06/02/2014

Resenha: Atormentada - Jeannine Garsee

Título original: The unquiet
Gênero: Literatura fantástica
Páginas: 368
Editora: Jangada
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Atormentada, da americana Jeannine Garsee, nos traz um suspense eletrizante e muito bem elaborado, envolto em um cenário assustador, onde ilusão e realidade se misturam, sendo impossível diferenciar uma da outra.

A adolescente Rinn Jacobs sofre de transtorno bipolar e faz uso de medicamentos para controlar sua doença. Após uma tragédia se abater sobre sua família e ela ter sido a principal culpada do ocorrido, o céu começa a desabar sobre a sua cabeça e ela chega ao ponto de até mesmo tentar tirar a própria vida. Devido a toda pressão que sofrem, seus pais decidem se separar e Rinn se muda da Califórnia para a bucólica River Hills, cidade natal de sua mãe, Monica.

Mantendo o transtorno bipolar sob controle, ela e a mãe acreditam que a pitoresca cidade é o local ideal para recomeçarem. Só o que Rinn não poderia imaginar era que a casa que elas alugaram foi palco de um suicídio. Uma velha senhora que ali morava se enforcou justamente no quarto onde a jovem dorme. E para piorar a situação, os alunos do Colégio River Hills dizem que a piscina da escola é assombrada por um fantasma, Annaliese, uma garota que se afogou ali há 20 anos atrás.

A princípio, Rinn acredita que tudo não passa de uma bobagem e não se deixa influenciar pelas informações. Mas quando fatos estranhos começam a acontecer com os seus novos amigos, ela se pergunta porque não é atingida e decide investigar piamente se o fantasma de Annaliese é real ou não. Para isso, ela conta com a ajuda de Nate, o seu mais novo namorado, e a medida que vai avançando em suas descobertas, não consegue mais separar a fantasia da realidade...

Atormentada foi um livro que conseguiu me prender do início ao fim. Temos um suspense eletrizante, tendo como protagonista uma garota bipolar, com um grave histórico de surtos psicológicos, que tenta convencer todos ao seu redor que existe um fantasma em fúria, esparramando sangue e terror por onde passa. É claro que ninguém acredita nela e cada vez que ela tenta justificar suas teses, é considerada ainda mais louca e insana, em um ritmo frenético, que me deixou até mesmo agoniada. Narrado em primeira pessoa por Rinn, acompanhamos os seus pensamentos e as suas visões e embarcamos, assim como ela, em um universo fantasmagórico e horripilante.

Rinn é uma personagem forte e destemida. Apesar da sua grave doença crônica, ela é persistente naquilo que acredita e luta até as últimas consequências para provar a existência de Annaliese, mesmo sem o apoio de ninguém e correndo enorme risco de vida. Annaliese não é nada pacífica e vai cometendo uma atrocidade após a outra, ao mesmo tempo em que mexe com o psicológico da jovem, fazendo com que uma linha tênue separe a sua sanidade da loucura. Apesar do romance de Rinn e Nate ser algo bem fofo e tocante, acaba ficando em segundo plano, por não ser o foco do livro, e vai se descortinando ao longo do enredo.

O fato da autora trabalhar como enfermeira na ala psiquiátrica de um hospital contribuiu e muito para a construção de Rinn, que é uma personagem muito bem intercalada na história e que, por ser a narradora principal, consegue nos transmitir todo o seu lado emocional e psicológico de forma clara e contundente, sem floreios. O túnel mal assombrado do Colégio River Hills, onde Annaliese dá o ar de sua graça, foi inspirado em um corredor escuro e soturno da escola onde Jeannine também estudou, o que, acredito eu, conseguiu transmitir ainda mais terror e suspense a trama. Os detalhes acerca do local, como o cheiro de cloro e a densidade do ar, são descritas de uma forma tão palpável que consegue nos transportar para dentro da história. Fiquei tão absorta com o enredo que cheguei ao ponto de ter pesadelos, sério mesmo!

Em síntese, Atormentada é um livro muito bem construído e que soube abordar o sobrenatural e a fantasia de uma forma linear e incrivelmente aterrorizante, mantendo o seu mistério e suspense do início ao fim. O final não poderia ter sido melhor e conseguiu fazer jus ao teor da trama. A capa é muito bonita e retrata muito bem a situação em que Rinn se encontra e a diagramação é simples, com fonte em bom tamanho e poucos erros de digitação. Recomendo ☺

14 comentários:

  1. Oi, nessa! Cara, eu estava super curiosa para ler este livro e quando vi que você publicou a resenha tive que correr para ler. E amei! Vejo que vou gostar da história. E adivinha só? Ganhei um botton da obra! Uhul!

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de livros de suspense e esse já chamou a minha atenção
    Vou colocar na minha lista de leitura
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  3. Sobrenatural e fantasia junto com suspense??? AMEI! Fiquei looooouca pra ler o livro, ele deve ser incrivelmente ótimo! bjss

    The Blanc Noir - Facebook

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Fiquei instigada e bem curiosa para ler o livro.
    Essa capa é muito legal.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa, gostei de saber que Atormentada te prendeu do inicio ao fim..
    Acho que nunca li um livro com a protagonista bipolar, e se tem sobrenatural é comigo mesmo..
    Essa é a primeira resenha que leio deste livro, e acho que vou passar ele na frente das minhas leituras...
    Adorei a Resenha!

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/02/resenha-enfeiticadas.html

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, mas estou suuuuuuuper curiosa pela trama. Espero conseguir ler esse livro.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa!

    Parece mesmo ter um ritmo eletrizante. Acho que não poderia ler esse livro a noite, pois sou muito suscetível hehe. Gostei muito da trama e fato da autora abordar uma personagem com bipolaridade me deixou ainda mais curiosa. Ótima resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie amiga =)
    nossa fico sem ar só de olhar pra essa capa e que intenso o livro é, apesar da opinião super positiva tenho dúvida se quero ler, exatamente por isso.
    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
  9. Olá Nessa este livro é realmente bom para que adora suspense este é o livro ,parabéns pela resenha bjs.

    ResponderExcluir
  10. Oi Van!
    Menina, eu não estava dando nada para o livro, já mudei o meu pensamento \o/
    Vou pegar ele para ler!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  11. ja havia lido algumas resenhas sobre o livro, mas realmente não consigo me atrair pelo mesmo, acho que o tema se saturou um pouco pra mim
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ao mesmo tempo em que estou morrendo de vontade de ler esse livro, uma vez que já vi várias pessoas elogiando, depois que você disse que passou noites tendo pesadelos, fiquei com dúvidas... Odeio ir dormir nervosa! hehe
    Contudo, ao mesmo tempo, os pontos positivos são muito favoráveis para que eu dê uma chance ao livro! Vou colocar na minha listinha de desejados!
    Excelente resenha, Nessa ! Como sempre!
    Beijos,
    Nica
    http://www.draftsdanica.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Essa é a segunda resenha que eu leio desse livro, e estou ainda mais curiosa. Gosto de livros assim, com histórias como essa ^^
    A capa é lindona hem?
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá Nessa,

    Não conhecia esse livro, a sinopse nos deixa bem curioso e sua resenha só aumentou ela....dica anotada...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir