03/04/2014

Resenha: Sem Clima para o Amor - Rachel Gibson

Título original: I'm in no mood for love
Gênero: Romance/Chick-lit
Páginas: 280
Editora: Jardim dos Livros
Classificação: 4/5
Comprar: Saraiva
Sem Clima para o Amor, da norte-americana Rachel Gibson, autora best-seller com 20 romances publicados ao redor do mundo, nos traz uma história simples e romântica, que narra o cotidiano de uma jovem escritora logo após sofrer uma decepção amorosa. Pela sinopse e também por se tratar do gênero literário chick-lit, imaginava que o livro fosse mais cômico e trouxesse cenas inusitadas e extravagantes, e nesse ponto ele deixou um pouco a desejar. Não que a obra não tenha os seus momentos de descontração, mas foram em uma escala muito abaixo a qual eu esperava.

A jovem escritora de romances históricos Clare Wingate está na fossa por ter presenciado o seu noivo, Lonny, "cavalgando" o técnico da máquina de lavar roupas. Desiludida e sofrendo muito com a traição, ela tenta suplantar a sua dor e vai até o casamento de sua amiga Lucy, que é onde reencontra Sebastian, uma antiga paixão de infância. Sebastian continua ainda mais sexy e encantador e se tornou um jornalista de renome.


Clare não sabe se foi a bebida ou a emoção do momento, mas acaba acordando no mesmo quarto de Sebastian, com ele seminu, envolto apenas por uma toalha de banho. Arrependida e desnorteada, ela praticamente foge do rapaz, sem imaginar o quanto ele a quer para si. Mesmo atraída por sua beleza e por toda a nostalgia que vivenciou ao seu lado, Clare ainda está muito magoada com a traição de Lonny, e não quer se envolver com nenhum homem, ao menos por enquanto. Mas, será que ela conseguirá resistir ao charme de Sebastian?

Sem Clima para o Amor nos traz um romance contemporâneo, que fala sobre traição, família, carreira e demais fatos que permeiam o cotidiano feminino. A premissa do livro, em si, é muito boa, mas ficou faltando algo. Como eu disse anteriormente, a julgar pela sinopse, esperava uma trama um pouco mais dinâmica e divertida, com todos aqueles lances inusitados e excêntricos que encontramos em um chick-lit, e nesse aspecto, a obra deixou um pouco a desejar. Por ser narrado em terceira pessoa, achei que alguns pontos da história soaram meio que mecânicos. Se a narrativa fosse em primeira pessoa, acredito que o resultado seria bem melhor.

Clare é uma mulher independente e que luta para se firmar no mundo da escrita, mesmo com a relutância da mãe em aceitar que a filha escreva "ficção para mulheres". A traição a deixou completamente despedaçada. Ela amava demais Lonny, e apesar das suas amigas sempre suspeitarem, nunca notou traços de homossexualidade nele, tanto por ingenuidade quanto movida pela paixão cega. Quando reencontra Sebastian, apesar de todo o encanto no qual ele a envolve, sente que não está preparada para embarcar em uma nova aventura amorosa e fazer o seu coração sofrer novamente.

Já Sebastian é um homem incrivelmente sedutor e atraente. Quando coloca os olhos em Clare, jura para si próprio que fará de tudo para conquistá-la, apesar de também estar fugindo de compromissos amorosos no momento. Assim como ela, ele também não é muito arraigado a família, no caso, o único membro dela, Leo, seu pai. Ele protagoniza cenas bastante quentes e sensuais ao lado de Clare, e acredito que agradará aos leitores que curtem esse tipo de enredo mais caliente.

Em síntese, Sem Clima para o Amor nos traz um romance simples e coloquial, que aborda vários fatos do cotidiano feminino, mas que infelizmente deixou um tanto a desejar no quesito humor. Talvez eu tenha nutrido expectativas demais quanto ao livro, devido aos vários elogios destinados à Rachel Gibson, e por isso tenha me frustrado um pouco, mas independente disso, pretendo ler outras obras da autora. A capa é bonita e descreve uma das cenas vividas por Clare com seu vestido rosa bufante no enredo e a diagramação está ótima, com fonte em tamanho adequado e excelente revisão. Apesar das ressalvas, não deixo de recomendar.

22 comentários:

  1. Oie, tudo bom?
    Eu esperava um pouco mais desse romance e não gostei tanto da Clare. Achei o Sebastian um personagem mais divertido e simpático. Acho que o romance na história demorou demais a engrenar. Mas acho que a autora tem potencial e irei ler os outros livros dela.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro este livro. Acho as capas dos livros desta autora um charme e adoro o jeito que ela escreve.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. nunca li nada da autora, mas quero muito ler esse livro, parece ao mesmo tempo romântico e hilário
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Nessa olha esse livro para mim é novidade,e com as suas palavras bem empregadas esta resenha me fez querer lero mesmo .Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oie Nessa =)

    Ainda não li nada dessa autora e morro de curiosidade, pois sempre leio resenhas positivas dos livros dela.

    Já li algumas resenhas desse livro em especial, e elas foram um tanto divergentes na opiniões. Em fim vou ter que ler para tirar minhas próprias conclusões rs...

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa!

    Sei do que está falando, pois quando pego um livro do gênero espero rir do início ao fim. Também já ouvi vários elogios a autora e quero conhecer sua narrativa. Já me disseram que um dos melhores é o Loucamente Sua. Gostei da premissa do livro, pena que deixou a desejar nesse quesito. Adorei a resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie! Esse livro deve ser muito bom! Me chamou bastante atenção a capa dele!
    Bjs comenta por favor nesse post ajudaria muito!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/04/lancamentos-e-novidades-editora-v-e.html

    ResponderExcluir
  8. Oi Van!
    Não vejo a hora de ler mais livros dessa autora que eu adoro!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  9. Oi, nessa! Poxa, é uma pena que a obra não tenha suprido as suas expectativas. Uma pena mesmo! Não vejo a hora de ler o romance da autora que tenho aqui. Quero muito conhecer a escrita dela, cara! E meus parabéns pela resenha!

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita! ♥

    ResponderExcluir
  10. Não me interessei muito pelo livro, não faz meu estilo de leitura =/.
    Mas a capa é linda <3.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oie Nessa
    faz tempos que desejo ler um livro da Rachel, mas não esperava que pecasse no quesito humor, que é o que dá vida ao estilo chick-lit.
    Vou ler sem muita expectativa.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  12. Oie Nessa! Sua resenha ficou ótima, estou com muita vontade de ler esse livro, a premissa dele é de arrancar suspiros e os personagens parecem ser bem cativantes! A capa é linda!

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  13. Olá Nessa,

    Não li nada da autora ainda e apesar de gostar da sua resenha creio que não seja uma leitura para o momento...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Nessa!

    Considerando que é um chick-lit é uma pena que a autora tenha pecado no humor da história, não sei se leria esse livro.

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  15. Oi Nessa. Também foi o primeiro livro da autora que li e gostei muito, apesar de já ter ouvido dizer que esse é um dos mais fracos dela. Concordo com você que o livro não tem tanto humor. Acredito que se enquadre melhor na categoria "romance" e não chick-lit.rs! Ainda assim a autora conseguiu me conquistar e estou ansiosa para ler outros romances dela.
    Beijos
    All My Life in Books

    ResponderExcluir
  16. Oi Nessa,
    tudo bem?
    Que pena que não teve humor. Mas tem romance e eu adoro romance!!!!!! Realmente, o pessoal fala bastante sobre essa autora, quero muito conhecer o seu trabalho. Eu gostei da história apesar desse detalhe.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Adoro os livros da Rachel
    Espero me surprender com esse
    Já vi que não posso esperar muito humor nesse livro
    mais espero muito romance :D

    ResponderExcluir
  18. Huum, não sei se chick-lit sem muito humor dá certo, mas se você recomenda, quem sabe rs.
    Parabéns pela resenha Nessa.
    Beijos
    Passa lá:
    www.viagem-imaginaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Amo Rachel Gibson! Li a primeira edição e aquilo é quase uma afronta a qualquer leitor: tempos verbais errados, frases sem sentido por falta ou excesso de palavras, uma infinidade de notas de rodapé desnecessárias e por aí vai. Espero muito que essa edição esteja revisada como a editora afirmou que faria.

    ResponderExcluir
  20. Faz tanto tempo que quero ler um livro dessa autora! Pensei que teria mais humor, mas mesmo assim quero lê-lo!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura Entre Amigas

    ResponderExcluir
  21. Parece ser um livro muito bom, o enredo é bem interessante, mas é uma pena que Sem clima para o amor não tenha tanto humor quanto os outros chick-lits.
    mas mesmo assim quero muito ler!!
    Já está na minha lista de leitura. =)

    ResponderExcluir
  22. Você escreve muito bem, parabéns. Me deixou com vontade de ler esse livro.

    ResponderExcluir