26/12/2013

Resenha: Ruínas do Tempo - Jess Walter

Título original: Beautiful Ruins
Gênero: Romance
Páginas: 364
Editora: Verus
Classificação: 5/5
Comprar: Saraiva 
O livro Ruínas do Tempo, do americano Jess Walter, figurou na primeira posição da lista de best-sellers do New York Times e também foi eleito um dos melhores livros de 2012 pelo The Washington Post e Amazon. Conhecemos um romance profundo, que cruza a vida de vários personagens e os une de uma forma intrínseca.

A história se inicia no ano de 1962, no litoral italiano de Ligúria. O jovem Pasquale, dono de um hotel da região, avista uma bela mulher se aproximando do vilarejo em um barco. Ela não é uma simples moça e sim uma estrela americana,  a atriz Dee Moray, que está morrendo de câncer no estômago. A trama salta para o presente e nos mostra um senhor bem idoso procurando por uma misteriosa mulher em um estúdio de cinema, alegando que a viu pela última vez há décadas atrás, em seu hotel.

A partir daí, a história vai se aprofundando e mostrando os fatos recorrentes a esse período, que somam-se cinquenta anos. Muitas vidas foram tocadas desde então e conhecemos personagens fabulosos, talhados com extrema maestria e um romance profundo, que vai se despindo capítulo após capítulo e nos revelando toda a sua plenitude.

"Meu Deus, esta vida é uma coisa fria e frágil. E, ainda assim, é tudo o que temos."

Ruínas do Tempo é um livro intenso, que não deve ser lido às pressas, mas sim apreciado devidamente. Sua história é um tanto visceral e formada por vários personagens, todos eles, por sinal, bem construídos, que juntos dão todo o sabor a trama. O amor é abordado em todas as suas facetas, mas principalmente em sua imperfeição, em sua loucura advinda. Narrado em terceira pessoa, acompanhamos um verdadeiro emaranhado de vidas, regidas de forma fascinante e bem realista, com um pano de fundo esplêndido.

"Tudo que temos é a história que contamos. Tudo que fazemos, cada decisão que tomamos, nossa força, fraqueza, motivação, história e caráter, o que nós acreditamos, nada disso é real; tudo é parte da história que contamos. Mas aqui está o detalhe: essa é a nossa maldita história!"

Todos os personagens tem uma importância avassaladora no enredo, desde Pasquale e seu amor desaparecido, como o produtor de cinema Michael Caine, responsável por uni-los novamente, sua assistente Claire, uma jovem impetuosa e idealista; Bender, um veterano de guerra que decidiu se tornar escritor e o ator Richard Burton, um verdadeiro libertino e devasso, responsável pela cadeia de eventos que regem a trama. As histórias que mais me tocaram e emocionaram foram as de Pasquale e Dee Moray, por serem belas e levemente melancólicas.

Em síntese, Ruínas do Tempo é um romance maduro, pós-moderno, que encanta pela sua criatividade e por retratar a humanidade de seus personagens de forma nata, com todos os seus erros e acertos. A abordagem sobre o amor é um tanto quanto visceral e incrementada, mas não chega a nos apresentar aquele tipo de paixão fulminante e arrebatadora, até mesmo por não ser este o alvo de abordagem de Jess Walter, e sim algo mais espirituoso, próximo do contexto social contemporâneo. A capa é incrivelmente linda e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

12 comentários:

  1. Oie Nessa,
    eu pensei que este livro fosse totalmente diferente, mas parece que vou gostar da leitura.
    Dica anotada.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei o cenário onde se passa a estória... Itália :)
    Adorei a premissa deste romance... já está na minha lista!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa! Menina, acredita que eu não conhecia esse livro? Achei interessante, adoro livros com histórias intensas :)
    Bjokas flor

    Samy Rabelo
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa!
    Eu achei esse livro uma gracinha! E realmente, essa capa é linda!
    bjks!

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um livro bastante interessante
    Gostei da ideia do livro

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, nessa!
    Gostei da dica. Já estava de olho neste livro há algum tempo pela capa, nunca tinha parado para ler uma resenha ou ao menos a sinopse.
    Pelas suas impressões, parece um bom livro, só acho que não seria uma leitura ideal para mim no momento. Senti a falta de alguma coisa, só não sei o quê.

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  7. adoro quando vc diz que o livro deve ser apreciado e não apenas lido, dá uma sensação tão boa de cara!!!!!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa!
    Já estava curiosa com essa trama, pois achei a premissa bem diferente, =D

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. oie Nessa
    essa capa é tão diva. Gosto de livros intensos e com personagens que parecem até reais. Vou colocar na fila de leitura do ano que vem com certeza.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Nessa para começar adorei a capa do livro e com a sua resenha o conteudo também deve estar maravilho.Bjs

    ResponderExcluir
  11. Esse livro não me chama a atenção, creio que não leria, apesar de sua explicação na resenha do que se trata o livro.

    ResponderExcluir
  12. Oie Nessa
    Já faz um tempo que desejo de ler esse livro e depois da leitura da resenha mais uma vez
    fiquei interessada para ler ele. Vou deixar para o ano que vem.
    Parabéns pela resenha.

    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir