Edição: 1O livro O Farol do Porto da Paz, da autora brasileira Kelly Cortez, nos conta a história do jornalista Tonny Paiva, desde a sua infância no litoral potiguar, entre os anos 70 e 80, até os dias atuais, como correspondente internacional da guerra do Iraque, presenciando todos os terrores e barbáries que acontecem por ali.
Ano: 2012
Gênero: Literatura nacional
Páginas: 464
Editora: Novo Século
Classificação: 4/5
Onde comprar: Submarino
Toninho e a sua família, formada pelo pai, Roberto, um oficial da Marinha um tanto severo e rigoroso, sua mãe, Dona Mônica e seus três irmãos, Marcos, Marta e Alexandre, moram aos arredores do Farol de Touro, no Rio Grande do Norte. O cenário à volta deles é paradisíaco, cercado de belas praias e de vasta natureza, mas a vida dos moradores do farol entra em contraste com todo este paraíso natural. Roberto sempre foi um pai muito rígido e que exigiu o máximo dos seus filhos. A educação deles sempre foi regida com punhos de ferro, e qualquer vacilo, por mais simples que fosse, era motivo de surras, quase sempre violentas. Ele sempre deixou claro o quanto queria que o filho Toninho seguisse sua carreira na Marinha, mas o doce e sonhador garoto acalentava outros sonhos. Com muito esforço e perseverança, Toninho conseguiu se tornar jornalista e deixou o litoral nordestino para se tornar um grande correspondente internacional.
"Com toda a determinação que uma criança de oito anos poderia ter, soube que queria estar ali, dentro da TV, para falar e ser visto em muitas casas, em muitas cidades, em todo mundo. Ser conhecido, famoso, rico e morar bem longe dali onde era esquecido e sempre ficava com as sobras dos outros. Sim, queria estar ali dentro."
Tonny Paiva - seu nome artístico já como renomado profissional - , é escalado para cobrir os primeiros ataques no Iraque, e se depara com um cenário apocalíptico, cercado de carnificina, miséria e muita intolerância, tanto social quanto religiosa. Ao presenciar tanto caos e terror, ele passa a refletir sobre a sua infância, tendo uma abrupta mudança de conceitos, que impactará seu futuro como nunca.
O Farol do Porto da Paz nos traz uma história interessante e bem construída, que nos transcreve o cotidiano de várias famílias nordestinas ao redor do Brasil e que também retrata a perseverança de um garoto em prol do seu sonho, e os sabores e dissabores do grande desejo da sua alma. O livro é dividido em duas partes - a primeira, narrada em terceira pessoa, que nos conta a infância de Toninho; e a segunda, alternada para a primeira pessoa, que nos revela o terror que o protagonista presencia e sente na própria pele durante a sua cobertura da guerra. Apesar do enredo ser bem dinâmico e ter uma conotação levemente poética, a falta de capítulos no livro se mostrou um pequeno obstáculo, tirando um pouco da sua flexibilidade.
Toninho foi um personagem muito bem moldado e construído, que teve uma infância humilde e precária, mas que nunca deixou de sonhar. Apesar das fortes aspirações do pai para que o filho seguisse carreira na Marinha, ele foi atrás do desejo do seu coração e se tornou um grande jornalista. Tudo nesta vida tem um preço e o seu grau de dificuldade e, durante os embates da guerra, Toninho passa a refletir sobre a sua trajetória até aqui e automaticamente, muda o seu modo de pensar. Muito daquilo que ele julgava ruim, vergonhoso, passa a ter um valor totalmente diferente em seu viver e ele percebe o sentido da verdadeira felicidade.
A infância de Toninho se passa no Rio Grande do Norte, o que fez com que eu me identificasse bastante com a história. Apesar de ser paulista, meu pai é potiguar e passei a minha infância ouvindo os seus relatos e experiências pelos municípios de Mossoró e Natal, que são retratados com precisão no enredo de Kelly Cortez. Outro fato que vale a pena salientar é que o Farol de Touros (ou Farol do Calcanhar), não só existe verdadeiramente como também é o maior farol do Brasil, situado a 96 km de Natal, com 62 metros de altura e 298 degraus.
![]() |
Farol do Calcanhar |
Confira o booktrailer de O Farol do Porto da Paz:
Oi Nessa!
ResponderExcluirNão conhecia o livro. Estive em Natal e Mossoró uma vez quando criança e lembro de ter achado lindo. Lembro das Salinas enormes que havia por lá e das praias. Muito interessante o ponto de vista da história. Tanto da infância, quanto o do jornalista. Parabéns pela resenha.
Beijos
http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/
Eu também não conhecia esse livro. Mais achei interessante!!
ResponderExcluirSua resenha ficou muito boa.
Oi Nessa, adorei a sua resenha.
ResponderExcluirTenho muita vontade de ver esse livro e é muito difícil ver uma resenha dele =)
Abraços,
Marinah | Blog Marinah Gattuso
Gosta de decoração? Conheça a Chevron Mania
Não deixe de acompanhar a nossa FanPage
♥
Oie Nessa
ResponderExcluirnão conhecia o livro, mas pela resenha já fiquei bem animada. Tão bom ver a literatura nacional ganhando mais destaque no nosso meio.
Bjos
www.mybooklit.com
É bom ler um livro que traz lembranças, principalmente da infância.
ResponderExcluirEsse farol é enorme e bonito. Não sabia dessa singularidade! E além de tudo o livro mostra um pedacinho do Brasil. Gostei!
Oie Nessa =)
ResponderExcluirNão conhecia livro, mas algo em sua resenha me fez perceber que esse é o tipo de história que consegue cativar o leitor. Além disso, é sempre tão bom ler algo que se passa aqui em nosso país *-*
Beijos e um ótimo final de semana;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
@mydearlibrary
não conhecia o livro, Nessa. vc deu uma boa dica de literatura nacional
ResponderExcluiro aporte histórico que se faz promete emocionar!
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Olá Nessa como sempre nos deixar mais uma linda resenha hein...parabéns bjs
ResponderExcluirAinda não conhecia, curti a resenha #LivrosNacionais
ResponderExcluirBjs
http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
Oi Nessa !!! Quanto tempo não passava por aqui..... senti saudades!!!
ResponderExcluirGostei muito resenha,conhecer autores nacionais é sempre bom e percebi que mesmo com as ressalvas você gostou do livro.
bjssss
Bianca
ApaixonadasporLivros
Parece ser um livro bem interessante
ResponderExcluirAinda amais por se tratar de uma autora brasileira
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com
Adorei sua resenha, mas o livro não faz meu estilo de leitura. Isso da falta de capítulos é complicado, não sei bem como seria pra mim na hora de ler.
ResponderExcluirEspiral dos Sonhos
Olá Nessa,
ResponderExcluirLi e resenhei esse livro no blog, gostei demais e esta entre os meus favoritos...abraços.
devoradordeletras.blogspot.com.br
Oie amiga
ResponderExcluirParabéns pela resenha, eu já li O Farol do Porto da Paz é curti bastante, apesar que a falta de capítulos também me incomodou.
Beijos
Jéssica
www.leitorasempre.com
Estou louca por esse livro! Eu vi que agora você está sorteando já estou indo me escrever ! Quem sabe eu não ganhe? Kakakak Beijos Da Distraída
ResponderExcluirwww.distraida-desastrada.blogspot.com
Fiquei super curiosa para saber sobre o que o livro falava!
ResponderExcluirGostei bastante da resenha!
Sempre fui e sou apaixonada por este tipo de tema, me agrada demais. A história é forte e cheia de emoção. Vou tentar ler. E obrigada pela resenha e a dica de leitura. Beijos.
ResponderExcluir:o O livro parece ser perfeito... Parabéns Kelly!
ResponderExcluirParabéns pela resenha. Não conhecia o livro e nem o autor, mas pela resenha parece ser uma boa leitura. É bom saber que autores brasileiros estão ganhando mais espaço no país.
ResponderExcluir