19/02/2014

Resenha: Escândalo - Therese Fowler

Título original: Exposure
Gênero: Romance
Páginas: 384
Editora: Novo Conceito
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Escândalo, da norte-americana Therese Fowler nos traz um romance conturbado entre dois jovens que se amam muito, mas que devido a um ato impensado, acabam vivendo uma verdadeira via crucis. As mensagens apaixonadas que Amelia e Anthony trocavam no mundo virtual acabam sendo expostas pelo pai da moça -  incluindo uma foto do rapaz nu -  e são interpretadas da forma mais errônea possível, culminando em um verdadeiro martírio na vida do casal. Baseado no caso de sexting envolvendo seu filho em 2009, a autora criou uma trama intensa e até mesmo dolorosa, explicitando os cuidados que os jovens tem que tomar neste mundo high-tech.

A jovem Amelia Wilkes tem um pai extremamente rigoroso, que não permite que ela namore, mas isso não se torna empecilho para que ela viva um romance secreto com Anthony Winter. Os dois são perdidamente apaixonados um pelo outro e fazem planos de ficarem juntos para o resto da vida, mas antes precisam relatar o seu amor para os pais da moça, algo que planejam fazer assim que Amelia completar dezoito anos e ser dona de si.  Porém, os planos do casal vão por água abaixo quando o caso amoroso que vivem é exposto antes da hora...

Eles são jovens e por assim dizer, um tanto imaturos, e acabam não tendo o menor cuidado ao trocarem informações particulares e íntimas entre si no mundo virtual, até que Harlan Wilkes, pai da moça, encontra fotos nuas de Anthony no notebook de sua filha e imediatamente chama a polícia, fazendo com que o rapaz seja preso sob a acusação de sexting. Por mais que Amelia proteste e tente explicar a situação, seu pai a ignora e usa de toda sua influência para persuadir os policiais e a mídia, tachando Anthony de um aproveitador pervertido.

Os jovens, bruscamente separados, lutam com todas as suas forças para provarem o que sentem um pelo outro e para inocentarem Anthony, mas a acusação de sexting se mostra cada dia mais implacável e indecorosa, afetando suas vidas de forma pungente e os obrigando a se arriscar de modo extremo e perigoso para enfim, permanecerem juntos...

"Um incêndio começa pequeno - um cigarro caído, folhas ou lixo que alguém queimou, a queda de um raio sobre uma árvore vulnerável - e depois se espalha em todas as direções possíveis, tornando-se tão quente que nada menos que uma torrente, produzida pelo homem ou não, é capaz de extingui-lo."

Escândalo nos traz um romance moderno e atual, que explica os riscos de se expor na internet e alerta os jovens sobre os perigos contidos na rede. É um livro que choca, sobretudo pela intolerância e pela mente prosaica do pai de Amelia, que mesmo com todas as declarações da filha, não hesita em querer prejudicar Anthony. Os pensamentos de Harlan são totalmente preconceituosos, e o fato do rapaz não ter pai e ter sido criado apenas pela mãe, a professora Kim, o tornam aos olhos dele, um sujeito sem moral e extremamente perigoso. Não considero amplamente natural a atitude do casal e acho que os pais deveriam sentar e conversar com eles sobre os perigos advindos deste ato impensado, mas chamar a polícia e expor uma situação íntima e cabível de diálogo ao mundo foi uma atitude desonrosa, que humilhou não só a Anthony, como também a moça, de forma animalesca e sem precedentes. Narrado em terceira pessoa de modo bastante descritivo e até mesmo com alguns toques poéticos, acompanhamos a história de amor e a luta de um casal para se sobressair de uma teia venenosa ao qual foram envolvidos, e assim manterem a normalidade de suas vidas e viverem amplamente a sua paixão.

Amelia é uma jovem pura e sem maldade, que teve o coração arrebatado por Anthony. O amor dos dois é algo tão forte e intenso, vivificado em toda sua plenitude. Por ter consciência do pai que tem em casa e por saber que ainda não atingiu a maioridade, decide manter o seu relacionamento no anonimato, e assim que tiver a idade específica para responder por seus atos, irá declarar o seu amor pelo rapaz e dar prosseguimento em sua vida. O que ela não poderia imaginar era que seu pai iria mexer no seu notebook sem autorização e com isso, expor a sua vida à céu aberto, e declarar o seu grande amor como um bandido...

"A presença dele, e da sua firmeza, da sua certeza de que a vida era uma joia brilhante e com inúmeras facetas a serem exploradas, era para ela como a água e a luz do sol para uma planta murcha. A sua ausência era uma seca, e seus pais, pensou ela, empregando outra metáfora, eram como dois sóis quentes de um verão escaldante que se recusavam a se pôr."

Anthony é um rapaz direito, trabalhador e centrado, que ama Amelia com todas as forças do seu ser. Ele é muito amigo de sua mãe, Kim, a quem confidencia todo o seu relacionamento com a moça e de quem recebe absoluto apoio. Mas o seu mundo se desmorona quando tudo chega aos olhos do pai de Amelia, que age de forma implacável, o transformando em um verdadeiro monstro. Anthony é preso e exposto de modo devassado, mas não deixa morrer a chama do amor que sente por Amelia.

"Quantas coisas no mundo não faziam tanto sentido quanto ele e Amelia? Ele e Amelia eram algo tão certo, tão sensato quanto o sol nascer no Oriente e se pôr no Ocidente. Todas aquelas pessoas que agiam como se não fosse assim tinha de esclarecer-se, abrir-se e reconhecer que, embora talvez nunca tivessem sido tão afortunados ou tivessem tido algo tão genuíno e verdadeiro, havia quem tivesse. O amor era real, e não era apenas para o grupo de mais de 21 anos, caramba."

Em suma, Escândalo nos traz um romance intenso e explícito, que choca e alerta para os perigos que a tecnologia pode acarretar. Pelo fato da autora ter passado por uma experiência de vida semelhante com o seu filho, fica evidente em sua escrita toda a dor e transtorno que isso lhe acarretou. A capa é muito bonita, mas não consegui ver nela relação com o enredo e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, ilustrações de pequenos trevos nos começo de cada capítulo e poucos erros de digitação. Recomendo. ☺

Confira o booktrailer de Escândalo:



20 comentários:

  1. Oi! Nossa, esse livro parece ser super legal. Realmente tem uma temática super atual e tal. Quero ler!
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nessa!
    Ainda não havia lido comentários a respeito de "Escândalo", mas por sua resenha a leitura no mínimo, me parece excelente. A temática é realmente bem atual e interessante.

    Beijo,
    Sofia - Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  3. Oi Van!
    Fico feliz em saber que não fui a única a perceber a mente atrasada do pai da mocinha ahahah
    Bjks!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu pensei que esse livro fosse chato, confesso que a sinopse e a capa não me conquistaram, mas já que você gostou tanto dele eu posso dar uma chance, não? Mas com tantos livros para ler vai ser dificil incluir "Escândalo" na lista..

    Beijokas da Mylloka :*
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, nessa! Cara, quando vi a capa deste livro em minha timeline do Facebook, jurava que fosse mais um romance como os que estou acostumada a ler. Não imaginava que envolvia a internet e os perigos que ela pode trazer. Gostei da sua resenha e fiquei interessada pela obra.

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  6. Li a sinopse desse livro tem um tempinho, e fiquei bem curiosa para ler a história, ainda por ter um pouco de verdade em tudo o que acontece. Adorei sua resenha, me deixou com bastante vontade de lê-lo.

    Um beijo!
    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. eu acho que o momento em que o livro foi lançado é muito válido, talvez para informar dessa situação que esta se tornando corriqueira e é grave
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa,
    Esse livro sempre me pareceu bastante pesado mas bem interessante. Porque realmente hoje o que rola pela internet é realmente assustador, o pessoal se esquece que as informações estão ai para todos verem e acabam se passando. Sobre o pai da moça ele realmente parece um pouco conservador demais da conta, mas conheço pessoas assim e infelizmente exigem. No caso acho que como você a solução para isso tudo seria um bom diálogo entre todos.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. O livro parece ser muito bom, é assustador o que pode realmente acontecer, não sei se é esse livro, mas houve um caso assim uns tempos atras nos EUA.

    bjos
    Pah - Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  10. Oi Vanessa, também gostei muito do livro, realmente tem muita gente que esquece que com a nova tecnologia ao alcance das mãos, o mundo todo fica sabendo de tudo quase que instantaneamente. E neste romance ainda vemos a ignorância de um pai de não querer ver a verdade que está bem na sua cara.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  11. Sinceramente eu não tenho muita vontade em ler esse livro.
    Livros com esse tema não me chamam muito a atenção.

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  12. Olá Nessa este livro é d+ e adorei sua resenha valeu bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi, Nessa!

    Quero ler esse livro, mas estou com medo da leitura ser muito arrastada :x

    Beijão,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Vanessa, nunca que ia pensar que esse livro era tão bom! Por isso que não o solicitei! Gente, eu achava que era mais um água com açúcar, mas não... quero muito lê-lo!!!

    Beijão,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Eu achei bem bacana a premissa do livro e tenho vontade de ler.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Nessa!
    Estou bem receoso quanto a leitura deste livro. Já li inúmeras resenhas negativas sobre o mesmo. Inclusive, a sua é a única positiva que li até então.
    Espero não me decepcionar. Pelo seus comentários, acredito que realmente seja muito bom.
    Agora me animei mais. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, não conheço esse livro, mas a capa e a sinopse
    me chamaram atenção. Gostei muito da resenha que você
    fez, pois colocou pontos que acho que é importante, estou curiosa
    para saber mais,
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, Vanessa! Já li esse livro faz um tempinho e foi uma boa leitura. O fato de ser baseado no que ocorreu com o filho da autora muda muito a forma como enxergamos o livro não? Achei bem chocante!

    Beijinhos

    Bia - Blog Escrevendo Mundos
    www.escrevendomundos.com

    ResponderExcluir
  19. Olá Vanessa,

    As resenhas que li desse livro foram positivas assim como a sua e me despertou curiosidade, mas diferente de você não gostei da capa...parabéns pela sua resenha...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oii Vanessa , Esse Livro parece Ser Otimo, sinceramente , essa é a primeira Resenha Do livro Escandalo , E ele Parece ser Bem interessante !! Gostaria muito de le-lo

    ResponderExcluir