10/11/2013

Resenha: Névoa - Kathryn James

Título original: Mist
Gênero: Fantasia
Páginas: 336
Editora: Farol Literário
Classificação: 5/5
Comprar: Livraria Cultura
O livro Névoa, primeiro volume da duologia Mist, da autora inglesa Kathryn James, nos conta a história das irmãs Gwen e Nell. Apesar de brigarem como cão e gato, as duas se amam demais, cada uma ao seu modo.  Elas são bem peculiares entre si: Gwen tem 16 anos e é super popular no colégio, inspirando outras garotas a se vestirem e se comportarem como ela; já Nell tem 13 anos e não é nada vaidosa, além de ser uma garota bem introvertida.

O aniversário de Gwen se aproxima e ela quer comemorá-lo com uma festa em meio ao bosque, rodeada pelos seus amigos e pelo seu namorado, Jake. Seus pais nem sonham com tal peripécia, já que o bosque não é um lugar totalmente seguro, mas isso não se torna impedimento para ela, mesmo com todas as advertências de Nell. A festa então se realiza mas, quando chega meia-noite, uma névoa sombria se aproxima e envolve Gwen em suas brumas, fazendo com que a garota desapareça de forma misteriosa. Desesperada com o sumiço da irmã, Nell resolve desvendar o que realmente aconteceu e, para isso, conta com a ajuda de Evan River, um garoto misterioso e taciturno que conheceu no colégio, de aparência bem exótica: extremamente pálido e com cabelos numa tonalidade bem próxima ao branco.

Nell passou a infância ouvindo as mais variadas histórias de fantasia de sua avó, Druscilla Church, e sempre as julgou como meros contos de fadas. Porém, aquilo que aparentemente se tratava apenas de lendas imaginárias, se mostra mais do que verdadeiro. Criaturas mágicas conhecidas como Elfos realmente existem e já raptaram várias garotas - assim como Gwen - tudo isso com o propósito de reaverem o seu mundo de volta.

"Cuidado com os Elfos, minhas crianças. Não sejam iludidos por eles. São belos como a luz das estrelas, ferozes como lobos e frios como o gelo".

Há séculos, os humanos e os Elfos vivem em constante embate. A avó de Nell faz parte do grupo dos Observadores, responsáveis por manterem os humanos em segurança e, para isso, aprisionaram vários Elfos em um campo de ferro, em um canto isolado da Sibéria.  Apenas Evan, seu irmão mais velho e um tanto cruel, Fen, e algumas outras crianças elfas conseguiram permanecer livres. Gwen foi sequestrada por Fen como uma espécie de moeda de troca - eles a devolvem, contanto que os Elfos aprisionados sejam libertados. Mas os Observadores jamais estariam de acordo com isso...

"Escutem, crianças. Já ouviram falar das Garotas Perdidas? Elas entram nos bosques e nunca mais saem."

Névoa é um livro encantador e repleto de fantasia. O universo criado pela autora é espetacular, repleto de magia e ação, envolvendo o leitor de uma forma gostosa e inebriante. Os personagens foram muito bem construídos, tornando a trama ainda mais rica, sem contar toda a mitologia sobre os Elfos, que foi super bem retratada na história. Narrada em terceira pessoa, acompanhamos uma aventura deliciosa, repleta de elementos mágicos e, acima de tudo, que arraiga os valores da família e do amor entre duas irmãs em seu interior.

Nell é uma personagem forte, destemida e muito corajosa. Ela é capaz dos maiores feitos para garantir o bem-estar de sua irmã, e encanta o leitor por ser cheia de personalidade e ter uma língua deveras afiada. Ela se mostrou uma verdadeira heroína desde o início da história, e só por isso, ganhou a minha simpatia. Já Gwen, à primeira vista, me pareceu ser bastante fútil, mas, com o decorrer do enredo, percebi os seus verdadeiros valores e a admirei por isso. Outro personagem que vale a pena destacar é Evan. É impossível não se apaixonar por ele e por todo o seu senso de justiça e benevolência. Sempre está disposto a ajudar e do lado dos menos favorecidos, mesmo que isso o coloque em perigos adversos.

Em suma, Névoa é um excelente livro, com uma ambientação incrível e personagem dinâmicos e eloquentes, que conseguem conquistar o leitor. A trama foi muito bem construída e os elementos mágicos empregados com precisão e maestria, resultando em uma história mágica e gostosa, que nos transporta para o mundo da fantasia de uma forma quase que instantânea. A capa é muito bonita, além de possuir um lindo efeito metalizado e a diagramação está excelente, com fonte em um tamanho um tanto quanto agradável e uma revisão impecável. Recomendo, com certeza, principalmente para os fãs de uma boa literatura fantástica ♥

38 comentários:

  1. Olha esse livro...é d+ adorei ecom essa resenha fico ainda melhor parabéns .

    ResponderExcluir
  2. Como gosto muito de livros sobre fadas, elfos, logo que vi esse me entusiasmei, fico feliz por você ter gostado dele. Quando vi pelo skoob que estava terminando ele fiquei super ansiosa para saber sua opinião.

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa,
    não conhecia o livro, mas você falou tão bem dele que vou anotar a dica, gosto bastante de fantasia rsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Nossa, essa capa é muito linda! Sua resenha me deixou bem curiosa, o livro parece ser ótimo.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  5. Olá Nessa,

    A capa não me desperta interesse, mas sua resenha anima...parabéns...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie Nessa
    Já achava a capa linda e a sinopse bem interessante, mas foi só ler Elfos na sua resenha que a vontade triplicou para ler o livro. Vou incluir nas minhas próximas comprar.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  7. esse enredo não me cativou! a história em si é boa, mas o tema não me atrai! confesso que até tenho vontade de conhecer essas irmãs tão diferentes, mas talvez em um outro momento...
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa!

    Já tinha ouvido falar do livro, mas essa é a primeira resenha que leio.
    Gostei muito do livro abordar a relação familiar e um misto de fantasia de Elfos.
    Adorei a premissa. Parabéns pela resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. a resenha está otima! adorei o livro!!!

    Beijos,

    Blog- Venha visitar
    Cansado do mesmo layout? Acesse: Gessica Design e aproveite nossas ofertas!!

    ResponderExcluir
  10. O livro parece ser muito bom, eu gostei, quem sabe um dia eu não leia ele :)

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa!
    Estou super querendo esse livro. A capa é linda e a história parece ser ainda mais fantástica. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  12. Nossa adorei a história, minha pilha de desejados só aumenta.

    TEM TAG PRA VOCÊ LÁ NO BLOG.
    Beijos!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  13. Oi Nessa,
    tudo bem?
    Adorei a capa e quero muito ler essa história, eu adoro o gênero de fantasia!!!
    Excelente dica!!!
    beijinhos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Mais livro na lista de desejos Rsrs
    Bjs
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nossa,
    esse livro parece ser de mais ..
    estou mega afim de ler :]

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Nessa, parabéns pela resenha!! Ainda não conhecia esse livro e fiquei super curiosa!! Gostei bastante do enredo que você mostrou, espero poder ler em breve!!

    Te espero lá no Prólogo da Leitura, até mais!!

    ResponderExcluir
  17. Eu não conhecia esse livro, achei a capa linda e no inicio da sua resenha achei que fosse apenas uma história sobre duas irmãs, me surpreendi quando li Elfo. Eu não me lembro de já ter lido algum livro com esses seres em destaque e achei muito curioso. Só fico com um pé um pouco atrás por ser série, é uma das maiores reclamações dos leitores atualmente, séries demoram demais para serem lançados aqui.
    Abraços, Raquel
    Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  18. OI adorei a dica! Vou procurar esse livro para ler!!!
    Bjs, me segue se ja segue ignora e comenta por favor ajudaria muito.
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/11/o-guardiao.html

    ResponderExcluir
  19. Oie Nessa =)

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, e apesar de ler ser o primeiro de uma série (qual é o problema com livros únicos), eu fiquei bastante interessa da história após ler sua resenha.

    Vale pela indicação ;D

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  20. Nessa que capa mais linda...Este livro me conquistou pela capa(hahahahaha).Lendo a resenha vejo que é um livro juvenil, com fantasia e ação. tanto que por isso ele me agradou bastante, mesmo não gostando tanto dos juvenis, mas como sou apaixonada pela fantasia...
    Bom fiquei curiosa, quero muito saber mais sobre esta historia, então....sera mais um livro que entrara para minha lista de desejados.

    Parabéns pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
  21. Quando li a sinopse deste livro pela primeira vez fiquei apaixonada. Agora com a resenha estou encantada com a história e a personagem. Preciso deste livro logo. Gamei. Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Aff, sou louco pelo mundo das fadas, elfos etc. Névoa está no top dos meus desejados! Adorei a resenha!

    www.fasciniosliterarios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Como AMO livros mais puxados para o lado fantástico acho que o livro vai me agradar *--*
    Adorei a resenha Nessa :D
    O duro é aguardar por mais uma série.... :X

    Beijo

    ResponderExcluir
  24. Oie :D

    Eu já li o livro e também o recomendo para alguem que goste de literatura fantastica, porém achei que o livro foi um pouco parado demais, a Nell é muito imatura e seu complexo de inferioridade não me agradou, também não gostei dos pais e da irmã dela, enfim... espero continuar lendo a série para ver se melhora um pouco...

    Beijus

    http://amordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oiie Nessa!! Nossa tem tanto tempo que quero ler esse livro! Que resenha maravilhosa, me deixou com mais vontade de ler! Queroo Muiiito!

    distraida-desastrada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oie Nessa
    Primeiramente, que capa linda. Perfeita!
    O livro parece ser muito bom, cercado de magia, sobrenatural, dilemas...
    Parabéns pela resenha e pretendo ler o livro.
    Beijos

    Jéssica
    http://www.leitorasempre.com/

    ResponderExcluir
  27. Oi Nessa.
    Depois dessa dessa resenha, estou louca para ler esse livro.

    Parabéns

    ResponderExcluir
  28. A capa desse livro é linda.........o marcador dele também é muito lindo!
    Não li nenhum livro sobre elfos e tenho um pé atrás com esse tema ......mas fiquei interessada nesse após ler sua resenha !

    ResponderExcluir
  29. Eu amo esses livros de fantasia! Estou lendo Percy Jackson no momento, pura mitologia! rs Já tinha visto uma resenha desse livro, e já até citei ele no meu blog, pela capa ser esplêndida, mas a história também parece ser bem intrigante! Eu com certeza quero ler :)

    ResponderExcluir
  30. Já conhecia o livro, me interessei só de olhar essa capa magnífica, gostaria muito de poder ler, mas infelizmente tenho uma lista muito extensa de livros que estão na frente (para comprar) :\

    http://naestantedeumgaroto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi Vanessa, eu confesso que já estou apaixonada por esta capa, e é muito bom saber que o conteúdo dele vale a pena.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  32. Oi Nessa!
    Esse não é o meu estilo, mas tenho lido bons comentários dele.
    Bjo!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oii Nessa!
    Névoa parece ser um livro muito bom, a trama é bem interessante. Fantasia é o meu gênero literário preferido, mas acho que nunca li nada sobre elfos.
    Que capa linda em.. quero muito lê-lo..

    ResponderExcluir
  34. Gostei muito da resenha, já tinha ouvido sobre esse livro e tenho muita vontade de ler, adoro este tipo de historia

    ResponderExcluir
  35. EU estou apaixonada pela capa e adoro livros de fantasia!! Achei super interessante ele ressaltar o amor entre irmãs!!!! Esse livro me pareceu incrível ainda mais porque a Nell é uma personagem destemida e forte, adoooro personagens assim!!!!!

    meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. amo livros de fantasia que fala sobre fadas, elfos e esses seres mágicos :D esse livro está na minha lista de desejos com certeza

    ResponderExcluir
  37. Temas relacionados a magia e misticismo me agradam muito, sempre gosto de ler algo a respeito. Apesar de parecer bem superficial e infanto juvenil, me deu vontade de ler sim !

    ResponderExcluir
  38. Os livros de fantasia são os que eu mais gosto e também amei a capa e me apaixonei pelo marcador assim que vi e fui atrás das resenhas pra saber do que se tratava, agora com a sua quero ler e entrar nessa floresta também com Nell.Fiquei curiosa com esse inicio de alguns capitulos, quero ter logo o livro.

    ResponderExcluir