14/05/2014

Resenha: O Verão que Mudou Minha Vida - Jenny Han

Título original: The summer I turned pretty
Gênero: Romance
Páginas: 288
Editora: Galera Record
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro O Verão que Mudou Minha Vida, primeiro volume da trilogia Verão, de Jenny Han, nos traz uma história focada no amadurecimento juvenil, envolta por um romance extremamente doce e sutil. A trama foi bem construída e possui uma linguagem bem coloquial e realista, o que só a torna ainda mais atrativa.

Conhecemos a história de Belly, uma adolescente de 15 anos que fica à espera - ano a ano - das tão sonhadas férias de verão. Isso porque neste período, que acontece entre os meses de junho e agosto nos EUA, ela vai para a casa de praia de sua família em Cousins Beach, onde pode ouvir o barulho do mar e também ficar próxima de Susannah, a melhor amiga de sua mãe e uma espécie de tia para Belly. E claro, de seus filhos, Conrad e Jeremiah, que sempre acabam lhe envolvendo em um turbilhão de emoções.

Conrad é um rapaz sério, introspectivo, de poucas palavras e um tanto quanto misterioso. Ele é o grande amor da vida de Belly, mas a garota acaba tendo o seu primeiro beijo com Jeremiah, o seu irmão mais novo, que ao contrário do primogênito, é doce, divertido e espontâneo.

Enquanto tenta camuflar o que sente por Conrad, Belly acaba conhecendo Cam em uma festa praiana e os dois engatam o típico namoro de verão. Isso faz com que Conrad fique irritado e sisudo, dando claros vestígios de ciúmes.

A véspera do aniversário de 16 anos de Belly se aproxima e acaba marcando indelevelmente aquele verão, já que pode ser o último em que todos estiveram reunidos. Seu irmão, Steven, está à procura de faculdade e acaba passando pouco tempo na casa de praia; Jeremiah está se dedicando cada vez mais aos treinos de futebol; Conrad está cheio de convites para festas e acampamentos e Susannah padece de uma doença grave e pode não estar mais em Cousins Beach no próximo verão...

O Verão que Mudou Minha Vida nos traz a história de uma garota que está abandonando o seu casulo da infância e adentrando os novos ares da adolescência, e com isso, sentindo toda a grandiosidade e magnitude dessa transformação. Essa é uma época assustadora em nossas vidas, já que tudo muda em questão de segundos e muitas vezes não estamos aptos para acompanhar esse ritmo turbulento, especialmente nós, mulheres, que acabamos passando por inúmeras descobertas, tanto com o nosso corpo quanto com os nossos sentimentos e Jenny Han soube retratar isso com afinco e exatidão. Narrado em primeira pessoa por Belly, alternando presente e passado, acompanhamos a sua transformação de menina para mulher, de uma forma um tanto realista quanto mágica, com todos os seus sabores e dissabores.

"Foi um verão que eu nunca mais esqueci. Foi o verão em que tudo começou. Foi o verão em que fiquei bonita. Porque, pela primeira vez, me senti assim, bonita. A cada verão até este, eu acreditava que as coisas seriam diferentes. A vida seria diferente. E naquele verão finalmente foi. Eu fiquei diferente."

Belly foi uma personagem bem construída, daquela com a qual nos identificamos e também podemos identificar pessoas as quais conhecemos. Seu relacionamento distante com sua mãe, seus dilemas, convicções e desejos são muito próximos aos de vários jovens nessa fase e isso acabou conotando um certo realismo na história. Conrad e Jeremiah, cada um ao seu modo, são personagens encantadores. Eles são bem diferentes entre si, mas não deixam de ser especiais, apesar de suas peculiaridades. O que dizer de Susannah? Ela é a espécie de mãe e amiga com que toda garota sonha, e sua frágil condição acaba sendo um dos marcos do sofrimento na vida de Belly.

Resumindo, O Verão que Mudou Minha Vida é um livro que deve ser lido por todos; tanto por aqueles que já passaram por essa fase e vão acabar sendo embalados pelo clima de nostalgia que ele contém, como por aqueles que estão adentrando este período ou em breve irão passar por isso, visto que irá ajudá-los a compreender melhor tais mudanças que se sucedem. A capa é linda e retrata muito bem os personagens principais da trama e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, ilustrações de pequenas conchas no início de cada capítulo e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

17 comentários:

  1. Oi Nessa, uaaaaal acabei de marcar ele como desejado porque só to lendo coisas boas sobre ele. Apesar dele ter um romance meio bagunçado os personagens parecem ser muito bem construidos e legais de ler. To super curiosa.

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiee tampinha, que saudades de você e ler tuas resenhas! Vou tentar ser mais ativas. Enfim essa capa realmente é bonita e tãooooo verão. rsrs
    Espero ter a oportunidade de ler que tuas palavras me deixaram curiosa.
    Beliscões Máh http://cantinhodamahxd.blogspot.com.br/?m=1 |Instagram |@Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa,
    já tinha ouvido falar deste livro, mas confesso que nunca tinha lido nem a sinopse kkkk
    gostei bastante da sua resenha

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nessa, acho a capa linda! E pela sua resenha parece ser um ótimo livro, pretendo lê-lo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa!
    Tenho muita vontade de ler o livro, a historia parece ser muito boa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa, tudo bem?
    Eu já li esse livro, mas não achei uma leitura cinco estrelas. A Belly infelizmente não me conquistou.;
    Tenha uma ótima semana.
    Bruna Marie - WTF.

    ResponderExcluir
  7. bem jovial e até nostálgico, eu curti bastante a pegada, talvez se tivesse a oportunidade e tempo eu leria
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Nessa,

    Esse é a primeira resenha que leio desse livro, li recentemente a resenha dos outros dois e gostei muito, dica anotada...parabéns pela resenha...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa parabéns pela resenha este livro é muito bom.

    ResponderExcluir
  10. Eu morro de vontade de ler esse livro, parece ser o tipo de leitura super fofa e bem no estilo que gosto. Quero muito ler <3

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Já tinha lido algumas coisas sobre esse livro, mas só agora fiquei com vontade de ler

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa!
    Agora que a trilogia chegou ao fim, poderei ler todos em sequência sem esperar \o/
    Iniciando a leitura em 3, 2, 1 ....
    Bjks!

    ResponderExcluir
  13. Olá Nessa!
    Já me encantei por esse livro no primeiro contato... Ainda não li, infelizmente é complicado encontrar nas livrarias daqui, mas pretendo ler em breve!
    Adoro um romance com clima de nostalgia! <3 Amei sua indicação!

    beijo,
    Mi
    http://inteiramentediva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei muito desse livro, mas o livro 2 foi um mimimi tenso. Vou esperar ter o último livro pra terminar a trilogia.

    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  15. Oi Nessa!

    Com toda certeza essa é uma fase da vida bem complicada para nós mulheres. Algumas vezes o turbilhão é tanto que trocamos os pés pelas mãos. Adorei a forma que a autora descreve essa transição e como você mesmo disse é bom livro para todas as idades e muito fácil nos identificarmos. Adorei a resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. oie Nessa
    eu AMO essa trilogia. Finalizei na semana passada, chorando tanto que parecia que eu estava enterrando meus personagens queridos rs
    Mas a história é linda, e quero ler tudo de novo.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Nessa :)

    Estou louca para ler este livro há tempos e sua resenha me instigou ainda mais. é tão bom quando lemos um livro assim, com uma história tão bonita que não tem nem idade nem tempo para ler. Que deve ser lido e admirado por todos.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir