03/10/2013

Resenha: Por Isso a Gente Acabou - Daniel Handler

Título original: Why we broke up
Gênero: Romance infantojuvenil
Páginas: 368
Editora: Companhia das Letras
Classificação: 5/5
Onde comprar: Submarino

O livro Por Isso a Gente Acabou, de Daniel Handler, nos conta a história de Min Green e Ed Slaterton. Os dois viveram um romance curto, porém intenso, deixando a garota com o coração partido. Min é uma menina centrada e inteligente, apaixonada por filmes e que acalenta o sonho de ser uma grande diretora de cinema. Já Ed é o garoto popular do colégio, co-capitão do time de basquete e muito bonito, sendo objeto de desejo de muitas meninas.

Amargurada com o fim do relacionamento, Min resolve reunir vários objetos que fizeram parte da rotina do casal, como ingresso de cinema, elástico de cabelo, camisinha, entre outros, e acomodá-los em uma caixa, que é remetida para Ed. Junto com a caixa, consta uma carta de Min, descrevendo a importância de cada um dos itens, juntamente com os motivos do rompimento do casal.


"Então foi tudo para a caixa e a caixa foi para o closet, deixei em cima daqueles sapatos que eu nunca uso. Todo suvenir de amor que a gente tinha, os prêmios e os destroços dessa relação, que nem confete na sarjeta depois que o desfile passa, o tudo e não sei que mais chutado para o meio-fio. Estou largando essa caixa de volta na sua vida, Ed, cada pertence do meu eu com você. Vou largar essa caixa na sua varanda, Ed, mas é você, Ed, quem está sendo largado."

Por Isso a Gente Acabou é um livro muito bem escrito, com uma linguagem coloquial, e algumas vezes, até mesmo poética. Narrado em primeira pessoa pela Min, acompanhamos toda a sua trajetória ao lado de Ed, desde o momento em que os dois tiveram o primeiro encontro até o fim derradeiro, de uma forma simples e levemente cômica.

Min é uma garota muito culta e inteligente. Acaba se apaixonando por Ed e vivendo na pele todas as emoções do primeiro amor, tanto as boas quanto as ruins. A forma como ela narra a história é totalmente envolvente e convidativa, por mais que nos leve a um certo drama. Gostei da personagem logo de início, tanto pelas suas qualidades quanto pela sua forma de encarar a vida.

"Eu acabaria com qualquer dia, todos os dias, por essas longas noites com você, e foi o que fiz. Mas é por isso que já estava condenado, bem ali. A gente não podia ter só as noites de magia zumbindo pelos fios. A gente tinha que ter os dias, também, os belos e impacientes dias que estragavam tudo com os cronogramas inevitáveis, os horários obrigatórios que não se cruzavam, os amigos leais que não se gostavam, os absurdos imperdoáveis rasgados da parede independentemente das promessas feitas depois da meia-noite, e foi por isso que a gente acabou."
Por Ed, não consegui nutrir simpatia. Sabe o tipo de garoto que é lindo, sexy e oco? Ele é exatamente assim. Sua imaturidade fica evidente ao longo da história e ele não tem planos, ideais traçados para o futuro. Suas atitudes são meramente infantis, lhe dando um ar bastante irresponsável.

Os personagens secundários da história foram bem trabalhados, especialmente Al, o melhor amigo de Min, um rapaz doce e carinhoso, a quem me afeiçoei bastante, e Joan, a irmã mais velha de Ed, bem temperamental e sem papas na língua.

Em síntese, Por Isso a Gente Acabou nos traz uma história bem construída, com uma narrativa simples e informal. Me identifiquei bastante com o dilema vivido por Min, e creio que muitos leitores também irão se identificar com ela. Quando amamos, não enxergamos os defeitos: tudo é belo, mágico e especial. Porém, com a decepção, tudo aquilo que estava encoberto pela fulminante paixão, vem à tona e com força total, nos dilacerando completamente. A capa é simples, porém bem condizente com o enredo do livro e a diagramação está perfeita, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e diversas ilustrações, feitas por Maira Kalman, que conseguem trazer um dinamismo impressionante para a leitura. Recomendo, com certeza!

12 comentários:

  1. Estou louca para ler esse livro, Nessa. Assim que eu conseguir irei ler ele, espero gostar!
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser muito bom, gostei da forma que a protagonista trata o assunto vivido, e principalmente por ter visto o que não via antes, é algo que eu leria.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tinha vista resenha desse livro, mas gostei bastante da sua, e acho que vou dar uma chance :D
    Valeu pela dica

    Beijo
    http://heysisteraj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Nessa,
    eu não conhecia o livro, mas acho que não faz muito meu estilo.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie!

    Tenho curiosidade em ler o livro. Sabe que eu li uma resenha essas tempos bem negativa sobre ele e tinha me desinteressado, agora fiquei com vontade de ler.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  6. Nessa, ja ouvi tantos comentários ora positivos, ora negativos...
    esse livro realmente parece uma graça. Quero lê-lo, mas é que sempre chega outro na frente e ai ja viu né? sempre deixo de lado, mas eu espero logo ler!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Li esse livro logo após o lançamento e gostei bastante. A diagramação é linda....as ilustrações são bem legais e nos remetem aos momentos citados pela Min...
    Também não gostei do Ed.......fiquei com muita raiva dele ....
    Achei bem diferente dos livros que costumamos ler porque sabemos que o relacionamento não deu certo logo de início, e conforme a leitura avança, nos é explicado os motivos!
    Bem legal , adorei!

    ResponderExcluir
  8. Esse livro está na minha lista de desejados desde de quando foi lançado. De lá para cá, li resenhas super positivas e outras bem negativas. Mas, ainda continuo querendo ler. Ótima resenha.

    Lucas - Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Nessa,eu não conhecia o livro ,mas com essa bela resenha me interessei muito parabéns .

    ResponderExcluir
  10. Olá Nessa,

    Esse livro parece interessante, gosto da capa...bem diferente e criativa...abraços.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  11. Oie amiga
    É a primeira resenha desse livro que leio e gostei muito da proposta do livro.
    Quem nunca se apaixonou e teve uma decepção amorosa?
    Parabéns pela resenha do livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oiee Tampinha xD
    menina, pr começar, só hoje vi o efeito na foto, rsrs.
    Sobre a capa, não gostei muito, mas o que importa é que a leitura é boa demais.
    Quero ler e ver essa Min aí toda inteligente, vivendo seu primeiro amor e ainda com um cara oco, Bah! Espero muito ter oportunidade de ler em breve.
    T u_U

    ResponderExcluir