11/04/2014

Resenha: Austenlândia - Shannon Hale

Título original: Austenland
Gênero: Romance/Young Adult
Páginas: 240
Editora: Record
Classificação: 4/5
Comprar: Saraiva
O livro Austenlândia, da americana Shannon Hale, nos traz uma história bem divertida e com várias referências à autora inglesa Jane Austen e suas obras. A leitura foi um tanto descontraída e gostosa, apesar de sentir falta de um certo dinamismo na trama.

Jane Hayes é uma nova-iorquina de 33 anos. Bonita, inteligente e bem-sucedida, ela nutre uma paixão avassaladora pelo Sr. Darcy, protagonista principal do romance Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. Devido a várias decepções amorosas, Jane se entrega cada vez mais a sua obsessão pelo personagem fictício - um homem amoroso, romântico e incrivelmente belo - e, assim, passa as suas noites solitárias, assistindo ininterruptamente o DVD da minissérie da BBC e babando pelo ator Colin Firth.

Sua tia-avó Carolyn, uma senhora bastante rica, não se conforma com o tipo de vida que Jane leva e resolve deixar em seu testamento férias pagas para a sobrinha na Austenlândia. O objetivo da viagem é que Jane tenha uma vasta experiência como uma dama do século XIX, e assim se livre, de uma vez por todas, de sua obsessão pelo Sr. Darcy.

Contudo, para que sua experiência em Austenlândia seja realmente autêntica, ela terá que abrir mão de algumas modernidades, tais como celular, internet e sutiã para se vestir com espartilhos e curtir tardes de muita leitura ao redor de pomposos cavalheiros.

Ao chegar em Pembrook Park, na Inglaterra, onde se situa o parque temático, Jane se sente como se realmente estivesse em um romance de Jane Austen, norteada por damas vestidas com roupas de época, cavalheiros distintos, jardins esplendorosos e até mesmo um rico salão de baile. Porém, no meio de tantas reviravoltas e encontros inesperados, suas dúvidas acabam aumentando ainda mais e o seu coração toma um ritmo bem confuso.

"É uma verdade universalmente reconhecida que uma mulher de 30 e poucos anos com uma carreira satisfatória e um corte de cabelo fabuloso deve querer bem pouca coisa da vida, e Jane Hayes, muito bonita e inteligente, sem dúvida era vista como alguém com poucas preocupações. Não tinha marido, mas isso não era mais algo necessário. Tinha alguns namoradinhos, e se eles iam e vinham em um fluxo regular de insatisfação mútua... bem, as coisas eram assim, não eram?"

Austenlândia é um livro gostoso, empolgante e um verdadeiro banquete para quem aprecia Jane Austen e suas obras. Com ricas referências a autora inglesa e menções ao temperamento de alguns de seus personagens mais famosos, presentes nas obras Orgulho e Preconceito, Mansfield Park, Persuasão, entre outras, acompanhamos uma comédia bem divertida e original, que cumpre muito bem o seu objetivo de entreter. Porém, achei que a autora poderia ter trabalhado um pouco mais o romance dentro do contexto da história, o que acabou acontecendo nas páginas finais do livro e encurtado mais os diálogos entre Jane e as outras moradoras de Austenlândia, que acabaram ficando um pouco monótonos e cansativos. Narrado em terceira pessoa, acompanhamos toda a obsessão da protagonista pelo maravilhoso e indefectível Sr. Darcy e suas aventuras em meio a um cenário completamente atemporal e fabuloso.

Jane é uma mulher que já passou por boas e poucas nas mãos dos homens, e acabou ficando completamente desiludida. Ela sempre foi apaixonada por Orgulho e Preconceito e, em especial, pelo mocinho fabuloso do romance, Sr. Darcy, que habita milhões de imaginários femininos ao redor do mundo. Modelo de homem perfeito, fiel e amoroso, ela acaba se aconchegando ao personagem de forma avassaladora, e passa as suas noites grudada na televisão, acompanhando a performance de Colin Firth como o imponente protagonista. Quando descobre que recebeu da tia-avó uma temporada em Austenlândia, fica completamente empolgada e quase que de imediato, arruma a sua bagagem para ir ao local, já com a mente repleta de fantasias. Mas, por mais que o parque seja fiel às obras de Austen em sua infra-estrutura e na caracterização, Jane acaba percebendo que nem sempre a vida pode imitar a arte...

"Um dos motivos para eu não ter me casado é por não existirem homens o suficiente com coragem de guardar seus medos de garotinho e se comprometer ao amor e ser fiel a ele." 

Em síntese, Austenlândia é um livro divertido, engraçado, de fácil leitura e que cumpre o seu propósito de entreter. Acredito que se a narrativa fosse alternada para a primeira pessoa, o enredo ganharia mais dinamismo, mas de modo geral, a história é bem descontraída e agradará bastante aos fãs de Jane Austen por todas as citações presentes na trama.  Foi feita uma adaptação cinematográfica da obra em 2013, com a Keri Russell no papel principal, que felizmente conseguiu transmitir para as telas a magia, leveza e descontração presente no livro, apesar de algumas pequenas modificações. A capa é linda, tanto frente e verso, e a diagramação está ótima, com fonte em tamanho adequado, bom espaçamento e revisão de qualidade. Recomendo.

Confira o trailer do filme Austenland:



20 comentários:

  1. Oi Nessa :)

    Esse livro chama e não chama a minha atenção ao mesmo tempo, ainda estou decidindo se lerei. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie! Esse livro deve ser muito show! Amei a capa!
    BJs, comenta nesse post ajudaria muito!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/04/atron-atravessando-os-milenios.html

    ResponderExcluir
  3. Nessa entrou pra lista de desejados com certeza!
    adorei a ideia de um parque temático, de Jane e sua obsessão! pela sua avó, por tudo e também quero embarcar nessa viagem rumo à Austelandia!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Tampinha ;)
    Tudo o que diz respeito a Austen e ao MEU Darcynho, eu já quero.
    Essa capa é bonita, por sua resenha me parece que irei gostar muito da leitura, o filme ainda não vi, mas agora verei. U_u

    Beliscões da Máh♥
    Blog | Instagram

    ResponderExcluir
  5. Oi Van!
    Esse livro está na minha lista de desejados no Skoob \o/
    Não vejo a hora de ler!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, mas entrou para a minha lista de desejados. Gosto bastante dos romances da Jane e um livro em homenagem cairá perfeitamente na minha estante.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril

    ResponderExcluir
  7. Sou louca para ler esse livro, haha
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nessa! Li Austenlândia esses dias e gostei bastante, é realmente uma leitura bem leve. Mas assim como você, senti falta de dinamismo na trama.

    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei a resenha e o trailer do filme. Vou ler para poder assistir :D

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Gostei bastante da resenha do livro
    Parece ser uma história bem simples e encantadora

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei esse livro e com sua resenha NEssa ficou ainda melhor.Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oie Nessa
    o livro é muito gostosinho mesmo, bem despretensioso. Adorei saber que tem adaptação pro cinema. A jenifer certamente deve interpretar a Srta. Charming kkkkkkk
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bom?
    Nunca li nada da Jane Austen, mas estou ansiosa para ler esse livro antes mesmo dele ser lançado por aqui. A narrativa me parece bem divertida e leve.
    Sem contar que a capa é muito bonita!
    Beijos.
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Hey
    Esse livro parece ser bem melhor do que um outro que li da autora.
    Adoro livros nesse estilo, engraçadinho com referências..
    Ah e Colin Firth, como não amar?

    Quero muito ver o filme.

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Estou desejando pra ontem este livro, e fiquei louca para assistir ao filme, não sabia que tinha.
    Que capa lindaaaa.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  16. Oie amiga
    Austenlândia é minha leitura do momento, mas ainda estou no começo é até agora
    estou gostando. Já assisto ao filme é bem hilário. Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  17. Oiie adorei a resenha, quero muito ler este livro.
    estou seguindo o seu blog !
    Poderia seguir o meu por farvor??
    http://nuvensdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito da resenha, é a primeira vez que leio resenha desse livro. Parabéns pela resenha Nessa.

    Beijos
    Passa lá:
    www.viagem-imaginaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Nessa =)

    Estou louca para ler este livro <3 Amei sua resenha, fiquei com ainda mais vontade rsrs.
    Estou com ele pra ler aqui, espero gostar.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  20. Olá Nessa,

    Essa é a segunda resenha que leio desse livro e igualmente positiva, já esta na minha lista de desejados...ótima resenha...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir