11/03/2014

Resenha: Just Listen - Sarah Dessen

Título original: Just Listen
Gênero: Romance/Young Adult
Páginas: 308
Editora: Farol Literário
Classificação: 5/5
Comprar: Livraria Cultura
Just Listen, da norte-americana Sarah Dessen, que figura na lista dos livros mais vendidos do The New York Times e ganhador dos prêmios Booksense Top Ten Pic, ALA Best Book for Young Adults e YALSA Teen's Top Ten, nos traz um romance adolescente magistralmente construído, focado nos relacionamentos familiares e em alguns dilemas que permeiam o universo juvenil. A escrita da autora é totalmente especial, sendo intensa, concisa e comovente, agregando tudo na medida certa.

A jovem Annabel Green tem tudo o que muitos adolescentes de sua idade sonham: amigos bacanas, uma família compreensiva, notas exemplares no colégio e um trabalho deslumbrante como modelo. Porém, o seu doce mundo se desmorona quando ela é flagrada com o namorado de sua melhor amiga, Sophie, durante uma festa e acaba sendo ignorada por todos na escola onde estuda, que a enxergam como uma verdadeira escória. Porém, o que aconteceu verdadeiramente naquela noite é bem diferente do que todos imaginam e ela decide esconder este segredo a sete chaves.

A sua família está passando por uma fase delicada também e prefere ignorar os problemas à sua volta, incluindo a anorexia da irmã do meio, Whitney, sem contar a obsessão da mãe para que as filhas sigam irrefutavelmente a carreira de modelo, nem ao menos se importando se esta é a real vocação delas e se as garotas estão felizes com a sua escolha. Annabel evita confrontos à todo custo, e contorna as coisas ao seu redor o máximo possível, chegando até mesmo a mentir para isso, o que acaba lhe prejudicando ainda mais, emocionalmente falando.

Tudo começa a mudar quando Annabel firma amizade com Owen, ex-presidiário e DJ de uma rádio comunitária, um adolescente solitário que aprendeu a controlar a própria raiva após uma passagem pela cadeia e que aos poucos, vai expandindo o gosto musical da jovem e lhe ensinando a falar a verdade, por mais dolorida que ela seja, fazendo com que ela possa ouvir o próprio coração e ser sincera ao extremo.

"Em toda vida, chega um momento em que o mundo fica em silêncio e só o que sobra é o seu próprio coração. Então, é melhor você saber qual é o som dele. Caso contrário, você nunca entenderá o que ele diz."

O que dizer de Just Listen? Um livro intenso, emocionante, sem floreios e que nos comove com o brilhante retrato do mundo adolescente e seus dilemas. Os personagens foram bem construídos, além de serem fortes e cativantes. Annabel esconde o seu segredo porque julga que sua família tem problemas maiores para refletir e não quer sobrecarregá-los, e isso não a transforma em covarde e sim em uma espécie de heroína, fato que vai se revelando com o deslanchar da trama. Owen já se envolveu em alguns problemas e isso lhe conferiu uma certa bagagem emocional, fazendo com que ele empregue sua experiência para ajudar Annabel, mas não de forma autoritária e severa, e sim de modo especial, a confortando ao mesmo tempo que lhe ensina. Narrado em primeira pessoa por Annabel, temos uma visão clara e concisa sobre a sua vida e os seus problemas, acompanhando de perto tudo o que lhe ocorre, de forma quase que palpável.

Annabel é uma personagem que preza demais a família, sendo capaz de engolir a própria dor para não feri-los. Ela oculta não só o seu segredo - algo que eu até imaginava o que fosse, mas que acabou me surpreendendo por tamanha crueldade - como também o seu descontentamento pela carreira de modelo. Como isso se trata de um sonho idealizado por sua mãe, que acaba de sair de um quadro de depressão, além de estar lidando com a anorexia de Whitney, ela decide por não contrariá-la, por medo de magoá-la e fazê-la sofrer. Quando Owen surge em sua vida, Annabel não só aprende a se impor como também a dizer aquilo que sente. O processo acontece lentamente e com muita relutância da jovem, mas, aos poucos, ela vai deixando fluir aquilo que estava dentro de si.

"Mas tudo o que eu sentia era que toda a minha vida tinha mudado - novamente - nessas poucas semanas desde que tinha conhecido Owen, e, não pela primeira vez, tive vontade de lhe dizer isso, de encontrar as palavras certas e organizá-las, sabendo que essa seria a melhor chance que elas teriam de soar perfeitamente."

Owen, por sua vez, é um personagem apaixonante. O seu carinho e cuidado para com Annabel e a forma descontraída como leva sua vida cativam logo à primeira vista. Sem contar o seu gosto musical totalmente extravagante e peculiar, e os termos e palavras que ele agrega a seu vocabulário para neutralizar a raiva, que conseguem nos levar aos risos. Gostei demais dele e de suas atitudes ao longo da trama, e acredito que ele será o queridinho de muitos leitores também.

"E, finalmente, Owen me beijou - me beijou de verdade - e eu não ouvia mais nada: nem a água, nem a música e nem meu próprio coração que deveria estar batendo desacelerado. Tudo era silêncio, o melhor silêncio de todos, durando para sempre ou apenas por um momento, até que terminou."

Resumidamente, Just Listen é um livro apaixonante, de linguagem fácil e assimilável, com personagens cativantes e uma trama envolvente e densa. Ao contrário de muitos Young Adult's, ele tem um conteúdo forte e que foi muito bem trabalhado e conduzido por Sarah Dessen, o destacando bastante em comparação com os demais livros do gênero. A capa é bonita e retrata bem o modo como Annabel se comporta e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

35 comentários:

  1. Oi Nessa!
    Ainda não li nada dessa autora, mas até agora, só tenho elogios paras as histórias publicadas \o/
    Vou anotar aqui na minha lista =D
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oie Nessa
    sou fã da autora, mesmo sem nunca ter lido nada kkk
    tenho dois livros dela, e ainda não li, mas quando começar, certamente pegarei Just Listen.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    adoro a capa desse livro, acho linda! E a sua resenha me fez gostar ainda mais. Ele tem uma proposta muito real e palpável. No meio de tanta distopia e fantasia, às vezes é bom ler um livro que me coloque o pé no chão. Parabéns pela resenha.

    Abraços, Mallú Ferreira
    semclichesporfavor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oie tampinha ;)
    Gostei tanto da capa desse livro ela é simples limpa ..isso que me chamou mais atenção. Eu quero ter a oportunidade de ler e ter o livro. Gostei dos quotes também.

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa!!!
    Adoro livros que trazem temas fortes e reais, e principalmente como os personagens lidam com eles. A fase da superação e todo o processo, são maravilhosos de ver na trama. Parece ser um livro intenso, mas ao mesmo tempo leve, pois trata com precisão e cuidado o tema não só familiar, mas também vários outros que costumamos ver em nosso cotidiano. Logo lerei, ansiosa pela leitura.

    Beijos
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa!
    Ainda não li nada da autora, mas só tenho visto comentários positivos sobre os seus livros.
    Como adoro livros com tramas adolescentes com certeza vou coloca-lo na minha wishlist.
    Adorei a tua resenha, parabéns!
    Beijos
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa*

    Já faz algum tempo que tenho vontade de ler este livro, ele tem um tema muito bom.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  8. Oie Nessa
    Eu quero muito ler esse livro, e depois de sua resenha eu quero desesperadamente. Sarah Dessen já é um autora bem aclamada e só leio comentários positivos dos livros dela. Just Listen já está na minha lista de desejados.

    Beijos,
    Jéssica
    http://www.leitorasempre.com/

    ResponderExcluir
  9. estou lendo só coisas boas a respeito do livro e isso está me animando
    nunca li nada da autora, espero curtir
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, gostei muito de sua resenha, foi muito bem escrita ^^' Tenho este livro aqui na minha estante e, após essa resenha maravilhosa, só me resta torná-lo minha próxima leitura ^^'


    Beijos!
    Polly - Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  11. gostei muito dessa resenha com certeza tenho que ler o livro kkk
    beijos ]
    livro-azul.blogspot.com.br
    @livroazul

    ResponderExcluir
  12. Olá Vanessa,
    Ainda não li nada dessa autora. Então a resenha ficou sendo uma novidade e uma surpresa.
    Bjos

    ResponderExcluir

  13. Oi flor,
    Já tinha ouvido falar desse livro e devo dizer que ele sempre me chamou certa atenção porém não conhecia a história e agora com sua resenha consegui ver mais sobre o que é. Ele parece ser bem interessante fiquei curiosa sobre as palavras que o OWen usa para se tranquilizar não sei porque cargas d'agua lembrei daquele filme terapia de choque não sei se tu já viu? mas eles também tem umas palavras interessantes e engraçadas para isso.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie Nessa =)

    Sempre leio resenhas positivas desse livro, mas ainda não tive oportunidade de ler. Estou ficando cada vez mais curiosa rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  15. Oi, Nessa!

    O meu único contato com a escrita da Dessen foi durante a leitura (que ainda não terminei) de A Caminho do Verão. Como o estilo dela ainda não me cativou, deixei o livro de lado por uns instantes, para voltar a ele assim que tiver vontade.

    Adorei sua resenha, Just Listen é um livro que tenho muita curiosidade em ler!

    Beijos,

    Natalia Leal
    Páginas Encantadas
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Nessa. Esse livro é tão maravilhoso, não é? uma história muito legal, com uma narrativa incrível da Sarah Dessen. Foi o único livro dela que li e depois de ler sua resenha e relembrar da história, percebo que preciso ler outro livro dela logo.
    Beijos
    All My Life in Books

    ResponderExcluir
  17. Oi, nessa! Como você pode fazer isso comigo? Droga, droga, droga! Amei, amei mesmo, amei demais, a sua resenha, amiga. Meus parabéns! Você escreveu tão divinamente bem sobre esse livro, que não me vejo fazendo algo que não colocá-lo na minha lista de desejados imediatamente.

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  18. Vanessa, ainda não tinha ouvido falar nesse livro, mas com tantos elogios seus sobre ele, acho que o colocarei na minha listinha de desejados! Gostei do fato de ser um Young Adult diferente dos outros!

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Morro de vontade de ler esse livro, Sarah Dessen costuma ser uma autora muito elogiada. Adorei a resenha!

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  20. Nessa, vi que você também se apaixonou pelo Owen, e realmente amei aquele personagem. Não me desfaço do livro de jeito nenhum, um dos meus xodós, como já te disse no skoob.
    Uma história juvenil mas que a autora fez de uma forma que prende a leitura. E, amei o que o Owen faz... lá para o fim... apesar de ele dizer que não podia de jeito nenhum, mas vibrei pelo que ele fez. Esse livro é fofo demais! E o Owen tem grande parcela de culpa nisso.
    Obrigada por ter mandando o link pelo skoob, vi e assim que pude vim aqui no blog. Espero solucionar o problema do pc em breve, e vou estar mais frequente. Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Olá, Nessa!
    Tem um tempinho que quero ler esse livro, principalmente por falarem tão bem dele e da escrita da Sarah Dessen. Adorei sua resenha, mal posso esperar para lê-lo.

    Um beijo!
    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Ai Nessa, nunca li nada da autora... tenho 'O Que Aconteceu Com o Adeus' na estante mas 'Just Listen' ainda é mais desejado! Sempre li críticas positivas e sua resenha me fez ficar ainda mais curiosa!! Quero MUITO ler. :D

    ResponderExcluir
  23. Muito legal este livro. Foi emocionante ler sua resenha e descobrir uma estória tão envolvente e linda. Nem sabia de sua existência, mas agora com certeza vou querer ler e conhecer mais ainda a personagem. Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Nessa!
    Nossa! O livro parece denso, intenso e cheio de conflitos e drama. É uma leitura interessante e me parece que traz grande aprendizado, já que ler o ponto de vista de um autor sobre assuntos interessantes, traz sempre conhecimento.
    Boa resenha, parabéns!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
  25. Eu li esse livro já tem algum tempo e simplesmente amei a leitura.´

    Que bom que você também gostou.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Os livros desta autora sempre chamam minha atenção, mas ainda não consegui ler nenhum.
    Não sei bem o motivo mas estava pensando se tratar de um livro histórico. Gostei muito do mote, esse segredo guardado a sete chaves me deixou curiosa e temerosa por ter uma certa suspeita.
    Adorei os quotes que você selecionou, posso dizer que já gosto do Owen!!!

    Minha Velha estante
    Leitura Nossa de Cada Dia

    ResponderExcluir
  27. Não conhecia essa autora, mas gostaria de ler esse livro, gosto de livros juvenis haha, e amo livros em primeira pessoa, parece que você está lá tbm :))

    ResponderExcluir
  28. OI Nessa,
    tudo bem?
    Não conhecia esse livro e percebi por suas palavras como você gostou da história e como o livro tocou você. Gostei principalmente da forma protetora e carinhosa como ele cuidava dela, sempre me derreto toda, pois na maioria dos livros os caras são sempre durões, as vezes, queremos ver nas histórias aqueles sensíveis, que são super carinhosos.
    Adorei sua resenha, parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. Parece ser mesmo um ótimo livro, achei o enredo bem interessante e fiquei muito interessada. Os personagens parecem ser muito bem construídos e fiquei muito curiosa para saber o que realmente aconteceu naquela noite e como a personagem será influenciada pelo outro adolescente a ser sempre sincera. Com certeza, deve ser uma obra muito cativante e emocionante! :)

    ResponderExcluir
  30. Eu ainda não li nada dessa autora e gostei muito do que li na resenha, tanto que me interessei pelo livro.

    ResponderExcluir
  31. Oi Nessa! É a primeira vez que leio uma resenha deste livro, e vou lê-lo com certeza.
    A história da Annabel, sua dificuldade em dizer oque pensa, sua preocupação estrema com a família, deixando suas vontades sempre em segundo plano, me chamaram muito a atenção. Acredito que irei me identificar muito com o livro.

    ResponderExcluir
  32. Olá Nessa,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, fiquei super curioso com a história e sua resenha ficou muito boa e a capa é bem legal...boa dica....vai para a lista....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Just Listen, faz tempo que me chamou atenção e agora com sua resenha me deu mais um motivo pra querer ler logo.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos

    www.viagem-imaginaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Sabe a resenha que te instiga e te puxa pela curiosidade, bem foi assim, que a sua fez comigo e agora quero ler logo esse livro ! Bjs Nessa !

    ResponderExcluir
  35. Não é o tipo de livro que eu estou acostumada a ler, mas concerteza vou querer ele.
    Amei a resenha e o blog. Beijos de luz!!

    ResponderExcluir