16/08/2013

Resenha: O Projeto Rosie - Graeme Simsion

Título original: The Rosie Project
Gênero: Romance
Páginas: 320
Editora: Record
Classificação: 4/5
O livro O Projeto Rosie, do australiano Graeme Simsion, nos conta a história do professor de genética Don Tillman, de 39 anos. Don tem uma mania irrefreável por organização, sobretudo no que concerne a sua vida, e segue um roteiro minucioso a respeito. Ele programa quantas horas irá gastar para realizar determinada tarefa - como, por exemplo, lavar o banheiro -, quais dias da semana destinará para uma certa alimentação ou para a prática de artes marciais, dentre outras coisas rotineiras. Creio que posso até mesmo afirmar que ele sofre de uma espécie de T.O.C. (Transtorno Obsessivo Compulsivo).

Assim, Don acredita que mantém sua vida dentro dos eixos. Porém, uma área em que ele ainda não obteve sucesso foi a amorosa. Ele se considera um bom partido, e culpa a genética por até o momento não ter encontrado alguém especial. Ele possui pouquíssimos amigos - dentre eles a psicóloga Claudia e o professor universitário Gene, que são casados, mas possuem um relacionamento aberto - e  não consegue ampliar o seu círculo de amizades tão facilmente.

" (...)Tenho trinta e nove anos, sou alto, estou em forma e sou inteligente; tenho um status relativamente elevado e uma renda acima da média como professor associado. Segundo a lógica, eu deveria atrair uma ampla variedade de mulheres. No reino animal, eu seria bem-sucedido do ponto de vista reprodutivo."

Tentando solucionar este "problema", Don cria o Projeto Esposa, que consiste em um questionário que irá auxiliá-lo a encontrar alguém o mais compatível possível com ele. Ele não quer uma companheira que fume, se atrase nos compromissos ou que abuse demais da maquiagem, dentre outras características.

Tal projeto exige tempo e dedicação por parte de Don, e ele não consegue se comprometer como deveria desde que a garçonete Rosie cruza o seu caminho. Totalmente o oposto de Don - fumante, sempre atrasada e vegetariana -, Rosie mexe completamente com o seu mundo e lhe mostra, por A + B, que o amor verdadeiro existe; mas a mulher ideal, não.

O Projeto Rosie é um livro gostoso e despretensioso, que cumpre a sua missão de entreter o leitor. Eu estava cheia de expectativas quanto a sua leitura, em vista de tantas críticas positivas que vi a respeito, e confesso que, por mais que tenha apreciado a obra, não a achei tão surpreendente como a mesma foi rotulada. A narrativa é bem construída e flui com facilidade, sendo um dos pontos altos da trama, porém, não achei os personagens tão especiais assim, como muitos alegaram. Narrado em primeira pessoa pelo Don, acompanhamos um pouquinho de sua vida, que segue os moldes de uma comédia romântica, e nos deparamos com cenas engraçadas e bem inusitadas.

"Eu iria precisar de todo o meu tempo disponível para aquele novo projeto.
O Projeto Esposa."

Don foi um personagem que demorou um bom tempo para ganhar a minha afeição. No começo do livro, ele é bem chatinho e suas teorias desenfreadas e linguagem técnica me irritaram um pouco. Mas, com o decorrer da leitura, comecei a nutrir um certo carinho por ele. Digamos que, quando Rosie entra em sua vida e põe por terra todos os seus conceitos, ele se torna espirituoso e cativante. O Projeto Pai, que ele desenvolveu para ajudá-la, é o responsável por boa parte das cenas engraçadas do livro.

Rosie, por sua vez, foi uma personagem que me conquistou logo à primeira vista. Gostei do seu espírito livre e aventureiro e da sua forma nada metódica de encarar a vida. Uma pessoa descolada, bem-humorada e que consegue extrair o melhor de Don.

Concluindo, O Projeto Rosie é um livro muito bom, apesar de eu ter esperado um pouquinho mais a respeito, sobretudo, por parte do Don. Creio que o meu mal foi ter ido com muita sede ao pote e ter criado muitas expectativas. Se eu tivesse lido a obra de forma despretensiosa, talvez teria uma opinião um pouco diferente. A capa do livro é muito bonita e tem vários elementos que permeiam a rotina do Don e a revisão foi muito bem feita. Recomendo.

Confiram o booktrailer de O Projeto Rosie:




33 comentários:

  1. Oie amiga
    Já li várias resenhas indicando esse livro,mas não estou com tanta vontade de ler.
    A história me chamou a atenção,mas por enquanto não vai para minha lista de SUPER desejados.
    Tenho receio de criar muita expectativa e depois que ler elas não me me saciarem, como foi para você.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Estou com muita vontade de ler esse livro
    Falam super bem e esse booktrailer é uma graça

    Já estou seguindo ;)
    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi flor,
    Então conheci esse livro hoje e achei interessante mas fiquei com medo de não gostar muito dos personagens pela personalidade esse don realmente parece ser chato por demais...masss pelo que voce disse vai melhorando. tambem achei a capinha meio pobrezinha mas a historia e instigante digamos assim.
    bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olha isso... Já li uma resenha desse livro e n]ao tive vontade de ler... Agora com essa fiquei com vontade de ler... hahahaha Vc tocou em pontos do livro que me agradam! Acho que vai pra lista! Hahahahaha Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  5. Eu amei esse livro,ele é fofo,inteligente,divertido,realmente uma jóia!!

    Adorei a resenha!!

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Tenho muita vontade de ler este livro, aliás tenho o e-book dele na minha espera.
    Vejo todos falarem bem, mas não quero criar muitas expectativas.

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. E olha só ... eu já estou cheia de expectativa para esse livor, coisa que não costumo fazer, mas achei o enredo tão diferente que não consegui evitar. Mas gostei da sinceridade da sua resenha e agora vou com um piuco menos de expectativa até para poder aproveitar melhor o livro. Mas isso do narrador ser um homem, já fica um tanto diferente, não é?

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Estou MEGA curiosa em relação a esse livro e está na minha lista de possíveis compras pra esse mês.
    Adorei a sua resenha e é muito ruim quando vamos com muita expectativa pra um livro, acabamos nos decepcionando :/

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa! Ainda não li o livro, mas me disseram que vou me divertir a beça! Espero logo poder lê-lo! <3

    Beijos, Lucas
    ESCONDIDOS NO LIVRO
    http://escondidosnolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Já li sobre o livro, parece legal e um tanto estranho este protagonista.

    ResponderExcluir
  11. oie Nessa
    eu amei o Don. Acho que porque eu não esperava nadinha do livro, ele me surpreendeu de forma muito positiva.
    bjo

    ResponderExcluir
  12. esse livro foi um lançamento e tanto, mas ainda não me conquistou, não bateu essa paixão pelo Don ainda
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oie |õ|
    Enfim, um livro que deu 4 e não 5 estrelinhas, e olha que é um livro bem comentado, bem eu já sabendo da tua opinião, não irei com tanta sede assim, quem sbe goste mais!o!
    Gostei da tua opinião e espero poder ler ele em breve. ``

    ResponderExcluir
  14. Oi Vanessa,
    Eu já li alguns comentários sobre esse livro, eu já estava muito interessada em ler este livro e agora que li sua resenha fiquei bastante curiosa.
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Quero muito ler esse livro porque a sinopse me interessou demais......eu tenho mania de organização e tenho curiosidade pra ler como o Don lida com isso !
    Parece ser um livro para dar risada, descontrair, bem ao estilo do que eu gosto!

    ResponderExcluir
  16. Eu já tive em mãos com Culpa das Estrelas e ele, mas fico em dúvida se adquiro ou não, e se realmente irei gostar...

    ResponderExcluir
  17. O livro parece ser bom e engraçado até certo ponto. O ideal de esposa perfeita realmente é pura ilusão. Mais existem pessoas que acreditam nessa. Vou adorar ler e me deixar encantar com essa história. Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Gostei da sua resenha, e a capa é linda *-* Quero ler <3

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito da resenha....e fiquei louca para le-lo espero que em breve eu consiga isso...adoro romance....
    Beijos!
    http://blog-everygirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Li diversas resenhas desse livro e sinceramente NUNCA tive vontade alguma de ler, até que ontem estava passando por alguns blogs e li uma resenha que me deixou alucinada!Ai venho aqui e vejo a sua e meu Deus, agora realmente está na Wishlist *--*
    Eu preciso desse livro!

    Adorei a resenha :D

    Beijo

    ResponderExcluir
  21. Oi Nessa,
    estou bem curiosa para ler esse livro, todo mundo esta falando que é mto lindo!
    A capa não me chama atenção, mas gostei da resenha.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  22. A capa deste livro é realmente demais e eu tinha uma ideia completamente diferente do livro. Um livro narrado por um homem "nerd", a procura de uma namorada perfeita para ele, e acaba se encantando com um oposto do que ele queria deve ser bem diferente e engraçado e com uma pitada à mais com está procura de seu pai verdadeiro. Achei bem interessante.

    ResponderExcluir
  23. Esse livro me despertou interesse. A capa, eu achei linda, as resenhas e opiniões sobre o livro, que ando lendo pelos sites são positivas. To louca para ler O projeto rosie. =)

    ResponderExcluir
  24. O livro parece ser bom, quero ler. :)

    ResponderExcluir
  25. Estava muito ansiosa por esse livro e resolvi comprá-lo, não vejo a hora de chegar, mas tenho a impressão que não corresponderá as minhas expectativas assim como expôs na resenha, mas vou tentar me controlar, rs. Muito boa a resenha e o blog. Bjks

    http://www.tempestade-de-estrelas.com/

    ResponderExcluir
  26. Essas expectativas é que nos deixam um tanto frustradas se o final não for a contento, ou mesmo o desenrolar do livro... Minha ansiedade por ele é alta, mas tô confiante que vá gostar.
    Don parece divertido nessa busca ela mulher ideal e isso deve criar ótimas situações. Mas o amor é q nos escolhe, e quando acontece não avisa, tira nossos pés do chão sacode nossa vida... tão bom! Quero saber como esse casal vai se resolver.

    ResponderExcluir
  27. Resenha bem desenvolvida, sintetizando bem o conteúdo do livro, facilitando o entendimento, nos dando uma boa ideia sobre a história, fazendo um convite a leitura.

    ResponderExcluir
  28. Resenha super boa está todo mundo falando dese livro e eu quero muito ler a história de Don e Rosie e quero rir um pouco com essas coisas que le inventa.

    ResponderExcluir
  29. Resenha muito bom, me interessei pelo título pela capa... por tudo ! ameei !

    ResponderExcluir
  30. O meu motivo inicial de ler o livro era por Don ser obsessivo compulsivo, mas depois de tanto ler várias resenhas vi que o livro é muito bom, pois só há elogios a ele.

    ResponderExcluir
  31. Adorei a resenha e fiquei super ansiosa para ler esse livro! =) Não conheço muito o gênero Lad Lit, creio que li apenas um até agora, o Charlotte Street. Achei super legal ter uma visão diferente de casos e desilusões amorosas. Essa história parece ser bem fofa por isso já está nos meus desejados ;)

    Bjs
    @tibiux

    ResponderExcluir
  32. As vezes uma leitura nao atende as nossas expectativas, nao por ser ruim, mas porque colocamos expectativas altas demais nela, talvez tenha sido isso que aconteceu com voce...também acho que o Don deva ser um personagem dificil de agradar aos leituras por ser metódico demais, com manias chatas e todo certinho...também acho que vou gostar mais da Rosie por ser como ela é! Eu amei sua resenha e estou doida pra ler esse livro! Bjão! :)

    ResponderExcluir
  33. Já li várias resenhas desse livro e quanto mais vejo mais tenho vontade de ter, os personagens parecem ser muito fofos! To louca p ler!

    ResponderExcluir