21/01/2014

Resenha: Lições de Amor - Ali Cronin

Título original: Lessons in Love
Gênero: Literatura juvenil
Páginas: 296
Editora: Seguinte
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
Em Lições de Amor, quarto volume da série Garota <3 Garoto, da inglesa Ali Cronin, conhecemos a história da atriz da turma, Donna. Assim como Ashley, Donna é cheia de personalidade e bem irreverente, o que contribuiu bastante com o desenvolvimento do enredo do livro, o tornando-o, na minha opinião, o melhor da série até aqui. Isso porque a história é descontraída e ao mesmo tempo, muito romântica e doce, e os personagens são bem envolventes e carismáticos.

O sonho de Donna sempre foi ser atriz, mas isso não está se mostrando uma tarefa fácil, já que ela precisa ter boas notas em inglês e pelo andar da carruagem, tudo indica que ela será reprovada. Ela não consegue se concentrar na matéria e nem ao menos elaborar um trabalho sobre Romeu e Julieta. Por insistência do pai e de sua namorada, Barbie, ela resolve procurar um professor particular para auxiliá-la nesta questão e acaba conhecendo Will, um jovem universitário que ensina inglês nas horas vagas, buscando um dinheirinho extra.

Desde a primeira aula entre os dois, Will acredita piamente no potencial de Donna, e faz com que ela assimile a obra de Shakespeare sob um ângulo diferente, de forma ampla e íntima. A atração entre eles logo acontece, de forma recíproca. Will é romântico, maduro e centrado e isso encanta demais Donna, porém, ela não consegue se abrir para um novo amor, devido a uma forte decepção que sofreu no passado e que a machucou demais. Ela dará uma chance ao garoto de ser o dono do seu coração ou permanecerá munida de armadura, para não se magoar novamente?

Lições de Amor foi um dos melhores livros da série até aqui. O enredo é agradável, romântico e ao mesmo tempo, divertido, e os personagens são bem heterogêneos e cada um ao seu modo, conseguem cativar. Além de inúmeras citações à Shakespeare e a sua obra-prima, Romeu e Julieta, acompanhamos os dilemas enfrentados pelos protagonistas, bem próximos ao real, e o forte afeto que os envolve. Narrado em primeira pessoa pela Donna, de forma bem coloquial e espontânea, embarcamos em sua história de amor,  e conhecemos suas indecisões e um pouco mais sobre a sua família.

Ao longo da série, não foram reveladas muitas informações sobre Donna, exceto o problema de saúde pelo qual passou sua mãe e a sua difícil relação com Barbie, a namorada de seu pai. Apesar de suas complicações, ela é uma garota alegre e cheia de energia, e se diverte bastante ao lado dos seus amigos. O que poucos sabem, inclusive seu próprio círculo de amizades, é que ela sofreu uma profunda decepção no passado, e decidiu que ninguém mais a magoaria novamente. Quando conhece Will, seu professor de inglês, logo se encanta pelo seu jeito doce e fofo, e claro, pela sua inteligência. Ele corresponde os seus sentimentos, mas Donna não consegue se entregar totalmente devido ao trauma sofrido, por mais que tente dar uma nova chance ao amor.

"Meus olhos não eram grandes o bastante para vê-lo por inteiro, e meu coração não era grande o bastante para conter tudo o que eu estava sentindo por ele."

Will é romântico, inteligente, meigo e muito bonito. É quase que impossível não se encantar com ele, principalmente quando ele declama Shakespeare. Ele consegue conquistar todos ao seu redor, com a sua postura e seu modo de ser, e com Donna isso não foi diferente. Além das características citadas, ele lhe mostra segurança e confia demais nela, fazendo com que ela própria se sinta firme e segura. Mas será preciso muito carinho e paciência da parte dele para fazer com que a jovem definitivamente abra o coração e corresponda na mesma intensidade os seus sentimentos.

Em síntese, Lições de Amor nos traz uma história romântica e bem descontraída, escrita de forma coloquial, mostrando o quanto a autora consegue retratar o mundo da adolescência e todos os seus sabores e dissabores com exatidão e fluência. Os personagens são ótimos e foram bem construídos e caracterizados dentro da trama. A capa segue o mesmo padrão das anteriores, feita em um material aveludado e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações de pequenos corações flechados no começo de cada capítulo. Recomendo ☺

Confiram as resenhas dos volumes anteriores da série Garota <3 Garoto:

►NADA É PARA SEMPRE
►DIZEM POR AÍ
►TRÊS É DEMAIS

14 comentários:

  1. ainda não li, mas depois dessa resenha to doidinha pra conhecer mais dessa história de amor maravilhosa!
    sempre ouvi bons comentários exatamente pelos personagens apaixonantes
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa :)

    Eu estou começando a me interessar de verdade por essa série. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa!
    Menina, eu só li os dois primeiros!! Preciso pegar os outros para ler, rs
    Bjks!

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa!
    Nunca me interessei por essa série, agora com essa resenha mudei de opinião, vou querer ler urgente! Certeza que vou gostar *.*
    Bjokas

    Samy
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li nenhum livro desta série, mas acho que vou gostar da leitura.

    beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. oie Nessa
    o Will é muito fofo mesmo.
    Quero ler logo esse livro, ele promete
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  7. Bom, confesso que não é um dos livros que faça muito meu tipo de leitura, mas quem sabe..
    http://ancorandoomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Parece bem YA, e eu adoro YA, ashdashd. Vou ver se encontro o primeiro da série por aqui.

    Controvérsias

    ResponderExcluir
  9. Oie, Nessa!

    Aaah, eu ainda não li nenhum livro da série, mas esse parece ser bom! Quer dizer, imagina um garoto declamando Shakespeare, praticamente pra você? <3 Muito amor, socorro.
    E pelo jeito todos os livros da série são curtos e leves, ou não?
    Fiquei muito interessada!

    Beijos,
    Leeh - Caverna Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leeh. Sim, todos os livros são bem leves e contemporâneos. Os meus favoritos foram o da Ashley (volume 2) e este da Donna ( volume 4). Beijo!

      Excluir
  10. Oi Nessa,

    Eu nunca tinha ouvido falar dessa série, acredita? Mas fiquei super curiosa! Ótima resenha.

    Beijos,
    http://comoum-sonho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa!
    Cada vez que leio alguma resenha sobre esta série, fico morrendo de curiosidade. Quero logo poder ler.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  12. São tantas séries não é mesmo? Apesar de querer fugir de séries sempre me pego gostando de várias, e essa é mais uma. Assim que der vou lê-la.

    ResponderExcluir
  13. Nessa!
    Romance já é bom e quando Shakespeare permeia o enredo com seus versos de Romeu e Julieta, fica ainda mais romântico.
    Quero saber onde chegará o romance entre Donna e Will, e, mais, se conseguirá atingir seu objetivo de ser atriz.
    Muito boa resenha.
    Desejo um pleno de paz!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir