21/03/2014

Resenha: Aluga-se para Temporada - Mary Kay Andrews

Título original: Summer rental
Gênero: Romance/Chick-lit
Páginas: 368
Editora: Essência
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Aluga-se para Temporada, da americana Mary Kay Andrews, nos traz um romance maduro e divertido, que aborda de forma descontraída vários dilemas femininos, sempre com irreverência e dinamismo. Conhecemos três mulheres, já acima dos 30 anos de idade, que carregam uma certa bagagem emocional e se encontram em situações completamente desgastantes na vida. Juntas, elas resolvem alugar uma casa na praia, onde pretendem arejar a mente e curtir merecidas férias.

Ellie é uma verdadeira workaholic e acaba sendo demitida do banco em que trabalha, e tal situação acaba fazendo com que ela reflita a respeito da sua vida até aqui. Ela resolve entrar em contato com suas duas amigas de infância, Julia e Dorie - que também estão passando por problemas - e as convida para uma temporada na praia, com direito a muita sombra e água fresca.


Julia é uma modelo bem requisitada e dona de um humor extremamente ácido. Ela encontrou o homem perfeito, mas por insegurança e medo, não aceita se casar com ele. Já Dorie acaba de ser traída pelo esposo com outro homem e está completamente arrasada. Além de ferida e amargurada, outros problemas acabam surgindo e a deixando em estado de choque.

Quando chegam na casa de praia, logo percebem que ela não é tão perfeita quanto pintava o anúncio. O imóvel é bem antigo e precisa de diversos reparos. O dono é Ty Bazemore, que está passando por uma decadência financeira e se mantém com o dinheiro do aluguel e alguns investimentos na bolsa de valores. Junta-se ao time de moradores ilustres a misteriosa Madison, que acaba alugando o sótão da residência. De poucas palavras e bem reservada, fica evidente que ela procura esconder algo grave.

A viagem acaba aproximando essas cinco pessoas, além de levá-las a uma profunda reflexão acerca da vida e de seus valores. Muitos conceitos caem por terra e dão lugar a novos pensamentos e ideias, abrindo caminhos e propiciando uma mudança gostosa e divertida.

Aluga-se para Temporada é uma leitura descontraída e madura. Nos deparamos com mulheres de trinta e poucos anos de idade, passando por momentos cruciais na vida, ao mesmo tempo em que nos divertimos com as suas presepadas e aventuras. Ambas conseguiram se firmar na sociedade e possuem sua profissão, mas em outras áreas se encontram completamente perdidas. Suas dúvidas, anseios e  medos são os mesmos que permeiam o sexo feminino ao redor do mundo, trazendo um realismo espontâneo e coerente ao enredo. Narrado em terceira pessoa, de forma bem descritiva, acompanhamos esse período de verão e praia em suas vidas e torcemos para que aquela paixão repentina realmente dê certo e para que todos os problemas sejam solucionados da melhor forma.

Gostei de todas as personagens da trama, mas a Julia conseguiu me cativar um pouco mais pelo seu jeito despojado e sarcástico de ser. Confesso que ri muito de suas respostas meteóricas e espontâneas. Ellie sempre viveu para o trabalho e quando acaba sendo demitida, sente o chão faltar sob os seus pés. Mal sabia ela que esse seria o empurrão para que ela pudesse buscar aquilo que realmente tem valor nessa vida. Já Dorie passa por um verdadeiro drama e por uma situação completamente inimaginável. De início, pensei que essa personagem seria uma espécie de "maria chorona" dentro da história e acabei me surpreendendo positivamente com ela, que mostrou uma força e garra inestimáveis.

Madison é uma personagem bem intrigante e cheia de segredos, e fica evidente o quanto ela quer deixar o seu passado para trás. Não simpatizei muito com ela nos primeiros capítulos, mas depois acabei entendendo toda a sua reclusão e isolamento. Quanto ao Ty, nossa, ele é incrível! Carinhoso, atencioso, bonito, corajoso...Um verdadeiro homem de valor! Ao lado de Ellie, protagonizou um romance doce, cativante e levemente sensual.

Em síntese, Aluga-se para Temporada se mostrou um romance gostoso e centrado, com personagens verossímeis e boas doses de humor. Uma leitura divertida, dinâmica e que soube retratar alguns ângulos do universo feminino de um jeito cômico e despojado. A capa é bonita e descolada e retrata bem o pano de fundo da história e a diagramação está favorável, com fonte em bom tamanho, poucos erros de digitação e a ilustração de um pequeno sol no começo de cada capítulo. Recomendo ☺

18 comentários:

  1. Ainda não tinha ouvido falar nesse livro, mas parece q o livro eh bem gostoso de ler, né? A gente vai chegando perto dos 30 e começa a refletir sobre esses dilemas da vida.

    ResponderExcluir
  2. Tinha lido apenas uma resenha sobre esse livro, e lembro que me despertou uma certa curiosidade. Gostei muito da sua resenha, me deixou com vontade de ler, estou precisando de uma leitura divertida.

    Adorei seu blog. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa, eu gostei muito do título do livro e depois lendo sua resenha eu fiquei com pé atras, porém gostei do drama de cada personagem e adoraria conhecer cada uma delas..
    Sem contar que adoro uma leitura divertida né!!

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. oie,
    Não lembro se já li algo da autor, mas fato é que o livro me parece interessante e bem da forma que gosto, vou ler com certeza.

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa! Qto tempo não passo por aqui, já estava com saudades rsrsrs. Também não conhecia este livro, mas vou tratar de conhecê-lo.
    Bjos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Van!
    Eu já li um livro dessa autora e adorei \o/
    Agora preciso ler esse também, rs
    Bjks!

    ResponderExcluir
  7. ja tinha visto o livro, mas nunca lido uma resenha, foi um exemplar que me chamou a atenção pela capa e pelo título.
    depois de ler a resenha me convenci de que essas três mulheres tem muito a ensinar sobre vida e com as situações que acabam passando!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bom?
    Nossa amo livros com essa pegada e já estou de olho nesse livro há um tempinho. Já está na lista de desejados e sua resenha só me deixou mais curiosa. Já li um livro com personagens femininas que iam para um lugar pensar na vida e esse livro tem uma premissa parecida.
    bEIJOS
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nessa!

    Menina, amo um chick-lit! Hahahaha ♥

    Tive a impressão de ler Marian Keyes e já fiquei assustada porque não conhecia o livro, mas aí vi que é outra autora. De qualquer forma, esse parece ser muito bom, talvez pegue para ler algum dia.

    Beijão,

    Natalia Leal
    Páginas Encantadas
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Nessa parabéns pela resenha este livro é muito bom, Mary Kay Andrews passou fazer parte na minha lista autoras preferidas .

    ResponderExcluir
  11. Oi, nessa! Meu, que resenha linda! Adoro ler as suas resenhas, cara. Não conhecia o livro mas fiquei muito interessada em lê-lo. Aparenta ser realmente muito bom e descontraído, e como temos gostos literários bem parecidos, acho que iria gostar.

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita! ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nessa!
    Curti a resenha <3 Lendo-a, tive a impressão de já conhecer a história, não sei se por um filme ou um livro. De fato parece uma leitura excelente, chick-lits são sempre bons!

    Beijão,
    Sofia || Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  13. Olá Nessa,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, pela sua resenha parece bem interessante, dica anotada....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Eu não conhecia o livro, mas pela sua resenha eu acho que iria gostar.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  15. Oi Nessa!

    Não conhecia o livro, mas adorei a premissa por se tratar de uma história com persanagens mais maduros. Como você disse são problemas e questionamentos que mulheres em todo mundo passam e como estou na mesma faixa etária me chamou a atenção. Ótima resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Nessa, amei sua resenha, gostei muito e mais uma vez você me faz colocar um livro na lista de desejados, gostei muito e fiquei com muita vontade de ler. Parabéns pela resenha.

    Beijos

    www.viagem-imaginaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Já tinha visto este livro, mas não lembrava de ter lido resenha.
    Gostei muito dos pontos que você ressaltou. Deve ser legal e engraçado conviver sobe o mesmo tempo com pessoas fora do círculo de amizade como é o caso do Ty e da Maddie.
    Gosto quando cada personagem é diferente e acaba completando o outro.
    Preciso conferir.

    Minha Velha estante
    Leitura Nossa de Cada Dia

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia autora , mas pela resenha me parece muito boa. Gosto de livros com humor, se é amor , tem que te fazer rir e me passou isso a sua resenha. Está na lista de leituras já.

    ResponderExcluir