07/03/2014

Resenha: Trono de Vidro - Sarah J. Maas

Título original: Throne of Glass
Gênero: Fantasia/Young Adult
Páginas: 392
Editora: Galera Record
Classificação: 4,5/5
Comprar: Submarino
Trono de Vidro, da americana Sarah J. Maas, eleito um dos melhores livros de 2013 pela Amazon e finalista do Waterstones Teen Book of the Year, nos traz uma história repleta de fantasia, com personagens fortes e intrigantes, que vai nos envolvendo pouco a pouco e nos deixando completamente absortos na leitura.

A história se passa no reino de Adarlan, onde a magia não se faz presente há muitos anos. Um rei ardiloso e perverso pune com rigor todos aqueles que insistem em infringir as suas leis e dentre eles, destaca-se Cealena Sardothien, uma jovem assassina de 18 anos. Após cometer um deslize, ela acaba sendo capturada e feita prisioneira nas minas de sal de Endovier, local de muita tortura e trabalho escravo, onde é impossível escapar com vida.

Aprisionada e fraca, ela está à ponto de perder as esperanças quando recebe uma proposta: representar o príncipe Dorian em uma competição com os melhores guerreiros do reino. Caso ela se sagre vencedora e derrote os 23 oponentes, se tornará a campeã do rei e terá a sua liberdade dentro de quatro anos; se ela perder, volta para as sombrias e sujas minas de sal de Endovier.

Prezando a tão sonhada liberdade, Celaena aceita a proposta. O príncipe Dorian não hesita em lhe provocar e tenta de todas as formas chamar a sua atenção, enquanto o capitão da guarda, Chaol, de tez rígida e poucas palavras, faz de tudo para protegê-la. Em meio a isso, ela também acaba firmando uma bela e sólida amizade com Nehemia, a princesa de um dos reinos rebeldes, uma moça solícita e amorosa. Porém, algo maligno e sem proporções habita o castelo, e começa a ceifar a vida dos competidores, com requintes de crueldade. Enquanto se prepara para a competição, Celaena também terá que lidar com os perigos que a rondam e tentar descobrir a origem desse mal para sobreviver.

O universo criado por Sarah J. Maas é incrivelmente fantástico e estupendo. Dotado de magia, fantasia e até mesmo com algumas alusões a mitologia nórdica, Trono de Vidro nos traz uma história bem escrita e vibrante, com personagens fortes, destemidos e guerreiros. Em meio a conspirações, perigos letais e um romance que surge de modo tímido, mas revela a sua real importância, acompanhamos uma trama de tirar o fôlego, moldada com maestria e extremo desenvolvimento. Narrado em terceira pessoa, de forma bem detalhada e clara, o enredo é super empolgante e nos traz um final eletrizante.

Celaena é uma assassina fria, prática e sarcástica, habituada com situações extremas e com o pior que o ser humano pode oferecer. Sua reputação lhe precede e mesmo aprisionada, ela é um tanto quanto temida, característica essa que faz com que Dorian a escolha como sua representante na competição. Apesar do começo da história ter um ritmo lento, após alguns capítulos Celaena mostra para o que veio e impressiona com sua força e destreza.

Um triângulo amoroso desponta na trama, mas de forma sutil, sem tanta intensidade. Apesar de ter simpatizado bastante com Dorian e com a sua desenvoltura como príncipe, questionando o rei e impondo as suas opiniões sem ter medo de levar bofetada na cara, o meu favorito ainda é Chaol,  o capitão da guarda. A sua vivência é bem semelhante a de Celaena e o modo voraz como ele a defende e protege é incrivelmente romântico. Não poderia deixar de falar também da doce princesa Nehemia, uma personagem intrigante e enigmática, que tem uma grande importância no contexto do livro.

Em síntese, Trono de Vidro é um livro que agradará em cheio os fãs de uma boa fantasia e que com certeza lhes deixarão ávidos por mais da escrita de Sarah J. Maas. Os personagens são fortes e bem construídos, e cada um ao seu modo, consegue conquistar o leitor. A capa é incrivelmente linda e caprichada, e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e poucos erros de digitação. Recomendo.

15 comentários:

  1. Oi flor,
    Tudo???Então gostei muito da sua sugestão mas por meu excelentissimo namorado ele é super fã de livros de fantasia como Guerra dos Tronos e Senhor dos Aneis. Acho que ele vai curtir esse vou passar a dica para frente com certeza.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros nesse gênero. Acho que vou curtir a leitura!

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Nessa,

    Muito boa sua resenha, achei bem interessante a história e como faz meu estilo já vai para minha lista...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Nessa, a capa desse livro é maravilhosa, e a sua resenha ficou muito boa, quero ler esse livro.
    http://exceptionss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu estou doida para ler este livro o que me falta é tempo :(

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Nessa, tudo bom? :)
    Adorei a sua resenha! Me deu uma vontade enorme para ler o livro!
    Ainda mais sabendo que há um triângulo amoroso *-* Mesmo sendo fraco, já é convidativo, rs.
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa adorei a resenha, nunca tinha visto esse livro mas parece bem legal! *-*
    http://ancorandoomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Vanessa!
    Já havia visto esta capa rapidamente e ela me chamou bastante atenção, e agora sabendo do que se trata, de fato fiquei bem curiosa pelo livro.

    Beijo,
    Sofia || Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  9. é incrivel que mesmo eu não curtindo tanto o gênero fique tão animada com as suas resenhas que quero ler o livro
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie Nessa
    eu tmb curti muito esse livro, e fiquei dividida entre os dois rs
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Nessa adoro esse livro é muito bom ,parabéns pela resenha . Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa, não é a toa que falam tanto deste livro. A começar pela capa que eu gosto e terminando com o enredo que parece mesmo ser ótimo. Espero ler ainda.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. Oi Nessa!
    Eu não fiquei muito interessado neste livro, confesso.
    A história em si, mesmo sendo muito elogiada, não despertou minha curiosidade.
    Mas sua resenha está ótima como sempre! Adorei. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Sendo sincera, a capa não me chamou muita atenção. Espero que pessoalmente seja mais bonita. Poréeeem eu adoreeei a história, fiquei realmente com vontade de ler o livro! Muito boa a resenha, Nessa! :D

    Beijos,
    Leeh - Caverna Literária
    http://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Quando eu vi essa capa logo pensei que não gostaria do livro, depois que li algumas resenhas pensei em ler, ME SURPREENDI MUITO QUANDO LI O LIVRO, sinceramente não julgue o livro pela capa, essa capa é ''estranha'', mas o livro é perfeito!!!!!!

    ResponderExcluir