28/11/2013

Resenha: Tempo dos Anjos - Anne Rice

Título original: Angel time
Gênero: Literatura fantástica
Páginas: 288
Editora: Rocco
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Tempo dos Anjos, primeiro volume da série As Canções do Serafim, da consagrada autora de terror e fantasia, Anne Rice, nos traz uma história rica e bem construída, que tem como base o perdão e a redenção, com um pano de fundo histórico sensacional.

Conhecemos a história de Toby O'Dare, um jovem que sonhava em ser padre - devido ao seu grande apreço pela religião - e que também era amante da música.  O que ele não poderia imaginar era o tamanho da catástrofe que iria se abater sobre sua família, culminando em uma verdadeira tragédia e dilacerando totalmente os seus sonhos. Amargurado e sozinho neste mundo, Toby se desvia dos seus propósitos e se transforma em um assassino de aluguel, por sinal, bem conhecido.

Durante um de seus trabalhos, na cosmopolitana Califórnia, uma criatura misteriosa surge para Toby - um serafim, chamado Machiah - e lhe oferece uma chance única de reparar os seus erros e, ao invés de acabar com vidas, salvá-las. Ele hesita mas, depois de algum tempo, decide aceitar a proposta de Machiah e é enviado para a Inglaterra do século XIII, onde está disfarçado de frade franciscano e tem a missão de salvar um casal de judeus, Fluria e Meir - acusados injustamente da morte de sua filha, Lea - , da fúria desenfreada dos cristãos.

Em meio a esse cenário medieval, Toby faz de tudo em Norwich para garantir a segurança de Fluria e de seu marido, conhecendo belas e tristes histórias de amor, e vivendo em um clima de muito suspense e perigo...

Essa foi a minha segunda experiência com Anne Rice e  por sua vez, muito gratificante. A anterior foi com o livro Os Desejos de Bela Adormecida, do qual não consegui nem concluir o primeiro capítulo, já que achei a história um tanto quanto esdrúxula e repulsiva, e acabei abandonado a leitura. Mas, voltando para a resenha, Tempo dos Anjos nos traz uma ficção de primeira, muito bem escrita e estruturada, com um mote um tanto quanto religioso. A autora consegue nos transportar para a Inglaterra medieval do século XIII com maestria - tal como num passe de mágica - , e nos tornar próximos dos personagens e de seus dilemas. Usando e abusando de pontos estratégicos e de cunho histórico genuíno, o livro é narrado em primeira pessoa por Toby, nos contando toda a sua trajetória - do jovem cheio de sonhos ao ambicioso matador de aluguel - e apresentando o embate religioso entre os cristãos e os judeus, que sempre existiu mas teve o seu ápice de dor e desumanidade nas mãos do inescrupuloso Hitler.

"Eu era um homem sacudido por um terremoto, um homem paralisado pela dissonância. Eu tinha bastante consciência disso. Pensava nisso o tempo todo, embora tentasse fazer com que a ideia não tivesse qualquer continuidade. Tentava aceitar o que parecia ser o meu destino. Mas se você não acredita em destino, bem, a coisa não é assim tão fácil."
Toby sofreu muito na sua juventude. Seu pai faleceu dentro de um presídio e sua mãe era uma alcoólatra totalmente desequilibrada. Ele foi o responsável pela criação dos irmãos mais novos - Emily e Jacob - e sempre os amou com todo o seu coração. A perda deles o deixou completamente arrasado e sem rumo, o que acabou endurecendo o seu coração e o tornando alguém cruel e mercenário, capaz das piores atrocidades por dinheiro. Mas uma chance ímpar de remissão surge em sua vida através do anjo Machiah. Logicamente, Toby hesita, mas depois de algumas demonstrações um tanto quanto coerentes por parte do serafim, ele aceita cumprir o seu propósito e assim resgatar os seus pecados.

"Não há uma alma no mundo a quem o Céu não dedique uma atenção particular. Não há um suspiro ou uma palavra que o Céu deixe de ouvir."
Tempo dos Anjos nos narra uma história de perdão e redenção com riqueza de detalhes e de uma forma um tanto quanto peculiar. A narrativa é impecável e ímpar, fazendo com que a leitura flua com intensidade, sem contar o quanto os personagens foram incríveis e bem moldados. O rumo que a história toma é impressionante e arrebatador, nos deixando um gancho para a sua sequência, já publicada no Brasil, De Amor e Maldade. A capa é muito bonita e levemente gótica, retratando bem o teor da trama, e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e uma excelente revisão. Recomendo ☺

15 comentários:

  1. Sempre gosto das suas resenhas e da forma como coloca os fatos dos livros. Não foi diferente hoje... Não conhecia, mas já me interessei!


    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Oie Nessa =)

    Li esse livro faz tempinho já e gostei muito da história também. A principio para quem está acostuma a ler Anne Rice escrevendo sobre seus vampiros estranha um pouco a abordagem que ela traz para essa história.

    Quero ler a continuidade da série logo *-*

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  3. Oi, Nessa!
    Ainda não tive a oportunidade ler Anne Rice e, por ter gostado tanto da sua resenha, vou começar por esse livro. Gosto de histórias nesse estilo, apesar de nunca ter lido nada assim, então acho que Anne Rice é um bom começo.

    Beijos,
    Bia Sampaio
    www.epilogosefinais.com

    ResponderExcluir
  4. Interessante! Eu aamo a escrita da Anne Rice, mas só tenho experiência de leitura dela com as crônicas vampirescas... Sempre tive um certo receito dessa fase dela mais voltada pra religião, mas essa ficção parece ser interessante. Um jeito interessante que imagino ser característico dela. Boa resenha! Me ajudou a colocar esse livro entre os "vou ler", com certeza.

    ResponderExcluir
  5. Oie Van,
    nossa o livro parece ser bom hein?
    Eu já li alguns dela e gostei bastante, mas este eu não conhecia.
    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Uau esse livro parece ser bom.
    Ainda não li nada desta autora, mas morro de curiosidade.

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa!

    Não conhecia esse livro da autora, mas achei a premissa muito interessante. Esse clima gótico e sombrio me agrada. Como nunca li nada da autora, quem sabe essa seja uma opção. Adorei a resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Nessa parabéns pela resenha , essa livro é muito bom .bjs

    ResponderExcluir
  9. Oie Nessa
    Confesso que ainda não li nada da Anne Rice, mas tenho vontade.
    Gostei da premissa de Tempo dos Anjos e acho que vou ler.
    Parabéns pela resenha. Beijos

    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Nessa, nossa eu não tinha lido nenhuma resenha sobre este livro, mas você soube como narra-la e mostrar seus pontos. Bom não preciso dizer que este livro como muitos outros da autora estão na minha fila de desejado.
    Parabéns pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    http://www.sanguecomamor.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Vanessa,
    Da Anne Rice eu conheço os livros da Crônicas Vampirescas que sou fã e a trilogia da Bela Adormecida, tenho eles mas para falar a verdade eu estou tomando coragem para ler os livros da Bela Adormecida. Agora este livro Tempos de Anjo não conhecia. Li sua resenha e gostei bastante, até anotei na minha listinha.
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa!
    Tudo bem?
    Menina, ainda não li nenhum livro da autora o.O
    Confesso que não sei o que esperar dos livros... preciso pegar um e começar a ler kkk
    Gostei da trama descrita, é um enredo que me agrada. Acho que vou começar por ele, rs
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. nossa Nessa, eu tenho vontade de ler os livros da Anne Rice, pelo que você comenta nessa resenha é bem interessante, a história promete!
    p.s é legal quando somos surpreendidos pelos autores, né? entre um livro e eoutro http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. A história parece bem construída, só preocupo com a parte do terror, não sou muito fã de terror, mas tolero desde que não seja demais.

    ResponderExcluir
  15. Oi Nessa, até que enfim você leu o livro da Rice. Tem mais de um ano que li e esperei, quase ansiosa, que você o lesse para discutirmos o assunto. Embora Anne Rice saiba escrever e tenha desenvolvido a história de forma mágica, o personagem dela ainda não conseguiu me convencer. Quer dizer, por mais que a história de vida dele tenha sido terrível ela, creio, não justifica sua escolha inicial. Enfim, como não li o seguindo livro não sei em que pé está a história, mas de qualquer forma deixo o link para todos que, se lerem meu comentário, queiram saber o parecer que dei em relação ao livro Tempo dos Anjos.
    Até mais :)

    http://conformealetra.blogspot.com.br/search?q=tempo+dos+anjos

    ResponderExcluir