01/05/2014

Resenha: Morte em Pemberley - P. D. James

Título original: Death Comes to Pemberley
Gênero: Romance policial/Suspense
Páginas: 344
Editora: Companhia das Letras
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Morte em Pemberley, da inglesa P. D. James, se passa em 1803 e revisita a história de Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy já estão casados há seis anos e são pais de dois filhos, vivendo na mais absoluta felicidade na imponente mansão de Pemberley. Porém, o ambiente de paz em que vivem logo é ameaçado quando na véspera do baile anual, Lydia, uma das irmãs Bennet, chega gritando histericamente no local, alegando que seu marido, George Wickham, foi brutalmente assassinado na floresta. A partir daí, um forte clima de suspense e mistério envolve a trama, revelando segredos ocultos e provando que todos podem ser suspeitos em potencial.

Morte em Pemberley pode ser considerado não só um livro policial e de suspense, como também um romance, visto que manteve todas as características presentes na obra de Jane Austen. P. D. James soube nos envolver em uma trama de mistério eletrizante, ao mesmo tempo em que preservou a essência de Orgulho e Preconceito, fazendo com que tal combinação ficasse impecavelmente perfeita. As características dos personagens foram mantidas, assim como suas diretrizes e os diálogos entre os mesmos são refinados e elegantes, seguindo todos os padrões presentes na aristocracia inglesa. Narrado em terceira pessoa, de forma descritiva e envolvente, é um livro que com certeza será bem apreciado pelos fãs de Austen, e claro, por quem também curte um bom suspense policial.


"Aqui estamos nós, no início de um novo século, cidadãos do país mais civilizado da Europa, cercados do esplendor que é fruto do engenho e da arte da nação e dos livros que são o relicário de sua literatura, enquanto lá fora existe outro mundo do qual a riqueza, a educação e o privilégio podem nos resguardar, um mundo em que os homens são tão violentos e destrutivos quanto no mundo animal. Mas talvez nem mesmo o mais afortunado de nós consiga ignorá-lo e mantê-lo à distância para sempre". 

Elizabeth e Darcy tiveram as suas facetas mantidas e achei isso absolutamente interessante, visto que preservou e tratou com respeito a obra de Austen. Lizzie está um pouco mais ponderada apenas, e creio que seja pela sua nova situação como mãe. Darcy continua o mesmo homem imponente e refinado de sempre, e consegue lidar com o crime que choca Pemberley de forma robusta e séria, mostrando todo empenho para solucioná-lo.

Os personagens secundários também merecem destaque, principalmente Lydia, Wickham e a sra. Bennet, que continuam ainda mais irritantes e interesseiros. Georgiana também dá o ar da graça na trama e consegue viver um lindo e belo romance nas entrelinhas.

Em síntese, Morte em Pemberley nos traz uma visão repaginada de Orgulho e Preconceito, incrementada com um suspense de primeira, onde nada é o que parece. P. D. James é conhecida como a "Dama do Crime" por suas obras policiais e soube conferir todo seu talento e arte à trama de Jane Austen, resultando em um livro impactante e majestoso. Em 2013, a BBC produziu uma minissérie da obra que soube retratar com afinco sua essência, apesar de ter pecado na escolha de alguns atores. Os intérpretes de Lizzie e Darcy, Anna Maxwell Martin e Matthew Rhys, ficaram muito velhos para os respectivos papéis, visto que se passaram apenas seis anos desde os últimos fatos ocorridos em O&P. Porém, o elenco escolhido para representar Lydia, Wickham e a sra. Bennet ficaram perfeitos e conseguiram transmitir com exatidão as diretrizes de tais personagens. Voltando ao livro, a capa é simples e acredito que poderia ter sido um pouquinho mais elaborada e a diagramação está ótima, com fonte em tamanho adequado e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

Confira o trailer da minissérie Death Comes to Pemberley:



22 comentários:

  1. Será um livro que vou querer ler. Amo Orgulho e Preconceito, e quero ver como ficou esse livro com os personagens. Gostei da ideia!

    ResponderExcluir
  2. Oi, nessa! Gostei muito da sua resenha e logo quando comecei a lê-la, e vi que tem uma relação com Orgulho e Preconceito, da Jane, imaginei que você fosse gostar bastante. Acho que não é novidade pra ninguém que você ama os livros da autora, né? E eu fiquei mais triste ainda, porque até hoje não li nada dela.

    Um beijo enorme!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita! ♥

    ResponderExcluir
  3. Oiii!!
    Nossa sou louca pra ler algum livro da jane, que não deixa de homenagear a autora também me deixou curiosa!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura Entre Amigas

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite Nessa. Passando por aqui para ver as novidades no seu blog. Gostei da sua resenha, está de parabéns. Não conhecia o autor nem o livro.

    Abraços ;*
    http://angelandherbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa!!

    Menina eu não conhecia este livro e preciso dele pra ontem, ameii a temática, adoro Orgulho e Preconceito e todos os livros da Jane Austen. Adoreii.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  6. amei sua resenha Nessa. E este livro já está na minha lista de desejados. Depois que li sua resenha fiquei doida para ler logo esse livro.
    Amo Austen e Orgulho e Preconceito é o meu preferido.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. achei interessante pensar em uma obra que meio que dê continuação há um livro consagrado como Orgulho e preconceito!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. o livro me parece ser otimo.

    http://spacefashionista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu já assisti a mini-série de 2 capítulos da BBC e gostei bastante. Mas estava por fora do livro, nem sabia que tinha. Ele parece ser tão bom quanto a série, vou ver se leio depois! ;)

    Beijos
    http://gominhoehsobrenome.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Nessa!

    Adorei a trama. Isso não é de surpreender, pois adoro policiais. Ainda não li a obra original de Austen, mas já está por aqui e quero fazer isso ainda esse ano. Vou acrescentar esse livro a minha lista para ler depois, até por que deve ser ótimo ver um continuidade dos personagens mesmo que não seja feita pela própria Jane.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Hummm vou ler então, li umas críticas negativas, mas como você é uma fã da autora, então confio na tua opinião

    ResponderExcluir
  12. Eu não conhecia esse livro, mas ele parece ser bem interessante :)

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  13. Olá Nessa esse livro é demais ,adorei sua resenha parabéns

    ResponderExcluir
  14. O livro tem bastante relação com Orgulho e Preconceito, que ainda não li.
    Mas não sei se a obra faz muito meu estilo. Creio que antes de ler eu deveria conhecer a obra da Jane Austen.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oie Nessa
    como assim eu não conhecia esse livro??? Mas gente!!!
    Adorei a ideia de dar continuidade a Orgulho e Preconceito. E só de pensar como seria das uma espiadinha em como meus personagens favoritos continuaram após o romance OeP já fiquei toda arrepiada. Fora o aspecto de romance policial para desvendar a morte do George. Gentem, preciso ler pra ontem!!
    Não sabia da minissérie, mas já fiquei toda arrepiada com o trailler. Vou procurar assistir.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  16. Amei a premissa do livro, principalmente porque remete a um livro que amo. Certamente vou ler.
    Amei a resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
  17. Oi Nessa!

    Não conhecia o livro mas já coloquei na lista de desejados. Amo Orgulho e Preconceito e acho que seria incrível ler outra história sobre esses personagens. Adorei a resenha!

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  18. Nessaaaaa!
    Você agora é culpada por eu adicionar mais um livro para a minha lista. kkkk
    Já conhecia este livro, mas nunca tinha me interessado muito em ler... ATÉ AGORA! hahaha.
    Amei a resenha, e com certeza vou correr atrás do livro para ler.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  19. Olá Nessa,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no blog, gostei demais e fiquei bem curioso...parabéns pela resenha....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Nessa!
    Adorei a resenha, eu estou louca para ler esse livro, principalmente porque eu adorei a série!
    Os personagens da série ficaram ótimos, e no livro devem ser ainda mais *-*
    Só não gostei da capa kkk
    Bjus
    http://leiturasdokokoro2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Adorei a resenha.
    O livro Orgulho e Preconceito é meu preferido de Jane Auten.
    Adorei a resenha de Morte em Pemberley.
    Preciso urgentemente ler esse livro!

    ResponderExcluir
  22. Adorei o livro, acho que a autora conseguiu captar o espírito da Elizabeth e do Mr Darcy, estou com a série baixada, mas ainda não consegui assistir!

    Paola
    uma-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir