26/02/2014

Resenha: Rose na Tempestade - Jon Katz

Título original: Rose in a storm
Gênero: Ficção
Páginas: 240
Editora: Novo Conceito
Classificação: 4/5
Comprar: Submarino
O livro Rose na Tempestade, do autor e colunista do The New York Times e da revista Rolling Stone, Jon Katz, nos traz uma história cativante de amor e lealdade, envolvendo uma border collie muito especial, Rose, e o seu esforço descomunal para salvar os animais de sua fazenda em meio a uma nevasca, e claro, sobreviver. A temática abordada é linda e tocante, mas poderia ter sido bem mais desenvolvida.

A border collie Rose é uma cachorrinha de pastoreio muito inteligente e esperta, e desempenha suas funções como ninguém, cuidando com afinco e desenvoltura das ovelhas, galinhas, da mula Carol e dos demais animais da fazenda de seu dono, Sam. Rose mora com Sam desde que era um filhotinho, e não conhece outro mundo além deste, além de ter pleno conhecimento de todos os perigos que a rondam, como os coiotes selvagens que circulam sempre pela região.

Rose é uma cadelinha bastante atenta e sempre está à espreita , cuidando para manter a tranquilidade do lugar onde cresceu e também para que nada machuque Sam. Além do perigo apresentado pelos coiotes, ela sabe o quanto as tempestades podem ser terríveis e fica um tanto desconfiada com a presença de Katie, uma moça que agora acompanha o seu dono pela fazenda e parece não temer a postura da cachorrinha. Apesar da implicância, logo elas se tornam boas companheiras, até que Katie some repentinamente, deixando Rose completamente confusa com a sua ausência...

Rose na Tempestade é um livro tocante e cativante, que nos relata com precisão todo o amor e lealdade de uma cachorrinha para com o seu dono. Apesar do autor ter uma vasta experiência no que concerne ao mundo animal, achei a sua escrita um pouco crua em comparação com outros livros do gênero, e senti a falta de um pouco mais de emoção e sensibilidade na história, visto que a essência da obra é bem vasta e poderia ter sido um pouco mais explorada. Narrado em terceira pessoa, de uma forma bem crível e que relata com precisão toda a dedicação de um animal para com o seu dono, conhecemos uma história de fidelidade, companheirismo e amor, que com certeza conquistará os apaixonados por cães, apesar de suas ressalvas.

Rose é uma cadelinha muito especial, além de se mostrar uma verdadeira guerreira e heroína. Todas as suas
Foto do Marley no tumblr de Rose na Tempestade
forças são colocadas à prova com uma forte nevasca que se aproxima, e ela fará de tudo para salvar os animais da fazenda, proteger o seu dono e se manter viva. Quem tem um animalzinho em casa, sabe o quanto eles são amorosos e se preocupam com o nosso bem-estar. O meu cachorrinho, Marley, por exemplo, sabe quando eu estou triste, doente, apreensiva, e dentro das suas limitações, faz de tudo para me animar e fazer com que eu me sinta amada. Rose não é diferente e como tem atribuições maiores do que um animal doméstico, já que é responsável pelo pastoreio da fazenda, é impulsiva e tem uma coragem descomunal.

Em suma, Rose na Tempestade nos traz uma história bonita, de companheirismo e dedicação, e que, se você tiver um animalzinho em casa, assim que concluir a leitura, te fará abraçá-lo apertado e demonstrar todo o seu carinho e gratidão. Não chega a ser um livro tão emocionante, e achei que faltou muitos elementos na escrita do autor para criar esse tipo de sensibilidade, mas é uma obra que consegue entreter e cativar, à sua medida. A capa é muito linda, com uma border collie fofíssima e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, ilustrações de cachorrinho no começo de cada capítulo e poucos erros de digitação. Recomendo.

Confira o booktrailer de Rose na Tempestade:

11 comentários:

  1. Oi Van!
    A Rita leu esse livro e adorou! Não tem como não se apaixonar pela Rose \o/
    Bjks!

    ResponderExcluir
  2. Hum, não costumo ler livros com animais (tipo Marley e Eu). Eu gosto de animais de estimação, mas livros assim não faz meu estilo. A capa é linda e adorei a foto do Marley.

    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa,
    tudo bem?
    O seu Marley é a coisa mais fofa que eu já vi!! A Rose também!!!!!!!!!
    Todos os filmes de animais que eu já vi, trouxeram uma carga sentimental muito grande. Pela sinopse, pensei que iria encontrar o mesmo aqui. Mas pelo o que falou, isso infelizmente não aconteceu. Mesmo assim gostei da história, e fiquei triste quando a katie sumiu. Pois a Rose demorou a confiar nela, e quando confia ela some.
    Gostei da sinceridade da tua resenha também.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. livros com animais me cativam, mesmo com suas ressalvas ainda quero ler, preciso conhecer Rose!! adorei e espero ler em breve!!!!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá nessa parabéns pela resenha e adorei este livro.Bjs

    ResponderExcluir
  6. Vanessa, ainda não li esse livro! Na verdade, não solicitei ele pela Novo Conceito e agora estou me arrependendo. Quer ler essa história agora! O seu marley é lindo demais hahaaha

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Van*
    Quando eu li este livro eu fiquei apaixonada por este cachorro, na verdade eu amo cachorros no geral.
    Essa capa é linda, e foi ela que me despertou interesse.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Oie Nessa =)

    O livro parece uma graça mesmo, mas não consigo ler livros em que os protagonistas são animais. Sou manteiga derretida sabe rs...

    Seu Marley é muito fofo *--------*

    Ótima resenha! Parabéns =D

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  9. Olá Nessa,

    Comecei a ler agora esse livro e estou gostando, espero que seja assim até o final.....bela resenha...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. AAAAH! Eu quero esse livro, vi ele em uma page e me apaixonei, tudo que for relacionado a animais eu fico in love, mais ainda quando se trata de cachorros. Sua resenha ficou ótima, nem tenho o que comentar, só que a cada palavra minha vontade de ler esse livro foi aumentando, espero ler logo e conhecer a história da linda da Rose :3

    ResponderExcluir
  11. Oi Vanesse, esse é um dos meus livros desejados e adorei sua resenha! Me fez ter mais vontade ainda de ler! Só espero que o livro não tenha final triste pois fico muito tocada com histórias que tenham cachorros, acabo os relacionando a minha :/

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir