18/04/2014

Resenha: Amigas para Sempre - Kristin Hannah

Título original: Firefly lane
Gênero: Romance
Páginas: 448
Editora: Arqueiro
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Amigas para Sempre, primeiro volume da duologia Firefly Lane, da americana Kristin Hannah, nos traz um romance sensível e emocionante, que consegue retratar, com uma intensidade espetacular, o poder da amizade verdadeira. Com uma narrativa rica e empolgante, fiquei completamente absorvida pelo enredo, e me emocionei bastante com o desfecho da história.

Tully Hart, com 14 anos de idade, era uma garota popular, alegre e que chamava a atenção por onde passava, tanto pela sua beleza quanto pelo seu jeito de ser. Porém, o que ninguém imaginava era o quanto a adolescente sofria calada: ela nunca chegou a conhecer o pai, e sua mãe, uma hippie viciada em drogas, desaparecia por longos períodos, deixando a garota sob os cuidados da avó.

Porém, quando Tully se muda para a alameda dos Vaga-lumes, sua vida se transforma com a presença de Kate Mularkey. Kate é uma garota doce, amorosa e compreensiva, que acolhe Tully com todo o carinho do mundo e a trata como se ela fosse membro de sua família.

Passam-se três décadas e a amizade das duas continua firme e forte como outrora. Tully ajudou Kate a adquirir amor próprio, ser destemida e acreditar em sua beleza; já Kate a ensinou a ter mais responsabilidade, segurança na vida e valorizar o que realmente é importante. Elas juraram, ainda crianças, serem amigas para sempre, e essa promessa permanece intacta por muitos e muitos anos, até que uma traição acaba abalando a confiança entre elas.

O fato de ambas saberem tudo uma sobre a outra se torna uma verdadeira faca de dois gumes: elas podem tanto ferir quanto curar. Será que os laços de amizade que as unem por tanto tempo serão capazes de suportar e perdoar uma traição?

Amigas para Sempre foi uma leitura surpreendente e quase que mágica. A autora teceu a trama com riqueza de detalhes, ao mesmo tempo em que fez com que ela fluísse de um jeito linear, leve e nostálgico. Ela soube retratar de modo resumido, porém nada raso, fatos históricos que ocorreram dos anos 70 até os dias atuais, o que só tornou o enredo ainda mais realista, propiciando uma verdadeira viagem no tempo ao leitor. Narrado em terceira pessoa de forma pungente, e tornando os sentimentos e emoções dos personagens quase que tangíveis, Kristin Hannah construiu uma obra magnífica sobre amizade, amor, família e perdão.

"A música pode ter mudado ao longo das décadas, mas a promessa feita na alameda dos Vaga-lumes permaneceu: melhores amigas para sempre".

Tully sempre foi uma garota cheia de vida e ambiciosa, e com o decorrer dos anos, isso se acentua ainda mais. Agora, jornalista de renome e uma mulher extremamente independente, ela leva a vida a seu modo, se divertindo o máximo que pode, e evitando compromissos com o sexo oposto. Apesar de curtir cada momento que vivencia, é visível um certo vazio em seu interior, que ela acaba escondendo sobre camadas de egoísmo e até mesmo, de inveja.

Kate alimentava muitos sonhos, mas não nutria o mesmo amor pelo jornalismo quanto a amiga. Romântica, sensível e doce, abriu mão de tudo em prol de sua família e, por mais que não se arrependa da escolha que fez, ao lado de seu marido e de seus três filhos, muitas vezes se indaga se sua vida poderia ter sido diferente.

Em suma, Amigas para Sempre consegue ser intenso e encantar justamente pelo realismo presente em sua trama. A amizade é o tema central do livro, e ela é abordada de forma crua e nua, com seus desentendimentos, vibrações e exaltações. Kate e Tully são bem diferentes uma da outra, e cada uma, ao seu modo, possui suas qualidades e defeitos, mas o que as une é o respeito que elas nutrem por suas nuances. O livro me tocou de um jeito impressionante e quando dei por mim, estava soluçando de tanto chorar com o desfecho da história. A capa é simples e bonita e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e a ilustração de uma flor no começo de cada capítulo. Recomendo, com certeza!



24 comentários:

  1. Oie amiga
    Quero muito ler esse livro. Eu tenho o segundo livro aqui, que ganhei de uma promoção, mas estou super ansiosa para ler Amigas Para Sempre. Sua resenha ficou ótima e só me deixou mais ansiosa para conhecer a história dessas duas amigas.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  2. Sempre tive curiosidade por este livro, a capa é linda e a história parece ser bacana.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. oie Nessa
    não estava ligando muito pra esse livro depois de uma resenha negativa que li, mas a sua já é a segunda resenha positiva que me deixou curiosa. Gosto de livros intensos, e que trazem o cotidiano.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  4. Eu estou amando este livro!
    Não vejo a hora de ler o segundo, esta autora está de parabéns!
    Hoje é a primeira vez que estou visitando o blog, e já estou gostando.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Boa resenha. Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas gostaria *-* Sua resenha me deixou animada em relação a ele.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  6. Só vejo resenhas positivas sobre este livro assim como a sua.
    Amigas para Sempre, me parece o tipo de leitura que emociona, surpreende, e nos deixa com um gosto de quero mais ao terminar a leitura.
    Até mais.
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha Nessa! Eu necessito ler Amigas para Sempre, parece ser uma história linda!

    David - Leitor Compulsivo (www.leitorcompulsivo.com)

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa!
    Estou me preparando para começar a leitura dessa história, pois sei que vou me emocionar \o/
    As histórias criadas por Kristin são maravilhosas!!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa, tudo bem?
    Sua resenha ficou linda, você transbordou tanto sentimento com suas palavras!!! Já tinha lido algumas resenhas desse livro, todo mundo se encanta com ele. Achei essa história forte, intensa, real. Quero muito ler.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Muito boa sua resenha.
    A capa dele é realmente linda, como o pessoal está dizendo.
    Eu acho que não leria, parece uma história por demais feminina e melosa.
    Mas... quem sabe? rs

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. muito lindo, com certeza Hannah vai surpreender com esse belo enredo!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie!

    Bem, acho que vc viu na minha resenha né, eu amo tudo que esta autora escreve. este livro é ótimo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá Nessa,

    Esse livro esta na minha lista de desejados, não li nada da autora ainda, mais tenho um aqui que espero ler em breve....parabéns pela sua resenha...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oii!!
    Quero muito conhecer a escrita dessa autora, leio muita coisa boa sobre ela!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura Entre Amigas

    ResponderExcluir
  15. Há muito tempo não leio um livro cujo tema central é a amizade e esse me interessou bastante! Além da capa ser linda, né?! hehe

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  16. Oie,
    nossa não conhecia o livro, mas parece ser mto bom.
    Do que que você falou bem sou quase obrigada a correr e marcar como desejado kkk

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Vanessa,
    Quero muito ler esse livro, ele já me conquistou pela capa. Acho ele muito bonita.
    Sua resenha ficou show.
    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Oi Vanessa,
    Eu amei esse livro, recentemente pude conferir o segundo, mas este definitivamente foi o que mais me encantou e emocionou.
    Adorei a resenha e com toda certeza acompanhar estas duas em tantos anos de amizade foi genial.

    Minha Velha estante
    Leitura Nossa de Cada Dia

    ResponderExcluir
  19. Oi, Van...
    Eu sinto que me identifico com o livro, gostaria de conhecer-ló melhor eu sei que fala sobre emoções e relacionadas a amizade coisa que prezo muito na minha vida. Se eu ganhar o livro vou reversa leitura com minhas amigas de verdade, por conta da história tão semelhante a nossa ! Obrigada pela oportunidade Beijos E Tiau

    ResponderExcluir
  20. O livro parece ser bem interessante, tem uma premissa bem legal. Nunca li nada da autora mas pretendo começar.
    Beijos
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi Nessa!

    O livro parece trazer uma bela história e que provoca diversas emoções. Gostei da premissa, pois não li muito livros que falassem de uma amizade tão bonita. E como é lindo esse sentimento. Adorei a resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Gostei da historia que o livro traz, parece ser muito bomm sem duvida algum. Pena qeu ainda nao conheço a escrita da autora ainda, mas espero poder ler essa historia logo!


    xx

    ResponderExcluir
  23. Eu adoro os livros da Kristin, são sempre tão tocantes, cheios de sentimentos, são verdadeiros retratos da vida real né...adorei saber que ela mesmo caprichando nos detalhes, não fez dessa leitura uma leitura chata e cansativa, acho que isso é que faz dela uma grande autora! A historia é linda demais, com personagens quase que reais, pois possuem qualidades e defeitos, como qualquer ser humano...e que playlist foi essa Van? Estou apaixonada pelas músicas, principalmente pela música Stairway to haven do Led Zeppelin que eu simplismente amo! Demais, demais, demais...já tenho o segundo livro, me falta esse pra começar a leitura dessa duologia maravilhosa!!!

    ResponderExcluir
  24. Adorei a Resenha, fiquei com vontade de ler o livro, vou adicionar no Skoob.

    ResponderExcluir