30/08/2013

Resenha: A Cidade Sombria - Catherine Fisher

Título original: The dark city
Gênero: Fantasia
Páginas: 336
Editora: Bertrand
Classificação: 4/5
O livro A Cidade Sombria, primeiro volume da série O Mestre das Relíquias, de Catherine Fisher, nos apresenta um mundo surreal e incrivelmente fantástico, repleto de muita magia e inúmeros mistérios.

O mundo de Anara foi abandonado pelos seus Criadores, e ficou a mercê dos Vigias, que a governam há mais de vinte anos. Com a sua queda, a Ordem dos Guardiões - que era responsável por manter em segurança relíquias e outros objetos deixados pelos Criadores -, foi destruída. Os poucos guardiões que restaram tentam precariamente cumprir sua missão, apesar do perigo iminente.

Dentre esses Guardiões, temos Galen, um Mestre das Relíquias, e Raffi, seu aprendiz. Os dois vivem como nômades por Anara, e na medida do possível, ajudam os aldeões do local, com seu vasto conhecimento sobre esses objetos mágicos e poderosos que colecionam. Em um desses auxílios, eles acabam caindo em uma emboscada e precisam se deslocar até à antiga capital do Império, Tasceron, em busca de uma relíquia especial, escondida há séculos. A busca por tal preciosidade se mostra árdua e muito perigosa, já que eles estão em solo inimigo, habitado pelos Vigias e também por outros monstros, que irão caçá-los dia após dia, além de terem o mesmo desejo em comum: encontrar a relíquia.

"A fé é uma árvore estranha. Plante as sementes em algum lugar e, um dia, com as condições propícias, ela irá germinar."
A Cidade Sombria é um livro criativo e original. Com uma trama carregada de fantasia e até mesmo, com um certo toque distópico, conhecemos Anara, um reino que beira a destruição, e que sofre com o domínio dos Vigias. O começo é um pouco lento, mas aos poucos, a história vai ganhando força, e quando os personagens chegam à Tasceron, alcança o seu ápice. Narrado em terceira pessoa e intercalado com alguns capítulos em que Carys, a espiã da história, nos narra o seu ponto de vista em primeira pessoa, sob a forma de um diário, conhecemos uma fantasia bem arquitetada e com um pano de fundo magistral e super bem descrito.

Galen não está em seus melhores dias. Ele se acidentou ao manipular uma relíquia, e isso acabou lhe trazendo danos físicos irreparáveis. Nada tolerante e muito mal humorado, ele não se importa de correr riscos e mostrou ser um dos personagens mais inteligentes da trama. Raffi, seu aprendiz, tem muita sede de conhecimento, e mostra um esforço incansável, não só pela aventura que se descortina na sua frente, como também pelas limitações físicas de seu mestre. Carys é uma espiã que se infiltra no meio dos dois, e acaba descobrindo que nem tudo que lhe foi ensinado é verdade. É uma das personagens mais enigmáticas da trama e creio que os próximos volumes da série irão lhe tecer um desfecho bem extraordinário. Temos também os Sekoi, criaturas com  traços felinos que vivem em Anara antes mesmo dela ser habitada pelos Criadores. Eles tem o dom de contar histórias emocionantes, que envolvem a quem escuta, como se estivesse dentro de um sonho.

Em suma, A Cidade Sombria é um livro criativo, original e que agradará bastante os fãs de uma boa fantasia. Por ser o primeiro volume de uma série, senti que algumas coisas não foram tão bem explicadas, e creio que os próximos volumes serão um pouco mais esclarecedores. De início, achei a capa meio que assustadora, mas com o decorrer da leitura, percebi a sua importância dentro do contexto da história. Recebi uma prova da editora, incrivelmente caprichada, com uma revisão de qualidade e ilustrações lindas, que não me resta dúvida de que ficarão um espetáculo no livro impresso. Recomendo.

19 comentários:

  1. Nessa também fiquei com medo da capa =/
    Fiquei bem curiosa sobre a história, e gosto bastante de fantasia, espero comprar assim que lançar, sempre que você fala bem de um livro, eu sempre gosto também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa, o livro parece ótimo! Assuntos relacionados a magia e com um pouco de distopia sempre chamam atenção! O título também é chamativo, só não gostei muito da capa, achei um pouco carregada!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa ;)

    Nossa fiquei com vontade de ler esse livro agora com a sua resenha, confesso a você que a capa me desagrada muito mas a sinopse me chama muito a atenção, beijos !!


    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu nunca tinha ouvido falar desse livro :S
    Mas simplesmente adorei sua resenha :D Com certeza vou colocar na wishlist *--*

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa,

    Esse livro parece ser muito interessante, fiquei curiosa para lê-lo. Ótima resenha!

    Beijos,
    comoum-sonho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa,
    eu não conhecia o livro, mas parece ser interessante.
    Gostei da sua resenha, mas não compraria o livro agora.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um ótimo livro, nunca tinha ouvido falar nele, mas parece ser bom !

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa, realmente a capa desse livro é esquisita, kkk Mas o livro também é. Mas eu também gostei muito e acho que a série será muito bos. Adorei Carys, e acho que ela vai voltar e salvar o seu povo. Psiu, basta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Nessa,
    eu não conhecia o livro, mas parece ser interessante.
    Gostei da sua resenha e com sempre impecavél

    ResponderExcluir
  10. Esse livro por ter um novo mundo, com a trama bastante elaborada e criativa, deve ser ótimo para ler.

    ResponderExcluir
  11. Oi, nessa! Parabéns pela resenha! Acho a capa desse livro muito medonha, e até então nunca li uma resenha a respeito. Apesar de estar procurando livros de fantasia para ler - não me pergunte o motivo, porque não sei -, não consegui me interessar por este.
    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia
    Mas esse livro não me chamou muita atenção

    Já estou seguindo/curtindo
    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oie Nessa =)

    Confesso que estou super curiosa para ler essa série. A capa dá um pouco de medo, mas a história em si parece possuir todos os ingredientes que adoro em livros de fantasia.

    Espero poder ler o livro em breve e não me decepcionar.

    Ótima resenha!

    Beijos e uma ótima semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  14. Nessa não é um livro que me chama a atenção, não é um tema que me atrai ao extremo, para mim a leitura seria cansativa!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. A capa é bem sinistra, mas a história é bem convincente.
    Fiquei curiosa.

    Beijocas,
    www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  16. A capa é bem tensa mesmo, HAHAHA. Não é o meu tipo de história e meio que odeio séries, mas adorei a resenha, eu até daria uma chance!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. A capa é estranha rs. Não conhecia esse livro, mas já li um da autora e não gostei muito da escrita dela, não sei se leria esse.

    bjo
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  18. Oie amiga
    Gostei da temática do livro. Adoro quando o livro tem fantasia e quero ler o livro. Vou adicionar na minha lista.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oie, minha amiga :)
    Não gostei dessa caoa! Mas, gostei da resenha e tua opinião ^^

    ResponderExcluir