26/10/2013

Resenha: E Se Fosse Verdade... - Marc Levy

Título original: Et si c'etait vrai...
Gênero: Romance
Páginas: 232
Editora: Suma de Letras
Classificação: 5/5
Comprar:
Submarino
O livro E Se Fosse Verdade..., do autor francês Marc Levy, foi o seu primeiro romance, escrito em 1999, com o objetivo de que o mesmo fosse lido pelo seu filho na idade adulta. A obra acabou se tornando um best-seller e consagrando o autor, além de ter ganhado uma adaptação para as telonas em 2005.

Conhecemos a história da jovem médica Lauren, uma profissional de muito talento e em grande ascensão. Sua carreira é interrompida quando ela sofre um grave acidente de carro, ficando em coma profundo. Os médicos alegam que ela teve morte cerebral, mas, por um golpe do destino, ela aparece para Arthur, o mais novo inquilino do seu apartamento.

 Quando Lauren surge cantando dentro do guarda-roupa de Arthur, ele toma um enorme susto e não acredita no relato dela, de que seja uma paciente em coma. Depois de muita insistência e de um certo período, ele percebe que a história dela não é fantasiosa, ao mesmo tempo em que nota que os seus sentimentos estão cada vez mais intensos pela moça.

"O que eu vou contar não é fácil de ouvir, pois é meio inverossímil, mas se puder escutar minha história, se puder confiar em mim, talvez acabe acreditando e seria muito importante, pois, mesmo sem saber, é a única pessoa no mundo com quem posso dividir esse segredo."

Mas a vida de Lauren corre grande perigo. Depois dos médicos declararem sua morte cerebral, conseguiram persuadir sua família para que uma eutanásia seja feita, alegando que o procedimento encurtará o sofrimento da jovem. Tanto ela quanto Arthur lutam contra o tempo, tentando resgatar o seu corpo do hospital para reuni-lo com o seu espírito, de uma forma que eles ainda nem sabem como...

E Se Fosse Verdade... foi uma maravilhosa surpresa para mim. Já conhecia a escrita do Marc Levy - impecavelmente bem construída, ao mesmo tempo em que flui com uma leveza ímpar -  mas não imaginava que ele a dotaria com tanta sensibilidade e delicadeza. Um romance esplêndido, com uma temática bem diferente da convencional, temperado por pitadas de humor e suspense. Narrado em terceira pessoa, acompanhamos uma história inusitada e levemente cômica, que consegue prender o leitor do início ao fim.
"Por mais que tenha surgido rápida e bruscamente, você existe, e um momento seu é uma imensidão. O dia de ontem já passou, o de amanhã ainda não existe, é o hoje que conta, o presente."
Lauren era uma jovem médica com uma carreira brilhante pela frente. Mas, ao sofrer um grave acidente, acaba atrelada a cama, além da permanente inconsciência mental. Porém, seu espírito não fica preso ao seu corpo, e volta para o seu apartamento, um local que sempre foi de muito aconchego para ela. Ela não só surpreende Arthur como também é surpreendida pela sua presença, e assim descobre que um de seus bens foi posto à locação pela família. A sua história é um tanto quanto surreal, e é claro que Arthur se nega a acreditar. Mas, com a convivência, e também pelas provas e indícios que ela revela, dia após dia, acaba tomando ciência da verdade. Juntos, vão procurar todas as formas de salvarem Lauren, quebrando todas as regras possíveis.
"O amanhã é um mistério para todo mundo, um mistério que deve provocar riso e vontade, nunca medo e recusa."
Arthur é um arquiteto tranquilo e muito romântico. Sua personalidade me cativou desde o início, pelo seu jeito doce e completamente fofo. Apesar da desconfiança, - que foi uma reação mais do que natural, logicamente - se propõe a ajudar Lauren freneticamente e comete muitas loucuras em prol dela. Essa cumplicidade, essa comunhão entre os dois, foi uma das características que eu mais apreciei na trama. Ele se mostra um porto seguro para ela, apesar da gravidade da sua situação, e isso, por si só, foi lindo demais.

Em síntese, E Se Fosse Verdade... é um romance belo, construído de forma mágica e inusitada, ressaltando a importância do amor, em toda e qualquer situação. E não, você não irá encontrar nada meloso ou dramático - a história é leve e concisa, dotada de um humor irreverente. Em 2005 foi feita uma adaptação cinematográfica da obra, com a Reese Witherspoon e o Mark Ruffalo no elenco e, apesar das diferenças no enredo e também no nome dos protagonistas, possui os seus encantos e vale (muito) a pena ser apreciada. A capa do livro é linda e sutil e transmite bem a natureza da história e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

Confiram o trailer do filme E Se Fosse Verdade...:


17 comentários:

  1. Eu amei esse filme,e não sabia que tinha sido baseado em um livro do Marc Levy,nunca li nada do autor,vergonha,mas quero demais ler esse e mais alguns dele.

    Linda resenha Nessa!!

    bjssss

    Bianca

    ApaixonadasporLivros

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua resenha!!!
    Eu já assisti o filme e gostei muito, mas ainda não li o livro. Parece ser muito bom!!!

    ResponderExcluir
  3. Sinceridade eu não sabia que o filme e se fosse verdade surgiu como livro. Lembro de quando o assisti e ter amado a historia, alem é claro das boas gargalhadas. Mas com tudo foi a historia, a ajuda e superação que me levou a ter este filme como um dos meus prediletos.
    Lendo sua resenha logo de inicio eu imaginei já ter visto algo semelhando e foi logo apos que notei que não era imaginação minha. E já que o livro existe, com certeza - como uma obrigação - eu ter e ler.
    Parabéns pela resenha Nessa, e obrigada por ter me mostrado este livro incrivel e que estou louca para ler.Hahahahahaha

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
  4. Oie Nessa
    essa capa nova é tão linda!!
    Sou louca para ler um livro dele, já tenho dois e ainda não comecei.
    Assisti ao filme, mas quero muito ler o livro. E pela sua classificação já me animei.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Vanessa!
    Dos livros do Marc Levy este é o que mais tenho vontade de ler, porque já assisti ao filme e gostei bastante. Ainda bem que há diferenças no enredo porque não gosto muito de ler um livro quando vejo primeiro a adaptação.
    Beijos
    All My Life in Books

    ResponderExcluir
  6. Muito boa sua resenha!!!
    Eu já assisti o filme e gostei muito, li o livro é bacana mas o filme ficou melhor.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Nessa quando um romance é bem escrito ele cativa se o filme é um sucesso o livro que dá base a história deve ser ainda mais lindo!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. eu já gosto do filme, então o livro eu vou adorar
    ^^

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  9. Quando assisti o filme encantei. Quero muito ler o livro, deve ser bem melhor.

    ResponderExcluir
  10. Oi Nessa,
    li esse livro faz tempo, era até outra capa, mas achei tão lindo e o filme tb é mtooo fofo.

    Mas não curti tanto a continuação do livro.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa*
    Não é de hj qu eu quero ler este livro, faz tempo.
    Eu já assisti ao filme e curti muito.
    Beijos*

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro o filme que é baseado nesse livro... E se o filme é bom imagine o livro *----* Adorei a resenha, quero muito ler esse livro principalmente agora. Pena que eu não gosto muito da capa. :(
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  13. Oi Nessa,

    Eu ainda não li o livro, mas já vi o filme um tantão de vezes e nunca me canso de assistir. Esse livro parece ser muito bom. Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    comoum-sonho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Nessa,
    eu li esse livro no ano passado e adorei. O que me motivou a conhecer a história, foi o filme que para mim é um dos romences mais fofinhos que já vi, mas qual não foi a minha surpresa quando percebi que poucas coisas ficaram iguais na adaptação. O livro, na minha opinião, se tornou muito melhor que o filme. Um fato que até poucio tempo eu deconhecia é que este livro tem continuação e se chama Encontrar Você, essa continuação foi completamente um desproposito, pois para mim E se fosse verdade... teve um final maravilhoso e não carecia de continuações.

    Beijinhos
    Books and Movies
    http://leiturae7arte.blogspot.com.br
    @BooksAndMovies_

    ResponderExcluir
  15. Oi Vanessa,
    tudo bem?
    Esse é um dos filmes de romance que eu mais gosto!!!!!!! Eu já tinha visto o livro, mas não sabia que era tão bom assim!!!!! Vou colocar na lista, com certeza.
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá Nessa,

    Esta ai um livro que gostaria de ler....gostei demais da resenha...parabéns...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Vanessa,
    Eu amo o filme tem aqui em casa, e agora que tenho o livro vou ler ele o mais rápido possível. Amei sua resenha.
    Bjos

    ResponderExcluir