31/12/2013

Resenha: O Caminho para Casa - Kristin Hannah

Título original: Night road
Gênero: Romance
Páginas: 352
Editora: Arqueiro
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O Caminho para Casa, da americana Kristin Hannah - autora de 18 livros, que já venderam mais de 8 milhões de exemplares ao redor do mundo -, nos traz uma história emocionante, envolvendo a importância da família, do perdão e da purificação do coração.

Jude sempre foi uma mãe muito cautelosa e presente e passou 18 anos de sua vida vivendo exclusivamente em prol dos seus filhos gêmeos Mia e Zach, os tornando adolescentes extremamente felizes. Quando a jovem órfã Lexi ingressa no mesmo colégio em que eles estudam, em Pine Island, Jude a recebe de braços abertos, como se ela também fosse um membro de sua família.

Lexi teve um passado muito doloroso, sendo criada em vários lares adotivos, devido ao vício em drogas de sua mãe, que culminou com a sua morte. Assim que ela entra no colégio, se torna rapidamente amiga de Mia. Com a aproximação frequente entre as duas, Zach se apaixona por ela, fazendo com que os três se tornem um trio inseparável.

Jude sempre fez de tudo para manter os seus filhos longe de confusões e encrencas, mas isso se torna impossível com o último ano do ensino médio. A agitação é cada vez maior, assim como o número de festas, e toda vez que eles saem de casa, ela não consegue ficar em paz. Em uma noite de verão, seus maiores medos vêm à tona, estilhaçando toda a alegria e harmonia que regeram a sua família. Toda ação traz uma reação, e ela ficará entre a cruz e a espada, decidindo se deve encontrar um jeito de esquecer ou uma forma de perdoar...

"Em um mar de lamentação, havia ilhas de bênçãos, instantes no tempo que nos lembravam do que ainda tínhamos, em vez de tudo o que tínhamos perdido."

O Caminho para Casa nos traz uma história arrebatadora e inesquecível, que comove e acima de tudo, aborda com profundidade a importância da família e questões densas sobre o amor e o perdão. A escrita de Kristin Hannah é dotada de sentimentalismo, de uma forma tão palpável e verossímil que conseguiu me levar às lágrimas em várias passagens do livro. Narrado em terceira pessoa, acompanhamos um enredo delicado e corajoso, que retrata perdas, dores, e acima de tudo, esperança.

Jude sempre se preocupou demasiadamente com os filhos e temia qualquer infortúnio que porventura, poderia se suceder com eles. Infelizmente, os seus pesadelos tomaram forma e a deixaram completamente devastada, em frangalhos. Os anos se passaram e ela nunca conseguiu viver em paz desde aquela fatídica noite de verão. Se tornou uma mulher endurecida, que não via mais prazer algum em sua vida. Acabou se tornando seca e áspera com todos ao seu redor, inclusive com aqueles com quem tanto ama. Liberar o perdão não é fácil, ainda mais quando algo lhe é arrancado de suas entranhas de forma tão feroz e injusta, mas se mostra o único caminho para que ela recupere sua sanidade e tenha uma vida plenamente feliz.

"O amor estava dentro dela, em algum canto. Ela só não conseguia alcançá-lo."

Lexi teve uma infância muito triste e sofrida e quando é acolhida pela família de Jude, se sente uma das pessoas mais sortudas do mundo. Ela tem um carinho enorme por eles, além de ser apaixonada por Zach. Quando os dois se declaram um para o outro e em seguida engatam o namoro, uma tragédia eclode, fazendo com que o destino de todos eles sofra modificações drásticas. O que mais me encantou na Lexi foi a sua bondade nata. Ela sempre pensou primeiro nos outros para depois se direcionar a si própria, motivada por muito amor e sabedoria. Por mais que seja uma das personagens que mais padecem na trama, nunca se lamentou ou contestou a sua situação, aceitando tudo de forma sensata e dócil.

"Era isto o que o amor fazia com uma pessoa? A retorcia e esvaziava até restar apenas a necessidade? Se fosse assim, como ela sobreviveria?"

Em suma, O Caminho para Casa é um livro que emociona, além de abordar todas as questões referentes a trama com tamanha profundidade e intensidade. Apreciei muito a escrita da Kristin Hannah, tangível e dotada de sentimentos, e pretendo ler mais obras de sua autoria. A capa do livro é muito bonita e a diagramação está excelente, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e  uma pequena ilustração floral no começo de cada capítulo. Recomendo, com certeza!

15 comentários:

  1. Oie Nessa
    Ainda não li nada da Kristin, mas desejo e pretendo ler ano que vem. Parabéns pela resenha e pelo que percebi O Caminho para Casa é um livro triste e emocionante.
    Beijos

    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa,
    eu não conhecia o livro, mas curti a resenha, mesmo ficando na dúvida se iria gostar bastante do livro ou não.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa :)

    Eu quero muito ler esse livro, pois ele tem um estilo bem diferente e simples, que eu tenho certeza que me agradaria. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Nessa =)

    Até hoje não li uma resenha negativa desse livro, o que me deixa cada vez mais curiosa para ler ele.

    Tenho "quase" certeza que vou ficar encantada e emocionada com a história.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos e um Feliz Ano Novo!
    ;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. fechando o ano com um livro que emociona e toca hein Nessa?
    ainda não li, mas quem leu aprova e pretendo ler nas férias
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Nessa desde já desejo para você um feliz Ano Novo e que 2014 seja repleto de resenhas maravilhosas como esta neste post parabêns . Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, amiga! Gostei muito de sua resenha.
    Já havia visto este livro por aí e me recordo de ter ficado interessada por ele na época, mas não anotei o seu título. Depois de ler a sua resenha, pude sentir que a leitura é realmente emocionante e, no mínimo, muito boa. Vou anotar o nome! Parabéns pela resenha!

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa,
    tudo bem?
    FELIZ 2014!!!!!!!!!
    Que você tenha um ano maravilhoso!!!!!!!
    Já comecei conhecendo uma história tão densa, nosso é muito sofrimento. Não conhecia essa autora e nem o livro. Eu ainda não sei o que aconteceu com eles, mas deve ter sido difícil mesmo.
    Fiquei interessada e com certeza eu leria.
    Te indiquei para uma tag, espero que não se importe.
    Beijinhos.
    Cila- leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/2013/12/a-ultima-tag-do-ano-no-cantinho.html

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia a autora nem tinha ouvido ou lido algo sobre este livro. Fiquei muito interessada!!
    Achei o tema super atual e que faz refletir... Amei a resenha!!
    Bjks

    ResponderExcluir
  10. A história parece ser comovente, normalmente leio esse tipo de livro, mas quero ficar um pouco longe de dramas, então não lerei.

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa! Não conhecia esse livro ainda. Gostei bastante da premissa e com certeza mais um para minha lista de desejados.
    Parabéns pela resenha.

    Bjokas e um ótimo ano flor
    Samy
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Eu não conhecia o livro (como a maioria, pelo jeito), mas adorei a trama! Gostei muito do que o livro promete e sua resenha me deixou bem animada. Se bem que do jeito que eu ando emotiva, sinto que eu iria chorar muito durante o livro todo HAHAH
    Mas vai pra lista de desejos de 2014! *-*

    Beijos e feliz ano novo
    Leeh - hangoverat16

    ResponderExcluir
  13. Nossa adorei a resenha e fiquei muuuuuuito curiosa para ler esse livro! Parece está maravilhoso! :D
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  14. Eu já li algumas resenhas do livro, mas ainda não o tive a chance de ler.

    Ótima resenha.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Adorei a sua resenha, mas o tom drama demais da conta não me agradou. Não estou no clima de ler livros assim agora.

    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir