24/02/2014

Resenha: Enfeitiçadas - Jessica Spotswood

Título original: Born Wicked
Gênero: Romance sobrenatural
Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
 O livro Enfeitiçadas, primeiro volume da trilogia As Crônicas das Irmãs Bruxas, da americana Jessica Spotswood, nos traz um romance fascinante, envolvendo contexto histórico e fatos sobrenaturais, resultando em uma trama arrebatadora e corajosa, que mostra todo o poder e comunhão dos laços familiares.

Cate Cahill prometeu no leito de morte de sua mãe que iria proteger e cuidar de suas irmãs mais novas, Maura e Tess, a todo custo. Mas tal tarefa não se mostra nem um pouco fácil, afinal, as três irmãs são bruxas.

Em meados do século XIX, a Nova Londres era comandada pelas bruxas, até que os irmãos da Fraternidade resolveram se rebelar e tomarem o seu poder, assassinando muitas delas a sangue frio. A Fraternidade continua no controle de tudo, punindo toda e qualquer suspeita de bruxaria, com prisão, internação em hospício ou até mesmo, a morte. Ou seja, ser uma bruxa se mostra algo totalmente perigoso para Cate e suas irmãs.

Prestes a completar 17 anos, Cate ainda não decidiu se pretende se casar ou abraçar a Irmandade -  o núcleo feminino da Fraternidade - e acaba ficando ainda mais confusa quando encontra o diário de sua mãe, que revela uma profecia capaz de mudar drasticamente sua vida e a de suas irmãs, de forma trágica:

"Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará à idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror."

Buscando alternativas plausíveis para a sua causa, Cate acaba mergulhando em um universo proibido e fazendo novas amizades, ao mesmo tempo em que tem que lidar com compromissos sociais, propostas de casamento e um romance arrebatador e às escondidas, com Finn, o jardineiro da família. Se o que Anna Cahill, sua mãe, realmente escreveu é verdade, Cate e suas irmãs nunca estarão à salvo, nem da Fraternidade e nem da Irmandade...

"Eu sei o que os irmãos diriam: a magia não é um dom do Senhor, é coisa do demônio. Mulheres capazes de fazer magia ou são loucas ou são perversas. Estão destinadas a um hospício, na melhor das hipóteses, ou a um navio-prisão - se não a um túmulo precoce."

Enfeitiçadas é um livro cativante e envolvente, que casa magia e fatos históricos com maestria e precisão, resultando em um romance sobrenatural dinâmico e fluído. Em sua essência, estão englobados diversos temas, como a família, a liberdade, o amor e claro, a bruxaria, por sinal, muito bem esclarecida e trabalhada na história. Inicialmente, o enredo é bem detalhado e isso acaba interferindo um pouco em seu ritmo, mas conforme vamos avançando na leitura, percebemos o quanto tais informações foram imprescindíveis e o quanto a trama começa a deslanchar, sendo praticamente impossível largar o livro. Narrado em primeira pessoa por Cate, acompanhamos toda a sua ponderação e responsabilidade, e o forte amor que ela nutre pelas suas irmãs.

Desde a morte de sua mãe, Cate se tornou a principal responsável pela criação e bem-estar de suas irmãs, já que o seu pai viaja frequentemente e sempre está ausente de casa. Não é fácil cuidar destas bruxinhas, principalmente de Maura, que é bem voluntariosa e cheia de energia, e parece sempre fazer o contrário do que a irmã mais velha pede. Cate tem que ter um cuidado redobrado para esconder a verdadeira identidade delas, principalmente por conta das estripulias das garotas, e é capaz de se sacrificar por elas sem pestanejar. Admiro muito quem preza a família e essa foi uma grande qualidade da protagonista, pois tudo que ela faz em prol das irmãs, é com amor e ternura, por mais que ela sofra com as suas consequências.

"Eu sou uma bruxa. Estou cansada de ter vergonha da maneira como nasci: bruxa e mulher. Fiz o melhor que pude, seja isso uma bênção ou maldição."

Temos um triângulo amoroso na história, mas por não ser o tema central do livro, acaba não ganhando muito destaque, ficando em segundo plano. Gostei muito do Finn, o jardineiro, por ser uma pessoa que vai contra o sistema, ser apaixonado pelos livros, e claro, ter uma doçura nata que consegue encantar qualquer um. Já Paul, achei muito "almofadinha", por assim dizer, e acabei não simpatizando muito com este personagem. É impossível não abominar as atitudes dos irmãos da Fraternidade, totalmente arcaicas e machistas, e claro, fazer um pouco de analogia aos dias atuais, já que alguns fatos contestados por eles, infelizmente, acontecem até hoje.

Em suma, Enfeitiçadas é um ótimo livro, com uma história simplesmente incrível e um final que nos deixa totalmente ávidos pela sua sequência. Não é segredo para ninguém que eu sou completamente apaixonada por tudo que envolva bruxas e felizmente tive uma ótima experiência com a obra de Jessica Spotswood, além de ter amado a sua escrita. A capa é linda e sintetiza bem o enredo e a diagramação está excelente, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e a ilustração de pergaminho no começo de cada capitulo. Recomendo, com certeza!

22 comentários:

  1. Hum...curiosa cada dia mais! Estou vendo ótimas resenhas sobre o livro. Esse triângulo que não me agradou muito, mas como não tem destaque não liguei. Estou morrendo de vontade de ler.
    Bloody Kisses
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro Bruxas e quero muito ler esse livro, vi há pouco tempo a série "As Bruxas de East End" e estou muito feliz que elas não foram esquecidas nem na literatura, nem na teledramaturgia. Espero que a onda do momento sejam bruxas.
    Beijos

    Camila Leite
    @sonhospontinhos
    http://sonhosentrepontinhos.com

    ResponderExcluir
  3. Vanessa, o próximo livro que pedirei da Arqueiro vai ser esse! Não sabia que era uma história tão boa assim... achei que fosse bem infantil! Mas mudei completamente de ideia com a sua avaliação!

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa!

    Eu tbm adoro o tema, mas sei lá, este livro não me cativou muito. Minha leitura foi um pouco trancada. Mas quero muito ler a sequencia.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. imagino as dificuldades do clã, até agora ja tinha ido resenhas, mas não me atrai pelo livro, porém agora percebendo os outros elementos que cercam a trama estou me animando!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa, adorei esse livro e to doida pela continuação..
    Sua resenha está 10, temos algumas coisas em comum, adoro esse tema e fiquei doida com o final deste livro, estou ansiosa com a continuação..

    Beijos Mila
    Resenha Belo Desastre
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/02/resenha-belo-desastre.html

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa!

    Iniciei a leitura desse livro ontem e fico feliz de saber que você gostou. Espero ter uma opinião tão positiva quanto a sua.

    Beijo,
    Naty - Just Books.

    ResponderExcluir
  8. Oi Vanessa,
    Eu achei a capa deste livro muito bonita, adoro livros sobre bruxas, apesar de ter poucos. A maioria eu li em e-book.Mas a maioria eu quero ir comprando para minha coleção. Como este que vc leu, gostei bastante da sua resenha que até notei o nome dele para comprá-lo.
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi Van!
    Estava esperando a sua resenha sobre o livro ^^
    Acabei deixando ele de lado, pois li alguns comentários negativos, e estava insegura para começar. Mas já mudei o meu pensamento, rs.
    Bjks!

    ResponderExcluir
  10. Oi! Eu tenho ficado cada vez com mais vontade de ler esse livro. Antes eu não tinha me interessado muito, mas agora não vejo a hora de ler!
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiee :)
    Estou vendo que gostou tanto do chapéu quanto do livro, que bom que ele te cativou, espero que aconteça o mesmo comigo.
    Beliscões da Máh♥
    Blog | Instagram

    ResponderExcluir
  12. Oie Nessa =)

    Estou lendo resenhas bem divergentes desse livro, mas isso é muito legal por que eu sempre fico com o pé meio atrás quando todo mundo está mando um livro demais rs...

    Tenho muita curiosidade de ler esse livro, em especial por ele ter uma temática que gosto muito. Espero não me decepcionar.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  13. Olá Nessa adorei este livro e sua resenha só venho complementar a minha opinião referente ao mesmo ,parabéns e sucesso.

    ResponderExcluir
  14. Oi Vanessa,
    Acho essa capa linda, mas nem me remeteu à outra época e achei encantadora.
    Não sabia do triângulo amoroso, porém fico feliz por ele não ser o foco. A mocinha tem assuntos mais importantes para lidar do que com dois rapazes, mas já adianto que sua descrição do Finn me conquistou. =)
    Pretendo conferir em breve.

    Minha Velha estante
    Leitura Nossa de Cada Dia

    ResponderExcluir
  15. Oi, Nessa!
    Esse é um livro que entrou facilmente nos meus desejados, agora depois da sua resenha, fiquei com mais vontade ainda de lê-lo. Parece ser uma trama bem bacana de acompanhar e mal posso esperar para botar minhas mãos nele, rs.
    Ótima resenha!

    Um beijo!
    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Quero muito ler esse livro! Já li várias resenhas positivas sobre ele, e a sua então me deixou ainda mais curiosa... Eu amo livros que envolvem magia e o sobrenatural, então acho q vou gostar bastante!

    http://livroinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Nessa!

    Mais uma resenha positiva sobre esse livro. Gostei de saber que ele te encantou. Ao contrário de você não li quase nada sobre bruxas, mas tenho curiosidade. Fantástica resenha como sempre.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Esse livro também me cativou muito. Ansioso pela continuação, espero que a Arqueiro publique logo. Eu pensei que não fosse gostar muito, mas ele me conquistou rapidamente. Ótima resenha!

    Lucas - Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá Nessa,

    Esse livro esta na lista de desejados e só leio resenhas positivas dele...parabéns pela sua resenha....abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Nessa que tudoooo sua Resenha!
    Estava com muita vontade de ler esse livro, e agora estou completamente louca de vontade. Achei bem linda a capa, e adoro bruxas.
    O duro é que faz parte de uma série né, até lançarem o próximo livro... demora rsrs
    Beijos!
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oie Nessa
    Parabéns pela resenha! Já li Enfeitiçadas é curti muito. Gostei muito da personalidade da Cate e o amor que ela tem pela família. Fiquei indignada a forma que os Irmãos agem. A respeito do triângulo, gostei que ele não foi o centro de tudo, já que a autora me surpreendeu com aquele final.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Esse livro levantou minha curiosidade sobre histórias sobrenaturais com bruxas/feiticeiras, parece que o tema está voltando com tudo! :)
    Adorei a resenha e fiquei ainda mais curiosa agora!
    Beijos!

    http://addictionforbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir