31/01/2014

Resenha: A Once Upon a Time Tale Despertar - Odette Beane

Título original: Reawakened A Once Upon a Time Tale
Gênero: Fantasia
Páginas: 304
Editora: Planeta
Classificação: 4/5
Comprar: Submarino
O livro A Once Upon a Time Tale Despertar foi escrito pela autora Odette Beane, baseado na série de televisão homônima, criada por Edward Kitsis e Adam Horowitz, os mesmos roteiristas de Lost - A Ilha Perdida e Tron: O Legado. O enredo foi bem escrito e consegue nos transmitir a magia e a fantasia presentes no seriado de OUAT, porém senti falta de um aprofundamento maior no que concerne aos personagens e a história acabou ficando com algumas pontas soltas.

Emma Swan aprendeu a se virar sozinha desde cedo e sempre foi muito independente. Ela foi abandonada ainda recém-nascida pelos pais e sua vida não foi e não tem sido nada fácil desde então. Quando Henry, o filho que ela abandonou há dez anos atrás, aparece no seu apartamento em Boston, alegando que ela pertence ao mundo dos contos de fadas e é filha da Branca de Neve e do Príncipe Encantado, tudo se torna ainda mais complicado.

Emma acha tudo muito surreal e não acredita em uma palavra do que Henry diz. Ele afirma com convicção que ela é a salvadora, a única pessoa que pode quebrar a maldição imposta pela Rainha Má, que comprometeu o destino de todos os personagens dos contos de fadas. Segundo o garoto, eles estão presos nos dias atuais na cidade de Storybrooke, sem os seus poderes mágicos e sem quaisquer lembrança de quem realmente são.

Emma resolve levar Henry de volta para casa e acaba sendo fortemente atraída pela estranha cidade de Storybrooke. Uma magia parece emanar do local, mas será verdade que Chapeuzinho Vermelho, Cinderela e Fada Azul realmente existem? E Emma, aceitará o seu destino?

A Once Upon a Time Tale Despertar nos descreve os episódios decorridos na primeira temporada da série, de forma fluída e clara, utilizando toques de magia e fantasia em sua construção. A obra é bem fiel a série, mas senti falta de conhecer um pouco mais sobre os personagens secundários da trama, como os vilões Rumpelstiltskin (Gold) e Regina Mills (Rainha Má), que acabaram não sendo retratados tão profundamente. Creio que isso aconteceu pelo fato do livro priorizar as histórias da Branca de Neve e da Emma, e quem acompanha o seriado irá perceber que muitos personagens importantes acabaram ficando em segundo plano. Algumas das cenas foram bem corridas, ocultando informações importantes, principalmente ao que se refere a maldição que assola Storybrooke. Narrado em terceira pessoa, temos um vislumbre deste conto de fadas moderno que está angariando fãs ao redor do mundo, e mesmo com alguns pontos negativos, é uma leitura que vale a pena ser feita por quem acompanha ou não OUAT.

"Ninguém nunca disse que o verdadeiro amor era fácil."

Branca de Neve foi retratada com toda a doçura e coragem que a destacaram no seriado e o Encantado (David) continua bem chatinho e sem rumo. Emma se mostra uma verdadeira guerreira e mesmo não tendo criado Henry, se afeiçoa por ele intensamente e luta demais pelo bem-estar do garoto. Henry se mostra um menino meigo e muito esperto e é impossível não se encantar com ele e com a sua destreza e determinação. Regina, uma das minhas vilãs favoritas, não teve o destaque que merecia dentro da trama, apesar de mostrar um pouco de seu caráter, assim como o sarcástico Rumpelstiltskin. Outras personagens que deveriam ter sido melhores trabalhadas na história foram Belle e Cinderela, que tem uma importância fundamental dentro do contexto da série, e acabaram não sendo retratadas como deveriam, o que tornou as suas participações na trama um tanto desconexas e supérfluas.

No mais, A Once Upon a Time Tale Despertar não se trata de uma leitura densa, mas é um livro ótimo para divertir e entreter. Apesar das ressalvas, é uma obra gostosa e que apreciei bastante e por acompanhar e ser fã do seriado, gostei muito de recapitular a primeira temporada em suas entrelinhas. A capa é linda e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e poucos erros de digitação. Recomendo.

Confira o teaser da primeira temporada de Once Upon a Time:


26 comentários:

  1. Eu ainda não li o livro e nem vi a séria, mas acho que ambos são ótimos.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hum, se for pra contar o que já vi na série dispenso. Adoro a série, mas queri algo a mais do que vi.

    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa!

    Eu nunca vi o seriado, apesar de já ter ouvido ótimas coisas. Que bom que aproveitou a leitura e é um bom livro para entreter. Geralmente não me atrai muito os livros baseados em séries. Ótima resenha como sempre.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. ahhhh eu AMO o serioado então quero o livro RSRSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nessa esse livro não é para mim, não consigo interessar pela série e muito menos pelo livro.

    ResponderExcluir
  6. Owww, nem sabia que tinha livro, sei da série, agora quero ler.
    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
  7. Oie Nessa =)

    Ai ... não sei se eu vou gostar de ler o livro baseado em uma das minhas séries favoritas =/
    Uma coisa é uma série ou filme baseados em livros em que apesar de saber que vai haver diferenças, vc sabe de onde veio a essência da história. Sinceramente acho que o caminho ao contrário é muito caça níquel rs...

    Ah!!! Também não gosto do Encantado XDDD, na verdade meu amor na série é o Rump e claro a diva Regina hihihihi

    Adorei a resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  8. Eu não estou muito ansiosa por esse livro porque eu adoro começar e abandonar essa série hehe. E tenho receio de comprar e não me agradar por isso. :/
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  9. muito bom o desenrolar da história!
    que mescla de real e irreal juntados em um clima onde reina magia!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nessa concordo com vc ,a serie da Tv é bem melhor rica em detalhes o livro é bom mas fico um pouco...como vc mesmo descreve na resenha com algumas pontas soltas.

    ResponderExcluir
  11. oie Nessa
    tenho medo de ler esse livro, porque não gostei da série. Mas vai que eu goste né? vou dar uma chance pra ele
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa!

    Gosto muito do seriado e inclusive preciso me atualizar nos episódios mas confesso que não tenho tanto interesse assim no livro. Adoro o Rumpelstiltskin e saber que ele e a Rainha Má ficaram apagados na história é uma pena. Imagino que o livro deve ter uma sequência portanto outros personagens devem ganhar destaque.

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  13. Também senti falta de um aprofundamento maior em relação aos personagens, mas assim como você, considero a obra uma ótima experiência para os fãs da série e para quem ainda não conhece o universo de OUAT.
    Espero que a possível continuação melhore nesse ponto.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  14. Nossa quero muito ler esse livro logo,gosto muito da série.
    Beijos

    http://procurandosorrisos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Não tenho interesse em ler o livro, pois, já acompanho a série de tv. Mas teria o livro só por conta da capa.

    ResponderExcluir
  16. Olá Nessa!
    Eu comecei a assistir o seriado, mas acabei não continuando por falta de tempo. Quando vi que a Planeta ia lançar a série em livros, fiquei doidinha por eles! Acho mais fácil ler do que assistir. Uma pena que Regina, a bruxa má não tenha tido o destaque merecido no livro, eu tb adoro ela! rsrsrs
    Beijos,
    Nica

    ResponderExcluir
  17. Oiee ^^
    Eu costumava acompanhar essa série, mas acabei enjoando e passando a ver outras séries, deixando Once para trás.
    Não tenho vontade de ler esse livro, eu olho para ele e vejo a série kkkkk' chegou num ponto tão cansativo *-*
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá Nessa,

    Não conhecia o livro, mas apesar das ressalvas parece interessante.....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Já ouvi muito falar sobre esse livro, mas nunca tive muita vontade de ler, sempre ficava curiosa, mas com a sua resenha me deu uma vontade enorme de ler. Acho que foi juntando indicações e resenhas boas e dai fiquei encantada com o livro… Eu já assisti um episódio da série, pois é, só um kkkk’ E achei bem interessante, mas ainda não tanto a ponto de acompanhar. Você disse ai em cima: “E para quem tem dúvidas se assiste ou não o seriado, lendo o livro primeiro, certamente ao fechar a última página, vai dar vontade de correr pra frente da tv/pc assistir. Leitura recomendada.” certamente depois de ler eu ficarei com vontade de assistir, espero ter a oportunidade e a sorte de ganhar o livro e poder desfrutar dessa leitura que muitos dizem ser maravilhosa :)

    ResponderExcluir
  20. Vejo (e amo) a série, sempre acompanho e no momento estou louca esperando a volta do hiatus. Quando vi que tinha um livro fiquei louca para ler! Minhas expectativas eram que fosse tão bom quanto a série, mas pela sua resenha vejo que é basicamente isso.

    ResponderExcluir
  21. Estou louca pra ler esse livro! Eu amo a série, e acredito que o livro deva ser tão bom quanto... Adorei a resenha! ♥

    http://livroinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Parece ser um livro muito bom, bem interessante, já li alguns capítulos da série e adorei,
    Uma pena que não se aprofundaram em alguns personagens importantes da série, e não gosto quando uma estória deixa pontas soltas. mas quero muito ler.
    já está na minha lista,,

    ResponderExcluir
  23. Leitura cativante, prendendo a atenção dos leitores até a última página, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  24. A primeira temporada da série é a minha preferida até agora e foi uma ideia fabulosa da Odette Beane colocar em palavras e interpretar de outros pontos de vista aquilo que os produtores e roteiristas nos entregaram na TV. Estou doida para ler!

    ResponderExcluir
  25. já li o livro faiz um bom tempo apesar de ser fanática e assistir todas as temporadas legendadas pq gosto mais de legendada -.- amei o livro tem 304 pag e li em cinco dias :)
    é muito bom retrata algumas coisas que não tinha percebido na serie mais vou ser critica não conta sobre bela então fica estranho ele estar conversando com ela quando traz a magia de volta .-.

    ResponderExcluir