Título original: The summer I turned prettyO livro O Verão que Mudou Minha Vida, primeiro volume da trilogia Verão, de Jenny Han, nos traz uma história focada no amadurecimento juvenil, envolta por um romance extremamente doce e sutil. A trama foi bem construída e possui uma linguagem bem coloquial e realista, o que só a torna ainda mais atrativa.
Gênero: Romance
Páginas: 288
Editora: Galera Record
Classificação: 5/5 ♥
Comprar: Submarino
Conhecemos a história de Belly, uma adolescente de 15 anos que fica à espera - ano a ano - das tão sonhadas férias de verão. Isso porque neste período, que acontece entre os meses de junho e agosto nos EUA, ela vai para a casa de praia de sua família em Cousins Beach, onde pode ouvir o barulho do mar e também ficar próxima de Susannah, a melhor amiga de sua mãe e uma espécie de tia para Belly. E claro, de seus filhos, Conrad e Jeremiah, que sempre acabam lhe envolvendo em um turbilhão de emoções.
Conrad é um rapaz sério, introspectivo, de poucas palavras e um tanto quanto misterioso. Ele é o grande amor da vida de Belly, mas a garota acaba tendo o seu primeiro beijo com Jeremiah, o seu irmão mais novo, que ao contrário do primogênito, é doce, divertido e espontâneo.
Enquanto tenta camuflar o que sente por Conrad, Belly acaba conhecendo Cam em uma festa praiana e os dois engatam o típico namoro de verão. Isso faz com que Conrad fique irritado e sisudo, dando claros vestígios de ciúmes.
A véspera do aniversário de 16 anos de Belly se aproxima e acaba marcando indelevelmente aquele verão, já que pode ser o último em que todos estiveram reunidos. Seu irmão, Steven, está à procura de faculdade e acaba passando pouco tempo na casa de praia; Jeremiah está se dedicando cada vez mais aos treinos de futebol; Conrad está cheio de convites para festas e acampamentos e Susannah padece de uma doença grave e pode não estar mais em Cousins Beach no próximo verão...
O Verão que Mudou Minha Vida nos traz a história de uma garota que está abandonando o seu casulo da infância e adentrando os novos ares da adolescência, e com isso, sentindo toda a grandiosidade e magnitude dessa transformação. Essa é uma época assustadora em nossas vidas, já que tudo muda em questão de segundos e muitas vezes não estamos aptos para acompanhar esse ritmo turbulento, especialmente nós, mulheres, que acabamos passando por inúmeras descobertas, tanto com o nosso corpo quanto com os nossos sentimentos e Jenny Han soube retratar isso com afinco e exatidão. Narrado em primeira pessoa por Belly, alternando presente e passado, acompanhamos a sua transformação de menina para mulher, de uma forma um tanto realista quanto mágica, com todos os seus sabores e dissabores.
"Foi um verão que eu nunca mais esqueci. Foi o verão em que tudo começou. Foi o verão em que fiquei bonita. Porque, pela primeira vez, me senti assim, bonita. A cada verão até este, eu acreditava que as coisas seriam diferentes. A vida seria diferente. E naquele verão finalmente foi. Eu fiquei diferente."
Belly foi uma personagem bem construída, daquela com a qual nos identificamos e também podemos identificar pessoas as quais conhecemos. Seu relacionamento distante com sua mãe, seus dilemas, convicções e desejos são muito próximos aos de vários jovens nessa fase e isso acabou conotando um certo realismo na história. Conrad e Jeremiah, cada um ao seu modo, são personagens encantadores. Eles são bem diferentes entre si, mas não deixam de ser especiais, apesar de suas peculiaridades. O que dizer de Susannah? Ela é a espécie de mãe e amiga com que toda garota sonha, e sua frágil condição acaba sendo um dos marcos do sofrimento na vida de Belly.
Resumindo, O Verão que Mudou Minha Vida é um livro que deve ser lido por todos; tanto por aqueles que já passaram por essa fase e vão acabar sendo embalados pelo clima de nostalgia que ele contém, como por aqueles que estão adentrando este período ou em breve irão passar por isso, visto que irá ajudá-los a compreender melhor tais mudanças que se sucedem. A capa é linda e retrata muito bem os personagens principais da trama e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, ilustrações de pequenas conchas no início de cada capítulo e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!
Oi Nessa, uaaaaal acabei de marcar ele como desejado porque só to lendo coisas boas sobre ele. Apesar dele ter um romance meio bagunçado os personagens parecem ser muito bem construidos e legais de ler. To super curiosa.
ResponderExcluirBeijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/
Oiee tampinha, que saudades de você e ler tuas resenhas! Vou tentar ser mais ativas. Enfim essa capa realmente é bonita e tãooooo verão. rsrs
ResponderExcluirEspero ter a oportunidade de ler que tuas palavras me deixaram curiosa.
Beliscões Máh http://cantinhodamahxd.blogspot.com.br/?m=1 |Instagram |@Maaria_Silvana
Oi Nessa,
ResponderExcluirjá tinha ouvido falar deste livro, mas confesso que nunca tinha lido nem a sinopse kkkk
gostei bastante da sua resenha
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Nessa, acho a capa linda! E pela sua resenha parece ser um ótimo livro, pretendo lê-lo.
ResponderExcluirOi Nessa!
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler o livro, a historia parece ser muito boa.
Beijos
Oi Nessa, tudo bem?
ResponderExcluirEu já li esse livro, mas não achei uma leitura cinco estrelas. A Belly infelizmente não me conquistou.;
Tenha uma ótima semana.
Bruna Marie - WTF.
bem jovial e até nostálgico, eu curti bastante a pegada, talvez se tivesse a oportunidade e tempo eu leria
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Olá Nessa,
ResponderExcluirEsse é a primeira resenha que leio desse livro, li recentemente a resenha dos outros dois e gostei muito, dica anotada...parabéns pela resenha...abraços.
devoradordeletras.blogspot.com.br
Oi Nessa parabéns pela resenha este livro é muito bom.
ResponderExcluirEu morro de vontade de ler esse livro, parece ser o tipo de leitura super fofa e bem no estilo que gosto. Quero muito ler <3
ResponderExcluirmemorias-de-leitura.blogspot.com
Já tinha lido algumas coisas sobre esse livro, mas só agora fiquei com vontade de ler
ResponderExcluirbjos
Pah
Lendo e Escrevendo
Oi Nessa!
ResponderExcluirAgora que a trilogia chegou ao fim, poderei ler todos em sequência sem esperar \o/
Iniciando a leitura em 3, 2, 1 ....
Bjks!
Olá Nessa!
ResponderExcluirJá me encantei por esse livro no primeiro contato... Ainda não li, infelizmente é complicado encontrar nas livrarias daqui, mas pretendo ler em breve!
Adoro um romance com clima de nostalgia! <3 Amei sua indicação!
beijo,
Mi
http://inteiramentediva.blogspot.com.br/
Eu gostei muito desse livro, mas o livro 2 foi um mimimi tenso. Vou esperar ter o último livro pra terminar a trilogia.
ResponderExcluirEspiral dos Sonhos
Oi Nessa!
ResponderExcluirCom toda certeza essa é uma fase da vida bem complicada para nós mulheres. Algumas vezes o turbilhão é tanto que trocamos os pés pelas mãos. Adorei a forma que a autora descreve essa transição e como você mesmo disse é bom livro para todas as idades e muito fácil nos identificarmos. Adorei a resenha.
Beijos
http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/
oie Nessa
ResponderExcluireu AMO essa trilogia. Finalizei na semana passada, chorando tanto que parecia que eu estava enterrando meus personagens queridos rs
Mas a história é linda, e quero ler tudo de novo.
bjos
www.mybooklit.com
Oi Nessa :)
ResponderExcluirEstou louca para ler este livro há tempos e sua resenha me instigou ainda mais. é tão bom quando lemos um livro assim, com uma história tão bonita que não tem nem idade nem tempo para ler. Que deve ser lido e admirado por todos.
Beijos,
Livy
No Mundo dos Livros