26/11/2013

Resenha: O Histórico Infame de Frankie Landau Banks - E. Lockhart

Título original: The Disreputable History of Frankie Landau Banks
Gênero: Young Adult (YA)
Páginas: 344
Editora: Seguinte (Companhia das Letras)
Classificação: 5/5
Comprar: Saraiva
O livro O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks, da americana E. Lockhart, nos conta a história da estudante Frankie, de 15 anos. Há um ano atrás, ela era uma jovem como qualquer outra. Mas, nas férias de verão, o seu corpo adquire formas e curvas e ela se torna uma bela e atrativa garota. Quando volta às aulas, na tradicional e competitiva Alabaster, ela acaba chamando a atenção de um dos rapazes mais populares e bonitos do colégio, Matthew Livingston.

Depois de alguns flertes, Frankie e Matthew começam a namorar. Ela logo é apresentada ao círculo de amigos dele e se encanta com a cumplicidade e a camaradagem entre eles. Mas, por mais que ela aprecie a companhia do pessoal e se divirta com tal universo, Frankie se sente inferior aos garotos, e Alfa - o melhor amigo de Matthew - só faz com este sentimento dentro dela cresça ainda mais. O estopim acontece quando ela descobre que o namorado e seus amigos fazem parte de uma sociedade secreta, a Leal Ordem dos Bassês, responsável por pregar peças no colégio há várias gerações e, que, inclusive, teve como um de seus membros o pai de Frankie.

A Leal Ordem dos Bassês não permite a participação de garotas em seu meio, mas Frankie, claro, não se conforma em ser deixada de fora. Ardilosa, sagaz e muito esperta, ela logo encontra um jeito de manipular a sociedade secreta, mostrando que não é apenas um rostinho bonito e a "namoradinha" do garoto popular do colégio, mas sim alguém inteligente, capaz de mexer com a Alabaster como nunca antes visto...

 "É melhor liderar do que seguir. É melhor falar do que ficar em silêncio. É melhor abrir portas do que fechá-las na cara das pessoas."

O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks foi uma grande surpresa pra mim. Li vários comentários positivos sobre o livro pela blogosfera, mas não imaginava que se tratava de uma obra tão impetuosa, com personagens meticulosamente dinâmicos e audaciosos, que prendem a atenção do leitor do início ao fim. Narrado em terceira pessoa - de uma forma deveras caricata, que nos torna próximos dos protagonistas -, acompanhamos uma história gostosa e até mesmo nostálgica, com muita desenvoltura e brilhantismo.

Frankie é uma personagem forte, cheia de fibra. Ela luta pelos seus objetivos com sagacidade e não abaixa a cabeça para aquilo que não julga certo. Mesmo se tratando de uma sociedade secreta antiga e ortodoxa, ela não se importa de quebrar as regras e fazer valer a sua causa. Há muito tempo que não vejo uma personagem tão segura de si e centrada na literatura juvenil e isso se tornou um dos trunfos do livro. A vida amorosa de Frankie também foi bem trabalhada na trama, assim como a desenvoltura da personagem perante os fatos. 

"Ela admirava a si mesma por ter assumido o controle da situação, por ter decidido o rumo que ela tomaria. Ela admirava sua própria habilidade verbal, sua coragem, seu domínio."

Em suma, O Histórico Infame de Frankie Landau- Banks foi uma leitura incrível, que conseguiu me cativar por completo e despertar o desejo de conhecer mais obras da Emily Lockhart. A capa é simples e bonita e a diagramação está excelente, com fonte em bom tamanho, revisão impecável e a ilustração de um pequeno cãozinho bassê no começo de cada capítulo. Recomendo, com certeza!


21 comentários:

  1. Nessa, estou curiosíssima, por tudo que li parece surpreendente! Quero ler o quanto antes...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa!

    Você sabe que não tinha me interessado por esse livro até agora, pois a sinopse não havia me conquistado. Sua resenha me deixou intrigada e curiosa. Fiquei com vontade de ler e pela sua descrição da personagem acho que vou gostar dele. Ótima resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie Nessa =)

    Estou com esse livro aqui para ler, e confesso que estou quase passando ele na frente dos outros de tantas resenhas positivas que venho lendo dele *-*

    A sua me deixou ainda mais curiosa!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Nossa com uma resenha tão positiva, vou ter colocar na minha lista de desejados!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  5. Oie amiga
    Parabéns pela resenha, só leio resenhas positivas desse livro e a cada dia estou mais curiosa para lê-lo.
    Beijos

    Jessica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa,
    não gostei da capa deste livro, mas pela resenha parece ser um bom livro.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nessa, a história parece ser bem envolvente, fui muito com a cara da mocinha, que parece ser decidida e corre atras do que quer!
    mas como a Vanessa aponta bem que a capa podia ser melhor elaborada
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Van!
    Esse livro é muito bom!! Confesso que li em poucas horas, não consegui parar \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi linda!
    Tenho escutado boas indicações sobre esse livro, que gracinha ter um bassê no começo dos capítulos, adoro esses cuidados que dão as obras ♥ Estou realmente curiosa em ler, conhecer os personagens, espero conseguir em breve. Na verdade eu faço uma brincadeira com minha tabela de compras futuras, cada vez que vejo a resenha do mesmo livro e ela é positiva eu passo o livro na frente de outro haahha logo logo devo comprá-lo!
    um abraço!
    Pan
    http://pansmind.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nossa quero ler, depois dessa resenha!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  11. Olá Nessa parabéns pela resenha , essa livro é muito bom .bjs

    ResponderExcluir
  12. Oie tampinha ;)
    Olha primeira vez que vejo o livro e se não fosse pela tua opinião, não pensaria em ler, mas caramba o livro é tudo isso? Espero ler um dia.
    Beliscões carinhosos da Máh ~~♥
    Cantinho da Máh

    ResponderExcluir
  13. Essa história deve ser ótima mesmo. De inicio a capa desse livro fez com que pensasse que ele era péssimo, mas depois de ver resenhas dele pude ver o meu engano!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Nessa!!!
    Eu não tinha lia nada sobre esse livro ainda, mas gostei muito de sua resenha e vou colocar na minha lista de leitura!
    Bjkkkkkkkks!

    ResponderExcluir
  15. Oi Nessa, gosto de livros que me prendem na leitura do início ao fim. A capa desse livro é muito linda..enfim...quero muito ler esse livro desde a divulgação. Acho que vou gostar de Frankie, parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  16. Eu leio livros infantos-juvenis e amoooo mesmo... Eu já tinha achado a capa linda e bem original e não me pareceu que fosse um livro com personagens adolescentes e isso é muito legal... Atrair leitores já pela capa... Os aspectos como o humor (forma caricata que tu mencionou) e os fatos sociais que me parecem ser abordados muito bem neste livro são, posso dizer assim, "temas" que me agradam muito. Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  17. ai adorei a resenha, preciso comprar o livro!

    ResponderExcluir
  18. Primeiro eu me apaixonei pela capa, ai depois dessa resenha eu fiquei com mais vontade de ler este livro!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Nessa,

    Não conhecia esse livro e sua resenha me despertou interesse...dica anota...vai para a lista...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Bem diferente e eita que garota danada essa. Você conseguiu despertar minha curiosidade com a história. Ansiosa pra saber mais dela. Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Fiquei curiosa,pela capa não tinha dado muita importância mas sua resenha me despertou a curiosidade.

    ResponderExcluir