10/12/2013

Resenha: Pela Luz dos Olhos Seus - Janine Boissard

Título original: Histoire d'Amour
Gênero: Romance francês
Páginas: 224
Editora: Arqueiro
Classificação: 4/5
Comprar: Submarino
O livro Pela Luz dos Olhos Seus, da romancista francesa Janine Boissard, nos conta a história de amor de Laura Vincent e Claudio Roman que, apesar de muito bonita e emocionante, pecou em alguns aspectos.

Laura cresceu na Normandia, situada no noroeste da França, em meio ao mar e as macieiras. Nunca foi uma garota espetacularmente linda, daquelas que chamam a atenção por onde passam, como a sua irmã mais velha, Agathe, e passava as noites dentro de casa, sempre na companhia de um bom romance. Trabalhando como assessora de imprensa de músicos, logo após o seu aniversário de 26 anos ela é escalada para ser guia de um dos tenores mais famosos do mundo e o seu chefe não deixa margem para discussão.

 Laura será guia de Claudio Roman, um homem rico e bem-sucedido, aclamado mundialmente. Claudio percorre o mundo, emocionando plateias com a sua voz e, apesar de ser um mulherengo irrefreável e fã de bebedeiras e festas, carrega em seu interior uma profunda amargura por não conseguir interpretar o papel de Alfredo na ópera La Traviata, devido a um ataque criminoso que sofreu e acabou ceifando a sua visão. O agente do tenor deixa claro para a moça o quanto o cantor é irascível e arrogante, mas ela julga estar preparada para lidar com o seu temperamento hostil. Porém, quando Laura o ouve cantar pela primeira vez, se encanta pela sua voz e fica rapidamente apaixonada por ele, se tornando alguém especial em sua vida e uma confidente fiel.

Claudio também se encanta com a jovem e promete lhe dar o que ela quiser, até a lua, caso ela julgue necessário. Mas o pedido de Laura é muito mais simples do que isso: ela quer que ele se submeta a um transplante de córnea, tendo a possibilidade de recuperar a visão de um dos olhos. Apesar de muita relutância, Claudio atende o seu desejo e a cirurgia é um sucesso, mas, quando acorda, sua "pequena" não está mais do seu lado. Laura foi embora sem se despedir e sem deixar ao menos que ele visse a sua face. E agora? Claudio acatará a decisão de Laura e seguirá em frente ou irá mover céus e terra para reencontrar o seu grande amor?

"Sim, o amor era de fato essa coincidência perfeita entre duas criaturas, alma e carne confundidas numa mesma chama. Era de fato aquela doação total, na qual nos esquecemos de nós mesmos pela felicidade do outro."

Pela Luz dos Olhos Seus é um romance belo e com um pano de fundo magistral, mas poderia ser ainda melhor. Conhecemos uma linda história de amor, envolta em companheirismo, amizade, fraternidade, mas alguns tópicos deixaram um pouco a desejar. Não gostei muito do comportamento do Claudio. É evidente que ele tem os seus motivos para ser uma pessoa grossa e arrogante, mas a forma como ele falava com a Laura - dotada de grosseria e ignorância - me indignou bastante. Tudo bem que depois ele muda da água para o vinho, mas não gostei desta sua faceta irascível. Outra coisa que me incomodou foi o final do livro. Acredito que a autora poderia ter incrementado um pouco mais a história, que acabou de uma forma muito rápida, até porque teve todo um desenrolar até as páginas finais. Narrado em primeira e terceira pessoa, e dividido em três partes, temos um romance leve, despretensioso, algo não muito diferente daqueles que você encontra nas bancas de jornal.

"Fechei os olhos para escutar melhor. A que comparar aquela voz senão ao canto do rouxinol? Que cor lhe dar a não ser de uma fonte iluminada pelo sol? Banal? Clichê? Claro, mas paciência, é assim!"
Laura sempre viveu à sombra da irmã, considerada por todos "A Bela." Já ela, com sua pouca estatura e uma beleza não tão chamativa, quase sempre foi deixada de lado e encontrava repouso nos livros. Quando é requisitada para acompanhar Claudio em suas turnês, não imaginou o quanto ficaria encantada por ele e por sua voz, vivenciando emoções até então nunca permitidas. Ela tem um complexo de inferioridade enorme e isso acabou me incomodando um pouco. Enxerga-se de imediato o quanto ela é uma pessoa boa e generosa, mas a jovem não percebe nada disso e se sente um pardalzinho feio e indefeso boa parte da história.

Já Claudio, é um bon vivant e não nega isso. Mas, lá no fundo, bem no recôndito da sua alma, esconde uma dor tridimensional por não poder interpretar Alfredo. Ele parece descontar em todos à sua volta toda a sua frustração e decepção, e isso fez com que eu não admirasse tanto o personagem. Entendo a sua mágoa, mas não compreendo o porquê da sua fúria com as demais pessoas, especialmente com Laura, que sempre lhe ofertou amor e carinho.

Em suma, Pela Luz dos Olhos Seus é um bom romance, apesar de ter potencial para ter sido ainda melhor. Como eu disse antes, a grosseria demasiada do Claudio me irritou bastante e achei que o final foi muito instantâneo e que poderia ter sido bem mais elaborado, além de ter explorado melhor as facetas dos personagens. A capa do livro é muito bonita e a diagramação está bem caprichada, com fonte em tamanho agradável e revisão de qualidade. Recomendo.

17 comentários:

  1. Eu imaginava que a história seria diferente, lendo sua resenha me pareceu muito com um romance de banca. O típico homem rico que desprezas as mulheres e nunca se apaixona até encontrar a mocinha inocente e por ela nutri um amor verdadeiro.
    Fica aqui até já prevendo o final da história, por isso, não sei se o leria. Pelo menos não agora.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. A história é linda, com um pano de fundo maravilhoso, ao mesmo tempo emocionante, e acho que exigimos mais desenvolvimento da narrativa porque é escrita da autora é tão viciante que ficamos com uma vontade de quero mais...

    ResponderExcluir
  3. O livro realmente não faz meu estilo, mas achei a premissa bacana para pessoas que curtem o gênero.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oiee Tampinha :)
    Realmente a capa é linda, quero ler o livro com certeza, que proposta boa e te opera, amo *.* mesmo falando que o livro tinha capacidade para mais, fez uma boa leitura, quero também!
    Beliscões carinhosos da Máh ~~♥
    Cantinho da Máh

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Nessa,

    Esse livro esta na minha lista de desejados, mas sua resenha me deixou na dúvida, mas futuramente talvez eu leia....abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    menina já tinha visto esse livro por aí.
    Parece ser tão lindo!!!!
    Quero ler!!!!

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa!
    Logo que este livro foi lançado eu fiquei bem curiosa para ler, mas acabei solicitando outros livros para editora e deixei este.
    Quem sabe um dia eu leia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela resenha como sempre magnifica

    ResponderExcluir
  9. Oii!!
    Também não gostei de algumas atitudes do Claudio, achei a escrita um pouco fraca.
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  10. Oi Nessa!

    Desde que li a sinopse fiquei bem curiosa com o livro. Que pena que a personagem principal tem esse complexo de inferioridade, isso em demasia às vezes me incomoda. Gostei sua resenha e acho que vou comprar pelo Kobo para conferir.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa!
    Eu achei esse livro tão fofinho! Dava um bom filme para relaxar \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Achei a capa linda e a hist parece mt interessante.
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  13. Também não gosto quando o livro de repente acaba sem nenhum trabalho nele
    Do nada você vira uma página e só falta esta escrito Fim
    Mas tirando isso, parece ser um bom livro


    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. que resenha emocionante, não conhecia o livro, não havia me interessado a primeira vista pelo romance, mas que linda história de amor incondicional!
    entendo seu ponto de vista, mas vc ja percebeu que ultimamente os finais tem sido muitos corridos nesses livros, e as vezes prejudica toda a obra
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Quero muito, muito ler esse livro, apesar dos pontos negativos, mas sabe aqueles livros que você não descansa enquanto não o tem? É esse para mim.

    ResponderExcluir
  16. Oie amiga
    Nossa, mesmo com essas suas ressalvas dos livros, eu fiquei bem interessa da história. A história me chamou a atenção e pretendo ler sim.
    Que pena que o final não foi tão elaborado e Claudio deixou um pouco a desejar, mas realmente gostei da proposta do livro. Confesso, que mesmo não tendo lido a sinopse antes, eu não tinha lido nenhuma resenha.
    Parabéns pela resenha.

    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  17. Não sei se eu leria este, mas gostei muito da resenha. Adoro romances e a grosseria do personagem elimina a doçura, que é o que me faz não ler alguns romances. Gosto de um romance não tão doce :)

    ResponderExcluir