04/09/2013

Resenha: Para Sempre - Kim e Krickitt Carpenter

Título original: The vow
Gênero: Romance autobiográfico
Páginas: 144
Editora: Novo Conceito
Classificação: 4/5
O livro Para Sempre, de Kim e Krickitt Carpenter, nos conta a história real do casal que passou por uma das maiores provações de suas vidas. Dois meses após o casamento, mais especificamente no dia 24 de novembro de 1993, eles sofreram um grave acidente de carro. A parte traseira do veículo deles foi atingida em cheio por uma caminhonete.

Os dois ficaram gravemente feridos, principalmente Krickitt, que sofreu uma séria lesão na cabeça e ficou em coma por várias semanas. Quando despertou,  parte de sua memória estava comprometida e ela não se recordava de Kim, muito menos de que ele era seu marido. Kim fica extremamente chocado, mas não esmorece: ele resolve lutar, com todas as forças de seu ser, para reconquistar o seu casamento e o amor de sua amada.

Para Sempre nos traz uma história verdadeira e emocionante, de superação, fé e amor. Kim e Krickitt passam por uma tragédia sem precedentes, e mesmo com todos os obstáculos que se descortinam a sua volta, não desistem de lutar pelo amor. Nos dias de hoje podemos acompanhar tantos casamentos sendo desfeitos como poeira ao vento. Alguns, logicamente, por motivos mais do que justificáveis; outros por meras futilidades. No caso do casal Carpenter, acredito que poucos casais conseguiriam sustentar uma situação parecida. Imagine se o seu companheiro (a) se esquecesse de você? Se ele (a) não se recordasse do que viveram e muito menos tivesse algum vestígio de que nutra algum sentimento por você? Realmente não é uma situação nada fácil, e pouquíssimas pessoas conseguiriam transpor este imenso obstáculo. Narrado em primeira pessoa por Kim, acompanhamos a saga de um marido apaixonado, que não desiste de reconstruir o seu casamento e reconquistar sua amada esposa. A única coisa da qual senti falta no enredo, foi do ponto de vista da Krickitt...

"Há quase três anos, fiz um juramento e, como disse naquela ocasião, repito agora, com um amor e um desejo ainda maiores: Prometo defender o nosso amor e estimá-lo acima de qualquer coisa. Prometo ser compreensivo, tolerante e paciente. Prometo cuidar de cada uma das suas necessidades. Prometo respeitá-la e amá-la completamente. Acima de tudo, prometo que, não importa quais adversidades nós tenhamos que enfrentar, eu nunca me esquecerei dos votos que fiz: protegê-la, guiá-la e cuidar de você, até que a morte nos separe. Só existe uma coisa que pode superar para sempre os eventos dolorosos pelos quais passamos, e essa coisa é o amor que eu sinto por você. Sinto-me verdadeiramente honrado por ser seu marido."


Kim é um homem extremamente apaixonado. Mesmo com todas as adversidades, ele não desiste da sua esposa e dos votos que fez perante o altar. Sua fé e determinação emocionam, e nos faz refletir como nós fazemos tempestades em copos d'água por motivos, muitas vezes, banais. Reconquistar alguém que amamos é uma tarefa um tanto árdua, e no caso dele, ainda mais, já que precisa também reavivar a memória de sua esposa. Ele é um personagem apaixonante, além de ser o homem dos sonhos de toda mulher: alguém que ama incondicionalmente e prova o seu amor, principalmente nos momentos cruciais.

Krickitt, mesmo desmemoriada, sofre muito com a sua situação. Ela sente a obrigação de amar Kim, devido a tudo que lhe foi relatado, e não consegue alcançar o seu objetivo. Com o decorrer do tempo, ela vai tendo alguns lapsos de memória, mas não consegue recordar dos seus sentimentos e do lugar que Kim ocupava em sua vida. Isso lhe atormenta e ela passa por várias crises, muitas vezes violentas e depressivas, pela ânsia de não conseguir corresponder aquilo que lhe é exigido.

Em suma, Para Sempre é um livro emocionante e que consegue tocar o leitor, principalmente por ser tratar de um relato verídico. Ele conseguiria ser ainda melhor se mostrasse o ponto de vista de Krickitt e desse foco aos seus sentimentos e aflições. Senti muita falta disso no enredo, já que ela é uma personagem que também tem uma carga emocional bastante forte, o que enriqueceria muito a trama. Foi feito um filme baseado na história de vida do casal Carpenter em 2012, com Rachel McAdams e Channing Tatum no elenco. Apesar de ser um pouco diferente do relato original, em especial devido aos nomes dos personagens e as suas profissões, consegue passar a essência da história de amor e superação do casal, além de contar com as interpretações incrivelmente brilhantes de dois atores que eu admiro muito e que são bastante talentosos. Recomendo.

Confiram o booktrailer de Para Sempre:



26 comentários:

  1. Oie Nessa =)

    Vou confessar que não curti muito esse livro não =/
    Não cheguei assistir ao filme ainda, mas o livro em si achei bem chatinho e não conseguiu me emocionar muito tb.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa, acredite ou não esse foi o primeiro livro que li quando me interessei por essa coisa de blogs e internet mais a fundo. achei a história muito bonita, real e cheia de amor e fé! da orgulho de ver o que o casal passou, mas permaneceu junto com amor!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já li esse livro.
    E o que mais pensava era como esse homem é maravilhoso, o que ele fez pela sua esposa, nenhum outro teria a mesma coragem. Além da fé que eles tem, com isso vemos que Deus existe e que ele faz sim milagres, se você acreditar. Esse livro é só mais uma prova do seu grande amor e misericórdia por nos!

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. É um drama bem forte, acredito eu. Não li o livro e nem assisti o filme, mas pretendo fazer as duas coisas.

    ResponderExcluir
  5. Oie Nessa,
    Li esse livro já faz algum tempo, mas confesso que não gostei muito.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei muito do livro, na época do lançamento vi muita gente que não gostou e esperava outra coisa da história.
    Me emocionei em saber que tudo o que estava lendo era real e gostei muito do filme também, apesar de ser bem diferente e mais ficção.
    Aliais sua resenha me lembrou que emprestei esse livro para a minha tia e ela ainda não devolveu..rsrs

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ainda não tive oportunidade de ler esse livro (ele estava por apensa 9,90 na Saraiva, e eu não comprei :S)
    Mas muita gente fala bem, e todo mundo acha a mesma coisa que você, que faltou o ponto de vista da Krickitt :/
    Um dia eu leio :D
    Obrigada pela dica *-*

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Nessa adorei a sua resenha, esse livro é incrível mesmo, mas quando fui assisti o filme me decepcionei muito não tem nada haver com livro. O livro é muito emocionante.

    Abs,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. OLá Nessa parabéns pela resenha ,este livro é de tirar o folego e de grande demostração de AMOR indico para todos que amam incondicionalmente e não tem medo de ser feliz. BJS

    ResponderExcluir
  10. O Filme eu não cheguei a ver, mas gostei muito do livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Oie!

    Eu li este livro, ele é bom, mas não me cativou!

    Beijos*

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa,
    Eu assisti o filme, me emocionei muito. Agora comprei o livro, esperando ele chegar, Tomara que ele seja tão bom também.
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Oi Nessa, já vi o filme e gostei achei a história linda e fiquei imaginando o casal real ali. A história é realmente tocante, e achei muito interessante esse ponto que você tocou há casais que se separam por tão pouco, falta um pouco mais de amor, cumplicidade e fé para a relação dar certo. Kim é o homem que toda mulher sonha, espero encontrar um Kim na minha vida kkk
    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  14. Quero muito ler o livro e ver o filme.

    ResponderExcluir
  15. Oi Nessa!
    Já ouvi falar desse livro e do filme tbm, mas ainda não li.
    Me parece ser um livro bem emocionante, não sei, mas me pareceu um pouco parecido com o filme Como Se Fosse a Primeira Vez,,
    Quero muito ler Para Sempre!
    Beijos. *u*

    ResponderExcluir
  16. Já assisti o filme e gostei muito, quero ler o livro pra ver se tem alguma grande diferença.

    ResponderExcluir
  17. Faz um bom tempo que eu ando querendo esse livro, e a resenha só me deixou com mais vontade! hahahaha parabéns! :D

    ResponderExcluir
  18. Olá Nessa,

    Parabéns pela resenha, li e gostei demais desse livro...recomendo...abraços.




    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Nessa,
    Me emocionei muito com tua resenha e como é importante no mundo de hoje boas e verdadeiras histórias de amor serem escritas. Concordo contigo quando dizes que hoje muitos casamentos são desfeitos ao vento e como é importante lutarmos por aquilo que acreditamos. Bem, amei tua resenha e agora quero muito ler esse livro.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  20. To participando da promoo.. quero muito ter a oportunidade de ler esse livro, pois o filme é incrível.. e vamos combinar que o autor sabe mesmo como escrever uma bela história de emocionar muitos corações!! hehehee


    ResponderExcluir
  21. Gostei muito da resenha,quero conseguir ler ele tbm :3 o/o/

    ResponderExcluir
  22. Faz muito tempo que quero ganhar esse livro! Cansei um pouco dos romances, mas "Para Sempre" me atraiu desde o começo. Não assisti ao filme na esperança de ler o livro antes. Quero ver como o marido irá reconquistá-la. Uma linda história. :)

    ResponderExcluir
  23. Eu acho uma história triste e comovente. É inspirador ver o que o casal passou e mesmo assim o marido se esforçar tanto pra ter a pessoa amada de volta. Eu só fiquei triste pelo fim que levou, pelo menos do filme, quero ler o livro e ver se existe algo a mais.

    ResponderExcluir
  24. Ainda não tive oportunidade de ler o livro.
    Mas eu pude assistir o filme e gostei muito mesmo!
    Beijos
    http://www.biancagsnunes.com/

    ResponderExcluir
  25. ainda não li o livro,quando li a resenha gostei logo!!

    ResponderExcluir
  26. Adorei a resenha, mas não li o livro. Vi o filme e me apaixonei.
    Futuramente vou lê-lo.

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir