19/09/2013

Resenha: Ordem e Progresso - P.P.F. Simões

Edição: 1
Ano: 2011
Gênero: Literatura brasileira/Ficção
Páginas: 320
Editora: Novo Século
Classificação: 3,5/5
O livro Ordem e Progresso, do escritor brasileiro P.P.F. Simões, nos traz uma história que engloba política, desigualdade social, dentre outros fatos do gênero que permeiam o cotidiano do nosso país.

Conhecemos Samantha, uma linda mulata, pós-graduada em Sociologia Política. Ela é a protagonista principal da trama e vivencia todos os dramas presentes nela. Samantha vai trabalhar em uma repartição pública, o ICMSP, uma instituição responsável por auxiliar os imigrantes no Brasil. Claro que para essa vaga, seus atributos físicos contaram muito mais do que os seus "dons intelectuais". Chegando no ICMSP, ela se depara com outros três funcionários, Ana Carolina, Bruno e Henrique. Os três, por sua vez, só querem saber de internet e papo furado, e trabalho que é bom, nada. Fica evidente aqui uma crítica  à vários funcionários públicos, que eu e você já tivemos o desprazer de conhecer. Pessoas que aproveitam a sua  situação de concursados, para trabalhar quando quiser e se quiser, pouco se importando em auxiliar o seu semelhante.

Samantha quer fazer a diferença, mas percebe que uma andorinha só não faz verão. Para piorar a sua situação, ela tem que lidar com o comportamento nada amistoso de Ana, que nutre muita inveja da moça e faz de tudo para prejudicá-la. Sem contar o seu namorado, o playboy Albertino, com o qual vive um relacionamento turbulento e cheio de conflitos.

Ordem e Progresso é uma verdadeira crítica a sociedade brasileira. Todos os problemas e mazelas do nosso país são apresentados aqui, sob um ponto de vista cômico e esclarecedor. Narrado em terceira pessoa, com uma riqueza de detalhes surpreendente, acompanhamos o cotidiano brasileiro, desde os fatos que se sucedem no Congresso, como até mesmo a situação de caos que permeia os dias atuais.

Samantha é a personagem principal da trama, e acompanhamos a história através de sua trajetória. Apesar de ser uma moça independente, que deixou a casa dos pais em Guaianazes, dividindo um apê com a sua amiga oriental Fumiko no Tatuapé para estudar e ter uma vida melhor, notamos que sua personalidade é bastante oscilante. Seu relacionamento com Albertino nos dá uma clara noção disso. Ela se sujeita a vontade do namorado sem pestanejar, desde a alimentação quanto as modalidades sexuais, e isso não me agradou, além de demonstrar uma certa fraqueza de caráter. No trabalho, demonstra que se preocupa com o seu próximo e tem belíssimas atitudes de integridade, porém, na vida pessoal, deixa muito a desejar.

Em suma, Ordem e Progresso é um livro inteligente, crítico e que se encaixa como uma luva na nossa atualidade. O autor não poupou palavras, e soube trabalhar com intensidade o tema. Algo que não me agradou foi a protagonista, que demonstrou uma personalidade um tanto dúbia. A capa é simples e reflete bem o teor da obra. Infelizmente, a editora pecou bastante na revisão do livro, tanto com erros de digitação, como com acentuação e concordância verbal, o que é uma pena. Tais detalhes acabam prejudicando na leitura, o que é lamentável. Recomendo.

15 comentários:

  1. Olá Nessa!
    Realmente, não consigo me interessar por livros desse gênero. Não é querer desmerecer o Brasil nem nada, mas sabe quando não vai? Meu caso :(
    Mas gostei de saber um pouco mais.

    Beijão,
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  2. Depois do que ocorreu no STF, tinham que acrescentar DESordem e REgresso(retirar e acrescentar!
    É uma boa iniciativa para informar...

    ResponderExcluir
  3. Nessa, sensacional! Exatamente o tipo de livro que está chamando a minha atenção ultimamente. Vou anotar o nome e quero ler com certeza!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Nessa!Olha é a primeira vez que leio algo sobre este livro,serio eu não vi nem propaganda dele.
    O livro pelo que noto trás algo que esta acontecendo em nosso país,o descaço para aqueles que precisam.
    E sobre a personagem ser uma pessoa no trabalho e ser outra em sua vida pessoal,bom acho que isso não é um caso para se alarmar,ate mesmo,por que na realidade é assim.
    É uma pena a editora não ter trabalhado mais concordância e erros do livro.E isso realmente atrapalha bastante na leitura.
    Bom o livro parece ser bem interessante,porem eu passo ele(hahahahaha),não sei se o leria ou não.Estou naquele impasse de ler ou não ler.Então vou deixar para mais tarde,acho que ate lá eu já tenha uma opinião.
    A resenha esta muito boa!

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    não é muito o estilo de livros que costumo ler e não tenho certeza se iria gostar, mas me interessei por ele. Parece bem atual e critico.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir
  7. Nessa esse parece um daqueles livros que te acorda pra vida! que te dá um tapa na cara e mostra tudo o que a gente quer esconder embaixo do tapete de hipocrisia!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Nessa adorei sua resenha parabéns, vamos acorda Brasil .

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. O livro parece ser muito bom e se enquadrar bem no contexto atual, mas não gosto muito do gênero

    bjo
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  10. Quero muito ler esse livro. Parece ótimo, pena que a editora não fez uma revisão boa =(

    Abraço
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  11. Não é o tipo de livro que leio, mas gostei bastante da resenha :D
    Uma pena a editora pecar assim em revisões né :S Esse tipo de coisa prejudica muito mesmo...

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Oie amiga
    Parabéns pela resenha.
    Uma pena que a Editora pecou na revisão e que a protagonista deixou a desejar, mas eu leria esse livro.
    Beijos

    Jéssica
    Leitora Sempre
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Por isso admiro este blog, precisamos sim ler ficções viajar por contos felizes e se desligar deste mundo tão violento e injusto que estamos vivendo. Mas precisamos também nos ligar e nos interessar pelo nosso país e sobre o que acontece com ele, pois estamos e somos ele...

    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  14. Se eu chegar a ler...espero que seja bom e eu possa entender a história.

    ResponderExcluir
  15. Conheci suas resenhas através do Skoob, e adorei. Não sou nem um pouco fã de polítca, mas esse livro parece interessante e estou de olho nesse livro a algum tempo, apesar de já ter me decepcionado bastante com os livros da Novo Século. É impressionante a quantidade de erros que encontrei nos livros. Se nos traduzidos já acho inadmissível, imagina nos nacionais? Ainda assim, estou louca para lê-lo. Abraço grande e sucesso no blog!

    ResponderExcluir