02/12/2013

Resenha: A Bruxa de Near - Victoria Schwab

Título original: The Near Witch
Gênero: Romance sobrenatural
Páginas: 240
Editora: Planeta
Classificação: 5/5
Comprar: Saraiva
O livro A Bruxa de Near, primeiro volume da série homônima da americana Victoria Schwab, nos traz uma história encantadora, que consegue prender o leitor do início ao fim, em um misto de fantasia, romance e suspense.

A jovem Lexi Harris segue o mesmo ritual todas as noites: ela acende três velas para clarear a penumbra de seu quarto, enquanto conta uma história de dormir para sua irmã caçula, Wren. Wren sempre pega no sono antes mesmo da história terminar, o que Lexi acha bom, já que ela tem medo do barulho que o vento faz pela cidade de Near.

Em uma noite como outra qualquer, ao apagar as velas assim que Wren adormece, Lexi avista um estranho do lado de fora de sua casa, e o mesmo desaparece, evanescendo como fumaça diante de seus olhos. Alguns dias depois do ocorrido, várias crianças de Near desaparecem sorrateiramente de suas camas. Amedrontada, Lexi se empenha em descobrir o que está acontecendo, até mesmo para impedir que o mesmo aconteça com Wren.

Quando Lexi era criança, cansava de ouvir dos lábios de seu pai a história da Bruxa de Near, que até então lhe soara como mera fantasia; como uma espécie de conto de fadas. Mas por trás de toda lenda, sempre tem um quê de verdade e a jovem acaba por descobrir isso de uma maneira nada agradável. E o estranho que ela avistou do lado de fora de sua janela? Seria ele o responsável pelo desaparecimento das inocentes crianças? Que mistérios se escondem entre os páramos de Near?

"Às vezes, o vento sussurra nomes, perfeitamente claros, de modo que você poderia, à beira do sono, imaginar que ouviu o seu. E você nunca sabe se esse som debaixo de sua cama é somente o vento soprando ou a Bruxa de Near, em sua pequena casa de pedra ou em seu jardim, cantando para as colinas dormirem."

Sou completamente apaixonada por histórias que envolvam bruxas e todo o seu universo e, assim que a Editora Planeta anunciou o lançamento de A Bruxa de Near, fiquei em polvorosa. Felizmente, todas as expectativas que eu nutria para com o livro foram supridas, e mais, acabei sendo até mesmo surpreendida pelo rumo que a trama tomou. Narrada em primeira pessoa pela Lexi, acompanhamos uma história encantadora e muito bem escrita, envolta em um cenário quase que mágico, em uma época em que não existia energia elétrica, água encanada, serviços de telefonia e nenhuma outra modernidade dos tempos atuais. A escrita de Victoria Schwab é empolgante e rica em detalhes, sem contar a forma doce e suprema com a qual ela se referia a natureza no livro, destacando seu verde, seus páramos (uma espécie de colina presente em locais montanhosos), o vento ao redor e todas as suas riquezas. O suspense e a magia foram trabalhados com maestria no enredo, aguçando a curiosidade do leitor, à medida que o encanta com o seu desfecho.

"Quando eu era pequena, o vento me cantava músicas de ninar. Com ritmo, sussurrando, agudo, enchendo o espaço ao meu redor, de modo que, mesmo quando parecia tudo em silêncio, na verdade não estava. Foi com esse vento que vivi."

Lexi é uma personagem forte e guerreira, que não aceita ouvir um "não" como resposta. Ela vive com sua mãe, seu tio Otto e a irmãzinha Wren em uma casa simples e humilde, auxiliando a matriarca na fabricação e venda de pães  - que são o sustento da família -, e também nos afazeres domésticos. Desde que o seu pai faleceu, há alguns anos atrás, Otto se tornou responsável por elas, e deixa explícito isso, muitas vezes, de uma forma um tanto seca e severa. A impetuosidade de Lexi e a forma como ela o enfrenta, o deixam extremamente desgostoso e irritado, principalmente quando ela se aventura, por conta própria, a desvendar os mistérios por trás do sumiço das crianças, ignorando todos os seus conselhos. Ao contrário das moças da região, extremamente delicadas e à procura de um casamento, Lexi é um tanto quanto temperamental, além de ser dona de si e traçar o seu próprio destino. Pela história se passar em uma época um tanto quanto arcaica, onde as mulheres não tinham força alguma e eram extremamente submissas aos seus homens, posso afirmar que a protagonista era alguém à frente de seu tempo, rompendo todos os protocolos e conceitos pré-moldados da sociedade.

Em suma, A Bruxa de Near nos traz um romance sobrenatural bem arquitetado e rico em detalhes, de uma forma que consegue não só envolver como também encantar o leitor. Apesar de ser o primeiro volume de uma série, a história é bem redondinha e não deixa pontas soltas para a sua sequência, o que me fez ficar ainda mais ansiosa e curiosa pela continuação. A capa é muito bonita, apesar de eu não ter entendido o significado da capa vermelha (já que a capa da Lexi na história é verde) e a diagramação está ótima, com fonte em um tamanho agradável, revisão de qualidade e ilustrações de pequenos arabescos no começo de cada capítulo. Recomendo, com certeza!

19 comentários:

  1. Oi Nessa!!!
    Menina, eu como vc adoro uma trama com bruxas... sou fã de Charmed. *-*
    Essa capa é linda e misteriosa, estava esperando para saber se a impressão seria correta e por sua resenha estou ansiando por comprá-lo (pena que não será tão cedo). hahaha
    Mocinhas que não obedecem os padrões da época têm um charme duplo e esta é movida a agir para proteger a irmã, mais pontos positivos. E adorei saber que é bem descrito sem tornar-se cansativo.
    Pretendo conferir, adorei a dica.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a capa... pois parece um conto de fadas; a moça não parece em nada uma bruxa. Tive a sensação que a bruxaria foi uma escolha e fiquei curiosa. Gostei da personagem ser confiante... Li muitos livros que a personagem com baixo auto-estima e fiquei irritada, hehehe :D Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa!
    Sabe que quando vi este livro me apaixonei, essa capa me conquistou e o título mais ainda.
    Assim, como vc eu adoro livros que tenham Bruxas, agora vc me deixou mega curiosa e com aquela vontade de ir correndo comprar o livro para ler. Adoreiii sua resenha.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  4. Eu amo essa capa e estou louca para ler este livro.

    Beijos.


    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Nessa como estas , hoje acordei sem nnhum entusiasmo mas quando li a sua resenha meu dia mudou da agua para vinho ,pois pode ver que ainda há uma esperança para a humanidade que exista pessoas como você suas resenhas relamente e cativam e me expira ler cada vez mais parabéns esse livro é D+ .

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Além da capa ser muito linda, a história parece ser ótima!
    Estou bastante curiosa em relação ao livro :)

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  7. Oie Nessa =)

    Estou morrendo de vontade de ler esse livro, pois todos os livros que tem Bruxas como tema me deixam bastante curiosa.

    Fique feliz em sabe que o livro possui personagens fortes e riqueza de detalhes. Só isso me deixa com mais vontade ainda de ler ele.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  8. É sempre bom quando uma série não fica com pontas soltas
    Gostei da resenha

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa!

    Gostei da premissa do livro e da descrição da personage, pois gosto daquelas que são a frente do seu tempo em livros que se passam em uma época antiga. O mistério também instiga. Ótima resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi!!
    O livro faz meu gênero, e quero muito lê-lo, já que vem ganhando muitos leitores!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  11. Olá Vanessa,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui...achei bem interessante...dica anotada...parabéns pela resenha..abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Vannnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn sua lindaaaaaaa ! ! ! ! ! !
    Adoro ver o sucesso MERECIDO que conquistou com o blog
    Várias atualizações , vários comentários positivos....
    CONGRATULATIONSSSSS
    Ps: Sempre vejo resenhas de ótimos livros em seu blog... To precisando deixar a preguiça de lado e como diria o Professor Girafales... QUE DEVOREM OS LIVROS rsrs
    Bjuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Van pelo carinho de sempre! Obrigada mesmo, de coração! Super beijo!

      Excluir
  13. Oi, Vanessa.Tudo bom?

    Não conhecia a autora mas sua resenha me despertou curiosidade, acho que eu o leria.

    Beijos e Até o próximo post!
    Lu do Blog Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  14. Oie Nessa
    Uau, você sabe que eu já queria ler esse livro, mas depois de ler sua resenha e conhecer mais sobre a premissa do livro fiquei encantada. Também adoro quando tem bruxas envolvidas.
    Super quero ler esse livro. Parabéns pela resenha!
    Beijos

    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  15. Eu já leria só pela capa que é linda, amo lendas e mistérios, ah agora é mais um livro pra minha interminável lista de livros a ler hehe

    ResponderExcluir
  16. Gosto de livros que se passam em época antiga. É sempre interessante e se estuda muito para escrevê-lo.
    Tenho interesse em ler a obra. Parece ótima.

    ResponderExcluir
  17. Li resenhas positivas e negativas sobre esse livro, e pela sua resenha você gostou muito. Também amo livros de magia e bruxas/bruxos, e esse estava com muita vontade de ler, mas desanimei um pouco.

    ResponderExcluir
  18. Nessa!
    Também sou fascinada por histórias de Bruxas, dão um efeito mágico em meu ser.
    Acredito que Lexi é uma heroína e um romance fantástico que mistura susense e ação deve ser realmente muito interessante.
    Fiquei foi com vontade de apreciar a leitura.
    Parabéns pela resenha bem explicitada.
    Luz e paz!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir