais. Ela recebe uma nova oportunidade para colocar sua vida nos eixos, tarefa que se mostra dia após dia imprescindível para o seu bem-estar, porém, um tanto árdua, já que sabemos de cor e decorado o quanto a verdade machuca.

Sua "Vida", ou melhor, como Lucy o apelidou, Cosmo, tem uma importância descomunal no enredo. À primeira vista, ele aparece mal vestido, com mau hálito, cabelos desgrenhados e sujo para representar o caos que a vida da personagem se encontra. Mas, de acordo com a evolução e conscientização da protagonista, seu aspecto passa a tomar formas melhores. Os diálogos entre os dois são hilários, e lá no fundo, transmitem uma mensagem muito positiva. Gostei muito também do gatinho hermafrodita da Lucy, que ela mantém escondido em seu apê, pelo fato de não ser permitido animais no prédio, e que lhe coloca em aventuras hilárias.

Em suma, posso afirmar que a autora foi muito feliz neste seu enredo e trouxe uma temática bem original, tratada com humor, ironia, e até mesmo, comoção. A Vez da Minha Vida foi um livro que conseguiu chamar a minha atenção, e me entreter bastante. Gostei da capa e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo. ☺

Confiram o booktrailer de A Vez da Minha Vida:




34 comentários:

  1. Nossa Nessa você me deixou mais curioso ainda para ler esse livro eu estou doido para ler logo algo da Cecelia, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Amiga!
    Esse foi o pior livro que li da autora. Realmente não gostei.
    Mesmo com uma ideia interessante, ela não soube desenvolvê-la bem. A protagonista me irritou bastante durante a leitura e a narrativa foi demasiadamente maçante. :/
    Fico feliz que tenha gostado.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  3. Ah... Eu AMEI esse livro...
    Me apaixonei pela personagem Lucy... ^^
    Realmente o que eu mais gostei foi a temática bem diferente que a autora conseguiu abordar...
    Parabéns pela ótima resenha...

    Beijos
    Lylu - http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu amei esse livro! Agora lendo sua resenha me deu até vontade de lê-lo denovo! hehe
    Eu li primeiro P.S. Eu te amo da Cecelia e gostei bastante da escrita da autora portanto ao pegar A vez da minha vida para ler, não esperava por pouco não. Adorei a Lucy, a escrita da Cecelia melhorou muito do livro anterior para este e... o livro é perfeito! hehe

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  5. Ainda n]ao li P.s. Eu te amo, mas estava muito curiosa com ele. Ainda não li esse também por tê-lo achado meio sem graça, mas depois de ler sua resenha acho que procurarei saber mais sobre esse livro

    ResponderExcluir
  6. é interessante né, Nessa? sua vida de repente aparecendo pra você em pele, osso e mau humor.
    Gostei desse livro, enquanto eu li eu fiquei pensando puxa, como eu to tratando a minha vida, fiz boas reflexões!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa,
    Estou com um dos livros da autora para ler, O Livro do Amanhã. Espero fazer jus ao nome de uma autora tão conhecida. Ainda não li esse livro, mas sua resenha me deixou com vontade de acompanhar o enredo, lembro que quando a editora liberou a capa eu adorei, foi isso que me chamou atenção para o livro. Ótimo também para demonstrar que mentira nem sempre ajuda e de um modo aparece.
    Ótima resenha!
    Beijos da Cah!

    ResponderExcluir
  8. Eu fiquei interessada na história, pois essa autora escreveu um dos meus livros favoritos: "P.s. eu te amo". Agora eu quero ler todos os livros dessa autora ;)

    Beijokas da Mylloka
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  9. Oie Nessa
    até agora só teho lido resenhas positivas sobre o livro, e essa foi mais uma. Parece ser muito divertido, e por isso quero muito lê-lo
    bjos

    ResponderExcluir
  10. Oie!

    Eu tenho este livro aqui para ler, estou bem curiosa.
    Pela sua resenha o livro parece ser muito bom e passa uma bela mensagem!

    Beijos*

    ResponderExcluir
  11. Sempre achei que, como o filme PS Eu te amo é bom, o livro seria melhor ainda :|
    Nessa, só pela sua resenha já vi que o livro é muito bom. Conhecer uma pessoa que se auto titula vida deve ser uma coisa engraçada não ?!
    rsrsrs

    Besos,
    Gota d'explosão

    ResponderExcluir
  12. Nessa estou sem palavras como sempre mais uma resenha maravilhosa parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do enredo do livro, talvez seja um pouco meloso demais, mas só lendo para descobrir.

    ResponderExcluir
  14. Eu comecei a ler esse livro e não consegui terminar,acho que não era o momento certo,porque pela sua resenha ele parece ser um livro tanto divertido quanto reflexivo.

    Vou voltar a ele em breve!!!

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Todo mundo fala que ele é divertido, uma leitura gostosa, mas não tive oportunidade ainda de ler. Quem sabe se um dia aconteça uma mágica e minha pilha de livros acabe eu consiga ter um tempo para leitura do livro kkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Eu amei essa resenha, Nessa. Agora estou muito curiosa por Lucy.
    Vou colocá-lo imediatamente em meus desejados!
    um beijo carinhoso.
    Telma

    ResponderExcluir
  17. Não li nada da autora mas depois da sua resenha fiquei interessada nesse livro. Confesso que antes não chamou minha atenção. Gosto de histórias com bom humor.

    Érica Martins
    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  18. Oie Nessa =)

    Eu tenho uma certa reserva com essa autora, já que a minha primeira experiencia com ela em PS Eu te amo, não fui muito boa ...

    Sua resenha foi a primeira que li elogiando bastante esse livro, a maioria que eu li pareceu não curti muito ele.

    Espero que quando eu ler, goste bastante dele assim como você.

    Beijos e um ótima semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  19. Oi Nessa,
    Mais uma resenha que leio desse livro e fico com mais vontade de ler, li muita coisa positiva sobre ele, será umas das minhas leituras em breve.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  20. Oie Tampinha, ainda não li o livro, mas o tenho e em breve e quando sair da vida dos jogos terei mais tempo para ler. rs
    Eu gostei de P.S eu te amo.
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li esse livro, tenho uma amiga que leu e amou!
    Bjs
    eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. OLá Nessa,

    Vejo ótimas resenhas desse livro e a sua não é diferente, espero gostar....abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Adorei a resenha!
    Agora estou com vontade de lê-lo!
    Adorei seu blog!


    *-*

    ResponderExcluir
  24. Estou querendo ler esse livro ja faz um tempo, eu gostei bastante do PS te amo, então a minha espectativa vai a mil por este!
    Adoro quando a protagonista consegue nos conquistar, e com dialogos mais engraçados entre os personagens, da aquela vontade de nunca mais parar de ler!
    Adorei o booktrailer, não tinha visto ainda...
    bjsss

    ResponderExcluir
  25. Oi Nessa,

    Eu também me decepcionei um pouco com P.S. Eu Te Amo e O Livro do Amanhã, então estava meio receosa para ler A Vez da Minha Vida, mas sua resenha conseguiu me dar um pouco de vontade de lê-lo. Fiquei curiosa, parece ter uma premissa bastante diferente.

    Beijos,
    http://comoum-sonho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito de A Vez da Minha Vida, a autora construiu um enredo muito original e os personagens são incríveis! Gosto de P.S. Eu Te Amo, mas acho que todo mundo que assistiu o filme antes prefere o filme ( Foi o seu caso? :B) Enfim, ótima resenha!

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  27. Gostei bastante do livro, Lucy vai amadurecendo ao decorrer da trama e tem cada surpresa quando a verdade vai sendo revelada, e vendo que pode viver uma vida normal e ser aceita, sem inventar tantas coisas para que as pessoas achem que ela é boa.

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Vanessa,
    Essa autora é que escreveu P.S. Eu te amo? Eu amei aquele livro. É lindo demais. Esse deve ser também. A sua resenha me deixou com muita vontade de ler.
    Bjos

    ResponderExcluir
  29. Talvez eu leia um dia... Esse eu pulei... Passei para minhas companheiras... Não sei porque não fui com a cara dessa capa... Enfim, estou com outras prioridades. Mas a resenha está ótima e bem esclarecedora!

    ResponderExcluir
  30. Oi, nessa! Parabéns pela resenha! Gostei muito das suas impressões, e pude notar que a história é muito original e interessante. Fiquei com vontade de ler!
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Oie amiga
    Gostei muito de sua resenha, e só me deu ansiedade para ler esse
    livro.Parabéns!!
    Ainda não li P.S Eu te Amo, mas assisti ao filme.
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Adora essa autora e to curiosa pelo livro!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Eu quero muito ler um livro dessa autora *.~

    ResponderExcluir
  34. Não li nada da autora já escutei falar de Ps.Eu te amo(avá quem não escutou)mas não me sinto atraída por ele mas esse já é diferente gosto dessa coisa de ou se muda por bem ou se muda por mal e sinto que esse livro é daqueles que fazem você refletir a medida que você vai lendo e faz tempo que não leio nada assim

    ResponderExcluir