28/04/2014

Resenha: Bridget Jones No Limite da Razão - Helen Fielding

Título original: Bridget Jones The Edge of Reason
Gênero: Romance/Chick-lit
Páginas: 416
Editora: BestBolso
Classificação: 5/5
Comprar: Livraria Cultura
Em Bridget Jones No Limite da Razão, segundo volume da série Bridget Jones, de Helen Fielding, a protagonista continua divertidíssima e cheia de desafios pela frente. Agora, namorada de Mark Darcy, seus problemas são outros e as ciladas são cada vez mais inevitáveis.

Bridget Jones é uma mulher com pouco mais de 30 anos e que luta para se livrar das gordurinhas extras, do cigarro e do álcool. Comprometida e totalmente apaixonada por Marc Darcy, sua vida teve várias modificações em vista do volume anterior, mas independente disso, ela não pára de se meter em problemas.

Uma falsa amiga (no melhor estilo periguete), Rebecca, surge para perturbar a felicidade de nossa heroína e joga das formas mais sórdidas e sujas possíveis para roubar Mark Darcy dela. Como se não bastasse isso, Jones também tem que lidar com o chefe da produtora de TV em que trabalha, que lhe falta com o respeito em todo o momento e a coloca em reportagens bizarras. E, para completar, ela resolve reformar o seu apartamento e acaba ficando com um buraco enorme no meio da sala, que parece nunca se resolver. Os dilemas de Bridget agora são outros, mas independente disso, ela não deixa de fazer presepadas e claro, divertir ao extremo.

Bridget Jones No Limite da Razão conseguiu ser ainda mais divertido e engraçado do que seu volume anterior e nos trouxe uma trama hilária, repleta de confusões e de cenas inusitadas. Narrado em primeira pessoa por Bridget, na forma de diário que retrata sua vida no período de um ano, acompanhamos todas as trapalhadas em que ela se mete e torcemos do início ao fim para que o seu romance com Mark Darcy realmente dê certo.

"Percebo que tenho de aprender a me amar e viver o momento, não ficar obcecada, mas pensar nos outros e bastar-me a mim mesma."

Bridget está em estado de graça devido ao seu namoro com Darcy e suspira pelos cantos. Depois de tantos anos, parece que ela realmente encontrou o homem perfeito. Mas nem tudo são flores e logo as ameaças surgem, acompanhadas de inúmeras confusões. A protagonista continua a mesma simpatia de sempre e é praticamente impossível não se afeiçoar a ela. Suas aventuras são cada vez mais hilárias, incluindo um passeio pra lá de excêntrico na Tailândia, envolvendo cogumelos alucinógenos e até mesmo um período na prisão e uma entrevista tipicamente tiete que ela faz com o ator Colin Firth, o intérprete de Mr. Darcy no seriado Orgulho e Preconceito da BBC, onde as perguntas são completamente nonsense. 

Darcy, o nosso amado Darcy, continua encantador como sempre. Turrão e elegantemente romântico quando é preciso, suas falas são bem refinadas e ele consegue provar, por A+ B, o quanto ama e se importa com Bridget, fazendo de tudo para salvá-la das encrencas em que se mete. Daniel Cleaver também surge na história, mas acaba ficando de escanteio, o que eu achei ótimo, já que nunca gostei deste personagem. Ah, e claro, não poderia deixar de falar da Pam, mãe da Jones, que continua ainda mais egoísta e bizarra, mas ao seu modo, consegue nos arrancar boas risadas.

Resumindo, Bridget Jones No Limite da Razão é diversão garantida e conseguiu me entreter da primeira à última página. Ri muito com as trapalhadas de Bridget e me apaixonei ainda mais por essa personagem maluquinha e de coração grandioso. Foi feita uma adaptação cinematográfica da obra em 2004, assim como aconteceu com o seu volume anterior, e que, para a felicidade dos fãs, conseguiu transmitir toda a diversão e sarcasmo presente no enredo, apesar das sutis diferenças. Os atores escolhidos para interpretar os protagonistas principais no filme, Renée Zellweger (Jones) e Colin Firth (Darcy), não poderiam ter sido mais perfeitos, e os papéis se encaixaram como luvas para eles, sem contar que a trilha sonora é simplesmente fantástica! Voltando ao livro, a capa é muito bonita e contém todos os elementos que fazem parte do cotidiano de Jones e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

Trailer do filme Bridget Jones No Limite da Razão:



Confira resenha do volume anterior de Bridget Jones:


21 comentários:

  1. Nessa, não li os livros e agora eu quero, com certeza de ser divertidíssimo
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não li os livros ainda, tenho dificuldade de ler livros com personagens com essa idade, mas confesso que já me surpreendi algumas vezes. Acho que esse vai ser um desses livros, a personagem parece ser muito divertida, o que eu valorizo bastante nesse tipo de livro, ouço muitos elogios a respeito dele, quero ler com certeza.

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa!
    Menina, nem li o livro anterior ainda kkkkk
    Ai que vergonha!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  4. E eu que nem li o primeiro ainda? ai ai
    Quando eu comprar, vou logo comprar os dois volumes juntos porque eu sei que vou viciar.
    Eu amo os filmes, e os livros devem ser melhores ainda!
    Mark Darcy é muito amor <3

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa,
    li este livro faz bastante tempo e depois vi o filme. O livro é bem melhor rsrsrs
    Quero comprar os outros da série, mas sempre estão caros...

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie amiga
    Realmente Bridget Jones é uma graça. Já li os dois livros dela é sempre me encanto. Rir horrores lendo esse livro. Mark Darcy é perfeito mesmo. A atriz Renée fez um ótimo papel, interpretou Bridget perfeitamente. Colin nem preciso falar que é perfeito. Parabéns pela resenha, amiga!

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  7. Oi flor,
    Tudo? Sou fã da Bridget acho ela hilária com suas neuroses que também são um pouco nossas. Somente assisti ao filme nessa continuação mas espero algum dia conseguir ler o livro também.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Nessa,

    Não conhecia o livro, não li nada da autora mais achei bem interessante esse...parabéns pela resenha...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. cara eu não sei se leria esse livro. sei lá a história não me atrai muito hj em dia sabe.
    mas ja tive vontade de ler demais os livros dela.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela resenha ,ainda não li o livro mas já assisti o filme que é muito bom .bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Vanessa,
    Eu assisti aos dois filmes e me diverti muito, então acredito que irei gostar bastante dos livros.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. adorei a resenha, quero ler, muito bom seu texto

    ResponderExcluir
  13. Eu tinha vontade de ler essa série porque eu já tinha visto os filmes e gostado, mas a sinopse do 3° livro estragou tudo. Um dia se eu ganhar os 2 primeiros livros eu leio, o 3° vou ignorar.

    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  14. conversamos sobre um outro livro dessa trilogia, mas extamente por ser uma trilogia é que me deixa de pé atrás
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    Nossa quero mt ler esse livro, amei o primeiro. Adoro livros divertidos!
    Bjs!!
    Parágrafos e Capítulos
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  16. Oi Nessa,
    tudo bem?
    Eu vi os dois filmes, pois adoro os atores escolhidos e achei as histórias divertidas. Mas confesso que gostei mais do primeiro filme. Nunca li os livros, mas pelo que contou, parecem ser ainda melhores.
    A capa é super fofinha!!!
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Nessa*

    Eu tenho o livro, mas ainda não o li mas eu ameiii os filmes, adoro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Nessa!

    Eu adoro os filmes, mas não li os livros. Se eles são divertidos como os filmes devem ser mesmo ótimos. Achei engraçado ela entrevistar o Colin no livro, pois ele é o Darcy dos filmes. Fiquei empolgada com sua resenha e tenho certeza que o livro garante muitas risadas.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Nessa!!!!
    Esse livro deve ser realmente pura diversão!
    Acredita que não li o primeiro por que emprestei e perderam meu livro?
    grrrrr que raiva viu!
    Vou ter que comprar novamente, por que as resenhas só aumentam minha vontade de ler!!
    Um beijãoooo

    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi Nessa, resenha deliciosa!
    Eu já assisti aos dois primeiros filmes, e gostei muito dos dois. Como você falou a escolha dos atores e o entrosamento entre eles ficou perfeito.
    Quantos aos livros, eu só li o primeiro. Ainda tenho que comprar e ler este segundo volume, o que depois da sua ótima resenha, me deixou mais ansiosa ainda pela leitura.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oie Nessa tudo bem? Eu já vi os filmes somente, mas morro de vontade de ler os livros. E agora esta vontade cresceu quando fiquei sabendo que depois de muitos anos a autora lançou outro livro da série! Amei.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir