09/08/2013

Resenha: As Memórias Perdidas de Jane Austen - Syrie James

Título original: The Lost Memoirs of Jane Austen
Gênero: Romance/Ficção histórica
Páginas: 320
Editora: Record
Classificação: 5/5 
O livro As Memórias Perdidas de Jane Austen, de Syrie James, nos conta a história da aclamada romancista inglesa, responsável por várias obras de sucesso, como Orgulho e Preconceito e Persuasão. A vida de Jane Austen, sobretudo no campo amoroso, sempre foi uma incógnita para todos. Sabia-se, até então, muito pouco a respeito desta ilustre autora, que nunca chegou a se casar e teve um romance com Tom Lefroy, amigo de seu irmão Henry.

Séculos depois de sua morte (que aconteceu em 18 de julho de 1817, quando Austen tinha 41 anos), alguns manuscritos de sua autoria são achados no fundo de um baú da Chawton House Library, propriedade que pertenceu à Edward Austen Knight, um dos irmãos da autora que foi adotado pelos primos da família e se tornou dono de várias posses. E, nesses manuscritos, constam memórias íntimas e reveladoras sobre essa grande escritora do século XVIII, escritas de seu próprio punho.

O grande acontecimento do livro é o romance de Jane com Sr. Ashford, um homem culto e de pensamentos muito semelhantes aos seus, ao qual ela conheceu durante uma viagem à Lyme. Ashford a conquista tanto pelo seu temperamento quanto por sua inteligência, e a história de amor entre os dois, assim como outros fatos de sua vida, servem como inspiração para que Jane passe a reescrever algumas de suas obras, até então engavetadas. Ela passa a revisar Razão e Sensibilidade, incrementando a história com cenas ocorridas no seio de sua própria família e com o desenrolar de seu romance, e trilha o caminho das pedras para que o livro seja publicado.

Conhecemos também um pouquinho mais a respeito de outras obras da autora, como First Impressions (Orgulho e Preconceito) e Susan (A Abadia de Northanger), e o seu processo de criação e a confecção dos personagens e suas características. Jane colocou muito de si em suas obras, e a sua vida foi a sua maior inspiração. Isso fica ainda mais evidente em Razão e Sensibilidade, romance que conta a história das irmãs Elinor e Marianne Dashwood, e no qual notamos uma semelhança indescritível com a sua trajetória de vida e a de sua família.

Syrie James se baseou nas memórias da autora e foi ainda mais além, buscando inspiração em trechos de seus livros para recriar sua biografia romanceada. Conhecemos o relacionamento de Jane com sua família, em especial com sua irmã Cassandra, sua melhor amiga e fiel escudeira; a dificuldade que ela enfrentou para ter as suas obras publicadas e, acima de tudo, a sua história de amor com Sr. Ashford.
"Por que eu sinto uma vontade súbita de relatar, em pena e tinta, um relacionamento de natureza tão pessoal que jamais assumi, não sei dizer (...)"

As Memórias Perdidas de Jane Austen é um livro maravilhoso! Syrie James, com brilhantismo e intensa pesquisa, nos conta a história da autora com tanto amor e maestria, dando um toque de seu próprio romantismo, que é impossível não se apaixonar! Narrado em primeira pessoa, de uma forma que se assemelha bastante ao estilo de escrita de Austen, acompanhamos as suas revelações mais íntimas, sua história de amor, com todos os seus sabores e dissabores, e claro, uma certa dose de humor e crítica social.

Assim como as principais mocinhas de seus livros, Jane Austen é forte, cheia de ideais e  fala com exatidão sobre o que se passa no seu interior. Uma mulher à frente de sua época e que acreditava piamente no amor. O seu destino tomou um rumo bem diferente daquele da qual ela utilizava em suas histórias. Jane não chegou a se casar, apesar de ter recebido três pedidos de casamento, e viveu o tempo todo com sua família e com os seus sobrinhos, que tanto amava.
"Se algum dia eu me casar, será por amor. Um amor profundo, verdadeiro e apaixonado, baseado em respeito, estima, amizade e uma convergência de mentes. Nunca, nunca por segurança financeira".

Em suma, As Memórias Perdidas de Jane Austen nos revela com clareza e exatidão a história de uma das maiores autoras de romance ao redor do mundo. Sua vida foi a sua maior inspiração, e nas entrelinhas podemos perceber que, mesmo com todos os encontros e desencontros, risos e lágrimas, Jane foi uma mulher feliz e muito amada pelos seus familiares. Ao longo do livro, temos algumas notas de rodapé que nos explicam fatos históricos e alguns costumes de época, que achei bem interessantes, além de auxiliarem na absorção do texto. A capa do livro é muito bonita e possui um toque aveludado e a diagramação está perfeita, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, principalmente para os fãs de Austen e de sua obra ♥

24 comentários:

  1. Oi a resenha está maravilhosa, parabéns sou fã dos livros da Jane Austen.
    Com certeza um presente para os fãs este livro tão maravilhoso,a capa está tão singela.
    Realmente é interessante perceber em seus livros as características de suas personagens e o tão sonhado final feliz que infelizmente Jane não pode ter em sua vida mas garantiu que suas personagens tivessem um final feliz!

    ResponderExcluir
  2. Essa resenha ficou ótima, esse livro eu não conhecia mas já ouvi falar um pouco. Já quero para ler-lo hehe


    Abs,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Doida pra ler esse livro, depois dessa resenha fiquei mais doida. Ainda bem que tenho ele aqui em casa. Linda a resenha Nessa!!!! Já leu "Eu fui a melhor amiga de Jane Austen" também é uma graça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pati! Eu tenho Eu Fui a Melhor Amiga de Jane Austen, mas ainda não consegui ler. Deve ser ótimo também! Beijo!

      Excluir
  4. Oi Nessa :)

    Como sempre resenha magnífica :)

    Estou louco para ler algo da Jane logo pra contar para os leitores o que achei, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ai Van... Preciso falar? Não né... ADOREI! Que legal conhecer um pouco mais da vida e obra de uma das minhas autoras preferidas! Foi com Austen que aprendi a amar um romance de época! Com certeza vou ler esse livro! Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  6. oie Nessa
    nossa, me arrependi amargamente de não ter comprado esse livro...argh.
    Poxa, sou fã da Jane, e acho que esse livro é obrigatório para os fãs.
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Eu amei esse livro,é lindo,fofo e emocionante!!

    A gente que é fã da autora,tem a chance de mergulhar na vida da autora... Esse livro foi um presente!!!

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que resenha mais linda! E é mais bela por falar da minha escritora preferida ♥
    Ainda não li todos os livros de Jane Austen, nem assisti a todas as adaptações cinematográficas. Mas, de tudo que li e vi, a considero a melhor das melhores. Atualmente estou lendo seu primeiro romance: "Razão e Sentimento". Preciso ler essa biografia dela para conhecê-la melhor.

    Beijos, Izabela :))
    cadernoderesenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nessa, esse livro parece ser incrível!
    Já fiquei de olho assim que vi entre os lançamentos da Record e nossa, saber que ele é tudo isso me anima ainda mais. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  10. O livro parece muito bom, não conhecia.

    Tu viu o projeto lá do blog? Espero que goste viu, vou adorar te ver participando.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  11. A Jane é sensacional! Adoro os livros dela, mas esse ainda não li. Ficou ótima a resenha...

    Bjs

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie amiga
    Amei sua resenha, sério!
    Você sabe que amo a Jane, então esse livro eu necessito ler.
    Eu fiquei super animada em ler ele agora.
    Parabéns pela linda resenha. Me emocionei muito e fiquei pensando em como quero ler esse livro agora para conhecer mais sobre a vida da Jane.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Meu paizinho, escrevi uma longa postagem, quando fiz loggin no blogger, ele não mostrou. Já assisti o filme Amor e Inocência, que retrata esse romance da autora com Tom. O livro encontra-se na minha lista de desejados, quando a editora liberou a capa, me apaixonei. Primeira resenha que leio do livro, só reforçou meu desejo, mesmo que fosse negativa, eu compraria, pq amo a autora e seus títulos. É bom saber que ela possa ter tido um romance com alguém, já que escreveu ótimos títulos românticos.
    Beijos da Cah!

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Gostei muita da sua resenha...
    Tenho vontade de ler esse livro.
    Achei lindo o último quote.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. conhecer um pouco mais da história de uma mulher tão incrivel quanto a Jane deve ser um máximo! vou ler esse livro, parece incrivel, é bom sabre que ela também vivei seu conto de amor!
    P.S morreu jovem a pobre!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Amigaaaaaaa, minha Tampinhaaaaa
    Eu quero *****oo***** zoio brilhando aqui, me dá o outro que ganhou de cortesia ;) rsrss
    Austen, essa Diva <3

    ResponderExcluir
  17. Oie!

    Nossa, eu quero muito este livro. Estou muito curiosa mesmo para ler, parece ser ótimo.
    Essa capa ficou maravilhosa.
    Beijos*

    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li nada da Jane Austen, vergonhosamente, mas quero muito fazer isso, então qualquer livro relacionado a ela me interessa imediatamente. Então eu já quero muito ler "As Memórias Perdidas de Jane Austen", pra saber mais sobre essa ótima autora e o livro foi tão elogiado nas outras resenhas quanto nessa. Parece ser um livro muito interessante. Ótima resenha! ;D

    ResponderExcluir
  19. Eu vi este livro na Nobel, me encantei pela capa e pela sinopse, mas na hora de comprar acabei comprando outro, pois ainda não tinha visto nenhuma resenha, fiquei com medo mesmo.
    Essa é a primeira resenha que leio. Poxa, eu amei muito a sua!!
    É tão singela e romântica quanto os livros de Jane.
    Com certeza lerei!!

    bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. É uma vergonha mas ainda não li nenhum livro da Jane Austen...... quero comprar uma edição especial de todos os livros dela, mas ainda não consegui ..R$!

    Adorei a resenha que me deixou com ainda mais vontade de conhecer as obras dessa autora!

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho muita curiosidade pelos livros da Jane apesar de ainda não ter lido nenhum... Gostei muito da resenha, me animou a ler os livros da autora e fiquei bem curiosa para saber mais da sua história. Espero ler em breve!!!

    ResponderExcluir
  22. Amei! Principalmente pelo toque que a autora dá à história pessoal de Jane Austen. Precisa de muita sensibilidade pra fazer isso sem interferir de maneira equivocada na biografia da autora. QUero saber mais sobre sua vida, ideias e amores. Mal posso esperar para ler!

    ResponderExcluir