13/12/2013

Resenha: A Pousada Rose Harbor - Debbie Macomber

Título original: The inn at Rose Harbor
Gênero: Romance
Páginas: 352
Editora: Novo Conceito
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro A Pousada Rose Harbor, primeiro volume da série Rose Harbor, da norte-americana Debbie Macomber, nos apresenta um local pitoresco no bucólico município de Cedar Cove. O estabelecimento, de propriedade de Jo Marie Barlow, se torna palco de fortes emoções, e também um recôndito de paz e redenção.

Após perder o  marido, a simpática Jo Marie decide recomeçar a sua vida em Cedar Cove. Aproveitando o dinheiro que herdou como viúva, ela se torna proprietária da pousada e passa a receber os seus primeiros hóspedes, Joshua Weaver e Abby Kincaid que, assim como ela, são pássaros feridos em busca da felicidade.

Joshua está de volta à cidade para cuidar de seu padrasto, que está gravemente enfermo. Quando garoto, ele foi muito maltratado e menosprezado pelo homem, o que lhe causou profundas mágoas, e acaba encontrando a oportunidade de liberar o perdão para quem tanto lhe feriu. Já Abby retorna à Cedar Cove para o casamento de seu irmão, mas guarda amargas lembranças do local, devido a um acidente que mudou drasticamente a sua vida e lhe infringiu uma culpa terrível. Porém, a moça também terá a chance de exorcizar os seus fantasmas e se tornar alguém mais feliz.

A Pousada Rose Harbor nos traz uma história tecida com muita simplicidade e doçura, de uma forma serena e que consegue nos envolver do início ao fim. Acompanhamos relatos de três personagens diferentes, que têm em comum a busca pela superação dos problemas que os afligem. Os protagonistas são muito próximos ao real, um tanto quanto tangíveis, ao ponto de nos comover com as suas mazelas e dores, e também de nos emocionar com as suas escolhas, quase sempre acertadas. Narrada em primeira e também em terceira pessoa, acompanhamos uma trama sensível e dotada de romantismo, com uma alta carga emocional, muito bem incorporada ao enredo.

"O que as pessoas ao meu redor aparentavam não compreender era que a vida que eu conhecia, do jeito que eu a queria e como a sonhava, tinha acabado. A única forma de eu me realizar era encontrar uma nova vida."

Jo Marie é uma mulher simpática e doce, que faz tudo para agradar todos ao seu redor. Seu marido, Paul, faleceu com pouco tempo em que os dois estavam casados, o que lhe causou uma dor intensa. Ela decide recomeçar a sua vida, tentando assim, superar a perda de seu amado, e para isso decide comprar uma pequena pousada em Cedar Cove. Enquanto segue em frente e ocupa o seu tempo cuidando do local, ela acaba tendo inúmeras surpresas. Um dos momentos mais ternos e doces da trama foi quando ela decidiu adotar um cachorrinho, vítima de maus tratos, e acaba nos emocionando com os seus relatos a respeito.

"Amigos bem-intencionados diziam que, com o tempo, eu voltaria a amar, mas não era o que eu achava. Eu podia imaginar que algum dia conseguiria sentir alguma satisfação. Talvez essa dor que eu carregava como se fosse uma camada extra de pele diminuísse, lentamente. Mas me apaixonar novamente? Eu sinceramente duvidava que fosse possível. Agora, encontrar a verdadeira felicidade e sentir alegria novamente eram questões que apenas o tempo poderia resolver."
Joshua e Abby carregam os seus próprios problemas também. Ele precisa perdoar alguém que sempre odiou, apesar de achar pouco provável que consiga. Abby retorna à Cedar Cove vinte anos depois, carregada de culpa e dor, tentando arduamente ignorar as tristes lembranças que a assolam. A estadia dos dois na bucólica cidade os trará paz e aliviará seus corações, alimentando novas esperanças em terras até então, áridas. Muitas vezes transformamos um singelo floco de neve em uma tempestade avassaladora,  e é justamente isso que Abby e Joshua, cada um ao seu modo, irão descobrir, além de fazer as pazes com o passado.

"Os dois tinham voltado com fardos nas costas à Cedar Cove, seu antigo lar. Mas eu mesma carregava vários. Percebi que cada um de nós leva sua carga, alguns mais que outros. Algumas pessoas ficam tão acostumadas ao peso extra que parecem não ter mais consciência dessa bagagem. Senti um impulso de ajudar meus hóspedes, mas não tinha certeza se e como poderia ajudá-los - ou mesmo se deveria tentar. Talvez eles tivessem vindo à Pousada Rose Harbor para poderem me ajudar."
Em suma, A Pousada Rose Harbor nos traz um romance adorável e emocionante. A escrita de Debbie Macomber é deliciosa e consegue nos entreter de uma forma absolutamente cativante e, nas páginas finais, temos instruções de como confeccionar xales de crochê e tricô, com o passo-a-passo de cada item para quem quiser se aventurar. A capa do livro é linda e a diagramação está super caprichada, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações de rosas em todas as páginas. Recomendo, com certeza!

Confira o booktrailer de A Pousada Rose Harbor:



16 comentários:

  1. Oi, eu ainda não li este livro, mas pelas resenhas que eu li acho essa história linda.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho a maior curiosidade em ler esse livro, pelo simples fato de ser passar numa pousada. Todos os livros que eu li e se passava nesse cenário, eu gostei muito. Sua resenha ficou ótima.

    Lucas - Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oie Nessa =)

    Ainda não tive oportunidade de ler esse livro, mas acredito que vou gostar bastante da narrativa.

    Só de olhar para a capa e ler a sinopse já dá para perceber que esse livro é muito amor ♥

    Adorei a resenha!

    Beijos e um bom final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  4. Lendo sua resenha agora tive outra ideia do que se tratava o livro, e nem sabia que era de uma serie...

    Adorei a resenha!!

    nocantodaestante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa!

    Ainda não li esse livro, mas já conheço a escrita da Debbie e sei que é muito boa!
    Bj!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa :)

    Esse livro me encantou por sua simplicidade e sutileza, Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Nessa só ouvi bons comentários sobre esse livro, eu o tenho e espero logo ler! ja conheço a Debbie enquanto escritora de romance de banca, vou querer ver uma versão mais madura dela
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Apesar desse livro ter uma capa que chama muita a atenção de minha irmã, sempre converso com ela que esse livro não parecia tão interessante. E, apesar da sua resenha ótima, não é o tipo de livro que gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  9. Primeira resenha 5 estrelas que leio desse livro. Mas mesmo com essa bela resenha, não consigo me interessar pela leitura. Quem sabe um dia :)
    Te convido a responder a TAG: Livros Acumulados
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/2013/12/tag-livros-acumulados.html

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Da autora eu só li um livro e não gostei. Não tenho muita curiosidade em ler esse livro :)

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  11. OláNessa este livro parece ser bom ,gostei da sua resenha parabéns .

    ResponderExcluir
  12. Oie Nessa
    Estou muito ansiosa para ler A Pousada Rose Harbor e depois de sua resenha fiquei mais
    interessada. Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  13. O livro tem uma escrita bem leve e flui bem, gostei da historia e é boa para passar o tempo.

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Nessa,
    estou bem curiosa por essa leitura, sua resenha só aumentou minha vontade em lê-lo, eu também amei a capa e a diagramação.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  15. Não vou me aprofundar na resenha deste, porque estou esperando o meu chegar :) me animei com a sua nota. Ansiosa para ler este livro :)

    ResponderExcluir
  16. Oláa, tenho uma curiosidade pra ler esse livro, parece ser muito bom, e adorei tua resenha :DD
    beeijos
    http://keetring.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir