13/08/2013

Resenha: O Reverso da Moeda - Giovanna Fernandes

Edição: 1
Ano: 2008
Gênero: Romance infanto-juvenil
Páginas: 240
Editora: Novo Século
Classificação: 4/5
O livro O Reverso da Moeda, de Giovanna Fernandes, nos conta a história do garoto Iago. Iago se muda para a cidade litorânea de Coroinha, juntamente com a sua mãe, Estela. Os dois irão morar juntos com o avô paterno do menino, Seu Antoninho. Para Estela, essa mudança não é nada fácil, já que mexe com antigas feridas e recordações. Seu marido, Noah, há dez anos atrás, roubou todos os pescadores do vilarejo e sumiu misteriosamente. Porém, na imaginação do filho, Noah é uma espécie de herói.

Iago é extremamente apaixonado pelo mar, assim como o seu pai, e fica completamente encantado por Coroinha. O seu avô coleciona vários barquinhos, acoplados dentro de garrafas, na estante de seu escritório. Em um determinado dia, Iago flagra Seu Antoninho guardando uma dessas garrafas de um modo bastante especial, e acaba ficando interessado pela relíquia. Longe da vista de todos, o garoto decide pegar a miniatura e levá-la ao mar, porém, acontece algo inimaginável e que acarretará sérias consequências...

O que parecia ser um simples brinquedo, acaba ganhando vida e se transforma em uma grande embarcação, o galeão Fortuna, repleta de piratas ambiciosos e mercenários, dispostos a tudo em busca de tesouros...

O Reverso da Moeda se mostrou uma leitura interessante e de grande entretenimento. Somos levados a um universo mágico, repleto de muita ação e aventura. Nunca li nada a respeito de piratas anteriormente e gostei muito da experiência que a Giovanna Fernandes me proporcionou. Narrado em terceira pessoa, nos deparamos com uma história gostosa e dinâmica, que conseguiu prender a minha atenção do início ao fim.

Os personagens são bem heterogêneos entre si, especialmente os piratas. Cada um possui uma peculiaridade específica, o que só serviu para enriquecer ainda mais a trama. O Capitão George é o mais temível dentre todos, e além do almejado tesouro, busca vingança pela morte de seu pai. Já Iago, o protagonista principal da história, é um garoto de espírito aventureiro, inteligente e dotado de um carisma ímpar. Suas características me lembraram bastante as de alguns personagens que vemos nesses filmes infanto-juvenis da Sessão da Tarde.

Concluindo, O Reverso da Moeda é um livro gostoso, empolgante e que cumpre o seu propósito de entreter o leitor. A história segue o mesmo ritmo da série literária Vaga-Lume, que embalou a minha infância e foi uma das responsáveis por me incutir o prazer da leitura.  Gostei da capa e achei a ilustração bem fofa.  A revisão deixou passar alguns erros de digitação, mas nada que atrapalhe a leitura. Recomendo.

15 comentários:

  1. Oii, Nessa!!
    Não conhecia o livro, mas se é uma história gostosa de ler, já fiquei interessada! *-*
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa!
    Não conhecia esse livro, acredita? Curti demais a proposta dele e talvez eu o leia em breve. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Ao contrario de você, achei a capa meio feia e sem graça rs, mas a premissa do livro é até interessante.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  4. Oie Nessa =)

    Nossa esse livro é de 2008 O.o, nunca tinha ouvido falar dele! Achei a capa muito bonita e pela sua resenha acredito que ele possui os ingredientes que me agradam em um leitura.

    Com certeza irei ler se tiver oportunidade.

    Ótima resenha!

    Beijos ;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha... Até leria em outro momento, pela menção da lembrança da série Vaga Lume... Mas tenho de estar no clima e infanto juvenil não anda me cativando tanto no momento...

    ResponderExcluir
  6. Ainda não sabia sobre esse livro e sua resenha me deixou bastante curiosa, você escreve SUPER bem, parabéns. Também nunca li nada sobre piratas, acho que preciso tentar heim?
    bjão
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    eu não conhecia o livro, mas só por vc disser que parece com os da série vaga lume já me chamou atenção, eu adorava aqueles livrinhos.

    Adoreia resenha

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Nessa,

    Mais u livro que fico conhecendo aqui no seu blog, gostei demais e já vai para a minha lista....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. de piratas só li os livros de romance históricos, é um tema não tão abordado e fiquei contente em perceber que a autora conduz a história de maneira agradavel!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. O livro parece ser interessante.
    Quando via a capa me lembrei daqueles livros que saiam na coleção vagalume, adorava aqueles livros.

    bjo

    Pah - Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  11. Oie amiga, creio que irei gostar desse livro, principalmente por dizer que segue o ritmo da série vaga-lume que li muoto por sinal.
    Beliscões

    ResponderExcluir
  12. Oie amiga
    Não conhecia o livro, mas gostei da proposta dele.
    Nunca li nada de piratas também e fiquei interessada.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Não conhecia o livro e a história parece ser interessante. Sabe aqueles livrinhos pra se ler em um FDS *-*

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  14. Eu amava a série vagalume,li quase todos os livros e se esse livro tem a mesma pegada vou amar também,mesmo estando um pouquinho mais velha....

    Vanessa sempre me apresentando livros que eu não conhecia e me deixa louca de vontade de lê-los.

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Hummmm acho que não consigo mais ler esses estilos de livro. Mas a tua resenha realmente me empolgou um pouco pelo livro.

    ResponderExcluir